Roteiro de Viagem Completo: 4 dias no Litoral Catarinense com Crianças

- Publicado em Deixe um comentário

Que tal conhecer o litoral catarinense com a família através de uma programação completa? Este roteiro de 4 dias é o melhor para suas férias ou feriado. Pular para o artigo

Roteiro de Viagem Completo: 4 dias no Litoral Catarinense com Crianças

Viajar em família ao litoral é um dos passeios mais alegres e muitas boas memórias são colecionadas.

E quando a ocasião é feita com crianças, mais ansiedade é gerada no processo de preparo, uma vez que os pequeninos não precisam de muito para se divertirem. 

Em contrapartida, os pais podem ter mais desgastes, sobretudo quando há muitas crianças na família; a depender da idade delas, os cuidados também devem ser redobrados.

Mas não há motivos para ter medo de viajar para a praia com crianças, tendo em vista as possibilidades de organização com o intuito de amenizar imprevistos.  

O litoral catarinense conta com muitas praias maravilhosas, paisagens de tirar o fôlego e  muitas opções de diversão em família. Este roteiro contempla a região ao entorno da Praia Brava, bem como o Balneário Camboriú e outras opções para quem prefere o sossego do campo. 

Então, leia atentamente este artigo e conheça o melhor roteiro de viagem com crianças! 

Alguns cuidados imprescindíveis na hora de planejar viagens com crianças 

Faça uma listagem de tudo o que será levado, a fim de que nada seja esquecido em casa

Checklist de viagem
Checklist de viagem

Essa lista deve incluir tudo o que será levado, seja brinquedos, roupas, materiais de higiene e cuidados com a pele, remédios, alimentos para as crianças comerem no percurso.

Esse documento servirá como um guia para facilitar a arrumação na ida, como também o checklist no retorno para casa. É muito comum que no momento de cansaço de volta alguns itens sejam deixados para trás, causando assim maiores transtornos. 

Compartilhe essa lista com o(a) parceiro(a) ou cuidadores para que todos se sintam responsáveis por tudo o que será levado na viagem. O tempo de descanso é para todos e por essa razão as responsabilidades devem ser compartilhadas entre os adultos. 

E a alimentação das crianças? O que levar?

Alimentação para crianças
Alimentação para crianças

Para pais que desejam manter uma boa alimentação dos filhos, principalmente em viagens, o momento dessa decisão pode gerar alguns desconfortos, pois não é simples decidir o que pode ser levado ou não.

Para crianças menores que ainda estão na fase da amamentação, o processo pode ser menos complexo, exceto nos casos em que o bebê se alimenta de leite industrializado. Nessa situação, os responsáveis devem tomar muito cuidado com higienização dos utensílios para reduzir qualquer chance de infecções e sustos similares.

É válido salientar que o transporte de alimentos deve ser feito em recipientes próprios, térmicos ou refrigerados ou então, os adultos devem fazer compras de alimentos frescos durante o trajeto e estadia. Além disso, crianças precisam de hidratação constante, então, água mineral, água de coco e sucos naturais não podem faltar. 

Para crianças maiores que já têm uma alimentação à base de sólidos, os pais / responsáveis devem estar atentos ao tipo de alimento que é consumido, caso optem por fazer refeições em estabelecimentos.

Por isso, recomenda-se que os cuidadores experimentem antes de as crianças comerem e que não façam experimentações inéditas, tendo em vista que cada corpo pode reagir de determinada maneira. 

A alimentação na praia também deve receber atenção e frutas frescas e refrescantes, e sanduíches naturais devem ser priorizados nos dias de relaxamento.  

A criança quer levar todos os brinquedos para a viagem… o que fazer?

Brinquedos para as crianças na viagem
Brinquedos para as crianças na viagem

O momento de escolher os brinquedos que poderão ser levados na viagem geralmente provoca bastante estresse para os pais, considerando que as crianças têm suas preferências a ponto de se sentirem ofendidas caso sejam impedidas de levá-las.

Diante desse cenário, faça combinados com as crianças através da explicação de que a praia tem muitas possibilidades de diversão e que alegria não vai faltar. 

Negocie a quantidade de objetos que poderão ser levados e invista em brinquedos próprios de praia, como bola, peteca, baldes e similares. Evite massinhas, bonecos e jogos com peças pequenas, nem qualquer produto que possa ser ingerido. 

Se a viagem for longa, livrinhos com histórias são uma boa opção e podem ser intercalados com materiais para colorir. Crianças precisam de movimento para sentirem que estão ativas e muitas não gostam de monotonia. Então, tenha em mente uma certa variedade de passatempos, a fim de usá-los em cada fase da viagem. 

