Apartamento Sustentável: 5 Dicas para Ajudar Você

- Publicado em Deixe um comentário

Separamos 5 dicas que vão ajudar você a transformar o seu apartamento em um espaço mais sustentável. Confira Aqui! Pular para o artigo

Apartamento Sustentável

A sustentabilidade está ganhando seu merecido espaço em todo o mundo, nos mais diferentes cenários. Colaborar com isso é uma forma de estar contribuindo com o meio ambiente, mesmo que seja com simples atitudes.

Atitudes conscientes, desde uma pequena compra no supermercado com sacolas ecológicas, até plantar uma árvore, já são suficientes para ajudar na preservação da natureza e na sustentabilidade do mundo.

Mas, além destas, existem outras ações ainda mais simples que, inclusive, podem ser feitas de casa, ou melhor, no seu apartamento. Sabia que você pode torná-lo mais sustentável com a mudança de pequenos hábitos?

1. Utilize lâmpadas LED

Apartamento Sustentável - Lâmpadas de LED
Apartamento Sustentável – Lâmpadas de LED

Antes de mais nada, é importante você aproveitar ao máximo a luz natural. Abra as janelas do seu apartamento e deixe a luz do sol entrar.

Mas, é claro que, ao entardecer e à noite, é necessário ligar as lâmpadas. Neste caso, opte por uma compra sustentável, colaborando com o meio ambiente e também com o seu bolso.

Escolha as lâmpadas LED, itens que garantem economia e diminuem impactos ambientais. Não esqueça de fazer uso consciente.

Curiosidades sobre as lâmpadas de LED:

  • Baixo custo: As lâmpadas de LED podem economizar até 80% de energia comparadas as lâmpadas comuns
  • Vida útil: Podem durar até 25 vezes mais que as lâmpadas incandescentes e 3 vezes mais que as fluorescentes
  • Segurança: Sem emissão de radiação ultravioleta
  • Sustentável: Não emite poluentes ao meio ambiente e ainda pode ser reciclada.

2. Eletrodomésticos de baixo consumo

Apartamento Sustentável - Eletrodomésticos de baixo consumo
Eletrodomésticos de baixo consumo

Outro ponto que ajuda e muito a reduzir o impacto no meio ambiente e da sua conta de luz, com certeza, é utilizar eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos classificados como A, que são de baixo consumo de energia.

Mesmo que, inicialmente, você não note tantas mudanças, a longo prazo o impacto econômico traz melhoria para o consumo de energia e colabora com o meio ambiente.

3. Reduza o consumo de água

Apartamento Sustentável - Reduza o consumo de água
Reduza o consumo de água

Assegure que o seu apartamento é sustentável por meio da preocupação com a redução do consumo de água e, se possível, o reuso do líquido, como a água da máquina de lavar.

São ações importantes, que se mostram muito eficientes para o planeta.

Consumo humano de água no mundo
Consumo humano de água no mundo

Atitudes como utilizar o chuveiro em baixo fluxo, tomar um banho rápido, investir em sistema de coleta de água, fechar a torneira ao escovar os dentes, entre outras, são bastante eficazes e sustentáveis, além de economizar o seu orçamento.

4. Cuidado com o lixo: separe e recicle!

Cuidado com o lixo: separe e recicle
Cuidado com o lixo: separe e recicle

Para ter um apartamento sustentável, consequentemente, você precisa pensar e adotar ações de coleta e reaproveitamento do lixo.

Separe o lixo orgânico do lixo seletivo. Utilize o orgânico para adubo, que tal? Já o lixo seco pode ser dividido por categorias de papel, vidro, plástico e metal, reduzindo o descarte na natureza.

5. Seja um eco-friendly

Seja um eco-friendly
Seja um eco-friendly

Tenha consciência também no momento de comprar produtos para você e ao seu apartamento. Aposte em produtos eco-friendly, amigavelmente ecológicos e que minimizam impactos ao meio ambiente.

Produtos com selo eco-friendly são naturais e biodegradáveis, encontrados nos mais diversos segmentos: materiais de limpeza e higiene pessoal, vestuários, utensílios, peças de roupa, cama, mesa e banho, etc.

Conclusão

Comece a colocar em prática todas estas ações e veja uma mudança significativa na sua vida e também no meio ambiente. São atitudes simples, que geram um impacto extremamente positivo ao nosso planeta!

Referências:

  • https://catracalivre.com.br/criatividade/18-dicas-para-deixar-sua-casa-mais-sustentavel-e-economizar/
  • http://fmerablog.com.br/confira-5-dicas-incriveis-para-deixar-seu-apartamento-sustentavel/

Compartilhe a sua opinião com a gente!