4 dicas de autocuidado para começar o ano

- Publicado em 2 comentários

Anote algumas sugestões de autocuidado para começar 2021 com mais leveza, tranquilidade e bem-estar. Assim, será mais fácil conquistar seus objetivos e metas. Pular para o artigo

Autocuidado

O início de um novo ano é sempre uma boa oportunidade para rever hábitos.

É, também, um bom momento para traçar metas para cuidar mais de si mesmo, interna e externamente: o bom e velho autocuidado que, por vezes, acaba sendo esquecido na agitação da rotina diária.

2020, apesar de ter sido um ano difícil, nos mostrou que muitas vezes seremos nossa própria companhia e precisamos cuidar mais de nós mesmos, principalmente, da nossa saúde mental.

Que tal, então, anotar algumas dicas para começar 2021 praticando o autocuidado e, assim, conquistar os objetivos traçados com mais energia e tranquilidade?

O que é o autocuidado?

O que é o autocuidado?
O que é o autocuidado? – Imagem: Comum

Antes de entrarmos nas dicas para começar bem o novo ano, é preciso entender o que é autocuidado.

Segundo um artigo do Instituto de Psiquiatria Paulista, o autocuidado “se refere ao conjunto de ações que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida para si mesmo. A forma de fazer isso deve estar em consonância com os objetivos, desejos, prazeres e interesses de cada um e cada pessoa deve buscar maneiras próprias de se cuidar”.

Ou seja, não existe uma fórmula ou receita. Cada pessoa encontra sua maneira para cuidar de si mesma, de acordo com seu perfil, rotina e gostos.

Sendo assim, separamos algumas dicas gerais que podem auxiliar você a tirar um tempo pra si, relaxar e aproveitar sua própria companhia da melhor forma.

Isso, certamente, terá impacto na forma com que você se relacionará com outras pessoas, no seu dia a dia, além de melhorar a sua produtividade.

Cuidado com os excessos nas redes sociais

Cuidado com os excessos nas redes sociais
Cuidado com os excessos nas redes sociais – Imagem: Wlive

Com o distanciamento social imposto pelo Coronavírus, as pessoas passaram a ficar mais tempo conectadas às redes sociais.

De acordo com uma pesquisa da Kantar, as redes sociais como o Facebook, WhatsApp e Instagram, tiveram um crescimento de uso de 40% pandemia.

O aplicativo de conversa WhatsApp se tornou essencial para algumas empresas como ferramenta de trabalho, enquanto as outras plataformas de interação foram mais utilizadas para entretenimento.

Ocorre que o uso demasiado de redes sociais pode se tornar tóxico.

É preciso entender que, geralmente, as pessoas selecionam suas postagens, mostrando apenas os momentos alegres de suas vidas, viagens, enfim, somente a parte “boa”.

Esta exposição pode gerar uma sensação de insuficiência, incapacidade, para quem está do outro lado da tela. É a vida perfeita das redes sociais.

Algumas pessoas não conseguem ter uma visão clara da diferença entre a “vida da rede social x vida real” e podem sofrer e, inclusive, ficar depressivas por isso.

Mas como então, usar as redes sociais de forma saudável? A primeira dica é limitar o tempo de uso por dia.

Hoje, já é possível definir um limite de uso nos próprios aplicativos (o Instagram, por exemplo, emite uma mensagem quando você atingir o tempo diário estabelecido).

A segunda sugestão é seguir perfis reais, que tenham a ver com você, sua rotina e seus gostos.

Aproveite o começo do ano para rever quem você anda seguindo. Avalie se essas pessoas te inspiram a ser alguém melhor ou se são apenas motivo de comparação.

Lembre-se que ninguém é feliz o tempo todo e as redes sociais mostram apenas uma parcela da vida das pessoas.

Faça atividades físicas por prazer

Faça atividades físicas por prazer
Faça atividades físicas por prazer – Imagem: Revista Mais Matéria

As vantagens de inserir atividades físicas na rotina são inúmeras: prevenção de doenças como diabetes, um organismo mais saudável, um sono com mais qualidade, além de ser uma excelente aliada contra depressão e ansiedade, por exemplo.

