Principais Tendências de Decoração para 2021

- Publicado em Deixe um comentário

Vale lembrar que os itens decorativos não se restringem às novas cores das paredes ou à troca da mobília. É um universo muito maior a ser explorado. Saiba mais! Pular para o artigo

Tendências de Decoração para 2021

O ano de 2021 já está batendo à porta.

E, se você planeja renovar a decoração da sua casa ou apartamento ou ainda vai começar um projeto do zero, precisa estar atento ao que vem por aí: as novidades, tendências, enfim, o que estará em alta na decoração no próximo ano.

Mas vale lembrar que os itens decorativos não se restringem às novas cores das paredes ou à troca da mobília.

Há acessórios que fazem toda a diferença na hora de decorar seu ambiente, como luminárias, vasos e até espelhos. Confira, então, em nosso novo artigo as principais tendências de decoração para 2021.

Lembrando que você pode acessar o conteúdo que desejar, a qualquer momento, pelo índice abaixo.

A busca pelo sustentável

Decoração Sutentável
Decoração Sutentável – Foto: ABCasa

A arquitetura sustentável estará em alta nos projetos de 2021. A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais forte e terá reflexos na decoração de casas e apartamentos.

Mas se você liga a questão da sustentabilidade simplesmente ao reaproveitamento de garrafas pet ou, ao reuso de paletes, está enganado.

É possível criar ambientes luxuosos e garantir o respeito aos recursos naturais ao mesmo tempo.

Uma das sugestões é integrar o moderno ao antigo, reutilizando e dando uma nova cara àquele móvel que estava parado na casa da sua avó ou até em algum canto aí do seu próprio apartamento.

Vale renovar a pintura ou reformá-lo para que fique em consonância com os demais artigos do ambiente.

Se você é apreciador do estilo industrial, pode apostar em objetos decorativos, como luminárias, em alumínio ou ferro reaproveitados.

As formas assimétricas estão bastante em alta para estas escolhas. Use sem moderação!

E se o objetivo é surpreender, criando um ambiente mais rústico, que tal investir na madeira de demolição?

Este material, retirado de demolições de construções, ganha uma nova utilidade na decoração.

O que torna único este tipo de madeira é a história que cada uma carrega, com marcas de pregos, riscos, enfim, seu processo de envelhecimento.

A madeira de demolição pode ser usada em universo muito vasto da decoração: desde painéis para a parede, pisos, armários, mesas de centro até pequenos objetos.

Vale usar a criatividade e aproveitar todo o potencial do item.

E as cores?

Cores
Cores – Imagem: Merehead

Depois de um ano tumultuado, com tantas mudanças e preocupações como 2020, o ano seguinte chega com a proposta de cores que remetam à calma, à tranquilidade e ao bem-estar.

É o que apontam os especialistas da área, e é o que precisamos para o novo ano que está prestes a iniciar, certo?

Umas das cores da paleta de 2021 é o verde, tom bastante ligado à natureza. Simboliza o crescimento, a harmonia, o frescor e a fertilidade.

Outra cor que deve ter destaque nas paredes é o azul, que deve vir com uma pegada mais ligada à tecnologia, mas sem perder a essência de serenidade e confiança que o tom transmite.

Se a intenção é provocar aconchego, conforto, então, a dica é usar o amarelo mais suave. Ele passa a sensação de estar em um ambiente com a luz do sol.

Os tons neutros como o bege não saem da moda nunca e ainda podem ajudar a ampliar o ambiente visualmente.

O cinza escuro pode ser a opção para quem gosta de minimalismo e do universo clássico.

Vale ainda ficar de olho na cor divulgada pela Pantone – geralmente, o anúncio é em dezembro.

A empresa é conhecida mundialmente pelo seu sistema de cores e, anualmente, faz o anúncio da “cor do próximo ano”. Em 2020, a escolhida foi o Classic Blue.

E onde utilizar estas cores: não precisa, necessariamente, ser nas paredes. Mas se a escolha for pintá-las, as cores podem integrar somente uma parede ou todo o ambiente.

Os tons podem fazer parte de itens como almofadas, vasos, luminárias, lustres, mantas, quadros. A escolha e a criatividade são suas!

Objetos decorativos dão um toque a mais

Objetos Decorativos
Objetos Decorativos – Foto: Lartex

Seja você minimalista ou mais extravagante nas suas escolhas decorativas, não deixe de escolher bons objetos decorativos.

Está muito em alta o uso de espelhos. Há tempos eles deixaram apenas de ser usados para conferir a melhor roupa ou dar aquela olhadinha rápida antes de sair para o trabalho.

Hoje, os espelhos ajudam a compor a beleza dos ambientes.

O formato arredondado ganhou o coração de muita gente nos últimos tempos e deve permanecer em 2021.

A peça ainda pode estar integrada a algum móvel. Além de ampliar visualmente o espaço, oferece um ar luxuoso e de requinte, que tem tudo a ver com seu apartamento de alto padrão, certo? Explore as diversas opções de formatos.

As luminárias também ganham função extra: além de iluminar, são ótimos itens para decorar.

Elas são versáteis e vão muito bem em diversos cômodos da casa: quarto, sala ou escritório. A dica é usar lâmpadas com tons quentes na sala e no quarto para aumentar a sensação de conforto.

Os elementos naturais também andam de mãos dadas com as tendências de decoração para o próximo ano. A dica é investir em plantas que conversem com o restante da decoração do cômodo.

Já quem é fã de peças manuais, mas não sabe como encaixá-las na decoração, pode criar um espaço na varanda, junto com as plantas e utilizar, por exemplos, as peças de macramê.

Espaços multiuso

Espaços Multiuso
Espaços Multiuso – Imagem: Casa e Jardim

A integração de ambientes é uma aposta cada vez maior e deve se firmar nos projetos de apartamentos em 2021.

A junção de salas, por exemplo, é uma opção visualmente bacana, atualizada, além de ser uma solução para quem precisa de mais espaço e circulação.

Sofás ou mesas, bem dispostos e com design apropriado, podem servir como divisores dos ambientes.

A cozinha integrada com a sala de jantar – as chamadas cozinhas americanas – é outro exemplo de espaço multiuso.

Em alguns casos, a ilha ou a bancada divisória fazem o papel da mesa de refeição, dando um aspecto moderno e atual para o ambiente.

Aqui, dá para explorar bastante a criatividade e a decoração dos cômodos! Use móveis retráteis ou que possam ser dobrados para aproveitar melhor o espaço.

Conclusão

2021 realmente está cheio de tendências atrativas para a decoração.

Mas, antes de se aventurar pintando as paredes ou escolhendo um móvel para seu apartamento, busque ajuda de profissionais especializados na área, como os designers de interiores ou arquitetos.

Eles saberão apontar a você os melhores caminhos para decorar o seu apartamento, com escolhas mais assertivas, seguindo as tendências, mas sem perder a sua personalidade.

Pesquisem juntos e descubram o que mais se aproxima do seu gosto. Afinal, mais que seguir tendências ou a moda, o seu lar precisa fazer sentido para você e sua família.

Mas se você está cheio de ideias maravilhosas de decoração, mas ainda não tem um imóvel de alto padrão para aplicá-las, a Incorposul tem os apartamentos de alto padrão ideais para você.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça todos os detalhes dos nossos empreendimentos.

Imagem destaque – Idealista

Compartilhe a sua opinião com a gente!