Como Escolher os Móveis Ideais para o seu Espaço

- Publicado em Deixe um comentário

Antes de ir às compras, analise os cômodos do seu apartamento, avalie a sua disponibilidade financeira e os tipos de móveis que você deseja Pular para o artigo

Como Escolher os Móveis Ideais para o seu Espaço

A mudança para um novo imóvel, seja um apartamento de alto padrão ou não, exige uma série de planejamentos e um deles se refere à mobília adequada para o espaço disponível.

Às vezes, o projeto que o morador tem em mente não condiz com os aspectos do novo lar, o que pode gerar gastos desnecessários com móveis inapropriados.

Você já se apaixonou por algum item na loja e quando chegou em casa ele não fazia nenhum sentido com a sua decoração ou até não cabia no cômodo? É uma situação comum, mas que pode ser evitada.

E se você é do tipo que acha que beleza e conforto são suficientes ao escolher a mobília do seu imóvel, está na hora de repensar seus conceitos.

É preciso escolher móveis funcionais também, afinal, eles precisam ser úteis, além de belos e aconchegantes.

Confira as dicas que separamos para ajudar você a encontrar os móveis ideais para o seu apartamento.

Planeje-se antes de ir às compras

Planeje-se antes de ir às compras
Planeje-se antes de ir às compras – Imagem: Foregon

O planejamento é assunto recorrente aqui no blog em diferentes conteúdos. Mas é que ele é, de fato, essencial para garantir mais assertividade em seus planos. Então, a

primeira dica é antes de comprar a mobília do seu apartamento, verifique o seu orçamento.

Analise se todos os cômodos serão mobiliados de uma vez, quanto você pode gastar nesta etapa e defina se os móveis serão provisórios ou se a ideia é que eles tenham vida longa.

Feito isso, faça uma lista com os móveis maiores, que são mais caros e ocupam mais espaço. Só depois coloque no papel a mobília menor e os itens de decoração.

Em seguida, faça uma simulação (pode ser no papel mesmo) da disposição das peças em cada cômodo.

Importante: deixe, pelo menos, de 60 a 90 centímetros entre um móvel e outro para evitar excesso de mobília e também acidentes domésticos. Além disso, um cômodo cheio de coisas pode acabar com a harmonia visual do ambiente.

E se você tem crianças em casa, tenha mais atenção ainda com o espaço de circulação. Os pequenos costumam correr e brincar pelo apartamento todo e podem esbarrar e cair se não houver passagem adequada.

O básico para cada ambiente

O básico para cada ambiente
O básico para cada ambiente – Imagem: Blink Reformei

O sonho de qualquer família é se mudar para um apartamento totalmente mobiliado, com a decoração novinha e de acordo com o gosto dos moradores. Perfeito, não é mesmo?

Mas nem sempre é o que acontece na realidade. Muitas vezes a economia da família é direcionada quase que totalmente para a compra do apartamento, restando poucos recursos para uma “decoração dos sonhos” num primeiro momento.

Sendo assim, veja alguns móveis essenciais para garantir conforto e funcionalidade logo após a mudança. E, claro, quando puder, deixe seu apartamento com a sua cara e da forma que você sempre sonhou.

Encare esta etapa como necessária e passageira.

  • Quartos: cama, guarda-roupa e mesinha de cabeceira. Opcional: penteadeira e cômoda.
  • Sala de estar: sofá, mesa de centro e painel para TV.
  • Sala de jantar: jogo de mesa e cadeiras. Opcional: buffet e cristaleiras.
  • Cozinha: balcão com pia, armários. Sem esquecer do fogão e geladeira, que não são móveis, mas ocupam espaço. Opcionais: mesa e cadeiras, bancada estilo cozinha americana.
  • Banheiro: louças sanitárias e bancada com pia.

Móveis sob medida

Móveis sob medida
Móveis sob medida – Imagem: Expand Planejados

Uma dúvida recorrente para quem pretende mobiliar o apartamento é a escolha entre móveis sob medida ou modulados. Há diferenças entre eles, você sabe quais são? Acompanhe o conteúdo abaixo e entenda melhor.

Os móveis sob medida, como o nome mesmo revela, são feitos na medida ideal para o ambiente que serão inseridos, onde cada centímetro do imóvel será aproveitado. Há um projeto feito detalhadamente antes da fabricação dos móveis.

Os benefícios são a melhor ocupação do cômodo, atendimento às necessidades dos moradores e uma mobília personalizada, de acordo com o gosto da família.

As peças serão combinadas, respeitando cores, design e acabamento. O projeto, desta forma, criará um ambiente harmônico, belo e funcional.

A desvantagem é que os móveis sob medida são mais caros em relação as outras opções encontradas no mercado.

O preço superior se dá pelo projeto exclusivo, pelo tempo de fabricação e pela qualidade dos materiais usados.

Mas vale salientar que hoje as empresas oferecem boas opções de parcelamento, o que facilita para quem não pode pagar à vista.

Móveis modulados

Móveis Modulados
Móveis Modulados – Imagem: Móveis Henn

Os móveis modulados têm tamanhos padronizados, ao contrário dos móveis citados anteriormente, sob medida.

Eles não são feitos exclusivamente para um determinado espaço, seguem um padrão estabelecido pelo fabricante e, geralmente, são feitos em série.

É uma alternativa procurada, geralmente, por pessoas que ainda não moram no imóvel próprio e têm planos de mudança. Como as peças são separadas, é mais fácil adequá-las em diferentes tipos de ambientes.

Também é recomendada para quem, no momento, não pode investir uma grande quantia financeira na mobília do novo lar, mas precisa se mudar rapidamente, por exemplo.

O custo dos móveis modulados é menor em comparação a primeira opção deste artigo.

A desvantagem é que os moradores não aproveitaram o espaço do cômodo tão bem como no caso dos projetos com móveis sob medida.

Conclusão

E agora, já sabe qual tipo de móvel fará parte do seu lar? Estas dicas foram elaboradas para quem procura soluções momentâneas, sem apoio externo.

Se você tem mais tempo antes de se mudar ou planeja fazer alguma obra no seu apartamento, não deixe de buscar a ajuda de profissionais especializados, como arquitetos e designers de interiores.

Eles saberão indicar as melhores opções para o seu espaço.

E se você ainda não encontrou o imóvel perfeito, nós, da Incorposul, podemos ajudá-lo.

Temos inúmeros apartamentos de alto padrão, espaçosos, confortáveis e que certamente combinarão com a mobília que você sonha. Entre em contato e converse com a nossa equipe.

Solidez, confiança e credibilidade você encontra aqui!

Compartilhe a sua opinião com a gente!