Chame as crianças mais velhas para auxiliarem no preparo das malas 

Esta estratégia de envolvimento com a criança é importante para: 

  • Conversar sobre as expectativas para o passeio, imaginar cenários e memórias que vão ser guardados posteriormente; 
  • Estimular a organização tática, pois a criança poderá de decidir quais peças e objetos que poderá levar;
  • Ensiná-la sobre responsabilidade a respeito dos próprios pertences, sobretudo em um momento de muita empolgação em que objetos podem ser esquecidos para trás. 

Tenha em mente que imprevistos vão acontecer (e tá tudo bem!)

O intuito do planejamento é amenizar desgastes, mas ainda assim imprevistos vão surgir. Esta recomendação pode parecer óbvia demais, mas como viagem é sinônimo de descanso, expectativas são criadas na superestima de momentos excelentes.

Mas quando as eventualidades vierem à tona, acalme-se e saiba que momentos assim não vão estragar o passeio, mas que essas ocasiões podem ser uma oportunidade para ensinar crianças sobre frustrações, por exemplo. 

Mas o que fazer em 4 dias no litoral catarinense?

Baía Afonso Wippel - Itajaí  – Foto: Divulgação Visite Itajaí
Baía Afonso Wippel – Itajaí – Foto: Divulgação Visite Itajaí

Itajaí, a sede do maior porto pesqueiro do Brasil

Itajaí foi fundada ainda no século 19 e por isso mantém uma forte herança portuguesa, sobretudo na culinária à base de frutos do mar. A cidade conta com mais de 200 mil habitantes e sua estrutura convidativa, em constante expansão, é um atrativo para turistas, sobretudo no verão. Esta estação garante a diversão de toda família, tendo em vista as muitas opções de entretenimento na cidade aos arredores.

É nessa cidade linda cidade que recomendamos você começar a sua aventura em família pelo litoral norte catarinense! 

Como chegar? 

Caso o traslado seja feito de avião há três opções para desembarque:

  • Aeroporto Internacional de Florianópolis – a 105 km de distância;
  • Aeroporto de Joinville –  94 km de distância;
  • Aeroporto internacional da cidade de Navegantes – a 24 km de distância.

Caso a família decida viajar de carro, o acesso é pela BR-101.

O que fazer no primeiro dia de viagem? 

Belíssimas Praias

A primeira opção de qualquer família a passeio nesta cidade de belas praias e morros, com certeza será explorar o litoral ao redor e desfrutar de uma diversão inesquecível. As praias mais famosas são: Praia do Atalaia, que abriga os melhores pontos turísticos da cidade, o Farol e os Molhes da Barra.

Farol e os Molhes da Barra - Itajaí  – Foto: Divulgação Visite Itajaí
Farol e os Molhes da Barra – Itajaí – Foto: Divulgação Visite Itajaí

Semelhantemente, temos a Praia de Cabeçudas, que dispõe de paisagem compostas por rochas, a Praia da Solidão, e logo adiante a Praia Brava, uma das mais famosas da região. Ao entorno temos um crescimento urbano que não atrapalha em nada a diversão, mas ao contrário, possibilita o encontro com outras famílias também turistas. 

Rodovia Interpraias
Rodovia Interpraias em Balneário Camboriú  – Foto: Raphael/AdobeStock
Rodovia Interpraias em Balneário Camboriú – Foto: Raphael/AdobeStock

Para as famílias que não gostam de ficar na mesma praia um dia inteiro, é possível conhecer diversas praias através da Rodovia Interpraias. São 14 km de conexão entre 6 praias e esse trajeto pode ser feito de carro e muitas pausas para que toda família aproveite bastante. Então, em um único dia, é possível conhecer muita areia fina e águas salgadas. 

Centro Histórico de Itajaí

Conhecer o Centro Histórico de Itajaí é importantíssimo para aqueles que querem entender a cidade para além das praias e agitação litorânea. Crianças entre 8 e 12 anos com certeza ficarão encantadas com toda a história da região e os detalhes presentes na arquitetura da cidade. 

Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento - Itajaí  – Foto: Divulgação Visite Itajaí
Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento – Itajaí – Foto: Divulgação Visite Itajaí

A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento é a primeira parada obrigatória para admiração e ao lado o Museu Histórico de Itajaí guarda surpresas e curiosidades preciosas para os apaixonados pela cultura local. O horário de funcionamento é: de terça à sexta, entre às 13h e 18h e aos sábado das 8h30min ao meio dia. A entrada é gratuita. 

