Descubra as principais características da decoração escandinava

- Publicado em Deixe um comentário

Decoração escandinava: Uma proposta vinda diretamente das terras europeias para o seu lar. Conheça mais sobre este estilo de decoração e apaixone-se! Pular para o artigo

Decoração Escandinava

Ano novo tem tudo a ver com mudanças, não é mesmo? Que tal, então, começar o ano com uma nova decoração no seu apartamento?

E se a intenção é criar um ambiente confortável só de olhar, você precisa conhecer a decoração escandinava.

Aliás, você já ouviu falar sobre este estilo que também é conhecido como design nórdico?

Caso não, acompanhe nosso novo artigo e apaixone-se por esta proposta vinda diretamente da Europa.

Origem da decoração escandinava

Origem da decoração escandinava
Origem da decoração escandinava

O nome se origina da Escandinávia, uma região localizada ao norte da Europa, que abrange os países da Noruega, Suécia e Dinamarca.

Portanto, vale ressaltar que a Escandinávia não é um país (muita gente confunde!), é uma região geográfica e histórica, marcada pelo clima frio e pela neve.

Segundo sites destinados à decoração e à arquitetura, o estilo escandinavo surgiu no começo do século XX.

Devido ao frio intenso que marca a região, as pessoas perceberam a necessidade de transformar suas casas em um local com bastante aconchego e conforto, tanto para morar quanto para receber parentes e amigos – diante do frio, dificilmente os moradores saem para bares ou restaurantes.

Por isso, é comum nos sentirmos “abraçados” só de olhar imagens que representem a decoração escandinava.

As primeiras manifestações do estilo decorativo seriam de 1897, ano em que foi realizada a Exposição de Artes e Indústrias de Estocolmo, na Suécia.

Porém, o estilo teria se firmado mesmo a partir da década de 1950.

Ao longo da história, alguns profissionais se destacaram por adotar o estilo escandinavo, como o arquiteto e designer de móveis Arne Jacobsen, da Dinamarca, e o designer finlandês, Eero Aarnio.

Características deste estilo

Características deste estilo
Características deste estilo

Como já abordamos aqui no blog, a decoração escandinava é pautada pelo conceito minimalista. Caracteriza-se por linhas retas, paredes e móveis brancos, paleta de cores neutras, luz natural e muita simplicidade.

A composição dos ambientes é feita com elementos clássicos e elegantes, como a madeira, presente em sofás, mesas, camas, poltronas e armários.

A estética aconchegante é refletida no uso de colchas, mantas e tapetes com tecidos naturais e geralmente volumosos.

A filosofia deste tipo de decoração é valorizar o essencial. É a junção de elementos básicos, com formas limpas e funcionais, garantindo o equilíbrio perfeito entre a sofisticação e a simplicidade.

No estilo escandinavo, os detalhes são estratégicos e compõem um cenário inspirador, como quadros com molduras em tom contrastante, plantas penduradas, luminárias modernas e livros.

A ideia é criar um ambiente “clean”, ao mesmo tempo aconchegante, que fique bem longe do aspecto de bagunça ou desorganização.

Confira algumas características deste estilo:

  • Cômodos grandes e arejados;
  • O branco como cor predominante;
  • Paleta em tons neutros, como o bege;
  • Móveis e objetos decorativos em madeira, oferecendo um aspecto rústico aos cômodos;
  • Plantas com cores vivas para dar uma “quebra” na tonalidade fria dos ambientes.

Dicas para aplicar a decoração escandinava no seu ambiente

Dicas para aplicar a decoração escandinava no seu ambiente
Dicas para aplicar a decoração escandinava no seu ambiente

Se você está pensando que precisa se mudar para um país europeu para usufruir das características da decoração escandinava, fique tranquilo.

O estilo combina bem com o nosso clima tropical também. Afinal, conforto, beleza e aconchego independem de altas ou baixas temperaturas, certo?

