Passeios de Lancha em Santa Catarina: Explore o Norte Catarinense

- Publicado em Deixe um comentário

Já pensou em conhecer as belezas naturais do norte através de passeios de lancha em Santa Catarina? Leia o artigo no qual damos todas as dicas! Pular para o artigo

Passeios de Lancha em Santa Catarina

Se você já andou de lancha, conhece aquela sensação única de liberdade e contato com a natureza. 

Hoje, nós vamos te contar como ter uma experiência incrível em um passeio de lancha pelo Norte de Santa Catarina. Seja para quem já possui uma embarcação ou para quem quer reunir os amigos e família para contratar um passeio turístico.

Continue lendo. A diversão está garantida!

Como fazer um passeio de lancha agradável

Principalmente para quem nunca realizou um passeio desse tipo, é importante ficar atento a alguns detalhes para ter uma experiência ainda melhor. 

Para os iniciantes, é bom lembrar que você sempre pode contratar serviços de passeio, onde um piloto está a sua disposição. Para quem quer estar no controle da lancha, é preciso tirar uma licença para pilotar uma embarcação náutica.

Veja algumas dicas para marinheiros de primeira viagem!

Marinheiros de primeira viagem
Marinheiros de primeira viagem
  • Obtenha informações sobre o local onde irá navegar;
  • No início, prefira passeios mais rápidos e perto das margens;
  • Verifique a condição das marés ao navegar em alto mar;
  • Verifique a previsão do tempo;
  • Antes de acelerar a lancha, verifique se os convidados estão sentados;
  • Nunca fique próximo a um navio;
  • Distribua o peso igualmente pela embarcação para manter a estabilidade.

Para os dias de sol, é importante se equipar com água em abundância, comidas leves, remédios para enjoo e dor de cabeça, chapéu ou boné, roupas extras, protetor solar, pós sol, repelentes, óculos de sol e toalhas de banho.

E nunca esqueça de realizar a revisão periódica em sua lancha. 

Por vezes, os proprietários deixam as embarcações durante meses na marina sem nenhuma manutenção e isso pode causar problemas para o seu dia de diversão.

Para quem quer fazer passeio de lancha no Norte de Santa Catarina sem ter uma lancha, em Joinville, a empresa Prime Share trabalha com um sistema de compartilhamento de embarcações, onde o cliente compra uma quota da lancha e divide o seu uso com outras pessoas. 

Essa pode ser uma boa opção para quem quer usufruir de todos os benefícios de ter a própria lancha com um investimento menor.

Onde deixar a sua lancha

Diferente de um carro, as pessoas não estacionam a lancha na própria garagem. Para isso é preciso contar com os serviços de uma marina. Neste local, o proprietário paga para que a sua embarcação fique segura e pronta para entrar na água com rapidez.

No norte de Santa Catarina existem diversos locais assim para guardar a sua lancha:

Centro Náutico Porto do Sol

Centro Náutico Porto do Sol - Foto: Divulgação Centro Náutico Porto do Sol
Centro Náutico Porto do Sol – Foto: Divulgação Centro Náutico Porto do Sol

O Centro Náutico Porto do Sol fica às margens do Rio Cubatão em Joinville, a uma distância de 2,5 km do aeroporto da cidade. Conta com uma estrutura completa para guarda de embarcações e mais de 130 metros de piers flutuantes. Você pode optar por deixar a sua lancha em vaga seca ou molhada.

Marina das Garças

Marina das Garças - Foto: Divulgação Marina das Garças
Marina das Garças – Foto: Divulgação Marina das Garças

Também localizada no Rio Cubatão, a Marina das Garças é a primeira marina de Joinville, operando desde 1987.

Possui uma área coberta de 3.100,00 m² e diversas conveniências, como um Espaço Gourmet para eventos com churrasqueira e cozinha.

Joinville Iate Clube

Joinville Iate Clube - Foto: Divulgação Joinville Iate Clube
Joinville Iate Clube – Foto: Divulgação Joinville Iate Clube

Localizado no bairro Espinheiros, o JIC, como é chamado, possui 10 galpões para embarcações e um trapiche flutuante com 36 vagas. No local, também é possível usufruir de um excelente restaurante de frutos do mar.

Além dos serviços de marina, o JIC oferece aos associados, atividades náuticas, esportivas, culturais e sociais. O Joinville Iate Clube também conta com uma Escola de Vela, projeto que proporciona aulas gratuitas para crianças de 8 a 14 anos.

