Preço e valor não são a mesma coisa! Entenda a diferença na hora de comprar um imóvel

Por Incorposul | 23 de janeiro de 2019, às 15h00

Você sabia? Há diferença entre preço e valor, leia mais abaixo e entenda a diferença na hora de comprar o seu apartamento! Pular para o artigo

Você já percebeu como o tempo é algo relativo? Quando fazemos uma atividade prazerosa, o tempo voa. Quando não, as horas se arrastam. Mas a verdade é que o tic tac do relógio segue a mesma cadência e velocidade. O que muda é a nossa percepção.

Com os conceitos de preço e valor é a mesma coisa. É comum que ao classificar um produto como caro ou barato, as opiniões variem de pessoa para pessoa. Isso porque cada consumidor entende essas definições de formas distintas, baseadas em diferentes fatores, incluindo aspectos pessoais, emocionais e afetivos.

Essa percepção tão variável e subjetiva vale para tudo: das pequenas às grandes compras, dos bens de consumo duráveis (como apartamentos, carros, eletrodomésticos, roupas etc.) aos não-duráveis (comidas e bebidas, por exemplo).

E tem mais: os conceitos podem mudar, inclusive, dependendo do momento e das circunstâncias que estamos vivendo. O que hoje é considerado caro por não ser prioridade, pode passar a ser encarado como justo e barato caso venha a conquistar posições de destaque em nossa lista de desejos.

Quanto vale o seu sonho?

Se os significados de preço e valor se confundem, uma certeza é incontestável: o sonho de morar bem não pode ser classificado apenas como caro ou barato. Antes de pensar mais a respeito, vamos lembrar o que significa preço e valor. De acordo com o Dicionário Michaelis, valor é o preço que se atribui a algo, a qualidade pela qual se calcula o merecimento. Já preço é o valor em dinheiro de uma mercadoria, o custo, a quantia determinada na compra e venda, paga pelo comprador.

Pense nisso! Em linguagem coloquial, costuma-se dizer que preço é o que se paga e valor, o que se leva. Ou seja, a soma de esforços ou recursos para obter algo representa o preço que pagamos. Já a soma dos benefícios representa o valor.

Se você concorda, vale a pena continuar a leitura e entender como é calculado o valor de um apartamento.

Existe definição exata para valor?

Não existe fórmula matemática na hora de definir valor. O conceito é subjetivo e seu entendimento está baseado em necessidades, desejos, memórias, expectativas, prioridades, significados, tempo, dedicação, nível de esforço, interesse e, é claro, no orçamento que você deseja dedicar ou que tem disponível para a aquisição de um bem.

Não caia neste erro! É comum as pessoas confundirem a noção de caro com a falta de recursos suficientes para adquirir determinado produto em um exato momento. Neste caso, o conceito de caro é apenas circunstancial e temporário.

Pensando na residência própria

Na hora de comprar um apartamento, o duelo caro x barato se intensifica, não é mesmo? Há muitos fatores a se considerar antes de julgar o valor de um imóvel. Você já parou para pensar que o preço anunciado na venda de um apartamento pode ter valor diferente para cada comprador? Em um mesmo condomínio, vizinhos certamente têm interpretações bem pessoais sobre o valor que pagaram – mesmo tendo dispensado a mesma quantia no negócio.

Fatores que influenciam no preço – e obviamente no valor – de um apartamento