Turismo Rural em Joinville: Conheça as Melhores Opções de Lazer no Campo!

- Publicado em Deixe um comentário

Sair um pouco da correria da cidade é tudo de bom, não é mesmo? Separamos algumas das melhores opções de turismo rural em Joinville, acompanhe! Pular para o artigo

Turismo Rural em Joinville

Sim, é possível fazer turismo rural em Joinville.

Apesar de ser a maior cidade de Santa Catarina, com maior população e maior Produto Interno Bruto do Estado, e também a terceira maior cidade do sul do país.

Joinville conta com áreas rurais para aquele descanso merecido aos finais de semana, ou mesmo, uma rápida fuga ao longo da semana para um almoço ou café.

São locais que contam a história da cidade, fundada por imigrantes germânicos, suecos e poloneses. Afinal, uma das belezas de Joinville é seu pujante desenvolvimento econômico enquanto guarda a sua essência de cidade do interior.

Vem com a gente nesse passeio rural por Joinville e região.

1. Estrada da Ilha

Turismo Rural em Joinville - Estrada da Ilha
Estrada da Ilha

O colorido floral da Estrada da Ilha encanta quem busca um refresco para o cotidiano a menos de 30 minutos do centro de Joinville.

Ali, é possível encontrar diversas propriedades que cultivam campos de flores e disponibilizam horários para visitação. Destaque para as espécies exóticas de hemerocallis (lírios) e os girassóis frondosos, típicos da primavera.

Na Estrada da Ilha, também é comum encontrar eventos crioulos devido às propriedades de criadores de cavalos.

A localidade tem muitas opções de produtos coloniais para quem deseja levar para casa o sabor do interior.

2. Quiriri

Turismo Rural em Joinville - Quiriri
Quiriri

Quando vier aquela vontade de renovar as energias, um pulinho no Quiriri pode ser a solução. Por lá, diversas propriedades oferecem trilhas e camping em meio à natureza.

Em algumas delas, é possível um mergulho nas águas cristalinas dos rios Quiriri e Cubatão.

A arquitetura germânica em enxaimel, típica dos colonizadores, também está presente na região. Vale a pena conhecer.

3. Estrada Bonita

Turismo Rural em Joinville - Estrada Bonita
Estrada Bonita

Essa estrada faz jus ao nome. Considerada uma das maiores referências do turismo rural em Joinville, a Estrada Bonita foi fundada em 1885 por imigrantes alemães que trabalharam na construção da estrada de ferro de Paranaguá.

A cultura da região continua sendo preservada através da produção artesanal de itens decorativos e alimentícios.

São 5 quilômetros de belezas naturais conservadas às margens da BR 101. Algumas propriedades oferecem a experiência de viver a vida no campo, como passeios de trator, café colonial, almoço rural, pesca e trilhas.

A maior parte das famílias é descendente de alemães e divide-se entre a lida com agricultura e o turismo receptivo.

4. Piraí

Piraí
Piraí – Foto: Adilson Giradi

Cachoeiras, montanhas e vastos arrozais compõem as paisagens do Piraí.

A localidade fica no Bairro Vila Nova, famoso pelas vastas plantações de arroz e pela arquitetura germânica.

Não deixe de visitar a Cachoeira do Rio Piraí e aproveitar as opções de lazer e gastronomia da região. Os estabelecimentos oferecem entretenimento para toda a família, com brincadeiras, passeios em pôneis e degustação de cervejas ao ar livre.

A Cervejaria Gut Brau é aberta aos finais de semana e feriados para proporcionar dias de descontração entre família, amigos e pets.

Já o Rancho Alegre funciona aos finais de semana e feriados de fevereiro a dezembro e reúne atividades como passeios à cavalo e de pônei, piqueniques, visita guiada e atrativos para crianças.

Para quem não dispensa um parque aquático, a dica é passar um dia no Parque Caminho das Águas. O espaço conta com piscinas naturais, quiosques com churrasqueira, playground, jardim, trilhas, caiaque, pedalinho e pequenos animais.

Também há uma lanchonete no local. Fique atento aos horários de visitação, sempre aos sábados, domingos e feriados, mas que podem variar conforme a época do ano.

5. Serra Dona Francisca

Serra Dona Francisca
Serra Dona Francisca – Foto: TripAdvisor

Rica em história, a Estrada Dona Francisca foi projetada para ligar Joinville ao planalto de Curitiba. A sua construção iniciou em 1858, dando origem à Serra Dona Francisca, segunda estrada carroçável do Brasil.

Sua extensão inicia no centro de Joinville, passa pelo distrito Industrial, corta o distrito de Pirabeiraba e segue às cidades de Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Mafra.

Seu trajeto serpenteia a exuberante mata atlântica da região, com trechos de plantações de bananeiras. As casas em enxaimel, típicas dos colonizadores, completam o visual bucólico, bem como os atrativos turísticos.

Alguns restaurantes às margens da rodovia servem o delicioso marreco recheado e outras iguarias da culinária alemã. Também é possível encontrar propriedades que oferecem passeios de charrete, cavalo e visita a apiário.