Em São Francisco do Sul, você pode deixar a sua lancha na Marina Di Capri, Arco-Íris (ambas localizadas na Praia do Capri) e na Marina Iperoba. Já em Itapoá, na Baía da Babitonga, está localizada a Marina Pontal.

Os locais das marinas indicados acima, é de onde você vai iniciar a sua viagem pelo Norte de Santa Catarina, no qual o principal trajeto é ao longo da Baía da Babitonga.

Baía da Babitonga

A Baía da Babitonga é o principal local para um passeio de lancha no Norte de Santa Catarina e oferece águas calmas para os navegantes.

As baías possuem as melhores condições para passeios de lancha, pois as tempestades que ocorrem em mar aberto, pouco afetam essas regiões.

Com aproximadamente 160 km², a Baía da Babitonga contempla as cidades de Joinville, São Francisco do Sul e Itapoá e é a maior baía navegável do estado. Na região, há também 65 km de manguezais e é possível ver espécies variadas de peixes, aves e até golfinhos.

Durante o trajeto pela Baía da Babitonga, você pode avistar as 24 ilhas que existem por lá e as paradas obrigatórias são o Centro Histórico de São Francisco do Sul, a Ilha das Flores, ideal para banhistas e a Vila da Glória, local com deliciosas opções gastronômicas.

Vamos conhecer mais de perto esses e outros locais!

Baía da Babitonga - Foto
Baía da Babitonga – Foto

As ilhas

Saindo de Joinville, São Francisco do Sul ou Itapoá, o trajeto mais realizado pelas embarcações passa pelas ilhas da região. Algumas são desertas e outras são pontos de encontro de lanchas e é possível parar e realizar diversas atividades de lazer.

A Ilha das Flores é um ótimo lugar para passar a tarde com a família. O mar calmo é propício para banhistas. Seus visitantes ainda aproveitam a parada para realizar passeios de Jet Ski e preparar um churrasco na beira do mar.

Já na Ilha dos Herdeiros, o destaque fica por conta do restaurante Cachaville, um local com estrutura flutuante para atender as necessidades de cozinha e bar de quem está passeando pela Baía da Babitonga.

Vila da Glória

A Vila da Glória está na área continental de São Francisco do Sul e é banhada pelas águas da Baía da Babitonga.

Ao chegar no local, você se depara com uma ampla gama de restaurantes à beira mar. O restaurante Jaci Zinho Batista é um dos mais tradicionais e oferece diversas opções de frutos do mar.

Vila da Glória, São Francisco do Sul - Foto: Valmice Vieira
Vila da Glória, São Francisco do Sul – Foto: Valmice Vieira

Seguindo pela Vila da Glória, você chega na Praia Bonita, uma praia de pescadores, mas também perfeita para momentos de lazer com a família. Do local, é possível avistar os portos de Itapoá e São Francisco do Sul.

Se você tiver tempo e disposição, ainda é possível adentrar na Vila da Glória para conhecer as belas cachoeiras. Há cerca de 15 km estão localizadas as cachoeiras da Serrinha e do Casarão.

Centro Histórico

Localizado do lado oposto da baía, em relação a Vila da Glória, o Centro Histórico é um local com 150 construções açorianas, onde é possível conhecer a história da cidade.

Já na chegada, uma destas construções abriga o Mercado Municipal, local com mercearias, peixarias, lanchonetes e lojas de artesanato.

No Museu Histórico, você pode conhecer toda a história de São Chico por meio de documentos e objetos que remontam a fundação da cidade. Já o Museu Nacional do Mar é um prato cheio para quem ama navegação. Você pode encontrar embarcações e artigos que contam a história da navegação brasileira.

Museu Nacional do Mar - Foto: Julian Cezare
Museu Nacional do Mar – Foto: Julian Cezare

Outro ponto imperdível é a Igreja Nossa Senhora das Graças. No local, há uma imagem de Nossa Senhora que foi trazida da Espanha em 1553. Nos fundos da Igreja, está o Museu de Arte Sacra, que conta com um acervo de mais de 800 peças que remontam às origens da imigração e religião no local.

É possível visitar o Centro Histórico em algumas horas. Indicamos reservar um turno do seu dia de passeio para aproveitar bem e almoçar no Mercado Municipal ou nos restaurantes a na beira da Baía da Babitonga.

Praia do Capri

Bem na ponta da Baía da Babitonga está situada a Praia do Capri. Por contar com uma marina, é comum ver muitas embarcações por lá. Você também pode atracar a sua lancha no Capri Iate Clube, local que também conta com um ótimo restaurante.

A praia, com águas limpas e areia branquinha é propícia para passar um tempo agradável com a família e praticar esportes náuticos.

