6 aplicativos para design de interiores para apartamentos que você precisa conhecer

- Publicado em Deixe um comentário

Antes de passar pelo desafio de comprar móveis novos ou contratar um decorador profissional, é bom conhecer alguns aplicativos de design de interiores que podem ajudar na sua melhor escolha. Pular para o artigo

Aplicativos para Design de Interiores

A primeira pergunta de quem compra um apartamento, seja pronto ou na planta é “Como vai ser a decoração?”

Decorar é muito mais do que ordenar objetos dentro de um ambiente ou trazer tendências para dentro de casa.

É uma atividade que requer tempo e disposição, mas acima de tudo exige criatividade e principalmente capacidade de realizar combinações.

Sua casa é o seu palco.

Portanto, qualquer que seja a decoração e o mobiliário que você coloque nos espaços, vão exibir o seu estilo, gosto e sofisticação pessoais. 

No entanto, com as diferentes medidas dos cômodos do apartamento combinados com diferentes tamanhos, formas e cores de seus móveis, projetar um espaço interior bem equilibrado pode ser uma tarefa um pouco difícil. 

Com as novas tecnologias, tudo ficou mais fácil.

Fazer uma decoração completa e depois alterar tudo apenas com um toque no celular, já é possível! 

Existem aplicativos para smartphones e tablets que fazem combinações de cores de acordo com o cômodo do apartamento, criam uma planta virtual através de fotos e até sugerem decorações prontas para o ambiente, com a possibilidade de alterações nas cores, móveis e até mesmo em texturas. 

Os apps permitem que você planeje virtualmente o espaço existente e gere ideias para mudanças futuras. 

Listei abaixo 6 dos mais conhecidos no mercado, para você se inspirar na melhor decoração de interior:

Homestyler Interior Design

Homestyler Interior Design - Aplicativos para Design de Interiores
Homestyler Interior Design – Aplicativos para Design de Interiores

Não consegue dormir à noite imaginando se o novo sofá que você pretende comprar se encaixa bem no canto da sala?

Sem stress: O Homestyler Interior Design oferece a tecnologia para você criar seu próprio playground em 3D. 

Tire uma foto do seu quarto e coloque os móveis 3D (ou levante e mude os itens existentes) para obter a imagem virtual do seu espaço quando ele estiver totalmente decorado ou reformado. 

Os usuários também receberão dicas e truques internos, juntamente com a inspiração da comunidade do aplicativo. Você verá que remodelar seu espaço pode ser fácil com o planejador de software doméstico certo no seu smartphone.

Se você gosta do aplicativo Pinterest, vai curtir o Homestyler Interior Design. Ele também funciona como uma espécie de biblioteca de inspirações e você pode criar suas próprias sugestões para compartilhar com os demais usuários. 

Houzz Interior Design Ideas

Houzz Interior Design Ideas
Houzz Interior Design Ideas

Uma ótima ferramenta que oferece mais de 6 milhões de fotos em alta resolução para inspirar a decoração.

Além de navegar pelas imagens, você pode salvar as que mais gostou em seu dispositivo para acessá-las posteriormente, inclusive offline. 

Criado como um trocadilho das palavras casa e negócios em inglês (house e business), se tornou a plataforma líder no assunto e virou uma espécie de rede social especializada em arquitetura, decoração e paisagismo.

Uma particularidade bacana desse aplicativo é que não é obrigatório ser registrado na rede para fazer buscas específicas por ambientes, refinando a pesquisa de acordo com o que é procurado. 

Uma seção de produtos selecionados por especialistas, sugere imagens incomuns de produtos inovadores para você.

Utilizando por alguns momentos, consegui encontrar iluminação inteligente para escada, uma área gourmet de cinema e uma combinação ecológica de pia e vaso sanitário.

Houzz começou como um site, mas o primeiro aplicativo foi lançado para o iPad em abril de 2010 (estava disponível no dia em que o iPad foi lançado!). 

O objetivo dos criadores era oferecer uma ferramenta que realmente resolvesse os desafios de reforma e decoração de casas e tornar o processo divertido e produtivo. 

Só para ter uma ideia da popularidade, o Houzz tem mais de 500 mil avaliações positivas entre aplicativos no mundo todo, com uma classificação média de cinco estrelas.

MagicPlan

MagicPlan
MagicPlan

Para garantir uma boa decoração interior, é essencial ter todas as medidas do cômodo e dos móveis. Se você não tem uma trena à mão, use o app MagicPlan.

Esse aplicativo usa a câmera do seu celular para medir espaços e criar plantas quase precisas que podem ser exportadas como PDF, DXF ou JPG. 

Mais fácil do que outras ferramentas focadas em medições, você só precisa ficar parado, de preferência no centro, e deixar o dispositivo escanear o ambiente.

