Raça de Cachorro para Apartamento: Como escolher?

- Publicado em Deixe um comentário

Escolher uma raça de cachorro para apartamento é uma tarefa simples, mas que exige atenção. Pular para o artigo

Raça de Cachorro para Apartamento

Não há dúvidas sobre o cão ser o melhor amigo do homem. Mas, para que essa amizade tenha final feliz para ambos, é essencial que o proprietário leve em consideração as necessidades do seu futuro animal de estimação.

Antes mesmo de pensar na adaptação ao estilo dos moradores, quem vive em condomínio fechado precisa considerar o bem-estar do animal dentro de um apartamento.

Ninguém quer precisar doar ou vender um animal após alguns meses por falta de adaptação ao espaço restrito de um apartamento.

Se for para gerar estresse no animal, também vai gerar estresse ao tutor. Esse é o oposto do que desejamos ao incluir um pet à família, concorda?

Continue a leitura para entender quais pontos considerar ao escolher uma raça de cachorro para apartamento.

Quais os principais fatores para escolher um cachorro?

Quais os principais fatores para escolher um cachorro?
Quais os principais fatores para escolher um cachorro?

Antes de qualquer coisa, precisamos entender que, historicamente, os cães evoluíram para se adaptar aos seres humanos. As raças caninas que melhor acompanharam as necessidades humanas, tanto de afeto quanto de proteção, foram as que triunfaram sobre as outras.

Por isso, é perfeitamente possível contar com raças de cães que se adaptem aos espaços restritos de um apartamento. Mas, é preciso saber quais delas levar em conta.

Tamanho do animal

A primeira regra é saber se ele vai ficar bem em um ambiente com menor espaço e sem um quintal acessível a qualquer momento, como pode ocorrer em uma casa.

Um cachorro pequeno para apartamento deve ser considerado, nesse caso.

Personalidade tranquila

As restrições de um apartamento pedem que o animal tenha um comportamento mais contido. Em primeiro lugar, porque um cachorro que late o tempo inteiro pode gerar transtornos com os vizinhos.

Além disso, também é preciso considerar que ele vai ficar bem ao passar longos períodos sem contato com áreas externas. Sem essa adaptação, pode ser que o animal desconte esse estresse destruindo móveis e itens da casa, além de chorar e, novamente, incomodar a vizinhança.

Rotina da família

Por último, mas não menos importante, a família precisa se preparar para receber esse novo integrante.

Quantas vezes por dia será possível passear com o cachorro? Há pessoas em casa durante o dia todo? Os donos são mais tranquilos ou querem um companheiro cheio de energia?

Anote tudo isso antes de considerar um cachorro para apartamento. As mesmas perguntas que seriam feitas em uma situação comum, também devem ser feitas agora, incluindo as necessidades da vida em condomínio.

Crianças pequenas e problemas de saúde

Famílias com filhos pequenos devem garantir que a raça escolhida se dê bem com crianças. Afinal, é comum que os pequenos queiram brincar com os pets e isso exige deles uma certa dose de paciência.

Outro ponto que deve ser levantado é sobre os membros da casa terem alguma alergia. Apesar de qualquer raça desencadear a reação alérgica, os cães das raças mais obedientes tendem a respeitar melhor os espaços onde não ir. Por exemplo, quartos, ou subir em sofás.

Melhores raças de cachorro para apartamento

Você deve conhecer famílias que foram muito felizes ao escolher o tipo certo de cachorro para apartamento, onde os animais se adaptaram muito bem.

Selecionamos quais raças mais interessantes a considerar na hora de incluir um pet na família.

  1. Poodle toy
Poodle toy
Poodle toy

Todos os poodles são adequados para apartamento. Mas, o poodle toy é o menor de todos eles e essa é uma inegável vantagem quando o espaço disponível é limitado.

Esse cachorro é reconhecido por ser carinhoso com seus tutores e muito inteligente. No entanto, ao passar longas horas sozinho, pode ficar triste e desenvolver depressão canina.

Além de latir muito nesses casos, o que não é interessante em um apartamento.

Logo, pode ser um companheiro incrível para famílias com adolescentes ou com membros adeptos ao home office.

  1. Lhasa apso
Lhasa apso
Lhasa apso – Foto: Dog Hero

Outro animal muito adequado para a vida em apartamento é o cachorro da raça lhasa apso.

Ele se adapta muito bem à rotina dos donos e à vida em espaços pequenos. Além disso, pode ser deixado sozinho por longos períodos, pois late muito pouco.

Outro diferencial está em sua pelagem, que não solta muito, tornando os ambientes mais higiênicos. A única recomendação é que seja tosado diante de temperaturas mais quentes.

O lhasa apso é brincalhão, gosta de crianças e também costuma conviver bem com outros animais.

