Vantagens de morar em Joinville: 6 pontos importantes!

- Publicado em 61 comentários

A maior cidade de Santa Catarina também é considerada uma das melhores para se viver, conheça algumas vantagens de morar em Joinville. Pular para o artigo

Vantagens de Morar em Joinville

Acompanhe esse post!

Se você está pensando em morar em Joinville, mas ainda não conhece bem a cidade, mostraremos os motivos pelos quais você deve se mudar para esse município do norte de Santa Catarina.

Qualidade de vida

Uma das vantagens de morar em Joinville é a qualidade de vida, veja:

O município de Joinville apresenta IDH de 0,809, isso significa que a cidade tem um Índice de Desenvolvimento Humano muito alto.

Em 2015, Joinville foi considerada, pela revista IstoÉ, a segunda melhor cidade do país para se viver.

Uma das vantagens de morar em Joinville é a qualidade de vida!
Uma das vantagens de morar em Joinville é a qualidade de vida!

Ela ganhou essa posição quando foi avaliada com base em mais de 500 indicadores, agrupados em quatro pilares, são eles: econômico, fiscal, social e digital.

A cidade de 590.466 habitantes é grande mas não é superlotada como São Paulo, por exemplo, o que é positivo na medida em que proporciona uma boa estrutura e ao mesmo tempo não possui um trânsito caótico como as maiores cidades do território brasileiro.

O custo de vida de Joinville também é uma vantagem para os moradores, já que ele é considerado baixo quando comparado com os principais municípios da região e com as maiores cidades brasileiras.

De acordo com o site Custo de Vida, morar em Joinville representa uma economia de 37,3% no custo de vida quando comparada com Florianópolis.

Ao ser comparada com Curitiba, morar em Joinville é 2,4% mais barato.

São Paulo e Rio de Janeiro são 42,2% e 25,3% mais caras que Joinville, respectivamente.

Emprego

Joinville foi a cidade brasileira que gerou o maior número de empregos no ano de 2017
Joinville foi a cidade brasileira que gerou o maior número de empregos no ano de 2017

De acordo com o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), Joinville foi a cidade brasileira que gerou o maior número de empregos no ano de 2017.

O município é grande tanto no setor de serviços como no setor industrial.

Ele tem o terceiro maior polo industrial da região Sul e também detêm 20% das exportações de Santa Catarina, isso cria demanda para serviços de manutenção de equipamentos, logística, transporte e indústria.

Como exemplo, lá existem grandes empresas como Whirlpool, Tigre e Embraco.

Além disso, Joinville está se tornando rapidamente um polo tecnológico, muitas StartUps e empresas de tecnologia estão vendo na cidade possibilidade de crescimento.

Inclusive, em 2019, será inaugurado um imenso parque tecnológico com a finalidade de abrigar diversas empresas direcionadas à inovação tecnológica.

O empreendedorismo também é muito bem vindo em Joinville!

Em 2017, a cidade foi classificada como um dos melhores centros do Brasil para se empreender em novos negócios e para atrair investimento estrangeiro.

Educação

Joinville possui a melhor escola pública do Sul do país
Joinville possui a melhor escola pública do Sul do país

O município também se sai bem quando se fala em educação, Joinville possui a melhor escola pública do Sul do país.

A escola Municipal Adolpho Bartsch tem a maior classificação do Ideb na região sul do Brasil devido ao modelo adotado pelos docentes de focar inteiramente nos alunos e no cumprimento correto das metas educacionais.

Para além do ensino Fundamental e Médio, a cidade catarinense possui várias universidades, tanto públicas, quanto privadas.

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) possui duas unidades no município, a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) também está presente, sendo estas duas faculdades públicas muito conceituadas.

Além delas, existem diversas universidades particulares de peso, como a PUC e a Univille, ambas possuem estruturas excelentes para a capacitação universitária.

Cultura e lazer

Em Joinville também há diversas possibilidades de cultura e lazer.
Em Joinville também há diversas possibilidades de cultura e lazer.

Em Joinville também há diversas possibilidades de cultura e lazer. A cidade dispõe de atividades de vários tipos para todos os gostos.

Como se trata de um município grande em uma região tradicional, ele apresenta opções que variam desde o turismo em propriedades rurais herdadas de imigrantes europeus até diversas alternativas de vida noturna, como boates, pubs e gastronomia internacional.

