Conheça Joinville: Uma excelente cidade para se viver

- Publicado em Deixe um comentário

Joinville é uma cidade que adora inovar e celebrar a sua história. Vem conhecer tudo sobre essa excelente cidade para se viver. Pular para o artigo

Conheça Joinville, uma excelente cidade para se viver

A gente não tem medo de afirmar que Joinville é sim uma excelente cidade para se viver. Qualidade de vida, oportunidades e uma localização que facilita muito a vida de quem mora por aqui. Joinville tem todas essas qualidades e muitas outras.

Esse artigo é para você que está procurando uma nova cidade para morar, e para você que já vive por aqui, mas quer conhecer tudo sobre a nossa querida Joinville.

Joinville
Joinville – Foto: Viagens e Caminhos

Os dados comprovam a excelência

Para começar, nós selecionamos as pesquisas e estudos mais recentes que destacam várias das vantagens de morar em Joinville.

Olha só!

Com números tão expressivos em diversos setores, aposto que você está com ainda mais vontade de conhecer Joinville.

Localização privilegiada

Antes de entrar de fato em tudo que Joinville tem para oferecer, que tal se nós sairmos um pouquinho da cidade? Isso mesmo! A ótima localização de Joinville permite que os moradores cheguem a locais incríveis com bastante facilidade.

Praias

Em termos de praias, Joinville conta apenas com a Praia do Vigorelli, local que vale a pena conhecer, mas que não possui uma balneabilidade das mais atraentes. Por outro lado, existem praias incríveis bem pertinho daqui.

São Francisco do Sul fica a apenas 60 km de Joinville e é repleta de belezas naturais e belas praias. A cidade também tem uma história rica devido a colonização e conta com diversos locais para conhecer o passado.

São Francisco do Sul
São Francisco do Sul – Foto: Facebook Divulgação Prefeitura de São Francisco do Sul

São Chico é um dos destinos preferidos dos joinvilenses no verão.

A BR-101 facilita o acesso dos moradores de Joinville a diversas outras praias do litoral catarinense. Veja a distância para outras cidades com ótimas praias:

  • Barra do Sul: 49 quilômetros;
  • Barra Velha: 50 quilômetros;
  • Itajaí: 88 quilômetros;
  • Balneário Camboriú: 105 quilômetros;
  • Itapema: 110 quilômetros;
  • Bombinhas: 133 quilômetros;
  • Florianópolis: 180 quilômetros.

Seja para passar as férias ou apenas um dia, quem gosta de praias encontra em Joinville um local estratégico.

Serra

Praia não é a sua praia? Que tal o friozinho, lindas paisagens e a culinária típica da serra?

Campo Alegre
Campo Alegre – Foto: Facebook Divulgação Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Campo Alegre

A quase 900 metros acima do nível do mar está localizada a encantadora cidade de Campo Alegre. O caminho até lá é pela Serra Dona Francisca, um rota deslumbrante e que conta com um mirante para apreciar a vista.

Cachoeiras, cafés coloniais e o famoso churrasco de carne de ovelha são algumas das atrações da cidade.

Apenas 63 km separam Joinville dessa ótima experiência na serra catarinense.

Subindo pela Serra do Mar, que fica entre Santa Catarina e Paraná, os joinvilenses podem chegar à cidade de Curitiba. A capital paranaense fica a 130 km de Joinville.

Outras atrações imperdíveis

A cultura germânica, presente em Joinville, também é muito forte em diversas cidades da região, como Pomerode, Schroeder e Blumenau. Por falar em Blumenau, não podemos esquecer da Oktoberfest. A festa reconhecida nacionalmente é obrigatória para qualquer catarinense.

Blumenau
Blumenau – Foto: Facebook Divulgação Prefeitura de Blumenau

Outro destino imperdível para quem mora por aqui é o Parque Beto Carrero World, localizado em Penha, que fica a 69 km de Joinville. O maior parque temático da América Latina conta com mais de 100 atrações para a família, com direito a diversos brinquedos radicais.

