Varanda Gourmet: Cinco dicas para varanda em apartamento

- Publicado em Deixe um comentário

Tendência em decoração de imóveis, e principalmente agora quando as pessoas ficam mais tempo em casa com a pandemia e distanciamento social, a varanda gourmet é uma opção prática, funcional e pode ser decorada do seu jeito. Pular para o artigo

Varanda Gourmet

Inicialmente pensadas para quem não abre mão de cozinhar e se reunir com a família tendo uma linda vista para apreciar, atualmente também são úteis para o descanso e alguns já tornaram o local preferido para trabalhar em Home Office

Algumas razões para você ter uma varanda gourmet e que podem ajudar na sua escolha:

  • Receber os amigos com mais conforto
  • Agregar valor ao imóvel
  • Trazer mais beleza ao apartamento
  • Garantir a privacidade
  • Praticidade e conforto

Elas se diferenciam das varandas comuns que geralmente são pequenas extensões do apartamento e não trazem objetos e elementos que costumam ficar em outros cômodos, como a sala e cozinha. 

Outro atrativo é que o morador consegue ter mais qualidade de vida e bem-estar dentro da sua própria casa, sem ter que recorrer às áreas de lazer do prédio ou aos espaços externos ao condomínio.

O que precisa ter uma Varanda Gourmet:

1. Móveis confortáveis

Para ter uma varanda gourmet do jeito que você e sua família desejam, é necessário pensar em todos os detalhes, principalmente, nos móveis.

Há peças que vão naturalmente fazer parte, e outras que você pode incluir aos poucos. 

Varanda Gourmet
Varanda Gourmet – Créditos: @beatrizbaiaoarq

Cadeiras

As cadeiras são itens obrigatórios.

Sentar em cadeiras confortáveis e poder mexê-las de um lado para o outro significa aconchego e praticidade.

Existem várias opções para deixar os usuários deste espaço bem à vontade. 

Modelos com assento mais macio em geral são as preferidas, mas existem modelos que também oferecem conforto sem terem estofamento.

As cadeiras com estrutura em aço e fibra sintética são boas opções, pela leveza, fácil manuseio e é possível encontrar modelos e cores variadas.

Sua durabilidade é outro ponto forte e deve ser levado em conta, pois você vai ter algo por mais tempo e ainda boas peças de decoração. 

Poltronas

Poltronas
Poltronas – Créditos: @easydeco_online

Poltrona ou sofás devem ser sinônimo de conforto. E vão ajudar a compor a decoração da sua varanda com estilo e praticidade.

Esses móveis oferecem uma série de opções de formatos, cores, estampas e tecidos, combinando o gosto do cliente com as necessidades práticas de organização estética e funcional do local.

Isso porque, dependendo do espaço que você terá disponível para mobiliar, talvez um sofá seja excessivo e desproporcional.

Optando pelas poltronas é possível ocupar espaço de uma forma mais versátil, podendo trocar de lugar ou combinar com outros móveis que sejam do agrado na decoração. 

A possibilidade de uso de ambos não significa uma obrigação de optar por peças do mesmo conjunto.

Um sofá de linhas retas combina tanto com poltronas minimalistas quanto com modelos arredondados e mais rebuscados.

Use a criatividade de acordo com o estilo de cada projeto.

Mesas 

Mesas para Varanda Gourmet
Mesas para Varanda Gourmet – Créditos: @elaborattostudio

Uma varanda gourmet que se preze precisa de ao menos uma mesa de apoio para colocar objetos, bandejas, pratos ou bebidas.

E se forem bonitas vão dar um toque ainda mais especial ao ambiente. 

As mesas que podem ser de apoio, de centro ou laterais são encontradas em diversos tamanhos, cores, materiais e design, permitindo que sua utilização seja feita em ambientes abertos ou fechados, cumprindo o seu papel com beleza e sofisticação.

Mas se não tiver muito espaço, não se preocupe.

Os ambientes menores são ideais para a utilização de modelos de mesas com nichos, que oferecem um espaço a mais de armazenagem para livros ou revistas, os brinquedos das crianças e outros itens diversos.

O ideal é que cada pessoa sentada tenha um ponto de apoio.

A altura das mesas de centro deve ser compatível com a altura dos assentos, enquanto as laterais precisam ser proporcionais às medidas dos braços dos sofás e poltronas.

Banquetas ou pufes

Banquetas para Varanda Gourmet
Banquetas para Varanda Gourmet – Créditos: @domaarquitetura

A maioria das varandas gourmet são projetadas com bancadas, bastante utilizadas para pequenas refeições, troca de ideias e interações.

É aí que entra outro item que se torna obrigatório para compor o ambiente: as banquetas.

Elas se tornam uma ótima opção para ocupar o espaço, também pensando na decoração. 

Uma dica bacana para projetos mais modernos é a escolha de banquetas com estrutura de alumínio e assento em material acrílico, o que aumentará sua durabilidade, pois mesmo que estejam em áreas internas, as varandas gourmet tendem a ser mais expostas ao sol, à chuva e ao vento.

E que tal um pufe para combinar com o ambiente?

Além de aumentar a quantidade de assentos, a utilização de pufes é especialmente interessante nos ambientes menores, pois alguns modelos permitem que eles sejam usados também como mesa de apoio ou espaço de armazenagem.

Armários modernos

Um lugar tão especial do apartamento precisa ser perfeito e os móveis têm que abrigar todos os utensílios que serão utilizados, proporcionar praticidade e conforto.

Portanto, o ideal é planejá-los.

Mande construir os armários do tamanho ideal, com espaço para guardar copos, taças, pratos, talheres, espetos para churrasco e outros objetos que serão utilizados nesse ambiente.

