Horta em Apartamento: Como Cultivar e Melhores Plantas

- Publicado em Deixe um comentário

Ter horta em apartamento é uma excelente opção para quem adora cozinhar, manter o contato com a natureza e decorar o espaço. Pular para o artigo

Horta em apartamento

Hoje, já está superada a crença sobre ser necessário viver em uma casa com quintal para cultivar as hortaliças que deseja. No entanto, é preciso conhecer quais espécies melhor se adaptam ao ambiente do apartamento.

E, para não errar, saber muito bem o que não plantar. 

Além disso, é importante considerar a rotina da família e quais as preferências na hora de fazer horta em apartamento.

Onde plantar horta em apartamento?

Onde plantar horta em apartamento?
Onde plantar horta em apartamento? – Foto: Jardim do Mundo

A escolha do local é o primeiro passo na hora de cultivar horta em apartamento.

Se você tiver uma sacada no apartamento, é naturalmente a melhor opção para dar início à sua horta.

Caso não tenha um espaço assim, selecione o ponto que tenha o máximo de luz natural, direta ou indireta. A maioria das espécies precisa dessa exposição durante 4 horas diárias, de preferência no início da manhã ou no fim da tarde.

O objetivo não é apenas receber os raios de sol, mas também, o calor dos raios para que possam se nutrir.

A terra para plantar em apartamento

A terra para plantar em apartamento
A terra para plantar em apartamento – Foto: Outras Palavras

É preciso escolher a terra mais adequada ao tipo de cultura pela qual foi feita a opção. É possível comprar a terra já adubada e fortificá-la com humus e minhocas, por exemplo. Ou, comprar a terra crua e adubar conforme necessário.

De qualquer forma, lembre-se que é muito importante que essa terra seja capaz de fornecer a nutrição adequada às plantas.

Como cuidar de uma horta em apartamento?

Como cuidar de uma horta em apartamento?
Como cuidar de uma horta em apartamento?

Ao escolher o que plantar no apartamento, é preciso observar quais cuidados cada hortaliça pede. Algumas espécies precisam de água mais de uma vez por dia, outras ocasionalmente. Dependendo da sua escolha, pode ser necessário virar para o sol da manhã ou do fim da tarde.

É importante que esses cuidados sejam constantes, além de observar os aspectos da planta. Se estiver ressecada ou murcha, pode ser água de menos. Se estiver apodrecendo, pode ser água demais.

Para evitar ataques de pragas como grilos e larvas, o uso de produtos que controlam pragas e doenças podem ser a saída.

Melhores plantas para horta em apartamento

Selecionar as culturas que serão colocadas no apartamento é uma etapa essencial. O melhor caminho é optar por hortaliças de raízes curtas e não escolher aquelas de raízes longas.

Batatas, cenouras, rabanetes, mandiocas e similares, pedem espaço para desenvolver suas raízes. Legumes como pepino e chuchu também precisam de hastes de sustentação, o que inviabiliza o crescimento no espaço do apartamento.

Árvores frutíferas que pedem luz intensa por muitas horas e espaço para as raízes também não são indicadas para plantar em apartamento.

Mas, não se preocupe. Montamos uma lista com as melhores plantas para plantar horta em apartamento. Confira!

Alecrim

Alecrim
Alecrim

Se você não conta com muito tempo para dedicar à sua horta, o alecrim é uma excelente opção. A espécie não é muito exigente em relação às temperaturas, desde que não sejam extremas nem para o frio nem para o calor.

No início, o solo deve receber água diariamente. Depois da primeira colheita, que ocorre cerca de 90 dias após o plantio, a terra pode ser regada a cada 3 dias.

Carnes, peixes e batatas ganham um toque especial com o alecrim. Também pode ser consumido direto na água pura, o que lhe confere um sabor.

Hortelã

Hortelã
Hortelã

Essa é uma hortaliça clássica de apartamentos. Por ser pequena, acaba não ocupando muito espaço. Mesmo assim, ficar atento às exigências da hortelã é o que vai garantir o sucesso da sua horta.

Em primeiro lugar, é recomendado que seja cultivado em um vaso. Isso porque, quando plantado ao lado de outras espécies, as raízes invadem as plantas vizinhas e se tornam verdadeiras “pragas”.

O solo deve sempre ser mantido úmido e as plantas precisam ficar protegidas do vento. A colheita deve ser feita quando a hortelã está ganhando flores. Esse é o principal indicativo de que o tempero está doce e pronto para o consumo.

Leia também: Quais as melhores plantas para apartamento?