Dentre as opções para lazer, estão fazendas, sítios, hotéis fazenda, refúgios, centros de compra, bares, pubs, cervejarias, boates, pizzarias, churrascarias e bistrôs.

É uma cidade completa, que possui lazer nacional e internacional, tradicional e contemporâneo!

As opções culturais de Joinville não ficam para trás, muito conhecida como a “Cidade da Dança”, é o único município brasileiro a ter uma filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia, conhecido por ser uma das mais tradicionais escolas de balé do mundo.

A cidade também conta com diversas bibliotecas, sebos e casas culturais, como a Casa da Cultura e a Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew.

Muitos museus também estão presentes em Joinville, dentre eles o Museu Nacional de Imigração e Colonização, o Museu Arqueológico de Sambaqui, o Museu Casa Fritz Alt, o Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke, além de outros.

Pontos turísticos

O que fazer em Joinville
O que fazer em Joinville

Vantagens de morar em Joinville: Com diversos apelidos, como “Cidade dos Príncipes”, “Cidade das Flores”, “Cidade da Dança” e “Manchester Catarinense” já dá para perceber que em Joinville há muito para se ver.

Na cidade há presença da arquitetura germânica, influência de várias culturas, e é claro, muita história. Sendo assim, alguns de seus pontos turísticos são:

  • Museu Nacional da Imigração e Colonização: um prédio histórico no centro da cidade. O lugar, também conhecido como o Antigo Palácio dos Príncipes, possui belos jardins e objetos utilizados por imigrantes.
  • Rua das Palmeiras: localizada em frente ao Museu Nacional da Imigração, a rua é repleta de flores e altas palmeiras que foram plantadas em 1873. Tudo isso forma um belo cenário, não é a toa que está nos cartões postais da cidade.
  • Mirante: com 250 metros de altura, estrutura circular e uma vista incrível, ele está localizado no topo do Morro da Boa Vista, e proporciona visão de toda a cidade de Joinville. 
  • Parque Zoobotânico: localizado no bairro Saguaçú, é um ótimo lugar para quem gosta de ficar perto da natureza. Possui um lago, quiosques e parquinhos, além da  parte do Zoo que conta com cerca de 200 animais. É o espaço perfeito para um passeio em família.
  • Estrada do Rio Bonito: essa está no quilômetro 22 da BR-101 na Zona Rural. É uma estrada cheia de belezas naturais e com muita arquitetura e gastronomia de origem germânica. No final da estrada, você encontra um dos mais famosos restaurantes típicos da região, o Rio Bonito, com muito espaço para lazer e algumas trilhas.
  • Estação da Memória: Transformada em museu em 2008, e localizada no bairro Anita Garibaldi, funcionou como estação ferroviária entre 1906 e 1996. Além de história, possui parque para as crianças, ciclovias e uma grande área de lazer.

Próxima a praias e capitais

Praias - Santa Catarina
Praias – Santa Catarina

Se você gosta de morar em cidade grande, mas quer estar perto da praia para ir quando tiver vontade, Joinville é a cidade ideal!

Ela está apenas a 50 minutos de São Francisco do Sul ou da Barra do Sul, uma hora de Balneário Camboriú e duas horas da capital Florianópolis.

Além disso, Joinville está a 1 hora e 45 minutos da capital do Paraná, Curitiba.

Conclusão

Joinville, uma das cidades mais prósperas e melhores para se viver no Brasil, repleta de história, cultura, lazer e qualidade de vida.

E como se não bastasse ser uma cidade completa, ela ainda está próxima de praias e outras grandes cidades. Parece perfeito, não é mesmo?

E então, já escolheu seu apartamento em Joinville?

O que você achou das vantagens de morar em Joinville? Compartilhe conosco!

61 respostas para “Vantagens de morar em Joinville: 6 pontos importantes!”

  1. Boa noite, tenho familiares que mudaram do Rio pra cidade e estão apaixonados por ela.
    Sendo assim vou visita la agora em 2020 e possivelmente mudar estou horrorizado com Rio .
    E também tenho procurado qualidade de vida isso sim importa. quanto a emprego fico preocupado .
    Mas sabendo que a cidade me proporciona. uma gama de chance me tranquiliza.
    Trabalho na área da saúde mas tenho conhecimento na área da industria da construção civil e manutenção .
    Me vejo como futuro morador e todos que conheço e falo de sonho de mudança me apoiam. ate porque
    Uma cidade assim fica fácil elogiar . que Deus abençoe essa mudança .Boa sorte pra mim..

