Cortinas: Saiba quais os melhores tipos de cortinas para cada ambiente

- Publicado em Deixe um comentário

As cortinas podem ser utilizadas em todos os cômodos, mas é importante observar o tecido, a cor, o modelo e o suporte antes de fixá-las. Leia o artigo e saiba mais! Pular para o artigo

Cortinas

Usadas como um importante artigo de decoração, as cortinas oferecem mais conforto térmico e ajudam a regular a luminosidade dos ambientes, bloqueando totalmente ou parcialmente a entrada de luz.

Elas podem ser utilizadas em todos os cômodos, mas é importante observar o tecido, a cor, o modelo e o tipo de suporte antes de fixá-las.

Se você está achando tudo isso complicado demais, fique tranquilo(a)! Vamos tirar todas as suas dúvidas e indicar as melhores cortinas para cada espaço do seu apartamento.

Acompanhe!

Diferença entre cortinas e persianas

Diferença entre cortinas e persianas
Diferença entre cortinas e persianas – Imagens: Finger e Casa de Valentina

Se você está prestes a se mudar ou é simplesmente um apaixonado por decoração, já deve ter ficado em dúvida sobre a utilização de cortinas e persianas, certo?

Embora as duas tenham a mesma função, elas possuem características bem distintas, o que impactará na sua decisão entre uma ou outra.

A principal diferença está no material do qual são feitas. As cortinas são fabricadas em tecido, com um caimento especial, que dá um ar de movimento.

Já as persianas são feitas a partir de alumínio, madeira, plástico, entre outros materiais mais firmes.

A persiana costuma ser mais indicada para ambientes profissionais, principalmente, os modelos que oferecem um ar mais sofisticado.

Geralmente, também são mais fáceis de limpar, sem a necessidade de removê-la por completo, ao contrário das cortinas, que necessitam de lavagem completa, de tempos em tempos, na máquina de lavar.

Se a intenção for o bloqueio de luz, nos quartos, por exemplo, os modelos de cortina blackout são os ideais. As persianas até ajudam bastante na regulagem da luminosidade, porém, com menor efeito.

Tipos de cortinas e instalação

Tipos de cortinas e instalação
Tipos de cortinas e instalação – Imagem: Imóvelweb

As cortinas (veja os tipos aqui) podem variar em tamanho (longas ou curtas), em tipos de tecidos, modelos e cores. Para não errar, a dica principal é fazê-las sob medida para cada cômodo do imóvel.

Veja, abaixo, alguns tipos:

  • Cortinas de voal;
  • Cortinas blackout;
  • Cortinas painel;
  • Cortinas romana;
  • Cortinas clássica;
  • Cortinas plissada;
  • Cortinas double vision, entre outras.

Elas podem ser fixadas em varões ou trilhos, dependendo do gosto e do projeto do imóvel.

Os varões são suportes mais fáceis de colocar e retirar. Geralmente, são feitos de madeira ou plástico. Os trilhos, por sua vez, são metálicos. Neles, o tecido desliza melhor, porém, há mais dificuldade na remoção das cortinas.

Sala

Cortinas para sala
Cortinas para sala – Imagem: Viva Decora

As cortinas da sala de estar e jantar são um adereço à parte na decoração. Elas fazem total diferença nestes ambientes, oferecendo um ar clean e sofisticado ao mesmo tempo.

A dica é investir em tons neutros, branco, bege ou acinzentado. É necessário, principalmente, que a cortina orne com o restante da decoração e dos móveis.

Os melhores modelos para este cômodo são aqueles que vão do teto ao chão, com cortineiro iluminado. Em relação ao tecido, uma boa pedida são os naturais, mais nobres.

A cortina de voal geralmente é a preferida para as salas – mas, caso você se incomode com a incidência de luz, pode fazê-la dupla para impedir melhor a entrada de raios solares.

Para os mais ousados, a sugestão é investir na cortina romana. É ótima para salas com janelas grandes. A elegância é palavra-chave na decoração com este tipo de cortina.

Cozinha

Cortinas para cozinha
Cortinas para cozinha – Imagem: Santista

A cozinha é um ambiente, onde, naturalmente, a higiene deve ser maior.

Então, aqui, a dica é escolher uma cortina que possa ser removida com facilidade, uma vez que o tecido estará constantemente exposto a gorduras e outros fluidos das comidas que são preparadas diariamente.

Opte por peças que cubram apenas a janela, diferentemente dos modelos da sala, por exemplo.

Quarto do casal

Cortinas para quarto do casal
Cortinas para quarto do casal – Imagem: Vigia de Preço

A palavra de ordem para a cortina que será usada no quarto do casal é charme! O modelo escolhido, preferencialmente, deve ir do teto ao chão.

Aqui, a mistura de cores e tecidos está permitida. Use sua imaginação e criatividade, mas sem exagerar para não ficar “pesado”. Afinal, quarto é lugar de descanso.

Dica super importante: para que a cortina tenha um caimento perfeito e fique harmônica esteticamente, é importante deixar uma “sobra” de parede de 20 centímetros, tanto do lado esquerdo, quanto do lado direito.

Ou seja, a cortina não encobrirá toda a extensão da parede.

Tecidos acetinados em várias cores destacam-se em projetos que desejam mais elegância e personalidade. E para quem não aprecia o varal ou trilho à mostra, a dica é instalar um bandô.

Quarto de criança

Quarto de criança
Quarto de criança
Quarto de criança
Quarto de criança

As cortinas blackout pode ser um modelo muito interessante para os quartinhos dos pequenos, principalmente os recém-nascidos, que podem se incomodar mais com a luminosidade.

Se elas forem maiores, podem ajudar na escolha dos tecidos e cores – certamente, vão adorar se sentir parte do processo!

A cortina, quando bem escolhida, reforça o aconchego do quarto das crianças e cria um ambiente muito mais atrativo para elas. Paletas em tons mais suaves podem criar um ambiente mais calmo, favorecendo a tranquilidade e relaxamento no momento do sono.

O estilo double vision pode agregar beleza e funcionalidade ao quarto infantil. Mas, além de tudo, é importante que o modelo escolhido seja fácil de higienizar, pois o acúmulo de poeiras pode favorecer as alergias.

Conclusão

Além de bonitas e sofisticadas, as cortinas ajudam a aquecer ou esfriar o ambiente, além de controlar a entrada de luz. Portanto, devem ser bem escolhidas no projeto do seu apartamento.

Se você não se sente seguro para escolher a melhor cortina para o seu ambiente, contrate a ajuda de um profissional, como um decorador ou designer de interiores.

Eles indicarão os melhores tecidos e os modelos para cada cômodo, sempre, é claro, respeitando os gostos e a personalidade dos moradores.

Você já escolheu as cortinas para o seu apartamento? Como foi o processo? Conte para nós nos comentários abaixo.

Imagem principal: Beladecor

Compartilhe a sua opinião com a gente!