Decoração de interiores para apartamentos: Veja 8 estilos para decorar o seu!

- Publicado em Deixe um comentário

Se você anda sem ideias para decoração de interiores para apartamentos, acompanhe 8 estilos para decorar o seu! Pular para o artigo

Decoração de interiores para apartamentos

Chegou o momento de decorar o apartamento que você vai morar ou reformar. E isso não é uma tarefa tão simples! Requer planejamento, pesquisa e uma boa dose de bom gosto.

Por isso eu listei alguns dos principais estilos para arquitetura de interiores, que podem servir de inspiração.

Não basta ser criativo e ter recursos!

Decorar uma casa ou apartamento é muito mais do que comprar móveis novos, quebrar paredes ou aplicar arranjos de todo tipo.

Exige bastante planejamento, principalmente se você quer impor seu estilo pessoal ou acompanhar o que está na moda.

Para seguir em frente com o plano de decorar do jeito certo e recomendado, evitando prejuízos e arrependimentos é importante saber a diferença entre estilo e tendência.

Tendência: é o que está na moda e ganhou adeptos, preferência de uma maioria. Varanda Gourmet, por exemplo, é uma tendência em alta após a pandemia.

Estilo: é aplicar o que pode ser tendência com seu toque pessoal ou orientado por profissionais. É o que vou mostrar mais adiante.

Existem diversos estilos e inclusive muitos projetos exclusivos para decorar ambientes de todo tipo e tamanho.

Depois de fazer o seu plano, você está liberado para se divertir nas compras e apostar em elementos para criar um ambiente perfeito como um cenário de cinema ou novela.

No entanto, você não precisa comprar algo que está na moda ou seguir uma tendência, pois tudo muda a cada momento e nem sempre é possível renovar a decoração do apartamento a cada estação

O que você vai ler a seguir é uma lista dos 8 estilos mais utilizados no mercado da decoração.

Escolha o que mais for indicado para o seu caso e claro, capriche na criatividade:

Clássico

Decoração de interiores para apartamentos - Clássica
Decoração de interiores para apartamentos – Clássico – Foto: Weg

O estilo clássico é considerado chique e rico em detalhes. Embora muitas vezes pareça exagerado, é possível equilibrar cada elemento para manter um aspecto refinado e ousar nesse tipo de decoração.

Não é à toa que até hoje o tema inspira pessoas que desejam um toque a mais de elegância dentro da própria casa.

Destaca acima de tudo as ideias de equilíbrio e conforto, algo que deve ser comum em todos os espaços. Estes espaços se destacarão por serem amplos, além de muito luminosos.

A simetria também é importante.

Por essa razão, frequentemente, os objetos se encontram em pares. Assim, aumentarão a sensação de equilíbrio e de proporção.

Características importantes do estilo clássico

Gama cromática: Predomínio das cores creme, incluindo os verdes acinzentados, amarelo-claro e, obviamente, os beges. Ou seja, somente cores neutras.

Mobiliário: Geralmente têm as pernas torneadas. O uso frequente de poltronas, mesas de centro, luminárias…

Tetos e paredes: O efeito de grandiosidade é reforçado pela altura dos tetos. Em algumas paredes, é possível ver papéis de parede, às vezes com motivos florais. É comum ver padrões em gesso, bordas, frisos e acabamentos decorados.

Vegetação: É comum encontrar a presença das plantas, também como motivos decorativos (arabescos), em objetos, cortinas, tapetes e tapeçarias.

Objetos decorativos: Lustres com lâmpadas enormes, espelhos com elegantes molduras, quadros, luminárias, esculturas…

Destaca-se a ideia de simetria: muitas vezes encontramos esses objetos dispostos de forma paralela, como se um fosse o reflexo do outro.

Materiais: Sobretudo, vemos o uso da madeira (mogno, carvalho, etc.) e da porcelana. Mesmo assim, não podemos nos esquecer do vidro, especialmente em objetos decorativos.

Cortinas: Feitas com tecidos muito longos e pesados. Alguns dos tecidos mais usados são os veludos e brocados: ambos, entre outros, também podem ser vistos nos estofados dos móveis ou em tapetes.

Romântico

Decoração de interiores para apartamentos - Romântico
Decoração de interiores para apartamentos – Romântico – Foto: Decoração Simples

O estilo romântico é aquele tipo de decoração que impressiona pela delicadeza, e quem adota essa inspiração tem como principal característica o bom gosto e o apreço pelos tons pastéis e cleans.

Embora possa parecer que é um estilo simples, merece aqui um alerta.

É um estilo muito difícil de levar para casa, sem que se cometa algum exagero no meio do caminho.