    • Olá, Bruna.

      Interessante, e qual seria o motivo da sua vinda? Profissional?

      Esperamos que dê tudo certo para você!

  2. Estou de mudança para Curitiba, mas Joinville é uma cidade que me agrada bastante.
    Estarei visitando, em breve. Caso tenha o que procuro, já pensarei em ficar.

    • Olá, Elielson. Como vai?

      Esperamos que a sua experiência com a cidade seja muito boa.
      Grande abraço de toda à equipe!

      – Incorposul

  3. Estou saindo de Buzios no RJ em direção ao sul. topei com essa materia por acidente e ja escolhi Joinville como principal destino de mudança.
    So falta checar algumas informacoes mais especificas.

    • Olá, Fernando.

      Que bacana, que bom que escolheu a nossa cidade. Sabemos que o momento agora é de isolamento social, mas quando tudo isso passar, temos um Guia bem legal sobre o que fazer em Joinville, ok?

      Boa sorte na sua vinda e tudo de bom!

  4. Boa noite, estamos pensando em mudar para Joinvile em 2021, estamos encantados com a cidade. Estamos também procurando qualidade de vida.

    • Olá, Fábio.

      Obrigado pela sua participação.

      Que legal, onde vocês residem hoje?

  5. Estou anciosa pra conhEcer e em breve mudar de vez ,viver uma vida melhor tenho um filho pequeno e quero ter mais segurança saude educação,uma amiga foi morar em Joinville e nao quer mas voltar pro Rio de janeiro,disse q a escola pública é ótima e q o sus realmente funciona !quero muito ir morar em Joinville

    • Olá, Suellen.

      Obrigado pelo seu comentário.
      A gente ama a nossa cidade.

      Esperamos que dê tudo certo para a sua vinda!

  6. Tenho 9 meses que me mudei para Joinville e simplesmente estou amando a cidade.

    Venho de Manaus e ao igual que Rio entregue a bandidade.

    • Olá, Genesis.

      Obrigado pelo seu comentário!
      Que bom que está gostando da nossa cidade.

      Tudo de bom para você e a sua família!

  7. Bom dia estou indo pra lá a procura de novas oportunidades de emprego achei lindo a cidade eu creio que vou gostar muito, Cristiano Camargo

  8. Boa noite, meu nome é Otávio ouvir fala muito bem do lugar, apesar da pandemia será que está surgir oportunidades trabalho na área de segurança, fiscal de lojas, fiscal de prevenção, ou até mesmo construção civil ouvir falar que na área de trabalho é muito bom tô pensando em ir essa semana!!!!

    • Olá, Otávio. Como vai?

      Sim, Joinville é uma ótima cidade para se morar. Sobre oportunidades de trabalho, dá uma pesquisada, tem bastante empresas de RH aqui.

      Tudo de bom pra ti!

  9. Mora no litoral de Santos, na cidade de Itanhaém. Estou cansada dessa vida pacata, quero mudar de vida e respirar outros ares e pelo oq percebi Joinville é o lugar ideal para essa mudança. Sem contar q esse lugar é muito bem falado. 2021 talvez seja o ano da mudança.

    • Olá, Silvia. Como vai?

      Obrigado pelo seu comentário, esperamos que dê tudo certo na sua vinda pra cá.
      #AnoDaMudança

  10. Moro em Santa Maria no RS, mas já há algum tempo tenho a ideia de mudar pra SC. Tenho pesquisado qual seria a melhor opção de cidade, e Joinville é a que atende melhor as minhas expectativas. Creio que no final deste ano já estarei estabelecida na cidade. Assim espero…Obrigada pelas informações!

    • Olá, Juliana.

      Obrigado você pelo comentário, esperamos que dê tudo certo na sua vinda pra cá e que só lhe aconteçam coisas boas! 🙏🏼

      Abraços da nossa equipe!

  11. Morei em Joinville no ano de 2015 e morro de vontade de voltar. A cidade é muito boa em todos os aspectos, sem dúvida uma das melhores do Brasil para se viver.

  12. Foi à um evento em Joinville em 2013.Foi uma passagem rápida, porém gostei muito da cidade.Depois disto,vivo sonhando em morar na cidade. Quem sabe um dia…

  13. Moro no interior do Paraná , visitei Joinvile e pretendo voltar e me instalar ai. Amei a cidade , pretendo montar minha loja de locação de vestidos de festa e noiva!
    O que vcs me sugerem?
    Sera que vou me dar bem?

