Vantagens de morar em Joinville: 6 pontos importantes!

- Publicado em Deixe um comentário

A maior cidade de Santa Catarina também é considerada uma das melhores para se viver, conheça algumas vantagens de morar em Joinville. Pular para o artigo

Vantagens de Morar em Joinville

Acompanhe esse post!

Se você está pensando em morar em Joinville, mas ainda não conhece bem a cidade, mostraremos os motivos pelos quais você deve se mudar para esse município do norte de Santa Catarina.

Qualidade de vida

Uma das vantagens de morar em Joinville é a qualidade de vida, veja:

O município de Joinville apresenta IDH de 0,809, isso significa que a cidade tem um Índice de Desenvolvimento Humano muito alto.

Em 2015, Joinville foi considerada, pela revista IstoÉ, a segunda melhor cidade do país para se viver.

Ela ganhou essa posição quando foi avaliada com base em mais de 500 indicadores, agrupados em quatro pilares, são eles: econômico, fiscal, social e digital.

A cidade de 590.466 habitantes é grande mas não é superlotada como São Paulo, por exemplo, o que é positivo na medida em que proporciona uma boa estrutura e ao mesmo tempo não possui um trânsito caótico como as maiores cidades do território brasileiro.

O custo de vida de Joinville também é uma vantagem para os moradores, já que ele é considerado baixo quando comparado com os principais municípios da região e com as maiores cidades brasileiras.

De acordo com o site Custo de Vida, morar em Joinville representa uma economia de 37,3% no custo de vida quando comparada com Florianópolis.

Ao ser comparada com Curitiba, morar em Joinville é 2,4% mais barato.

São Paulo e Rio de Janeiro são 42,2% e 25,3% mais caras que Joinville, respectivamente.

Emprego

De acordo com o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), Joinville foi a cidade brasileira que gerou o maior número de empregos no ano de 2017.

O município é grande tanto no setor de serviços como no setor industrial.

Ele tem o terceiro maior polo industrial da região Sul e também detêm 20% das exportações de Santa Catarina, isso cria demanda para serviços de manutenção de equipamentos, logística, transporte e indústria.

Como exemplo, lá existem grandes empresas como Whirlpool, Tigre e Embraco.

Além disso, Joinville está se tornando rapidamente um polo tecnológico, muitas StartUps e empresas de tecnologia estão vendo na cidade possibilidade de crescimento.

Inclusive, em 2019, será inaugurado um imenso parque tecnológico com a finalidade de abrigar diversas empresas direcionadas à inovação tecnológica.

O empreendedorismo também é muito bem vindo em Joinville!

Em 2017, a cidade foi classificada como um dos melhores centros do Brasil para se empreender em novos negócios e para atrair investimento estrangeiro.

Educação

O município também se sai bem quando se fala em educação, Joinville possui a melhor escola pública do Sul do país.

A escola Municipal Adolpho Bartsch tem a maior classificação do Ideb na região sul do Brasil devido ao modelo adotado pelos docentes de focar inteiramente nos alunos e no cumprimento correto das metas educacionais.

Para além do ensino Fundamental e Médio, a cidade catarinense possui várias universidades, tanto públicas, quanto privadas.

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) possui duas unidades no município, a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) também está presente, sendo estas duas faculdades públicas muito conceituadas.

Além delas, existem diversas universidades particulares de peso, como a PUC e a Univille, ambas possuem estruturas excelentes para a capacitação universitária.

Cultura e lazer

Em Joinville também há diversas possibilidades de cultura e lazer. A cidade dispõe de atividades de vários tipos para todos os gostos.

Como se trata de um município grande em uma região tradicional, ele apresenta opções que variam desde o turismo em propriedades rurais herdadas de imigrantes europeus até diversas alternativas de vida noturna, como boates, pubs e gastronomia internacional.

Dentre as opções para lazer, estão fazendas, sítios, hotéis fazenda, refúgios, centros de compra, bares, pubs, cervejarias, boates, pizzarias, churrascarias e bistrôs.

É uma cidade completa, que possui lazer nacional e internacional, tradicional e contemporâneo!

As opções culturais de Joinville não ficam para trás, muito conhecida como a “Cidade da Dança”, é o único município brasileiro a ter uma filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia, conhecido por ser uma das mais tradicionais escolas de balé do mundo.

A cidade também conta com diversas bibliotecas, sebos e casas culturais, como a Casa da Cultura e a Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew.

Muitos museus também estão presentes em Joinville, dentre eles o Museu Nacional de Imigração e Colonização, o Museu Arqueológico de Sambaqui, o Museu Casa Fritz Alt, o Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke, além de outros.

Pontos turísticos

Vantagens de morar em Joinville: Com diversos apelidos, como “Cidade dos Príncipes”, “Cidade das Flores”, “Cidade da Dança” e “Manchester Catarinense” já dá para perceber que em Joinville há muito para se ver.

Na cidade há presença da arquitetura germânica, influência de várias culturas, e é claro, muita história. Sendo assim, alguns de seus pontos turísticos são:

  • Museu Nacional da Imigração e Colonização: um prédio histórico no centro da cidade. O lugar, também conhecido como o Antigo Palácio dos Príncipes, possui belos jardins e objetos utilizados por imigrantes.
  • Rua das Palmeiras: localizada em frente ao Museu Nacional da Imigração, a rua é repleta de flores e altas palmeiras que foram plantadas em 1873. Tudo isso forma um belo cenário, não é a toa que está nos cartões postais da cidade.
  • Mirante: com 250 metros de altura, estrutura circular e uma vista incrível, ele está localizado no topo do Morro da Boa Vista, e proporciona visão de toda a cidade de Joinville. 
  • Parque Zoobotânico: localizado no bairro Saguaçú, é um ótimo lugar para quem gosta de ficar perto da natureza. Possui um lago, quiosques e parquinhos, além da  parte do Zoo que conta com cerca de 200 animais. É o espaço perfeito para um passeio em família.
  • Estrada do Rio Bonito: essa está no quilômetro 22 da BR-101 na Zona Rural. É uma estrada cheia de belezas naturais e com muita arquitetura e gastronomia de origem germânica. No final da estrada, você encontra um dos mais famosos restaurantes típicos da região, o Rio Bonito, com muito espaço para lazer e algumas trilhas.
  • Estação da Memória: Transformada em museu em 2008, e localizada no bairro Anita Garibaldi, funcionou como estação ferroviária entre 1906 e 1996. Além de história, possui parque para as crianças, ciclovias e uma grande área de lazer.

Próxima a praias e capitais

Se você gosta de morar em cidade grande, mas quer estar perto da praia para ir quando tiver vontade, Joinville é a cidade ideal!

Ela está apenas a 50 minutos de São Francisco do Sul ou da Barra do Sul, uma hora de Balneário Camboriú e duas horas da capital Florianópolis.

Além disso, Joinville está a 1 hora e 45 minutos da capital do Paraná, Curitiba.

Conclusão

Joinville, uma das cidades mais prósperas e melhores para se viver no Brasil, repleta de história, cultura, lazer e qualidade de vida.

E como se não bastasse ser uma cidade completa, ela ainda está próxima de praias e outras grandes cidades. Parece perfeito, não é mesmo?

E então, já escolheu seu apartamento em Joinville?

O que você achou das vantagens de morar em Joinville? Compartilhe conosco!

Compartilhe a sua opinião com a gente!