Basta seguir os passos que o aplicativo pede e em pouco tempo ele vai mostrar a planta baixa com a medida de todas as paredes. 

As plantas podem ser editadas pelo usuário.

Entre as opções de edição estão adicionar objetos, anotações, listas de preços de produtos, tarefas e outros custos.

Com tecnologia de realidade aumentada, o MagicPlan permite criar uma planta em questão de segundos.

Por exemplo, você pode transformar rapidamente imagens dos cantos de uma sala em medidas que podem ser ajustadas na visão geral 2D.

Em 2019, o MagicPlan ganhou um novo recurso baseado em IA que detecta, dimensiona e coloca automaticamente janelas e portas.

É possível digitalizar várias salas para concluir as plantas de edifícios inteiros – e até adicionar móveis, se desejar. 

Este aplicativo requer alguma prática para se entender, mas depois que você fica confortável, é uma ótima ferramenta. 

Magic Plan é grátis com todas as funcionalidades, porém se você quiser imprimir ou exportar o documento é necessário pagar.

Coral Visualizer

Coral Visualizer
Coral Visualizer

Que tal se além de pesquisar o melhor tipo de tinta para parede interna, melhor acabamento e pensar nas cores, pudéssemos ter em mãos algum simulador de pintura que nos desse uma ideia aproximada de como ficaria determinada cor de tinta no ambiente?

Desta forma, teríamos facilitado até mesmo o processo de decoração do local, pensando nos demais fatores que agregam a estética do cômodo que será pintado. 

A boa notícia é que já é possível utilizar aplicativo de pintura para testar, antes mesmo de comprar, como ficará aquele tipo de tinta para parede que você já estava planejando. 

A fabricante de tintas Coral possui alguns aplicativos que ajudam na hora de decorar a casa.

O mais completo deles é o Visualizer: basta mirar a câmera do celular para uma parede e ver como ela ficaria pintada de outras cores. 

O app usa a realidade aumentada para simular mudanças nos ambientes, algo essencial para não errar na hora de escolher uma tinta.

Além disso, você é possível visualizar os dados exatos da cor e se dirigir a uma loja para adquiri-la, tudo prático e sem erro.

Pinterest

Pinterest
Pinterest

Uma das redes sociais mais conhecidas e que existe há 11 anos, com mais de 300 milhões de usuários é também excelente guia para referências de decoração no Brasil.  

Embora não seja focado em decoração, muitas pessoas usam o Pinterest para marcar e compartilhar fotos e vídeos inspiradores sobre design de interiores.

É possível criar uma pasta só para decoração e salvar as imagens favoritas, para usar como referência.

Também um ótimo ponto de partida para soltar a criatividade!

Muitos profissionais de decoração e design tem perfil na rede social, além de empresas que oferecem um vasto catálogo com milhares de opções para decorar cada espaço nos mínimos detalhes. 

Vale a pena dar uma conferida e até criar o seu perfil para caprichar na decoração com ideias do mundo todo. 

Art.com

Art.com
Art.com

Se você quer dar um passo adiante, o aplicativo Art.com permite praticamente colocar arte em suas próprias paredes.

Com ele é possível escolher um tipo de quadro, adicionar uma moldura e pendurar na parede instantaneamente.

Depois de selecionar uma obra de arte que você goste dentre os mais de dois milhões de pôsteres, impressões e fotografias de belas artes oferecidas pelo app, basta tocar em “view in room” para iniciar a experiência de realidade aumentada. 

Após uma simples etapa de calibração na qual você alinha uma linha verde com a base da parede, uma imagem 3D da arte com tamanho correto aparecerá na parede, dando uma ideia surpreendentemente realista de como a impressão de Joan Miró ficaria na sua parede. 

Você também pode deslizar através de uma seleção de quadros para ver o que fica melhor com o seu ou mover a impressão com um toque do dedo para um local diferente na parede.

Conclusão

Como você viu, existem boas opções que a tecnologia oferece para decorar seu apartamento com estilo e bom gosto, ferramentas que ajudam a ter o ambiente dos sonhos de forma prática e acompanhando as tendências mundiais. 

A maioria é em inglês, por isso é preciso ter uma compreensão básica da língua, para entender as funcionalidades.

Alguns são pagos, outros possuem versão grátis e estão disponíveis para Android ou iPhone.  

Experimente utilizar agora mesmo na decoração do seu novo apartamento ou para dar aquela repaginada nos ambientes, deixando-os mais modernos e funcionais.

Se você prefere ajuda profissional, pense em contratar um designer de interiores ou mesmo um arquiteto, que poderão orientar você nas melhores escolhas. 

Espero ter ajudado com as dicas. Conte nos comentários se você conhece ou usa algum outro app que não destaquei nessa lista.  

Até o próximo Post!

Veja também: Varanda Gourmet: Cinco dicas para varanda em apartamento

Compartilhe a sua opinião com a gente!