    • Olá, Marcia. Como vai?

      Que bom que gostou da nossa cidade, esperamos que dê tudo certo na sua vinda pra cá e que a loja vá bem por aqui! ♥️

      Marketing – Incorposul

  14. Boa noite ! Moro em Mozarlandia GO , estou indo embora morar em Joinville em 2021 , cidade que estive de passeio no inicio de 2020 , aonde decidir me mudar . Espero ter grandes oportunidades .

    • Olá, Ewerton. Como vai?

      Esperamos que dê tudo certo na sua vinda para a nossa cidade, tudo de bom! 🙏🏼

      Vagner – Incorposul

  15. Ola Bom dia , sou de manaus e me chamo Eliane e tenho amigos que moram em joinville e não trocam a cidade por nenhuma outra pela qualidade de vida, eu estou indo morar em janeiro do ano que vem estou em busca de trabalho, ja trabalhei aqui na industria e hospital , na qual fiquei por mais de 14 anos em um deles em minha cidade, e assim busco obter uma nova vida e me realocarno mercado de trabalho.

    • Olá, Eliane. Como vai?

      Desejamos que a sua vinda para a nossa cidade seja maravilhosa, tudo de bom e sucesso! 🙌🏼

  16. Olá Boa Tarde!

    Moro no interior do Estado de São Paulo, estou estudando e pesquisando bastante sobre mudar com minha família para Joinville. Motivo calor, gestão do governo com imposto abusivo e burocracia desleal em manter um comércio de ME. Na verdade muito cansados mesmo, queremos um estilo de vida saudável tanto físico como mental, sair dessa loucura toda. Vontade de vender tudo e ir embora pra Joinville.
    Estamos bem estabilizados aqui, nosso comercio é bem aceiro e o retorno é viável para viver bem e estudar os filhos.

    Gostaria de saber se para empreender com nosso ramo AÇOUGUE é possível?
    O governo de SC apoia esse tipo de Empreendedorismo na cidade?

    Se tiver um site algum lugar para eu continuar minhas pesquisas referente a esse assunto, por favor me ajude.
    OBRIGADA!!

    • Olá, Kelly. Como vai?

      Obrigado pela sua interação, ficamos felizes por escolher a nossa cidade como a nova moradia de vocês.
      Aqui em Joinville, esse segmento de carnes está bastante em alta, a procura é grande e o joinvilense é exigente.

      Esperamos que dê tudo certo na vinda pra cá, e torcemos para que vivam bem aqui! 🙏🏼

  17. Olá! Eu e minha esposa estamos querendo mudar para o Sul e estamos vendo JoinVille. O que nos preocupa é a questão de enchentes. Em JoinVille é frequente, tem ruas que não alagam? Obrigado!!

    • Olá, Gabriel. Como vai?

      Sim, com certeza! Em épocas de chuvas algumas regiões são mais afetadas que outras.
      Caso escolham Joinville, sugiro pesquisar bem a região que vocês pretendem morar.

      Obrigado e até mais!

  18. ola boa tarde sou sergio henrique atualmente moro em manaus e ando pesquisando muito sobre joinville estou qurendo mora em joinville tenho duas filhas 13 e 7 ..

    • Olá, Sergio. Como vai?

      Caso escolham Joinville, desejamos que a vinda da sua família pra cá, seja excelente! 🙏🏼

  19. Morei em Joinville na década de 80 , cidade muito limpa e organizada ! Cresceu muito de lá até hoje , está maior e mais desenvolvida ! Quero voltar pra visitar , muitas saudades !

  20. Boa tarde! Estive de passeio em janeiro deste ano em Itajaí e região, amei Santa Catarina. Mas no final deste ano estou indo morar em Joinville. Amei a cidade! há sou de Cruzeiro do Sul-Acre

    • Olá, José. Bom dia!

      Que bacana, esperamos que a sua vinda pra cá seja muito boa! 🙏🏼

      Tudo de bom!

  21. Boa noite. Meu marido(médico de família e homeopata, 67anos) e eu ( psicóloga,64anos )moramos em Niterói e estamos pensando em mudar para o sul. Andei pesquisando e estou gostando muito do que estou lendo sobre a cidade que conheci crianças.
    Quero saber sobre empregos na cidade.
    Desde já muito obrigada.

