Inverno em Santa Catarina: O que fazer em SC na estação mais fria do ano

- Publicado em Deixe um comentário

O inverno chegou e a vontade de conhecer as belezas de Santa Catarina também! Esse post traz dicas de lugares incríveis para você visitar nesta estação. Pular para o artigo

Inverno em Santa Catarina - Como aproveitar

Você sabia que o inverno nos faz ficar tristes? Isso acontece por causa da ausência de luz durante a estação, que faz com que o corpo fique sempre em estado de “descanso”, gerando cansaço e vontade de ficar debaixo das cobertas!

Mas no post de hoje, vamos dar algumas dicas de pontos turísticos de Santa Catarina e de programações para serem feitas durante esse período, que com certeza vão mandar a tristeza embora, dar o ânimo necessário para você querer arrumar as malas agora mesmo e explorar esse estado repleto de belezas.

O Inverno em Santa Catarina

A verdade é que, apesar de muitas pessoas não gostarem de passear ao ar livre durante o inverno, nosso estado tem muito a oferecer para quem o visita durante o frio. Desde lugares com neve e temperaturas negativas, até outros mais aconchegantes, com vistas de tirar o fôlego!

Engana-se quem pensa que a diversidade cultural do estado se perde diante do frio, porque é muito pelo contrário. Quando o inverno em Santa Catarina chega, as festas da estação começam a aparecer e a oportunidade de ver neve pela primeira vez também vem junto!

E embora seja mais difícil visitar uma praia e tomar banho de mar, as opções de passeio não são limitadas, existem várias e você pode montar um roteiro incrível com elas, inclusive se for viajar com as crianças!

Arrumando as malas

Antes de sair de viagem no inverno, precisamos falar sobre o que vestir ao visitar Santa Catarina, afinal, ninguém quer passar frio, não é mesmo? Por se tratar de um local com baixas temperaturas — em muitos lugares até mesmo negativas —, você precisará de casacos, calças, blusas térmicas, cachecóis, e tudo que possa proteger seu corpo.

O ideal é usar várias camadas de roupa, em vez de uma única muito grossa! Cuidado com as que são muito apertadas e que dificultam a circulação sanguínea.

Opte por peças que façam o conforto ser a sua escolha principal. Além disso, a diversidade de locais para visitar é muito grande e, alguns deles, precisam que o trajeto seja feito a pé, a fim de apreciar a vista da melhor forma, então, não dispense o tênis ou as botas macias. Tenha em mente que você vai andar e é sempre bom evitar o desconforto.

Das regiões mais geladas às com temperaturas mais amenas, independente da sua escolha, as toucas, luvas e as outras peças já citadas são indispensáveis, ok?

Agora que já sabe o que colocar na sua mala, que tal passearmos pelos inúmeros locais que esse estado tem para te oferecer? Você não vai se arrepender!

Santa Catarina para quem ama neve

Nosso estado tem o poder de fazer você se sentir em um desses filmes norte-americanos em um piscar de olhos, a única diferença é que não podemos fazer bonecos de natal durante o inverno, já que aqui as temperaturas esquentam nessa época. Mas não é por isso que você não pode aproveitar mesmo assim!

Se você gosta de neve, com toda certeza vai adorar visitar a serra catarinense. Com altitudes que chegam a 1.800 metros e costumam registrar as menores temperaturas do país, o lugar visa o turismo quando o inverno chega, ou seja, é necessário buscar lugares para visitar e, em alguns casos, se abrigar.

Além disso, o deslocamento até a Serra é muito fácil. Dessa forma, alugar um carro é o ideal para ir até o local sem medo e gastar pouco tempo. Pegue sua roupa de frio e aproveite a vista, porque vamos te indicar os melhores lugares para conhecer. Dá só uma olhada:

São Joaquim, a queridinha do inverno em Santa Catarina

Neve em São Joaquim -  Santa Catarina | Foto: Mycchel Legnaghi
Neve em São Joaquim – Santa Catarina | Foto: Mycchel Legnaghi

O primeiro lugar que vamos falar é São Joaquim, um pequeno município na Serra Catarinense, que registra neve durante o inverno. Por lá, além do característico frio, as paisagens são perfeitas, repletas de montanhas e a famosa estrada da Serra do Rio do Rastro.

O ponto mais alto da região é conhecido como Morro da Igreja, que conta com 1.808 metros de altura e temperatura média anual de 10ºC. Além disso, ele possui a conhecida Pedra Furada, que serve de atração para os visitantes e é um ótimo cenário para fotos. Então já sabe, prepare o celular para os cliques.