  1. Shih Tzu
Shih Tzu
Shih Tzu

O shih tzu é dócil, amigável e por latir pouco não incomoda os vizinhos. No entanto, sua pelagem requer cuidados especiais.

Pequenos e divertidos, os cães dessa raça são também os preferidos por quem vive em apartamento. Eles não tem problemas em passar muitas horas sozinhos, caso sejam ensinados assim desde o início de suas vidas.

  1. Maltês
Maltês
Maltês

Essa raça de cachorro se adapta muito bem à vida em apartamento devido ao seu temperamento calmo e pouca necessidade de espaço. O maltês é um animal muito carinhoso, gosta de interagir com os donos e não solta muito pelo.

No entanto, não são muito bons para lares onde não há ninguém em casa por muito tempo. Além disso, apesar da sua aura aristocrática, o maltês é um cão cheio de energia que precisa ser gasta com saídas estratégicas.

  1. Jack Russel Terrier
Jack Russel Terrier
Jack Russel Terrier

Essa raça canina também é responsável por proporcionar muitas alegrias aos proprietários de apartamentos! Mas, requerem atenção especial devido à sua personalidade peculiar.

O Jack Russel Terrier tem o tamanho ideal para morar em apartamento. Mas, é um cão que precisa gastar energia. Ele está sempre em alerta, como um verdadeiro cão de guarda.

Apesar de muito inteligente e divertido, demanda que a família adapte-se ao seu ritmo frenético e seja levado para passear regularmente.

  1. Bulldog Francês
Buldogue Francês
Buldogue Francês

Uma família mais tranquila vai gostar de contar com um exemplar dessa raça.

Isso porque o Bulldog Francês é tranquilo, paciente, engraçado e quase não late.

Afetuoso, ele se apega aos donos e tende a se dar muito bem com crianças. Seu tamanho, de porte pequeno ou médio, também favorece a vida no apartamento. O pelo curto também facilita a questão da higiene.

Ele se adapta muito bem à rotina da família. No entanto, as necessidades que essa raça pede devem ser observadas, pois costuma ser sensível a problemas de saúde.

  1. Yorkshire
Yorkshire
Yorkshire

Quem deseja um companheiro esperto e agitado, mas que é facilmente adestrado, pode contar com um exemplar dessa raça. O Yorkshire é pequeno, logo, um dos favoritos para apartamento.

Se o objetivo for deixá-lo sozinho, é melhor acostumá-lo assim desde sempre. Apesar de não latir muito, essa raça pode ficar triste por sentir a falta dos donos. Sim, ele gosta de companhia sempre que possível.

Seu temperamento é dócil, sendo ideal para crianças. Também são brincalhões e precisam queimar energia.

O Yorkshire não solta muito pelo, facilitando a rotina de limpeza da casa. 

  1. Chihuahua
Chihuahua
Chihuahua

Essa é considerada a raça ideal de cachorro para apartamento.

Considerada a menor raça canina do mundo, o chihuahua é corajoso, alerta e muito ativo. Apesar de viver bem em espaços pequenos, esse cão precisa gastar energia. A família precisa de paciência, porque ele não é fácil de adestrar e costuma ser impaciente.

Também tendem a ser apegados às pessoas da família, sem gostar muito de estranhos. Mesmo assim, é recomendável que uma família que vive em apartamento faça o adestramento desse cachorro desde muito cedo. Assim, ele pode aprender a conter seus impulsos, ser mais obediente e latir menos.

Sua pelagem curta auxilia na manutenção da higiene da casa.

  1. Pinscher
Pinscher
Pinscher

O Pischer é muito corajoso e seu tamanho torna a raça uma das preferidas por quem vive em apartamento. Mas, atenção: ele precisa ser socializado desde muito cedo para adequar o seu comportamento às necessidades do ambiente.

Quem vive em apartamento pequeno pode escolher o Pinscher Mini, mas no geral, qualquer uma das raças não cresce muito.

Essa é uma raça que precisa gastar energia, logo, os passeios devem ser constantes. Esse cão gosta de companhia e, apesar de ter um temperamento irritadiço, tende a ser bem dócil com seus donos.

Algum condomínio pode proibir animais?

Não existe nenhuma legislação que dê poderes a síndicos ou proprietários de proibir animais. No entanto, as regras previstas pelo condomínio devem ser seguidas em prol do bem-estar e do convívio entre os moradores.

Observar essas regras também garante que o cachorro vai chegar ao lar para trazer mais felicidade e harmonia, evitando ao máximo transtornos desnecessários.

Saiba mais sobre esse assunto clicando aqui para ler um artigo completo sobre cães em apartamentos.

Esperamos que nossas dicas te ajudem a escolher bem entre as melhores raças de cachorro para apartamento.

Até a próxima!

Compartilhe a sua opinião com a gente!