    • Olá, Martha. Como vai?

      Temos pelo menos 8 hospitais aqui em Joinville e diversas clínicas espalhadas pela cidade.
      Acredito que emprego não será um desafio para vocês.

      Desejamos sucesso e felicidade na vinda para o sul.

  22. Boa tarde, sou de São Paulo trabalho na área da beleza gostaria conhecer opiniões ao respeito da minha área em Joinville… Futuramente espero viver lá. Obrigada

    • Olá, Astrid. Como vai?

      Essa área de beleza é bem forte aqui em joinville, viu? Bastante salões, studios e clínicas de estética.
      Acredito que não será um problema para você.

      Esperamos que a sua vinda pra cá seja de sucesso e felicidade.

  23. Boa tarde eu e minha família estamos querendo nos mudar pra Joinville atualmente moramos em Dourados MS, motivo queremos dar um estilo de vida melhor pra nossos filhos,e tbm acredito q na profissão da minha esposa é bem mais amplo ,ela é formada em radiologia e está terminando enfermagem,e eu trabalho na área de instalação de internet de fibra óptica,com Deus na frente é claro

    • Olá, Jackson.

      Obrigado pelo seu comentário, esperamos que dê tudo certo na vinda de vocês para cá! 🙏🏼

  24. Oi bom dia eu e meu esposo somos de Ponta Grossa e estamos querendo ir embora para Joinville, ele quer ir a procura de novas oportunidades de trabalho na área dele ele tem curso técnico de logística e também de vigilante porte armado e bolsa de valores. Só fico meio com medo de arriscar pois também tenho um filho de 8 anos. Mais estamos nos organizando para ir tentar uma nova vida aí Joinville.

    • Olá, Moni. Como vai?

      Joinville é uma cidade muito boa, viu? Esperamos que a vinda de vocês para cá seja muito boa! 🙏🏼

  25. Olá. Estive de passagem de férias em Joinville,algumas vezes, na infância. Sou advogada, existem grandes escritórios de advocacia para trabalhar ? Estou em busca de maior qualidade de vida, moramos no Mato Grosso do Sul.

    • Olá, Sorraila. Como vai?

      Sim, existe bons escritório de advocacia em Joinville. É uma cidade muito boa, esperamos que dê tudo certo na vinda de vocês para cá! 🙏🏼

  26. Olá, estava a procura de informações sobre Joinville pois talvez me mude devido a uma possível possibilidade de emprego. Queria, porém, dados mais concretos sobre o custo de vida da cidade bem como a média salarial de algumas posições – por exemplo, qual a média salarial de um gerente de recursos humanos de empresa de grande porte?

  27. Olá me chamo Rosangela moro em Macapá AP, gostaria muito se morar em Joinville, porque tenho um filho especial e ele precisa muito ter qualidade de vida, na saúde, educação, moradia, segurança, assessebidade, lazer, é tudo que meu filho precisa

    • Olá, Rosangela.

      Obrigado pelo seu comentário, tomara que dê tudo certo na vinda de vocês pra cá! 🙏🏼

  28. OLÁ! MORO EM GOIANIA, MAS ESTOU QUERENDO MUDAR DE VIDA, E O POSSIVEL LUGAR SERA JOINVILLE. PRETENDO DAR CONTINUIDADE NA MINHA INDUSTRIA DE ESPETINHOS. MAS MINHA PREOCUPAÇÃO É SE AÍ NA CIDADE TEM TODOS OS ATENDIMENTOS QUE MEU FILHO QUE É AUTISTA PRECISA. GRATA!

  29. Me aposentarei no final de 2024 e estou procurando uma cidade no Sul pra morar. Lendo sobre Joinville, me interessei bastante. Moro em Brasília e quero uma cidade mais tranquila e mais fria. Chega de secura e calor. Rss

  30. hola..cuesta decidir ya que Brasil es muy grande..ero estoy viendo esta ciudad como la mejor opcion para radicarme..en principio y despues de hacer todos lo papeles correspondientes, buscar un empleo, a pesar de mis 54 años, luego ver de independiarme con algun comercio, y si prospera ya ver de vender mi propiedad en Argentina y comprar ahi.Esa en la idea.espero adaptarme en Joinville ser bien recibido..y que todo resulte ..Hermoso lugar..

Compartilhe a sua opinião com a gente!