Agora que você já conhece todas as facilidades para quem quer fazer ótimos passeios pertinho da cidade, nós vamos te mostrar como é o dia a dia de quem mora por aqui e te dar mais motivos que fazem de Joinville uma excelente cidade.

Joinville, cidade dos príncipes e de muita gente

Joinville é a maior cidade de Santa Catarina, com uma população estimada em mais de 604 mil pessoas. Apesar de ser a maior do estado, Joinville não possui um trânsito caótico como as maiores cidades do território brasileiro.

Reconhecida por ser uma terra que recebe muitas pessoas em busca de oportunidades, Joinville também é local de muita história, uma história muito charmosa diga-se de passagem.

Joinville foi fundada em 9 de março de 1851, com a chegada dos primeiros imigrantes da Alemanha, Suíça e Noruega, a bordo da barca Colon. A nova terra foi denominada Colônia Dona Francisca, em homenagem à princesa Francisca Carolina, filha de D. Pedro I e herdeira de uma área de 25 léguas quadradas. As terras faziam parte do dote de casamento da princesa com o príncipe François Ferdinand Phillipe Louis Marie, de Joinville (cidade situada na França).

Museu Nacional de Imigração e Colonização
Museu Nacional de Imigração e Colonização – Foto: Divulgação Joinvilleiros

Reinaugurado recentemente, o Museu Nacional de Imigração e Colonização conta um pouco dessa história por meio de documentos e objetos da época. 

Vale a visita para conhecer mais de perto a origem da cidade dos príncipes.

Manchester Catarinense e cidade do empreendedorismo

Como já mencionado, Joinville sempre foi uma cidade de muitas oportunidades e ainda hoje se destaca na geração de empregos.

Tudo isso começou nos anos 50, quando a cidade começou a viver um surto de crescimento tão grande que se tornou um dos principais pólos industriais do país. Assim como Manchester, a cidade inglesa que teve papel importante na Revolução Industrial.

Grandes empresas como Whirlpool, Tigre e Embraco, tiveram e ainda têm um papel importante no desenvolvimento da cidade.
Mas a forte economia não é coisa do passado. Atualmente Joinville abriga o Perini Business Park, o maior parque empresarial multissetorial da América do Sul. Com mais de 2,8 milhões de metros quadrados de terreno, 312 mil m² construídos, localizado no Distrito Industrial de Joinville.

Perini Business Park
Perini Business Park – Foto: Divulgação Facebook Perini Business Park

O Perini abriga mais de 250 empresas nacionais e multinacionais, de pequeno, médio e grande porte. Vários líderes mundiais de mercado estão instalados no parque, por onde circulam diariamente cerca de 10 mil pessoas.

Dentro do Perini, também está instalado o Ágora Tech Park, um local com 7.000 mil m² que fomenta a cultura da inovação e do empreendedorismo.

E por falar em empreendedorismo…

Joinville alcançou a 9º colocação nacional no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, que avalia os locais mais apropriados para se empreender.

A educação daqui é destaque no Estado

A cultura de inovação e empreendedorismo que está se estabelecendo em Joinville está muito relacionada com as Instituições de Ensino Superior da cidade.

Não faltam opções de qualidade para quem deseja se qualificar e entrar no mercado de trabalho.

Na cidade, estão localizadas duas faculdades públicas muito conceituadas: A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Além delas, existem diversas universidades particulares de peso, como a PUC, Univille e Unisociesc, todas com excelentes estruturas.

E o ensino básico não fica para trás!

Recentemente, a Escola Municipal Adolpho Bartsch foi eleita a melhor escola pública do Estado e ficou na 3º posição em todo o Sul do país, segundo classificação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Cidade da dança

Você já viu porque Joinville é chamada de Manchester catarinense e cidade dos príncipes, e agora, nós vamos te falar o porquê de Joinville ser a cidade da dança.

Joinville é o único município brasileiro a ter uma filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia, conhecido por ser uma das mais tradicionais escolas de balé do mundo.

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Escola do Teatro Bolshoi no Brasil – Foto: Divulgação Darius Turismo

Anualmente, acontece por aqui o Maior Festival de Dança do Mundo. O evento reúne mais de sete mil participantes diretos e atrai público superior a 230 mil pessoas durante os doze dias de Festival. Além da mostra competitiva, ocorrem apresentações gratuitas em praças e shoppings da cidade.

