Por que investir em imóvel é um porto seguro para enfrentar a crise do coronavírus?

- Publicado em Deixe um comentário

Com o movimento do mercado financeiro em função da pandemia do coronavírus, separamos algumas dicas para investimento em imóveis! Pular para o artigo

Por que investir em imóvel é um porto seguro para enfrentar a crise do coronavírus?

Com a pandemia do Covid-19, a prioridade agora sem dúvida nenhuma é salvar vidas e cuidar da saúde, já que ainda não existe vacina.

Por isso, esperamos que você e sua família estejam bem e seguros. 

Mas com o sobe e desce do mercado financeiro, é preciso entender que a diversificação de investimentos nunca fez tanto sentido. Afinal, não sabemos onde isso tudo vai parar, certo? 

Diante desse novo cenário da bolsa de valores que teve uma forte queda de mais de 38% em 2020 e com a disparada do dólar, cotado desde março acima de cinco reais, especialistas orientam a busca pelo tão almejado “porto seguro”. 

A resposta que vale ouro é investir em ativos fortes e sólidos com tranquilidade e segurança, sem abrir mão da rentabilidade. 

Se você tem capital e não sabe onde investir com a crise, ou mesmo decidiu que chegou a hora de comprar a tão sonhada casa própria, aproveite o momento: o mercado de imóveis pode ser o porto seguro para aplicar o seu dinheiro sem riscos de perda imediata.

Saiba por que:

1. Segurança e estabilidade

É importante levar em consideração que crises econômicas não são exclusivas do nosso tempo e nem sempre são provocadas por pandemias, como é o caso do coronavírus agora.

Se vivemos uma época de incerteza, focar no mercado imobiliário é uma das formas mais seguras de aplicação do seu dinheiro.

Tido muitas vezes como um investimento para quem tem perfil mais conservador, os imóveis oferecem muita estabilidade quando comparados a ações na bolsa de valores e fundos de investimento, que tiveram quedas diárias desde o começo da crise.

Os imóveis são considerados bens que se valorizam com o tempo.

Então, por mais que o mercado passe por instabilidades, os valores dos imóveis seguem uma tendência de se recuperar.

Sem falar no instrumento legal: há segurança jurídica quando o tema é propriedade pessoal.

2. Retorno garantido

Deixar o seu dinheiro parado na poupança não é a melhor forma de ganho atual, mesmo sendo esse o investimento mais corriqueiro e popular na vida dos brasileiros. 

É só fazer as contas: em 2019, o rendimento total da poupança foi de 4,62% e, no mês de Abril de 2020, rendeu menos que 0,3%, segundo dados do relatório Focus, do Banco Central.  

Os imóveis são bens de alto valor.

Com a compra e venda de imóveis, você constrói patrimônio e tem grandes chances de valorização do investimento.

Passado o momento de crise econômica no país, as empresas e as pessoas voltarão a investir e em adquirir produtos e serviços. 

Portanto, esse é um bom momento para negociar e investir em um empreendimento que tem todas as características para trazer um bom retorno financeiro para o investimento realizado.

3. Pensando no futuro

Mesmo que muitos pensem ao contrário, investir em imóveis em tempos de crise é investir para o futuro de si próprio e da família.

É a oportunidade para aumentar o patrimônio com um bem de valor efetivo, o que não acontece, por exemplo, com carros ou móveis.

A utilidade do imóvel é indiscutível, pois serve para abrigar a família, os pais e os filhos, por muito tempo.

Existem famílias onde um mesmo imóvel já ofereceu renda para três ou quatro gerações.

Lembre-se que por mais antiga que seja uma edificação, ela pode ser reformada e ficar completamente nova. 

Além disso, a maior parte das pessoas vão sempre reformando seus imóveis, à medida que o tempo vai passando, de forma a evitar que ele caia em deterioração.

4. Preço e negociação 

Um dos pontos fortes para o investimento em imóveis durante crises econômicas como a pandemia, é o valor.

O investidor poderá fazer uma negociação muito mais interessante para ambos os lados.

É preciso saber aproveitar as oportunidades em cenários adversos como o que estamos vivendo. 

Sabendo negociar, é possível obter descontos, condições de pagamento ou benefícios muito interessantes e, assim, aumentar seu patrimônio gastando menos que em períodos normais.

5. Renda Extra

Atuar no mercado imobiliário realmente pode ser uma fonte de renda e gerar lucros para o investidor.