Claro que alguns itens como mantas e colchas combinam muito mais com o clima frio do inverno, porém, com dicas práticas, é possível aderir a este estilo de decoração o quanto antes. Confira!

Abuse dos tons neutros – como não poderia deixar de ser, o branco predomina nas paredes, mas pode ser muito bem combinado com tons pastel e cinza. São cores delicadas e neutras que favorecem o aspecto de sofisticação da decoração escandinava.

Agregue luminárias ao ambiente – as luminárias com aspecto industrial compõem muito bem os cômodos. Procure por acessórios com design mais minimalista.

Móveis que transmitam conforto – a dica aqui é combinar o ambiente com móveis estofados, em cores neutras e naturais. São muito bem-vindos também tecidos naturais como linho, lã e algodão. Você pode aplicar o estilo escandinavo em todos os cômodos da casa, desde a sala aos quartos.

Menos é mais – lembra que acima falamos que a decoração escandinava valoriza o essencial? Pois bem, deixe de lado aquele acúmulo de enfeites, porta-retratos e outras peças que só acumulam poeira. Faça escolhas assertivas em sua decoração, sempre lembrando do conceito minimalista.

Plantas – as plantas ajudam a quebrar a frieza dos tons neutros, dando mais vida ao ambiente. Podem ser aplicadas flores em tons mais vivos ou até suculentas e cactos. Folhagens alongadas, com folhas volumosas, são escolhas assertivas também. Fica ao seu gosto, mas cuidado para não exagerar, lembre-se do minimalismo até na quantidade de plantas!

Linhas retas – escolha a mobília e outros acessórios que se destaquem pelas linhas retas. Algumas referências da internet trazem móveis estilos industrias (estantes e prateleiras, por exemplo) e até escadas soltas em suas composições. Tem que usar a criatividade!

Piso – o piso do estilo escandinavo é, preferencialmente, de madeira. A proposta é escolher tons mais claros até para o chão.

A decoração escandinava em imóveis de alto padrão

Living - Planta de 128 m2 - Talent
Living – Planta de 128 m2 – Talent

A decoração escandinava tem tudo a ver com os imóveis de alto padrão da Incorposul, sabe o porquê?

Porque assim como este estilo decorativo, os apartamentos da Incorposul transmitem conforto, aconchego e beleza. É a união perfeita entre a arquitetura e a decoração.

O novíssimo Saint Antoni Residence, localizado no bairro Santo Antônio, em Joinville, por exemplo, combina perfeitamente com o estilo escandinavo.

Cada detalhe do edifício foi pensado para encantar os olhos dos moradores desde a primeira visita.

Desde o hall com pé direito alto até a garagem com pintura especial: nada passou despercebido aos profissionais que construíram este edifício de altíssimo padrão.

No interior dos apartamentos, os detalhes ficam por conta das esquadrias de alumínio em preto, no pé direito de laje a laje com 3,24 metros, nas portas com pintura em laca, no rebaixamento em gesso e nos detalhes em madeira no teto da varanda.

Viu só como a decoração escandinava e o Saint Antoni tem tudo a ver? Basta escolher o seu apartamento e decorar!

Mas, lembrando, que este é só um dos edifícios da Incorposul que pode ser harmonizado com o estilo escandinavo. Para conhecer todos os nossos empreendimentos, clique aqui.

Conclusão

Decoração Escandinava
Decoração Escandinava

A decoração escandinava é apaixonante em vários aspectos. Mas é sempre importante analisar se o estilo tem a ver conosco e com a nossa família.

Se você é uma pessoa mais discreta, minimalista, certamente essa decoração terá a ver com a sua personalidade.

Porém, se você é mais vibrante, gosta de acessórios e ambientes mais coloridos e chamativos, talvez não seja uma boa opção.

O ideal, antes de investir em uma nova decoração, é buscar ajuda de um profissional da área. Assim, juntos, vocês farão escolhas mais assertivas, evitando gastos desnecessários.

E então: preparado para aderir ao estilo escandinavo?

Compartilhe a sua opinião com a gente!