Capri Iate Clube - Foto Divulgação Capri Iate Clube
Capri Iate Clube – Foto Divulgação Capri Iate Clube

Ilha da Paz

Saindo um pouco da Baía da Babitonga e contornando a ilha de São Francisco do Sul, você chega em um outro destino muito frequentado por lanchas e iates: a Ilha da Paz. O local é ótimo para banho e mergulho. Conta com costões rochosos e um farol construído em 1905.

Você ainda pode navegar por todas as belas praias de São Francisco do Sul, porém, é preciso estar atento aos banhistas, que são muitos na alta temporada. Segundo a legislação, não se pode navegar a menos de 200 metros da orla da praia.

Outro ponto importante é que quanto mais longe de terra firme, mais agitadas ficam as águas. Por isso, a navegação nas baías, rios e lagos, que proporcionam mais estabilidade, são as indicadas para se fazer com a família.

A praia de Joinville

Durante o seu passeio de lancha pela Baía da Babitonga, você pode aproveitar para conhecer a Praia do Vigorelli, que fica em Joinville. 

Ela não possui uma grande faixa de areia, nem é muito visitada por turistas, mas quem vai garante: é um local tranquilo para estar em contato com a natureza.

Passeios turísticos

Para quem não quer ter que definir rotas e tomar todas as providências para um bom passeio de lancha, existem muitas opções de passeios turísticos que são um sucesso por aqui. 

Afinal, quem não quer conhecer belas paisagens com todo o conforto, serviço de bar e cozinha e entretenimento?

Veja algumas opções!

Barco Príncipe

A embarcação tem 3 andares, capacidade para 417 pessoas e percorre a Baía da Babitonga saindo do bairro Espinheiros em Joinville. A bordo, um serviço completo com restaurante, três bares e música ao vivo.

Barco Príncipe Joinville
Barco Príncipe Joinville

Na viagem, você pode avistar as ilhas Do Mel, Redonda, Das Claras, Murta, Do Corisco, Grande, Da Rita, Das Flores, Dos Herdeiros, Mandigituba, Do Maracujá e Do Cação. A única parada acontece para uma visita no Centro Histórico de São Francisco do Sul.

O preço da passagem é R$ 120,00 por pessoa, com almoço incluso. Crianças, até 5 anos de idade não pagam e de 6 a 12 anos, pagam meia passagem.

O Barco Príncipe começa o trajeto às 10h30, com previsão de retorno para às 15h30.

As reservas devem ser feitas através do telefone (47) 3455 4444.

Barco Pirata

O Barco Capitão Jack, também conhecido como Barco Pirata, possui 3 andares e capacidade para mais de 200 pessoas. O barco sai do cais do Centro Histórico e vai em direção ao Porto de São Francisco do Sul, onde é possível ver grandes navios atracados e golfinhos.

Depois, ele segue para a rota das ilhas na Baía da Babitonga, percurso no qual um guia turístico fala sobre curiosidades da região. No almoço, uma parada na Vila da Glória para apreciar os restaurantes de frutos do mar.

  • O passeio custa R$ 60,00 por pessoa e a passagem pode ser adquirida diretamente no cais.
  • O barco sai às 11h e tem retorno previsto para às 15h.

Há também outros dois barcos com propostas semelhantes: Capitão Vô Preto e o Holandês Voador. Ambos partem do Centro Histórico.

O setor náutico em Santa Catarina

O litoral catarinense é um dos melhores do Brasil e cada vez mais investe em infraestrutura para turismo. Nós ainda somos o maior pólo náutico do país, com cerca de 200 estaleiros instalados.

O mercado catarinense conta com marcas originais daqui, como a Armatti Yachts e a Fishing Raptor. Santa Catarina também é sede da italiana Azimut Yachts, uma das maiores marcas mundiais no setor.

Na sede em Itajaí, é produzido o maior e mais caro iate brasileiro, com mais de 350 metros quadrados de área, avaliado em R$ 55 milhões. A filial brasileira da Azimut Yachts já produziu mais de 250 embarcações de luxo.

Apesar de não ser tão badalado como em outros pontos de SC, as opções na região norte estão recebendo cada vez mais investimentos e o setor de turismo náutico desponta como uma atividade que movimenta outros setores, como o gastronômico.

E você, já curtiu um passeio de lancha pelo Norte de Santa Catarina?

Além de conhecer as belezas naturais e desfrutar dos ótimos serviços disponíveis, você contribui com a economia da nossa região.

Imagem destaque – FS Yachts

Compartilhe a sua opinião com a gente!