Posição solar: Como avaliar a melhor posição solar na hora de comprar seu apartamento?

- Publicado em Deixe um comentário

A posição solar é uma característica fundamental, pois está associada a ambientes arejados e sem mofo, economia de energia elétrica e bem-estar dos moradores. Pular para o artigo

Posição solar: Como avaliar a melhor posição solar na hora de comprar seu apartamento?

Cada pessoa tem seus gostos e suas preferências, os quais dão direcionamentos para diferentes áreas da vida: profissão, educação, perfil familiar, time de futebol e por aí vai.

Na escolha de um imóvel, não é diferente.

Há quem prefira mais quartos, outros querem uma sala mais ampla ou ainda uma cozinha funcional. Mas o que muita gente esquece ou nem sabe realmente a importância se refere à posição solar do apartamento.

A posição solar trata, como o termo mesmo diz, da posição que o imóvel fica em relação à luz do sol.

Ela é uma característica fundamental, pois pode estar associada a uma melhor qualidade de vida, ambientes mais arejados e sem mofo, boa entrada de luz natural, sendo capaz até de impactar no humor dos moradores e na conta de energia elétrica.

Por que é importante avaliar a posição solar

Por que é importante avaliar a posição solar?
Por que é importante avaliar a posição solar?

Se você é daquelas que se empolga pelo preço, tamanho e beleza de um novo imóvel, está na hora de colocar na sua lista de prioridades a posição solar.

Você sabia?

Estima-se que um imóvel com boa incidência solar seja até 10% mais valorizado do que os demais no mercado imobiliário.

Mas não é somente no preço do imóvel que a posição solar interfere. Ambientes com claridade adequada dão sensação de energia, disposição, maior ânimo e até alegria.

Enquanto cômodos escuros podem estar relacionados a sentimentos como desânimo e tristeza.

Além disso, a iluminação do ambiente é muito importante para combater os problemas de umidade, o que reflete diretamente na conservação de móveis, roupas armazenadas dentro dos guarda-roupas e itens de decoração, como cortinas.

Outro fator importante e essencial é a saúde dos moradores. Muitas pessoas sofrem com alergias respiratórias e são prejudicadas por ambientes úmidos e pouco arejados.

Ou seja, se preocupar com a orientação solar é uma questão de qualidade de vida.

Se você está à procura de um novo lar, certifique-se que ele oferece a incidência solar adequada para o perfil da sua família.

Visite o empreendimento em momentos do dia distintos para ver como a iluminação se comporta em diferentes horários.

Verifique se há muitos edifícios no entorno ou se há construções sendo planejadas nas redondezas. Isso impactará na quantidade e qualidade de iluminação que entrará no apartamento hoje e futuramente.

Uma dica extra: opte por empreendimentos de alto padrão. Geralmente, eles estão localizados em regiões privilegiadas, que certamente favorecerão a boa iluminação do seu imóvel.

A orientação solar e os cômodos

Como dito acima, é importante avaliar o perfil da família e os seus hábitos para escolher uma boa posição solar.

Se as pessoas ficam mais juntas, em áreas comuns como a sala, é importante que este espaço receba uma boa iluminação ao longo do dia. Porém, mais luz significa mais calor, o que pode ser desconfortável em regiões quentes e no verão.

Os quartos devem estar sempre arejados, pois passa-se longa horas dentro deles, relaxando e descansando. Assim, há a sugestão que estes cômodos recebam uma boa quantidade de raios de sol na manhã e início da tarde.

Já o banheiro, a cozinha e a lavanderia, por serem ambientes de permanência mais pontual, não exigem muita necessidade de iluminação natural durante todo o dia.

As diferentes posições solares

Posição Solar
Posição Solar – Imagem: Elo8 Imóveis

Para entender melhor a posição solar e como ela impacta na incidência de luz, acompanhe o resumo abaixo feito pela reportagem do jornal Estadão.

  • Norte: recebe mais insolação diária. Além de economizar na energia elétrica, é possível garantir conforto térmico.
  • Leste: recebe sol da manhã com raios solares menos intensos e calor ameno.
  • Oeste: recebe sol da tarde e tende a ser mais quente.
  • Sul: recebe menor quantidade de raios solares.

Fonte: Reportagem Estadão publicada em setembro de 2019.

Pelo pequeno resumo acima, entende-se o porquê a posição solar norte é a preferida por muita gente ao adquirir um apartamento.

Mas nem sempre ter muita iluminação é um bom negócio. Acontece que o excesso de luz solar pode desbotar paredes e danificar tapetes, cortinas e até as mobílias com o passar do tempo.

Além disso, em regiões quentes, a entrada de grande luminosidade pode deixar os cômodos abafados, o que não é muito vantajoso no verão, quando as altas temperaturas são comuns.

Já na contramão desta característica, aparece a posição solar sul, que recebe sol mais no início da manhã e bem menos durante o dia. Se você mora em um imóvel nesta orientação, se abasteça com mais cobertores e cuide do mofo e da umidade no inverno.

Já no verão, você terá um lar mais fresquinho para escapar do calorão.

Vale salientar que um apartamento tem várias faces, então, nem sempre a regra da posição solar será rígida – ela pode variar conforme a disposição dos cômodos e a dimensão do imóvel, além de ser impactada por edifícios e áreas verdes no entorno.

Conclusão

Morar bem se refere a um conjunto de características que nem sempre lembramos ou levamos em consideração durante a procura por um lar. Por isso, é preciso estar atento a todos os fatores que envolvem a compra de um imóvel.

Um detalhe que parece besteira no início da negociação pode fazer total diferença no dia a dia e no conforto dos moradores, a curto ou a longo prazo.

Desta forma, não deixe de avaliar e questionar sobre a posição solar do seu futuro apartamento. Visite o empreendimento em diferentes horários e verifique se a luminosidade é compatível com os seus desejos e necessidades.

Nós, da Incorposul, desejamos que nossos clientes estejam sempre bem informados, com os conteúdos mais ricos e atualizados, para fecharem o melhor negócio. Clique aqui e conheça nossos empreendimentos.

Imagem destaque: Anuar Donato

Compartilhe a sua opinião com a gente!