Também recomendamos conhecer as pastelarias que oferecem preparo caseiro das massas e bebidas típicas como o caldo de cana, em um visual bucólico.

Vale a pena fazer o trajeto de subida da serra até o mirante. São 4km de curvas fechadas até lá. A vista contempla toda a região montanhosa repleta de matas nativas.

Para os aventureiros, é possível fazer trilhas ou roteiros de bicicleta na Área de Proteção Ambiental Dona Francisca. Existem passeios com guias especializados através do Circuito do Piraí.

Outro ponto interessante é o Castelo dos Bugres, uma formação rochosa de mais de 1000 anos. Para desbravar o local, é melhor contar com o apoio de um guia.

Cidades próximas a Joinville que oferecem Turismo Rural

A localização privilegiada de Joinville, entre a serra e o mar, aproxima seus moradores de oportunidades de estar próximo da natureza.

Listamos também as cidades que ficam a apenas uma hora, ou menos, e que contam com atrativos turísticos rurais.

O que fazer em Campo Alegre?

Campo Alegre
Campo Alegre – Foto: NSC Total

A primeira cidade após a subida da Serra Dona Francisca se caracteriza pelo clima ameno e ar bucólico. De Joinville até o charmoso centro de Campo Alegre o trajeto demora cerca de uma hora.

É possível se hospedar em pousadas rurais, chalés e cabanas pelas localidades do interior. O cartão-postal da pequena cidade é a Cascata Paraíso, localizada próximo à Prefeitura Municipal, no centro.

Para quem deseja tomar um banho de rio, a opção pode ser o Salto do Engenho. Também é excelente para apenas desfrutar da natureza.

Ainda no centro, você encontra opções de lojas para compras, cafés coloniais e restaurantes. Não deixe de provar a carne de cordeiro e seus derivados.

Também vale a pena conferir o artesanato local, disponível em lojas ou na Casa do Artesão, próximo ao Posto de Informações Turísticas.

Campo Alegre conta com opções de passeios diversos, desde caminhadas tranquilas, trilhas em meio à floresta até o turismo de aventura com rapel. Vale a visita, seja para se aventurar ou apenas contemplar.

O que fazer em Garuva?

Garuva
Garuva – Foto: Temporada Livre

Cidade vizinha de Joinville ao norte, Garuva é um destino turístico bastante conhecido por quem busca a tranquilidade da natureza combinada às aventuras de esportes como canyonismo, rapel, trekking, tirolesa, canoagem e pesca.

O acesso se dá pela BR 101 sentido norte, a apenas 40 minutos em situações normais de trânsito.

Entre os locais mais procurados, podemos evidenciar o Monte Crista, que já foi usado como caminho por padres jesuítas há 200 anos. Também existem outras trilhas nessa região que eram usadas como caminhos por povos antigos, há mais de mil anos.

As grutas são repletas de histórias e superstições, além de serem de contar com uma belíssima vista.

Vale também conhecer a Baia do Palmital, famosa pela diversidade de fauna e flora e pela possibilidade de praticar pesca esportiva.

Inclusive, Garuva é um excelente destino para quem gosta de pesca. São diversos os pesque-pagues que proporcionam lindas paisagens e descanso.

A pesca é um marco importante para Garuva, visto que artesanato de vime, cipó e ratã são destaques da região. Em um pulinho no estilo “bate-volta”, vale também experimentar as opções da culinária local baseados nos pratos típicos coloniais.

O que fazer em Schroeder?

Schroeder
Schroeder – Foto: JDV

Essa não é uma cidade vizinha de Joinville, mas fica próxima: apenas uma hora de distância. A pequena e acolhedora Schroeder é imperdível para quem busca se reconectar com a natureza.

Sua geografia rica em morros,cachoeiras e rios atrai muitos desportistas, mas também quem procura apenas um pouco de paz. As opções de pousadas rurais acomodam quem procura por isso, além de oferecer outros atrativos para experimentar a vida no campo.

Para conhecer a fauna e a flora do local, o ponto ideal é a Estação Ecológica do Bracinho. Trata-se de uma das regiões mais preservadas da região.

Para quem deseja fazer uma trilha entre cachoeiras, a melhor opção é o Recanto Renascer. Sua área de mais de 250 mil metros quadrados é um respiro para quem deseja uma conexão profunda com a natureza.

No centrinho de Schroeder, aproveite as opções de gastronomia local e também a Prainha, local espraiado que atrai visitantes principalmente no verão.

Conclusão

Viu só quantas opções de turismo rural em Joinville os moradores podem curtir?

Esses locais podem ser visitados em diferentes épocas do ano, válidos tanto para férias quanto para dar uma fugidinha e curtir a natureza.

Viver em Joinville é ter a comodidade estrutural que uma cidade oferece sem dispensar o contato com a natureza a qualquer momento.

Imagem destaque: Univille

Compartilhe a sua opinião com a gente!