Dicas para Aproveitar o Natal em Família

- Publicado em Deixe um comentário

O Natal 2020 tende a ser mais intimista, sem aglomerações. Mesmo assim, deve ser especial e carregar toda a magia da data. Pular para o artigo

Dicas para aproveitar o Natal em família

Um dos dias mais esperados do ano está se aproximando. O Natal é celebrado no dia 25 de dezembro, mas o espírito e a magia da data percorrem o mês inteiro.

Neste ano, as comemorações natalinas devem ser celebradas de forma diferente, com cautela, pois vivemos o período mais crítico da pandemia do Coronavírus e devemos nos proteger e cuidar de quem amamos.

Confira algumas dicas para celebrar o Natal com seus familiares, mas com toda a atenção e cuidado que o momento exige.

Incentive a solidariedade

Incentive a solidariedade
Incentive a solidariedade

Natal é época de comunhão, de distribuir afeto, carinho e solidariedade. Para os cristãos, é dia de celebrar o nascimento de Jesus Cristo, filho de Deus.

Independentemente da sua religião ou crenças, praticar a solidariedade é um ato de amor e que tem tudo a ver com o espírito da data. Ganha quem recebe e ganha mais ainda quem é solidário.

Portanto, a sugestão é praticar uma boa ação em família. Diante da pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos e sequer terão uma refeição digna no dia de Natal.

Sendo assim, junte seus filhos, marido ou esposa e escolham uma instituição para ajudar.

A ajuda pode ser feita de diferentes maneiras, com alimentos, roupas, calçados, produtos de higiene, produtos para a ceia, brinquedos para as crianças, entre outras formas de colaboração.

Nesta época, é comum também crianças carentes escreverem cartas destinadas ao Papai Noel na expectativa de ganhar um presente. Que tal adotar uma e fazer uma criança mais feliz?

Uma campanha tradicional neste sentido é realizada há mais de 30 anos pelos Correios – nesta edição, a ação carrega o nome “Seja VOCÊ Noel”.

Neste ano, a escolha das cartas pode ser feita de forma online, no site da empresa, para evitar aglomerações.

Somente a entrega dos presentes é feita presencialmente na agência mais próxima de você. Programe-se, ainda dá tempo de fazer uma criança sorrir neste Natal!

Há também o trabalho de voluntários que distribuem presentes e doces em hospitais e casa de idosos.

Busque por pessoas sérias e de confiança e se disponha a ajudar como puder. Às vezes, um simples gesto de doação pode fazer uma grande diferença para quem recebe.

A árvore natalina da gratidão

A árvore natalina da gratidão
A árvore natalina da gratidão

Acredita-se que as árvores de Natal modernas fizeram parte da decoração das residências ao longo do século XVI e, naquela época, eram decoradas com maçãs e nozes.

Hoje, enfeitar a árvore natalina já virou uma tradição entre muitas famílias. É o momento de reunir as crianças e decorar a árvore com bolinhas, sinos, laços, luzes coloridas, estrelas, enfim, o que o gosto e a criatividade da família permitirem.

Mas a sugestão neste ano é inovar.

Que tal faz a árvore natalina da gratidão? É simples: cada familiar escreve em um papel colorido (tipo cartolina), de oito por oito centímetros, o motivo de ser grato ao ano de 2020.

Sabemos que foi um ano atípico, marcado por incertezas, mudanças, mas sempre há algo para se agradecer.

Pode ser um agradecimento pela saúde, pela família, pela união, por algo bom que o ano trouxe. O agradecimento será muito pessoal e específico.

Também é possível escrever nos papéis coloridos o que cada um deseja para o próximo ano.

Após a desmontagem da árvore, em janeiro, os papéis podem ser guardados em uma caixa.

No fim de 2021, a família se reúne e recorda os desejos do ano anterior, em uma espécie de retrospectiva a tudo que viveram juntos em mais um ano. Os pedidos se realizaram?