Urubici, lindos campos e muito frio

Para quem gosta do visual campestre, Urubici é a escolha perfeita para passar o inverno em Santa Catarina e aproveitar o frio. Com florestas de araucárias, muralhas e lindos campos, a cidade traz uma culinária de dar água na boca, misturando a cultura gaúcha e a catarinense, possibilitando também uma visita às cavernas e fazendas do local.

Pedra Furada em Urubici - Santa Catarina | Foto: Tripadivisor
Pedra Furada em Urubici – Santa Catarina | Foto: Tripadivisor

Dois lugares que precisam ser visitados quando se passa por Urubici são: a Cascata do Avencal, que é uma queda d’água de 100 metros, perfeita para aqueles que amam adrenalina e fazem esportes como rapel. E a Serra do Corvo Branco, que possui um corte de rocha de 90 metros de altura.

Urupema, a cidade mais fria de Santa Catarina e do Brasil

Conhecida como a cidade mais fria do Brasil, Urupema carrega o título com orgulho e belas paisagens. Responsável por abrigar a Cascata que Congela, recebe inúmeras visitas durante o inverno. E se você quer ter a vista de toda a cidade, o mirante do Morro das Antenas é o lugar ideal para isso.

Urupema - Santa Catarina
Urupema – Santa Catarina

Bom Jardim da Serra

E nem só de neve e paisagens brancas se vive a Serra! Por aqui, também temos destinos que trazem um nascer ou pôr do sol de tirar o fôlego. Bom Jardim da Serra oferece passeios a cavalo, mirantes como o da Serra do Parque e da Serra do Rio, além do belíssimo turismo rural e o Cânion das Laranjeiras.

Cânion das Laranjeiras em Bom Jardim da Serra | Foto: Cânion das Laranjeiras
Cânion das Laranjeiras em Bom Jardim da Serra | Foto: Cânion das Laranjeiras

Santa Catarina para quem gosta de adrenalina até no inverno

E como dito antes, SC é um lugar com uma grande variedade de passeios, até mesmo no frio. É para todos os gostos! Destinos como Garopaba, Jaguaruna e Imbituba são ideais para quem quer praticar algum esporte ou é fã de ecoturismo, porque, além de tudo, os estados ainda recebem a visita das baleias-francas, que vão até lá para terem seus filhotes.

Inverno e cultura

Já para os fãs de cultura, especialmente a culinária e a arquitetura, a cidade de Laguna, terra de Anita Garibaldi, tem uma memória revolucionária.

Ela conta com vários museus e, também, o Farol de Santa Marta, que é uma grande atração para os visitantes.Joinville também é um ótimo destino para quem quer conhecer mais da cultura catarinense.

A cidade com grande influência alemã conta com cafés coloniais, construções em enxaimel, parques e lindos jardins. Existe uma série de vantagens de visitar Joinville e com muita coisa para fazer por lá. Com toda certeza é um lugar que deve estar no seu roteiro de viagem no inverno.

Joinville - Santa Catarina | Foto: Blog Meus Pedidos
Joinville – Santa Catarina | Foto: Blog Meus Pedidos

Águas Termais

Quem não ama tomar um bom banho quente no inverno que atire a primeira pedra! Aliás, você sabia que a temperatura quente traz a sensação de energias renovadas, um grande conforto e relaxamento, além daquela sensação de bem-estar? Pois é!

E Santa Catarina possui lugares incríveis para você se sentir desse jeito, sem precisar evitar as lindas paisagens do inverno: as cidades de Gravatal e Tubarão. Famosas pelas águas termais maravilhosas, os municípios contam com hospedagens aconchegantes, diversos restaurantes, parques aquáticos e uma rede de turismo super completa para seus visitantes.

Além desses dois locais, ainda temos a cidade de Águas Mornas — como o próprio nome já diz —, muito conhecida por suas piscinas aquecidas o ano inteiro. Com apenas 6.500 habitantes, o município fica localizado a 35 km de Florianópolis e é uma ótima opção para quem está em busca do conforto oferecido pelos banhos quentes, belas paisagens e pratos típicos alemães.

Comida boa, locais lindos e banhos relaxantes, tem coisa melhor?

Águas Mornas - Santa Catarina | Foto: Milada Vigerova por Pixabay
Águas Mornas – Santa Catarina | Foto: Milada Vigerova por Pixabay

Videiras, o roteiro do vale da uva e do vinho e as vinícolas premiadas

Frio e vinho são a combinação perfeita, e a Videira é o destino ideal para quem concorda com isso. O lugar se destaca exatamente pelo enoturismo, e seu nome já deixa isso claro.

Ela faz parte do Roteiro do Vale da Uva e do Vinho, tendo como atração as vinícolas premiadas, como a Vinícola Santa Augusta e a Vinícola Zago, e o Museu do Vinho Mário de Pellegrin.