Outro ponto importante é escolher armários modernos, que sejam fabricados e recebam acabamentos em materiais resistentes para enfrentarem à exposição aos raios solares. 

Fique atento para inserir no projeto apenas os armários que forem realmente necessários em relação a funcionalidade do ambiente, pois seu uso em excesso pode tornar o espaço apertado ou dar a sensação de que ele é menor do que, de fato, é.

2. Churrasqueira

Churrasqueira - Varanda Gourmet
Churrasqueira – Varanda Gourmet – Créditos: @euteinspiro

A praticidade na hora de preparar os alimentos é um dos principais fatores que garantem a eficiência de quem se arrisca na cozinha.

Manter os utensílios de cozinha afastados do alcance das mãos é um grande erro! 

Portanto, se o seu objetivo é tornar a varanda gourmet prática e funcional, o primeiro passo é organizá-la, deixando panelas, espetos, talheres e tudo mais, sempre por perto.

Assim também é possível economizar tempo.

Escolher o modelo ideal de churrasqueira para o ambiente é muito importante.

Existem muitas estruturas e modelos diferentes de churrasqueiras que correspondem a cada espaço ou ambiente.

A churrasqueira elétrica costuma ser muito prática: não faz fumaça e você só precisa de tomada para ligá-la. 

Já a churrasqueira à gás é ótima para apartamentos, já que os ambientes são menores.

As populares churrasqueiras de alvenaria exigem mais espaço e cuidado para evitar que a fumaça abafe o local.

Apesar de serem tradicionais, as churrasqueiras de tijolo exigem um duto para a saída da fumaça, além do ponto elétrico para as lâmpadas e bandejas giratórias.

É fundamental que o duto entregue pelas construtoras seja mantido na mesma posição em todos os apartamentos.

Portanto, pense bem no planejamento do espaço.

3. Pisos e revestimentos

Pisos - Varanda Gourmet
Pisos – Varanda Gourmet

A palavra de ordem em seus projetos deve ser “praticidade”.

Portanto, na hora de escolher o piso da varanda se assim desejar, considere opções fáceis de serem limpas e com manutenção mais tranquila, como cerâmica e porcelanato.

Lembre-se ainda que o tempo passa e a luz do sol começa a afetar o revestimento.

Quando o piso não é muito resistente para essas situações, ele pode soltar da argamassa e trincar. 

Outra dica importante é que antes de escolher o melhor revestimento para a área gourmet, é preciso entender de que maneira ela será utilizada.

Comece definindo se será coberta ou descoberta, por exemplo.

Se será um espaço para relaxamento ou refeições, se ficará em um apartamento ou em uma área externa da casa. 

Há uma tendência no mercado pelo porcelanato, que traz diversas opções de tamanhos e texturas, volumetria e reproduções de materiais naturais como madeiras e mármores. 

Por ser um material resistente, de fácil manutenção e tamanhos variados, chegam a ser o centro de interesse do ambiente e oferecem um estilo mais sofisticado de decoração ao ambiente.

4. Plantas

Planta na Varanda
Planta na Varanda

Quem não gostaria de ter um jardim no apartamento que deixe ainda mais agradável e bonita a varanda gourmet?

Incluir plantas faz a diferença na decoração, além de alegrarem o ambiente e oferecer frescor. 

O ideal é distribuir vasos e floreiras em locais estratégicos para que as plantas não atrapalhem a circulação e, ao mesmo tempo, sejam notadas. Elas podem estar em um jardim vertical, por exemplo. 

Experimente cultivar uma pequena horta com temperos que poderão ser colhidos na hora e utilizados por quem estiver cozinhando. 

Mas atenção: não adianta sair escolhendo vários tipos de plantas para a sua varanda sem antes saber algumas questões fundamentais, como o quanto o sol incide no interior da varanda, os locais que abrigam sombras e o quanto os ventos chegam ao local. 

Tudo isso influenciará na saúde de suas plantas que trazem mais vida ao ambiente. 

5. Iluminação

Iluminação - Varanda Gourmet
Iluminação – Varanda Gourmet – Créditos: Sobrado Decor

A iluminação da varanda é essencial para manter o charme do ambiente até durante a noite.

Portanto, o projeto de decoração para uma área gourmet não deve abordar apenas atividades diurnas. Pendentes coloridos em tons de cobre estão em alta e também se tornam itens decorativos.

Spots no teto e nas paredes também são ótimas opções, permitindo que o cômodo esteja bem iluminado para utilização noturna. 

Para varandas que tenham espaço externo, as lanternas e luminárias de jardim estão na moda e ajudam na sofisticação do ambiente. 

Conclusão

Espero que você tenha se inspirado para colocar em prática a varanda gourmet dos seu sonhos.

Existem vários modelos que podem servir de referência e podem ser conferidos em redes sociais como o Pinterest 

Para finalizar, a dica mais valiosa sobre a decoração para varanda gourmet: quando for executar o projeto, busque fornecedores, produtos e profissionais confiáveis.

Lembre-se de que o ambiente será um dos mais frequentados da sua casa.

Quem sabe você se interesse também por este artigo, que postei no início do ano aqui no blog, sobre as tendências de decoração para 2020.

Quer entender como as varandas gourmet podem ser projetadas nos apartamento de altíssimo padrão da Incorposul? Acesse o nosso site e conheça nossos apartamentos à venda em Joinville.

Palavras-chave deste artigo: decoração apartamento, varanda gourmet, churrasqueira gourmet, jardim na varanda, varanda gourmet alto padrão

Compartilhe a sua opinião com a gente!