A Casa de Cultura é uma ótima oportunidade para participar de eventos, sobretudo na parte da noite, pois o espaço funciona todos os dias da semana entre 8h e 22h e aos sábados das 08 às 14h. Vale a pena ficar de olho na programação que pode ofertar shows e apresentações musicais, teatrais e de outras naturezas. 

O segundo dia de viagem começa cedo em Balneário Camboriú 

Oceanic Aquarium

Oceanic Aquarium – Foto: Divulgação Oceanic Aquarium
Oceanic Aquarium – Foto: Divulgação Oceanic Aquarium

Apesar de ser uma cidade considerada badalada, Camboriú reserva passeios inesquecíveis em família e visitar o Oceanic Aquarium deve ser uma das prioridades dentro do roteiro de viagens, já que o aquário reúne recintos de água doce e salgada e mais de 130 espécies aquáticas do mundo inteiro.

É uma experiência encantadora, sobretudo para crianças e suas curiosidades sobre a vida marinha.  

No site oficial os ingressos podem ser retirados com antecedência, crianças até 4 anos tem gratuidade, bem como aniversariantes do dia e pessoas com necessidades especiais. O aquário permanece aberto para visitação de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados e domingos das 9h às 19h. 

Parque Unipraias

Bondinho no Parque Unipraias – Foto: Divulgação Parque Unipraias
Bondinho no Parque Unipraias – Foto: Divulgação Parque Unipraias

A família curte um passeio de bondinho ou uma trilha com direito a uma vista maravilhosa para a cidade? O Parque Unipraias é único, já que reúne natureza e aventura de forma acessível e democrática.

Os pequeninos também não ficam sem atrações: a Fantástica Floresta com duendes e fadas e o passeio do trem suspenso vão garantir o divertimento dessa galerinha. Turistas podem visitá-lo qualquer dia da semana, entre 9h30 e 17h30 através de bilhetes adquiridos no próprio parque.  

Big Wheel

Big Wheel – Foto: Divulgação FG Big Wheel
Big Wheel – Foto: Divulgação FG Big Wheel

Este cartão postal é um dos mais queridos e fascinantes do Brasil. A maior roda gigante estaiada da América Latina tem mais de 82 metros de altura e conta com 36 cabines ventiladas.

A vista panorâmica é de tirar o fôlego e os horários diferenciados de funcionamento permitem que a família aproveite o turno da noite para o passeio: todos os dias, exceto às quarta-feiras, das 9h às 21h. Adultos pagam R$50,00 (cinquenta reais) e crianças entre 5 e 12  anos pagam R$25,00 (vinte e cinco reais). 

E a parada obrigatória no Beto Carrero? Ficou para o terceiro dia de viagem! 

Parque Beto Carrero

Beto Carrero World  – Foto: Facebook Divulgação Beto Carrero World
Beto Carrero World – Foto: Facebook Divulgação Beto Carrero World

Visitar o Parque Beto Carrero é um sonho de consumo de muitos brasileiros. O maior parque temático da América Latina fica a 38 km de distância de Praia Brava e oferece mais de 100 atrações tanto para crianças, quanto adultos, ou seja, diversão não vai faltar! 

Além dos inúmeros shows temáticos, os turistas poderão aproveitar o zoológico com variadas espécies e os aventureiros conhecerão o que é emoção ao brincarem na FireWhip, a primeira montanha russa invertida no Brasil.

Famílias que amam experiências cheias de adrenalina também vão curtir programações como o Betinho Carrero 4D, pois a sala de cinema promete interação com o filme, além de sensações únicas que ficarão guardadas na memória para sempre!

O Beto Carrero World também conta com parcerias de preservação da fauna e flora catarinense, como é o caso do Projeto Tamar, que possui um espaço educativo incrível, através de painéis, vídeos e esculturas.

Esta é uma oportunidade para ensinar crianças sobre a importância do cuidado do meio ambiente e toda a verba arrecadada na venda dos produtos da marca é usada para a preservação de tartarugas marinhas. Que causa maravilhosa, não é mesmo? 

Você já percebeu que não conseguirá conhecer todas as atrações em apenas um dia, mas poderá explorar bastante e garantir a diversão de toda família. Não se preocupe com estacionamento ou se poderá levar seus pertences, pois o parque disponibiliza um guarda-volumes e espaço para deixar o carro durante a visita.

Os preços dos ingressos são atualizados por temporada, data e ocasião no site oficial do parque, as bilheterias funcionam entre às 8h e 17h e o parque é aberto para visitação das 8:30h às 19h.

É hora de dar tchau! O último dia de viagem chegou! 