Museu do Vinho Mário de Pellegrin | Foto: Blog Aloisio Lucas
Museu do Vinho Mário de Pellegrin | Foto: Blog Aloisio Lucas

E, apesar desse roteiro poder ser feito durante todo o ano, por que não combiná-lo com o frio e aproveitar a visita a Santa Catarina para fazê-lo? Sem contar que existem outras opções, como espumantes deliciosos, para deixar seu passeio ainda melhor!

Para quem prefere temperaturas amenas no frio

Embora o estado esteja diretamente ligado às baixas temperaturas e seja sempre lembrado por isso, também existem lugares que possuem temperaturas mais amenas em Santa Catarina, e para todos os gostos. Serras e praias onde os termômetros dificilmente estarão abaixo de 5º C, o que é ótimo para quem não gosta tanto assim de um frio congelante.

Blumenau, onde a cultura alemã é fortemente percebida, seja na arquitetura, comidas, bebidas, músicas e, basicamente, em qualquer canto da cidade, é um desses lugares. Podendo se enquadrar, também, no roteiro de lugares para visitar se você for um amante de destinos históricos.

Pertinho de Blumenau, Pomerode também pode ser considerada uma cidade de temperaturas amenas. Com uma arquitetura belíssima, quem visita também pode, e deve, fazer a Rota do Enxaimel, conhecendo 50 casas que foram tombadas pelo patrimônio histórico. Além disso, é o local ideal para levar as crianças, porque conta com um parque de dinossauros e zoológico, destinos divertidíssimos e com muitas histórias para eles.

Praia Grande e os Cânions

Localizada na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Praia Grande possui como grande atrativos os cânions, que vão impressionar até os mais viajados dos aventureiros que passarem por lá.

A Terra dos Cânions, ou os Parques Nacionais da Serra Geral e de Aparados da Serra, é a combinação entre florestas de araucárias, cachoeiras, mata atlântica, e vales. Com até 900 m de altura, a junção dos parques forma o maior conjunto de cânions não só no Brasil, como em toda a América do Sul.

O clima por lá é frio durante todo o ano, mas não é congelante. O mês mais frio do ano é junho, no qual a média é de 11º C.

Seus cânions mais conhecidos são Itaimbezinho com um desfiladeiro de até 2 km de largura e 5.700 m de extensão. E o Cânion Fortaleza, que conta com 7 km de extensão. Contudo, os Parques Nacionais são formados por cerca de 60 cânions, como Quitéria, Montenegro e Josafaz.

A Morada dos Canyons

Está localizada em Praia Grande, e com o nome que já diz muito sobre, a Morada dos Canyons é um resort luxuoso, com chalés aconchegantes, seguros e aquecidos. Eles foram construídos exatamente para isso: gerar conforto e manter a temperatura agradável para quem vai visitar o local no inverno, além de oferecer lindas paisagens de brinde para quem se hospeda por lá.

Morada dos Canyons - Santa Catarina | Foto: originalmiles.com.br
Morada dos Canyons – Santa Catarina | Foto: originalmiles.com.br

A localização permite que seus visitantes tenham uma vista privilegiada, além de lagos para pesca, trilhas para caminhadas, cachoeiras e locais para prática de rapel, estando a apenas 12 km de distância do Cânion Itaimbezinho, um dos famosos cânions do local.

Viu só como o frio do inverno de Santa Catarina não é seu inimigo? Pelo contrário, ele se tornará um aliado, oferecendo suas lindas paisagens, cultura, arquitetura, comidas, bebidas e muito mais!

Prepare suas malas, os casacos quentinhos, os adereços de inverno e não deixe de visitar esse estado tão bonito e cheio de aventuras disponíveis. É importante reforçar que Santa Catarina é para todos os gostos, e com o roteiro ideal, você vai se divertir, relaxar e viver aventuras inesquecíveis. 

Para quem quer relaxar

Para aqueles que não são muito fãs de passeios ao ar livre, Santa Catarina oferece uma série de pousadas e resorts em suas cidades, que vão te ajudar a manter-se aquecidos e confortáveis, com comidas deliciosas, hidromassagem, lindas paisagens e diversas atividades dentro do local. É a ideia perfeita para quem quer relaxar.

Ainda é possível se divertir e aproveitar o inverno em Santa Catarina se você não é muito fã de frio, mas ama as paisagens que ele proporciona. Da serra à Blumenau, é só escolher o local que mais te agrada e pronto. Agora o que não pode é deixar de ir, viu?

E você, já reservou sua agenda para aproveitar todas as belezas naturais que nosso estado tem a oferecer?

Compartilhe a sua opinião com a gente!