Preparação da ceia em família

Preparação da ceia em família
Preparação da ceia em família – Imagem: Ana Maria Braga

Os pratos da ceia natalina mexem com a memória de todos nós. Em muitas famílias, a refeição é super tradicional, sendo um verdadeiro banquete.

Tem peru, rabanada, farofa, arroz colorido, pavê, pudim e muitos outros pratos típicos natalinos.

Muitas famílias optam por encomendar o cardápio para ter mais tempo de recepcionar os convidados com a atenção que merecem.

Como neste ano a recomendação é reduzir a celebração aos moradores da casa, sem aglomerações, uma ótima opção para reunir todo mundo é preparando a ceia da família em casa.

Na internet, há dezenas de receitas, de níveis mais fáceis aos mais difíceis que podem ser reproduzidas em família.

A dica é escolher os pratos que serão servidos com antecedência e comprar os ingredientes o quanto antes para evitar o tumulto nos mercados nos dias que antecedem o Natal.

Depois, é só colocar a mão na massa com a ajuda de todo mundo da família. Além de ser um momento de diversão, reforçará a união também, que tem tudo a ver com o espírito do Natal.

Cinema de Natal

Cinema de Natal
Cinema de Natal – Imagem: Oficina da Net

Depois de enfeitar a árvore com os agradecimentos ou pedidos de 2021 e saborear a ceia, nada melhor do que sentar confortavelmente no sofá.

Uma boa pedida para completar o momento, é escolher um filme com a temática natalina para assistir em família.

Confira algumas dicas que separamos para vocês, e que estão disponíveis na Netflix.

Tudo bem no Natal que vem (2020): um pai de família fica preso num loop temporal do dia 24 de dezembro – logo ele, que odeia o Natal.

Agora, esse homem rabugento vai aprender o que realmente importa. Com Leandro Hassum.

Crônicas de natal (2018): após causar um acidente com o trenó do Papai Noel, os irmãos Kate e Teddy embarcam em uma noite alucinante para tentar salvar o Natal.

Shrek Bate o Sino (2008): justo quando Shrek acha que poderá relaxar e curtir com sua família, chegam as festas e toda a empolgação.

Amor com data marcada (2020): cansados de estar sozinhos nos feriados, dois estranhos aceitam acompanhar um ao outro em todas as festas do ano, incluindo o Natal, onde a história começa. Tudo platônico, nada de sentimentos.

Klaus (2019): um carteiro egoísta e um fabricante de brinquedos solitário cultivam uma amizade improvável e levam alegria a uma cidade fria e sombria. Foi indicado ao Oscar.

Namorado de Natal (2019): cansada dos comentários sobre sua vida amorosa, Johanne tem 24 dias para encontrar um namorado e levá-lo para conhecer os pais no Natal.

Celebre com conforto

Varanda Gourmet
Varanda Gourmet

Nada melhor que celebrar o Natal em família, em um espaço confortável, com privacidade e a tecnologia que a família toda merece. Assim são os apartamentos de alto padrão da Incorposul, uma empresa com tradição e credibilidade.

Talvez este ano esteja um pouco em cima da hora, mas ainda dá tempo para colocar nos pedidos do Papai Noel para o ano que vem.

Que tal pedir um imóvel sofisticado e completo para 2021? Planeje-se com antecedência e coloque como uma meta a ser realizada no ano que está por vir.

Celebrações merecem lugares especiais e os condomínios da Incorposul oferecem tudo o que a sua família merece, tanto nos apartamentos, quanto nas áreas comuns e de lazer.

Conclusão

O Natal 2020 tende a ser mais intimista, sem aglomerações. Mesmo assim, deve ser especial e carregar toda a magia da data.

Celebre com consciência e responsabilidade para que vocês estejam todos juntos no próximo ano, com saúde e união. Coloque em prática as dicas do artigo ou deixe sua imaginação voar e celebre com ainda mais alegria e criatividade.

Não se esqueça dos verdadeiros valores do Natal. Muito mais do que presentes, ofereça amor, afeto, compreensão e esperança.

Boas festas!

Compartilhe a sua opinião com a gente!