Porém, muitas pessoas encaram o exercício físico como uma obrigação, algo ruim, que deve ser feito logo, simplesmente para acabar rápido.

Ou seja, é encarado com um sofrimento “necessário”. Esta visão distorcida da atividade física pode trazer desmotivação e a desistência em um curto período de tempo.

Para que isso não ocorra e você encare os exercícios físicos como algo bom e leve, é preciso encontrar uma atividade que lhe dê prazer.

Não adianta fazer musculação ou corrida só porque estão na moda ou simplesmente esperando os resultados estéticos. É preciso gostar, de fato, do que você se propõe a fazer.

Pode ser natação, corrida, musculação, ciclismo, dança, jump, enfim, as possibilidades são inúmeras.

Busque algo que tenha sentido para você e para a sua rotina. Assim, será mais fácil de manter uma constância e mais difícil de desistir.

Estabeleça as suas prioridades

Estabeleça as suas prioridades
Estabeleça as suas prioridades

Tenha clara a ideia que você não consegue abraçar o mundo com as duas mãos. É preciso elencar as suas prioridades pessoais e profissionais.

Ter metas claras e possíveis, colaborará para que você tenha menos ansiedade e menos frustração – caso algo não saia como o planejado.

A dica é organizar a sua rotina para dar conta de todos os afazeres com tranquilidade. Estabeleça horários para o trabalho (caso ainda esteja em home office) e o horário para cuidar dos afazeres domésticos.

Lembre-se que uma forma de autocuidado é, também, estar perto de quem você ama.

Por isso, tire um tempo para ficar com a família, longe do celular, do computador ou de qualquer outra distração. Que tal cozinhar juntos? Ou assistir uma série ou um filme em família?

Reforçar laços de carinho e afeto com quem gostamos nos faz lembrar o que realmente importa: as pessoas especiais que nos cercam e nos fazem bem.

Cuide da sua saúde mental

Cuide da sua saúde mental
Cuide da sua saúde mental

Todos sabemos que precisamos seguir uma dieta balanceada e fazer exercícios físicos para manter nosso corpo ativo e saudável.

Mas como anda a sua saúde mental? Quais pensamentos você anda tendo e como eles impactam na sua vida? Como você lida com situações de angústia, tristeza, alegria, entre outras?

Refletir sobre suas emoções e sentimentos é uma maneira de cuidar de si também.

O desequilíbrio emocional pode afetar nossa vida negativamente, alterando nossa qualidade de vida, nossa produtividade e mudando a forma com que nos relacionamos com as outras pessoas.

Por isso, é tão importante cuidar da sua saúde mental.

Entretanto, muitas pessoas, infelizmente, ainda têm preconceito e resistem a buscar ajuda quando estão desiquilibradas emocionalmente.

O fato é que reconhecer nossas vulnerabilidades e buscar apoio de profissionais (como psicólogos e psiquiatras) só fará bem para nós mesmos.

A psicoterapia, por exemplo, pode ser uma ótima forma de autoconhecimento e equilíbrio emocional.

Pode auxiliar a solucionar conflitos internos e externos, além de aumentar a autoconfiança e diminuir o medo.

Ou seja, só benefícios, não é mesmo?

Por isso, não tenha preconceito e busque ajuda sempre que sentir que algo que não vai bem com seus pensamentos e emoções.

Conclusão

Muito mais que oferecer imóveis de alto padrão com conforto e qualidade, a Incorposul deseja que seus clientes e amigos levem uma vida equilibrada, com bem-estar e felicidade acima de tudo.

Por isso, acreditamos que é fundamental oferecer dicas e informações que favoreçam o autocuidado.

Desta forma, aproveite o início do novo ano para repensar seus hábitos e criar uma rotina que proporcione mais qualidade de vida. Coloque em prática as dicas deste artigo e seja ainda mais feliz!

E se desejar tirar do papel o sonho do imóvel novo em 2021, conte conosco. Nossa equipe estará ao seu lado para ajudar a escolher o melhor para você, com segurança e tranquilidade.

Vamos conversar?

Imagem destaque – Ecoa

2 respostas para “4 dicas de autocuidado para começar o ano”

Compartilhe a sua opinião com a gente!