Cozinha Americana: por que este Estilo é tão Popular no Brasil?

- Publicado em Deixe um comentário

Com origem nos Estados Unidos, a cozinha americana tem conquistado os brasileiros pela funcionalidade e interação que proporciona. Pular para o artigo

Cozinha Americana

Há quem passe por ela só para tomar um cafezinho antes do trabalho. Outros a consideram o espaço mais importante da casa.

Tem aqueles que adoram reunir a família nela e outros que preferem os momentos mais intimistas, a dois, para apreciá-la.

A cozinha pode ser a alma de um lar e está ligada às memórias afetivas de muitas pessoas. Afinal, quem não lembra daqueles pratos do almoço de domingo preparados carinhosamente pelas mães e avós?

Ou o cheirinho de bolo de chocolate que invade todos os cômodos da casa enquanto está no forno?

Tantos momentos e lembranças tornam a cozinha um ambiente muito especial e que merece ser decorada e planejada à altura. Hoje, um dos estilos que tem ganhado o coração de muitas pessoas é a cozinha americana e é dela que iremos falar no artigo de hoje.

Boa leitura e inspire-se

Um pouco de história

Cozinha Americana - Um pouco de história
Cozinha Americana – Um pouco de história – Foto: Casa

Você acha que a cozinha sempre foi como você a conhece atualmente? Saiba que não! O cômodo foi evoluindo e já teve características muito diferentes das de hoje em dia. Entenda mais nesta linha do tempo feita pela Revista Casa, da Editora Abril.

Renascimento: à época, as cozinhas eram feitas de pedra e carregavam um aspecto sombrio. Em casas de pessoas mais afortunadas, era, geralmente, um espaço de serviço. As refeições aconteciam em espaços mais luxuosos, como a sala de jantar.

No Brasil: na época dos engenhos, o espaço também não era muito atrativo aos moradores na casa. Era um ambiente mais exclusivo para o preparo dos alimentos, que ficava nos fundos da moradia e era frequentado, basicamente, pelos empregados.

Entre 1600 e 1800: o espaço começa a ganhar a presença de mesa, cadeiras e louças, o que indica que os moradores passaram a usá-la para fazer as refeições.

Século 20: a cozinha já se parece mais com as que conhecemos atualmente. Já não era mais necessário um fogão a lenha ou caldeirão ocupando muito espaço, o que ajuda a tornar o cômodo mais familiar e aconchegante.

Vale ressaltar a presença de azulejos e outros materiais em cores claras, a fim de ressaltar a sujeira e ajudar na higienização.

Cozinha contemporânea: tornou-se um ambiente muito valorizado, onde o conceito aberto vem fazendo cada vez mais sucesso por oferecer a possibilidade de preparar a refeição e confraternizar com os moradores e convidados ao mesmo tempo.

Fonte: Revista Casa, Editora Abril. Matéria publicada em 13 de abril de 2020.

Por que Cozinha Americana?

Por que Cozinha Americana?
Por que Cozinha Americana? – Imagem: Finger

Como se pode imaginar, o nome “cozinha americana” se deve ao fato que este estilo é muito popular nos Estados Unidos. Se você é fã de filmes e séries americanos já deve ter reparado nas características das cozinhas adotadas por lá, certo?

O que caracteriza a cozinha americana é o seu estilo aberto, que favorece a integração com as salas de estar e jantar.

É uma vantagem, porque permite que os moradores ou visitantes interajam enquanto fazem atividades distintas – o que é muito importante na rotina moderna, onde as pessoas acabam passando pouco tempo juntas em casa devido às suas rotinas externas.

Enquanto os convidados apreciam um drink na sala, você cozinha uma saborosa macarronada, que tal?

Vale ressaltar, no entanto, que este estilo apesar de ser mais aberto, também oferece delimitações, que podem ser um balcão para refeições ou meia parede que proporciona uma divisa entre os ambientes.

A bancada ou ilha gourmet da cozinha americana podem ser feitas de diferentes materiais, dependendo dos gostos dos moradores e do projeto arquitetônico. Podem

ser de granito, mármore, madeira rústica, etc. As banquetas, então, oferecem uma infinita possibilidade de materiais e estilos, em couro, metálicas, aveludadas, em acrílico…

Também há a possibilidade de incluir cadeiras e uma mesa aliadas ao cooktop.

Dicas para quem Deseja uma Cozinha Americana

Dicas para quem Deseja uma Cozinha Americana
Dicas para quem Deseja uma Cozinha Americana

Você está prestes a se mudar para um apartamento de alto padrão ou planeja fazer obras na sua casa em breve? Então, anota as dicas abaixo e faça a cozinha americana dos seus sonhos!

Mas antes outra sugestão: tenha mais ideias e inspirações sobre o conceito aberto em apartamentos clicando aqui.

Dica 1

Use coifa: ela será muito importante para absorver os resíduos durante o preparo das refeições, evitando que o cheiro da comida se espalhe por todo o apartamento.

Dica 2

Use o mesmo revestimento no piso dos ambientes: assim, a intenção de unir os cômodos ficará mais clara. O mesmo revestimento dará sensação de continuidade entre os ambientes.

Dica 3

Interligue a mobília: texturas, cores e acabamentos podem ser harmonizados nas mobílias da cozinha e da sala de jantar.

Dica 4

Use utensílios na decoração: alguns utensílios e até eletrodomésticos podem ser usados na decoração da cozinha. Além de estarem mais “à mão”, eles embelezarão o ambiente – mas é importante que sejam harmônicos, de preferência, da mesma marca e linha.

Dica 5

Adote o estilo clean: aqui, a ideia é que o menos é mais. Portanto, nada de encher a sua cozinha de enfeites e ornamentos. Aposte nos detalhes, como luminárias pendentes e vasos de plantas em formatos diferentes.

Conclusão

A cozinha americana é o estilo ideal para as famílias que apreciam compartilhar bons momentos juntos, antes e depois das refeições.

Ela pode ser adotada tanto em residências pequenas, como em imóveis maiores e mais aconchegantes, como os apartamentos de alto padrão da Incorposul.

Clique aqui e conheça os nossos empreendimentos. Depois, é só planejar a sua cozinha americana dos sonhos, que tal?

Compartilhe a sua opinião com a gente!