Dicas de decoração para a área externa do seu apartamento

- Publicado em Deixe um comentário

Não sabe como tornar a sua varanda ou sacada mais confortável e aconchegante? Acompanhe o artigo e saiba como aproveitar melhor estes ambientes. Pular para o artigo

Dicas de decoração para a área externa do seu apartamento

Um dos ambientes mais valorizados dos apartamentos nos últimos tempos é a área externa.

Em tempos de distanciamento social, ter um espaço para respirar, relaxar e se sentir “mais livre” ganhou o coração de muitas famílias – embora, muita gente sequer lembrava ou usava com qualidade as sacadas ou varandas dos seus apartamentos antes da pandemia.

O fato é que agora estes espaços estão em evidência na rotina das famílias e torná-los mais aconchegantes e agradáveis é quase que uma necessidade.

Por isso, este artigo vai apresentar algumas dicas de decoração e organização para aproveitar ao máximo a parte externa do seu apartamento.

Confira!

Diferença entre sacada e varanda

Sacada - Talent
Sacada – Talent

Muitas pessoas confundem e até usam como sinônimo os termos varanda e sacada. Mas, na realidade, são espaços distintos, conforme bem explica este artigo da Revista Casa & Jardim:

Varanda: considerada uma extensão da casa, normalmente as varandas ficam na frente das casas ou ligadas a um cômodo de entrada, quando se trata de apartamentos.

São espaços abertos, que nos últimos anos ganharam uma nova categoria: varanda gourmet.

Sacada: diferente da varanda, a sacada não segue o alinhamento da parede, sendo, na maioria dos casos, ligada a portas ou janelas.

Ao olhar para um edifício, a impressão que fica é a de que a sacada está para fora do apartamento.

Fonte: Revista Casa & Jardim

A varanda, assim sendo, é um espaço mais social, mais contemplativo para receber convidados e socializar, por exemplo.

Já a sacada, geralmente, não é projetada para suportar muitas pessoas ao mesmo tempo. Contudo, nada impede que este ambiente também se torne aconchegante, como você verá ao longo deste artigo.

Varanda Gourmet

Iluminação - Varanda Gourmet
Iluminação – Varanda Gourmet – Créditos: Sobrado Decor

Não há uma data concreta de quando o termo varanda gourmet começou a ser utilizado. Sabe-se que ele se popularizou nos últimos tempos e, inclusive, faz parte de alguns empreendimentos da Incorposul.

A varanda gourmet é chamada assim por oferecer um ambiente de confraternização e convivência (como toda varanda), acrescida da função de um espaço para refeições mais informais.

Ela atua como uma extensão da sala de estar e jantar, contando também, geralmente, como uma churrasqueira e uma pia para preparo rápido dos alimentos.

É o espaço ideal para receber os amigos em um fim de semana e conversar enquanto o churrasco está em preparação.

A varanda gourmet costuma oferecer um ambiente menos informal do que o restante do apartamento, deixando os convidados mais à vontade para circular e sem a preocupação com eventuais sujeiras decorrentes dos alimentos.

Vale lembrar que o espaço também não precisa contar com uma grande mesa e muitas cadeiras. Tudo vai depender do tamanho do local e dos gostos dos moradores.

A ideia principal é oferecer conforto e aconchego durante as confraternizações ou momentos mais intimistas.

Plantas como itens decorativos

Plantas Para Apartamentos
Plantas Para Apartamentos

A decoração com plantas já é tradicional. Mas muito mais que embelezar, elas ajudam a criar um ambiente mais natural, fazendo com que os moradores se sintam mais próximos da natureza, distantes um pouco do cotidiano urbano.

Além disso, as plantas são excelentes umidificadoras naturais, contribuindo para o bem-estar de quem circula pelo ambiente.

Mas, então, vem a pergunta: quais espécies escolher?

A primeira observação a se fazer é verificar se haverá ou não exposição direta ao sol. Algumas plantinhas não suportam a luz solar diretamente sobre as suas folhas, por isso, é importante avaliar este quesito.

Veja abaixo algumas sugestões.

Marantas: são ótimas para serem cultivadas à meia-sombra. O solo deve ser mantido úmido, sem encharcar.

Jiboia: uma planta tropical que fica muito bem quando posicionada de forma suspensa. Assim, suas folhas podem crescer verticalmente, em direção ao chão. Ela gosta de calor, luminosidade e seu solo também deve ser mantido úmido.

Lambari-roxo: uma planta charmosa com tons arroxeados, que cresce rápido e tem cultivo simples. Ou seja, perfeita para quem não tem muito tempo ou disposição para cuidá-la. Ela tolera bem o sol pleno, mas, para isso, deve ser acostumada aos poucos.

Peperômia: ótima para ser cultivada de forma pendente, a Peperômia chama a atenção pela delicadeza das suas folhas. Deve ser mantida à meia-sombra e a rega deve ser feita moderadamente.

Corações emaranhados: o nome popular da Cerepegia woodii já diz tudo. O formato de coração de suas folhas torna qualquer ambiente mais delicado e bonito. A plantinha aprecia o sol fraco da manhã (até as 9h) ou a luz do final de tarde. A rega deve ser reduzida nas estações mais frias.

Mantas, poltronas e outros acessórios

Planta na Varanda
Planta na Varanda

A área externa do seu apartamento pode ganhar diferentes propostas a partir da inserção de itens e objetos como mantas, poltronas, almofadas, etc.

Mantas e almofadas em tons terrosos e neutros ajudam a criar um ambiente mais confortável e convidativo, ótimo para momentos mais intimistas de trabalho ou leitura a sós, por exemplo.

Nestes casos, tapetes são bem-vindos para compor o espaço.

Se a intenção for criar um estilo mais rústico, deve-se apostar em mobília de marcenaria, com madeira também no piso. E que tal investir num clima de modernidade?

Para isso, escolha bancos mais altos e mais leves. Quadros e plantas posicionados nas paredes vão bem neste estilo decorativo, assim como luminárias pendentes.

Mini horta vertical

Horta de apartamento
Horta de apartamento

Que tal unir o útil ao agradável, inserindo uma mini horta vertical na sua varanda ou sacada? Elas podem ser decorativas e, ao mesmo tempo, contribuir para a alimentação saudável da família.

E nada melhor do que ter alimentos frescos à disposição, no momento que desejar, não é mesmo?

Como fazer: segundo um passo a passo do Greenpeace Brasil, você deve escolher um local da varanda ou sacada que receba luz durante um período do dia pelo menos para posicionar a sua mini horta.

Plantas aromáticas, como orégano, alecrim, tomilho e manjericão são excelentes opções para o cultivo. Escolha um suporte charmoso, que tenha a ver com o restante da decoração do seu apartamento e posicione os vasinhos.

Depois é só observar como cultivar cada planta e aproveitar todos os benefícios da sua mini horta.

Conclusão

Caso você ainda esteja em dúvida em como decorar a área externa do seu apartamento, a dica final é buscar a orientação de um profissional da área, como um arquiteto ou designer de interiores.

Juntos, vocês podem definir as prioridades e os gostos da família, criando um projeto personalizado e que atenda as necessidades dos moradores, levando em consideração, claro, o espaço disponível.

Por fim, vale ressaltar que a Incorposul preza sempre pelo bem-estar e conforto dos seus clientes. Por isso, oferece empreendimentos com sacadas e varandas gourmet que

certamente vão encantar a sua família. Conheça mais sobre os nossos apartamentos de alto padrão, clicando aqui.

Compartilhe a sua opinião com a gente!