Exige atenção até ao mais ínfimo pormenor, para não se criar um ambiente brega ao invés de um ambiente de decoração romântica.

Características da decoração romântica

Tons claros: não é porque estamos falando de decoração romântica, que você vai pintar toda a casa de rosa.

O romantismo aceita todas as cores claras ou tons de terra.

Móveis de madeira: uma das características mais importantes. Todos os móveis românticos devem ser feitos de madeira, com tons bem claros.

Sem vidro, sem mármore ou peças de metal. Além disso, devem ter linhas retas e acabamento em branco.

Elementos florais: nos padrões do sofá, nas cortinas, nas almofadas, nos lençóis, nos quadros as flores têm que estar presentes em todo o lado.

Ornamentos: como a decoração de estilo romântico é baseada na simplicidade e linhas retas, a ornamentação é usada como forma de contrastar esse estilo. Usando molduras ou rodapés. Você também pode usar ornamentação em pequenos detalhes, como espelhos ou molduras.

Simplicidade nas decorações: velas, pequenos espelhos, quadros e espelhos com molduras clássicas, as decorações servem para transmitir calor.

Contemporâneo

Decoração de interiores para apartamentos - Contemporâneo
Decoração de interiores para apartamentos – Contemporâneo – Foto: VivaDecora

O que mais confunde as pessoas na hora de criar uma decoração contemporânea é a sua relação com o estilo moderno.

No dicionário, as duas palavras possuem significados muito semelhantes e esta é a principal causa desse tipo de equívoco ligado com a arquitetura.

A decoração contemporânea é um estilo de decoração mais limpo, funcional e simples. Combina com a praticidade que as pessoas precisam hoje em dia.

Nesse estilo, são utilizadas linhas retas, com poucos detalhes, e superfícies mais lisas. Como dizem, menos é mais!

Quando se fala em objetos de decoração, no estilo contemporâneo, a opção é sempre por poucos objetos, imponentes e que tenham bom gosto e qualidade.

Objetos surgidos na segunda metade do século XX (por isso o nome “contemporâneo”).

Ocultar a fiação dos aparelhos eletrônicos ajuda a deixar o ambiente mais limpo e prático, a opção para isso é embutir os fios em racks ou painéis.

A paleta de cores utilizada é basicamente neutra, destacando-se o branco, cinza, preto, bege e marrom e suas tonalidades.

A aplicação de detalhes em tons mais fortes como amarelo, laranja, vermelho e berinjela também é muito utilizada, seja nas paredes, nos móveis ou apenas nos detalhes, como objetos decorativos.

Campestre

Decoração de interiores para apartamentos - Campestre
Decoração de interiores para apartamentos – Campestre – Foto: Casa Vogue

Diz respeito ao campo, à vida rural, uma oposição ao que é urbano, e foi lá mesmo que a decoração campestre surgiu.

Entretanto, apesar de sua origem, ela está presente em casas, apartamentos e até mesmo ambientes de trabalho.

O Estilo Campestre se destaca pela tranquilidade, conforto e acolhimento familiar. Tendo a madeira como protagonista, ele se utiliza de materiais naturais, priorizando as linhas simples.

Além da madeira, alguns elementos como ferro, pedra e tecido também marcam presença.

Os móveis devem ser em sua maioria rústicos, feitos geralmente de madeira maciça e, por vezes, com puxadores de porcelana.

Tudo para dar aquele charme na decoração.

E o que não falta na arquitetura campestre é o piso terracota, as paredes de tijolos e as vigas de madeira aparentes.

E aí, já conseguiu imaginar como ficaria no seu apartamento?

High Tech

Decoração de interiores para apartamentos - High Tech
Decoração de interiores para apartamentos – High Tech

O estilo High Tech ou Futurista conquista cada vez mais os amantes da tecnologia.

A decoração faz alusão ao futuro, e este estilo que aparece em filmes desde 1970 agora invade apartamentos do mundo todo!

Para ambientes com esse estilo, o ideal é trazer formas geométricas bem acentuadas, utilizando materiais lisos como vidro, metal, plástico, vinil e aço, tanto nas paredes e divisórias, quanto no restante da composição.

As cores predominantes devem ser as neutras, como o branco, cinza ou creme, as demais cores, inclusive o preto, devem ser utilizadas para acentuar outros detalhes, sendo também utilizadas na iluminação.

A decoração e a mobília quase se confundem, seguindo um padrão que se aproxima do minimalista, os móveis devem apresentar formas diferenciadas com materiais que os destaquem.

Na decoração o ideal é o uso de poucos itens, o ponto alto será a iluminação, que pode utilizar LED e neon para acentuar detalhes e trazer um estilo moderno ao ambiente, quadros, telas e esculturas também podem ser acrescentados.