Mesmo quando o momento não é favorável para a venda, o aluguel será uma opção interessante para quem tem um apartamento ou uma casa parada, por exemplo.

Outro fator que soma pontos é que com o investimento na locação, acaba surgindo uma renda passiva, ou seja, uma espécie de salário que não depende diretamente de um emprego, permitindo ao proprietário cobrir as despesas do imóvel ou até outras e ainda garantir um dinheiro a mais no orçamento para diversificar e investir em outras aplicações.

Continuidade das Obras

Em muitas cidades, as medidas de restrição sanitária não afetaram a continuidade das obras.

Comprar um imóvel pode ter muitos benefícios ao acompanhar os mercados locais, como as construtoras da sua cidade, onde é possível enxergar a realidade de cada empresa, já que você estará inserido neste cenário. 

Acompanhando o trabalho de uma construtora local, é possível perceber, por exemplo, quantos lançamentos realizou, conhecer a quantidade de unidades vendidas, o andamento das obras e também o planejamento de novos produtos para o ano.

São dados que podem contribuir na percepção do que esta empresa pode realizar e agregar na valorização dos imóveis no futuro.

Dessa maneira o investidor volta seu olhar para um ativo real, como imóveis na planta nos lançamentos, ou em um retorno na venda ou locação.

Uma pesquisa da Brain Inteligência Estratégica em parceria com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) realizada entre 21 e 27 de março reunindo 362 empresas no país, constatou que mesmo com a crise, as construtoras pretendem continuar com seus cronogramas de lançamentos previstos para o ano:

Investir em imóvel em época de coronavírus
Investir em imóvel em época de coronavírus

Aqui mesmo na Incorposul, estamos com duas obras em andamento na cidade de  Joinville:

  • Monte Saint-Michel no bairro Saguaçu com entrega prevista para abril de 2022 
  • The Lux no bairro América, que será entregue em outubro. 

Também está previsto o lançamento ainda em 2020 do Saint Antoni Residence, no bairro Santo Antônio. 

Há mais de 15 anos a Incorposul vem entregando empreendimentos dentro do prazo previsto, mantendo assim a solidez e confiabilidade no mercado da construção civil.

Faça da crise uma Oportunidade!

Se você pretende investir o seu dinheiro em algo que traga retorno garantido, o mercado imobiliário, daqui pra frente, será um dos maiores nichos de investimento do país, principalmente com as quedas da bolsa que bagunçam a economia.

Ninguém sabe ao certo, quando o mercado vai retornar ao normal, como era antes da pandemia. 

Em vez da volatilidade do investimento em ações, faça a opção pela segurança do mercado imobiliário.

Ao comprar um imóvel, você pode ter uma crise de liquidez, como por exemplo não conseguir vender ou alugar o imóvel em um prazo curto de tempo, mas perder dinheiro, dificilmente irá acontecer. 

De acordo com Nuno Garcia, diretor da Gesconsult de Portugal, empresa especializada em gestão e fiscalização de obras “o mercado imobiliário funciona a longo prazo”, ou seja, “mesmo que o cenário pareça catastrófico nos dias de hoje, é importante manter a confiança nos investimentos e aguardar”.

“Qualquer negócio tem um tempo certo, seja comprar ou vender”.

Atendimento 100% virtual

Para nós que somos construtora, os desafios são enormes nesse momento.

Além de medidas de proteção para os trabalhadores nos canteiros de obras, com uso de equipamentos de proteção individual (luvas, máscaras, álcool gel e distanciamento seguro) o atendimento é totalmente online, evitando que o investidor se desloque até o plantão da obra do imóvel e corra riscos desnecessários. 

Nossos clientes e interessados podem ser atendidos com segurança, praticidade e conforto, tirando todas as dúvidas sobre os imóveis disponíveis, financiamento, documentação e condições de pagamento.

Estamos apostando nos recursos digitais, recebendo documentos para análise de crédito e disponibilizando material para permitir um tour virtual pelos nossos empreendimentos em construção e apartamentos decorados. 

Tem interesse em investir no imóvel que você tanto deseja?

Agende AQUI uma conversa com nossos corretores. 

A Incorposul é uma construtora séria e que se orgulha de fazer parte da vida e da história de cada um de seus clientes.

Amparados em pilares como a qualidade técnica, o respeito e a expertise de uma equipe com mais de 30 anos de atuação no mercado da construção civil, nós não vendemos sonhos, nós entregamos!

Compartilhe a sua opinião com a gente!