Tomate cereja

Tomate cereja
Tomate cereja – Foto: Discovery Brasil

O tomate cereja é uma espécie que se adapta muito bem a apartamentos. É interessante plantar o tomate-cereja em um vaso, para que cresça com o espaço suficiente. Mas, fique tranquilo, pois o tomate cereja não costuma crescer muito.

É melhor dar início ao plantio durante os meses de verão, pois é uma espécie que aprecia a luminosidade e o calor do sol. Inclusive, essa é a primeira dica: escolher um local onde bata bastante sol.

Durante o inverno, os cuidados devem ser redobrados para que a pequena árvore não morra.

A água deve ser colocada direto na terra todas as manhãs. Evite regar as folhas e o caule, pois isso aumenta as chances de causar fungos na tomateira.

Também é importante manter o solo úmido e fazer podas regulares das folhas secas.

O tomatinho é rico em nutrientes como vitamina C e licopeno, essenciais para fortalecer o sistema imunológico, regular o metabolismo e reduzir danos às células que costumam levar ao câncer. É excelente em diversas receitas e saladas.

Manjericão

Manjericão
Manjericão

O manjericão gosta de sol e calor. A recomendação é cultivá-lo em locais onde a temperatura fica acima dos 18 graus, pois a planta precisa de pelo menos 3 horas de exposição à luz solar.

A recomendação é regá-lo diariamente de forma moderada, pois precisa de bastante água. A colheita ocorre entre 60 a 90 dias após o plantio. O manjericão dá um perfume especial para carnes brancas, omeletes e molhos feitos para massas.

Salsa

Salsa
Salsa

Uma das mais comuns entre hortelões de apartamento, a salsa é uma das mais simples de cultivar. Precisa ser mantida em locais com sombra parcial, não gosta de altas temperaturas e pede solo úmido sem ser encharcado.

Em geral, evite que a salsa seja exposta a temperaturas mais altas que 22 graus. Sua colheita ocorre entre 60 a 90 dias após o plantio. Seu uso garante sabor para omeletes, sopas, saladas, assados de carne e o que mais a imaginação e o paladar pedirem.

Cebolinha

Cebolinha
Cebolinha

A cebolinha é um tempero clássico de carnes, sopas, legumes quentes e frios, omeletes e suflês. Seu cultivo é melhor em temperaturas entre 13 e 24 graus, no entanto, alguns tipos podem crescer bem mesmo com mais calor.

Diferente da salsa, é importante mantê-la em contato direto com o sol por algumas horas diárias. O solo precisa ser úmido e com bastante adubo. Em relação a colheita, é melhor que seja realizada entre 75 a 120 dias após o plantio. Lembrando que as folhas são colhidas por inteiro para melhor aproveitamento do vegetal.

Tipos de hortas em apartamentos

Quando o espaço é limitado, a criatividade não pode ser. Existem diversas alternativas para fazer mini hortas em apartamentos, sempre de acordo com o que é possível, mas também com o gosto do morador.

Horta vertical

Que tal transformar aquela parede lisa, sem nenhum móvel, na sua horta? Apenas certifique-se de bater luz o suficiente. É ideal para espaços estreitos e com pouco espaço.

Basta organizar os vasos em uma base de madeira vertical, parecido com escada ou pallet, garantindo uma plantação estilosa e cheia de variedade.

Horta em caixotes

Excelente para dar um toque rústico ao espaço, a horta em caixotes conta com um molde ideal para abrigar plantas de apartamento. 

Procure por caixotes em feiras populares e personalize com vasos e pedras. Basta preparar o adubo, organizar a sacada e montar a horta de apartamento.

Horta na cozinha

A cozinha costuma ser o espaço mais luminoso da casa. Por isso, quando não é possível comportar a horta em uma sacada, é uma excelente alternativa mantê-la na cozinha.

As mudas podem ser cultivadas em vasos retangulares no interior, ou mesmo, em um parapeito. Além de manter os vegetais ao alcance das mãos, ainda enche o espaço de charme e perfume.

Manter a natureza por perto mesmo vivendo em um apartamento fica mais fácil ao cultivar plantas e hortaliças no lugar que você escolheu para chamar de lar.

Gostou das nossas dicas? Esperamos que elas te ajudem a dar início à sua horta em apartamento. E, para viver com o melhor da tecnologia a serviço de seu bem-estar e comodidade, conte com a Incorposul.

Temos o empreendimento ideal para você viver seus sonhos. Basta clicar aqui e conversar com a gente pelo whatsapp.

Até a próxima!

Imagem destaque: CicloVivo

Compartilhe a sua opinião com a gente!