E, claro, utilizar os sistemas de automação pelos dispositivos móveis para controlar a iluminação, som e até a refrigeração do apartamento.

Minimalista

Decoração de interiores para apartamentos - Minimalista
Decoração de interiores para apartamentos – Minimalista – Foto: Hometeka

Feito para ambientes que inspiram tranquilidade, organização e concentração.

Ideal para quem opta por espaços simples e objetivos. São poucos móveis, cores neutras e funcionalidade nas peças que estão ali apenas para cumprir seu propósito enquanto decoram de maneira sutil.

À primeira vista, tons suaves podem se misturar à neutralidade do preto e do branco em uma decoração minimalista, com peças de linhas limpas.

Predominam formas geométricas no lugar de estampas e móveis são escolhidos cuidadosamente para tornar o dia a dia mais fácil e prático.

Para adotar o minimalismo, é preciso esquecer o excesso.

Da mesma forma, ele vai impulsionar as funções de cada item do seu apartamento.

A decoração minimalista ajuda na funcionalidade e praticidade diária.

Proporciona um ambiente com clima relaxante, onde a organização e limpeza são fundamentais para garantir o bem-estar visual constante nos cômodos.

Industrial

Decoração de interiores para apartamentos - Industrial
Decoração de interiores para apartamentos – Industrial – Foto: Harper’s Bazaar

Vigas grossas, tubos expostos e tijolos nus. Esses são apenas alguns dos elementos que caracterizam o estilo industrial de decoração.

Nasceu na década de 1950, quando, após as guerras, as famílias começaram a reconstruir suas vidas, aproveitando todos os espaços, incluindo fábricas e armazéns abandonados.

Mais de meio século depois, essa linha tornou-se uma tendência novamente e cada vez mais pessoas optam por levá-la para suas casas e apartamentos.

Os espaços abertos são ideais para levar o estilo industrial, especialmente os apartamentos em estilo loft, onde você pode exibir as grandes janelas sem cortinas e dar um toque rústico.

Mas também pode ser usado em casas e apartamentos clássicos, com pequenos toques que darão o tom.

Na base destacam-se branco, marrom e bege, que podem ser utilizados como unificadores de espaço.

Elas podem ser transportadas nas paredes ou no teto e permitem que se brinque muito mais com os detalhes.

Para decoração, azul e preto são usados com frequência e você pode carregar em objetos e peças decorativas que permanecem no ar, como vigas, canos ou outros.

Escandinavo

Decoração de interiores para apartamentos - Escandinavo
Decoração de interiores para apartamentos – Escandinavo – Foto: Casa e Arquitetura

Sabe aquele ambiente que só de olhar parece ser muito aconchegante e agradável?

Assim é a decoração no estilo escandinavo.

Com conceito minimalista, é caracterizado por linhas retas, paredes e móveis brancos, paleta de cores neutras, luz natural e muita simplicidade.

A composição dos ambientes é feita com elementos clássicos e elegantes, como a madeira, presente em sofás, mesas, camas, poltronas e armários.

A estética aconchegante é refletida no uso de colchas, mantas e tapetes com tecidos naturais e geralmente volumosos.

Para quebrar a predominância dos brancos nas paredes e móveis, os elementos decorativos ganham cores, mas sempre neutras e clássicas, com o cinza e o nude, ou as candy colors.

No estilo escandivano, os detalhes são estratégicos e compõem um cenário inspirador, como quadros com molduras em tom contrastante, plantas penduradas, luminárias modernas e livros.

É a combinação que une elementos clássicos e tradicionais com itens modernos. Uma harmonização arriscada, mas que é muito bem executada dentro deste estilo.

Aconchegante e encantador, tradicional e contemporâneo, simples e sofisticado.

Essa dualidade tão desafiadora para o design é a essência da decoração escandinava, uma tendência que está encantando arquitetos e decoradores pelo mundo inteiro.

Conclusão

Nesse artigo eu destaquei alguns dos estilos que dominam as tendências atuais para decoração de interiores, porém existem muitos outros e você deve pesquisar para descobrir o que mais se encaixa com seu gosto ou preferência.

Qual estilo de decoração mais combina com você?

Para finalizar, exemplo de um apartamento decorado com estilo contemporâneo do empreendimento mais recente, a ser entregue pela Incorposul em Dezembro: o The Lux Residence, no bairro América em Joinville.

Conheça o nosso mais novo lançamento: Saint Antony Residence, no bairro Santo Antônio.

Clique AQUI e tenha acesso ao Kit exclusivo com galeria de fotos, mapa e planta da obra, entre outros detalhes dessa obra em pleno andamento.

Até o próximo artigo!

Compartilhe a sua opinião com a gente!