Parque Natural Municipal do Atalaia

Parque Natural Municipal do Atalaia - Itajaí  – Foto: Divulgação Visite Itajaí
Parque Natural Municipal do Atalaia – Itajaí – Foto: Divulgação Visite Itajaí

Acordar bem cedinho no último dia da viagem pode ser cansativo após uma viagem tão proveitosa, mas vale muito a pena! Para famílias com crianças mais velhas, fazer uma trilha em meio a Mata Atlântica pode ser uma boa opção.

O Parque Natural Municipal do Atalaia fica a 5 km da Praia Brava e conta com mais de 19 hectares de área preservada. Para crianças menores pode ser uma ótima oportunidade para um piquenique agradável em família. A entrada é gratuita e o parque funciona de quarta a domingo, sempre de 8h às 18h. 

Museu Nacional do Mar

Que tal fazer uma pequena viagem para aproveitar ainda mais o último dia em Santa Catarina? Para aqueles que desejam explorar mais o litoral catarinense, cidades como São Francisco do Sul, localizada a um pouco mais de 3 horas de Praia Brava, são uma alternativa.

Museu Nacional do Mar - São Francisco do Sul  – Foto: Divulgação Fundação Catarinense de Cultura
Museu Nacional do Mar – São Francisco do Sul – Foto: Divulgação Fundação Catarinense de Cultura

São Francisco do Sul é uma das cidades mais antigas do país e abriga o Museu Nacional do Mar que dispõe de muitas embarcações e instrumentos navais para exposição. A entrada é permitida a partir do pagamento de um valor simbólico e o horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10h às 17h.

Passeio de barco em São Francisco do Sul 

As praias da região são um show à parte, mas o passeio de barco em São Francisco do Sul é um dos mais cobiçados pelas famílias, pois o barco estilo pirata sai do cais do Centro Histórico da cidade, faz um trajeto de 4 horas, incluído parada para almoço, e explora toda beleza da região litorânea.

Segundo os turistas, os ingressos podem ser retirados no Centro Histórico e cada minuto vale muito a pena. Imagine sua família apreciando um passeio desse? 

A depender do horário de retorno, conheça o Parque Malwee

Parque Malwee - Jaraguá do Sul  – Foto: Divulgação Facebook Parque Malwee
Parque Malwee – Jaraguá do Sul – Foto: Divulgação Facebook Parque Malwee

Para as famílias que retornarão para casa passando por Joinville, por exemplo,  uma opção fantástica dentro da cidade de Jaraguá do Sul é o Parque Malwee.

Localizado a 60 km de distância de São Francisco do Sul, um pouquinho mais que 1h de carro, o espaço é o mais procurado por turistas que querem conhecer esta região. Segundo turistas, o parque abriga diversas árvores e mais de mais de 100 espécies de aves. 

A paisagem conta com 16 lagoas, além de uma pista de bicicross para os aventureiros e o Museu Wolfgang Weege (em homenagem ao fundador do parque). Todas essas atrações e muitas outras podem ser apreciadas gratuitamente, qualquer dia da semana, inclusive feriados, entre 7 e 17 horas.   

Minha família prefere o sossego… Quais são as opções para viagem?O sossego também é possível no litoral catarinense e muitos destinos mais tranquilos podem ser encontrados facilmente, a pouco mais de 3 horas de viagem partindo de Praia Brava.

É o caso da região dos lagos, em Rio de Cedros, em que as paisagens feitas de montanhas e vegetação permitem um pouco mais de qualmaria. A sugestão de viajantes é alugar casas no local, de preferência em estabelecimentos à beira de rios para aproveitar cada momento em família.

Casas Enxaimel em Pomerode/SC  – Foto: Viagens e Caminhos
Casas Enxaimel em Pomerode/SC – Foto: Viagens e Caminhos

Outra opção maravilhosa é a Pomerode e Rota Enxaimel, que permitem um mergulho na história colonial dessa região em Santa Catarina. A Rota é reconhecida pela ONU como uma das principais vilas turísticas do mundo, pois abriga o maior número de casas em formato Enxaimel fora da Alemanha. A cidade de Pomerode dispõe de zoológico, restaurante para toda a família e lojas com produtos locais.  

Viajar apenas uma vez ao ano para o litoral catarinense? Impossível! 

Quantos destinos surpreendentes no litoral catarinense, não é mesmo? E certamente, ao conhecer essa região o desejo de retorno será ainda maior. Mas por que aguardar as férias para visitar essas cidades, se a Incorposul está chegando em Praia Brava?

Conheça os motivos para adquirir o imóvel de alto padrão ideal, com o conforto e qualidade que sua família merece. Não adie esta decisão!

Fontes usadas para este artigo:

Compartilhe a sua opinião com a gente!