Além da dança, Joinville possui diversos outros espaços para os amantes de arte e cultura, como bibliotecas, sebos, casas culturais, galerias e museus. Alguns dos locais que vale a pena conhecer são:

Casa da Cultura, Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, Instituto Internacional Juarez Machado, Museu Arqueológico de Sambaqui, Museu Casa Fritz Alt e Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke.

Bares e restaurantes

Se você não conhece o povo joinvilense, saiba que por aqui a gente adora comer e beber bem. Bares, pubs, cervejarias, boates, pizzarias, churrascarias e bistrôs. Existem muitas opções de qualidade na cidade.

Na gastronomia existe muita variedade, e o destaque fica por conta dos restaurantes de comida típica alemã, que através dos pratos, contam um pouco da história de Joinville.

As festas de cerveja também tem um espaço no coração do joinvilense. Já consolidadas no calendário estão a Bierville, Craft Beer e a Stammtisch.

Viu só? Joinville também é uma excelente cidade para quem gosta de se divertir.

Ah, e também é a cidade das flores

Desde 1936, acontece na cidade a Festa das Flores, a festa mais antiga do gênero no Brasil. Reconhecido como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina, o evento recebe cerca de 100 mil pessoas vindas de diversos lugares do Brasil e também do exterior a cada edição.

Festa das Flores
Festa das Flores – Foto: Divulgação Festa das Flores Joinville

A festa é uma grande exposição das mais variadas espécies e ainda conta com competições, feiras e oficinas.

Além da festa, os apaixonados por flores também podem visitar a Agrícola da Ilha, onde são cultivadas aproximadamente 300 mil mudas por ano, numa área de 10 hectares.

Pontos turísticos e passeios incríveis

Esse texto vai ficar pequeno para falar tudo sobre Joinville.

Por isso, para finalizar, nós vamos fazer um apanhado geral dos locais obrigatórios para quem mora e visita Joinville.

Rua das Palmeiras

Localizada em frente ao Museu Nacional da Imigração, a Rua das Palmeiras é o cartão postal mais clássico de Joinville. A rua é repleta de altas palmeiras que foram plantadas em 1873 e formam um lindo local na cidade.

Mirante

Existem duas coisas certas em Joinville: vai chover no fim do dia e todo joinvilense já subiu o Mirante. O Mirante é uma estrutura que proporciona uma bela vista da Baía da Babitonga. Para chegar lá, as pessoas devem encarar uma subida puxada de quase 2 km. 

Seja no fim de tarde ou de manhã cedo, o Mirante é o local mais frequentado na cidade para a prática de atividades físicas ou um agradável passeio em meio a natureza.

Parque Zoobotânico

Parque Zoobotânico
Parque Zoobotânico – Foto: Divulgação NSC Total

Localizado no bairro Saguaçu, na base do morro do Mirante, é um ótimo lugar para quem gosta de ficar perto da natureza. Possui um lago, quiosques, parquinhos e algumas espécies de animais como macacos e aves.

O Zoobotânico é perfeito para um dia em família.

Baía da Babitonga

Com aproximadamente 160 km², a Baía da Babitonga contempla as cidades de Joinville, São Francisco do Sul e Itapoá e é a maior baía navegável do estado. Na região, há também 65 km de manguezais e é possível ver espécies variadas de peixes, aves e até golfinhos.

Por conter águas calmas, o local é perfeito para um passeio, seja com embarcações particulares ou com o famoso Barco Príncipe. Durante o trajeto pela Baía da Babitonga, você pode avistar as 24 ilhas que existem por lá e realizar uma parada no Centro Histórico de São Francisco do Sul.

Turismo Rural

Saindo da água, vamos para o campo!

As áreas rurais de Joinville permitem uma fuga da cidade em locais com boa infraestrutura e ótima gastronomia. Vem conhecer os principais destinos dessa parte de Joinville tão querida por todos.

Quiriri: por lá, você encontra diversos locais para trilhas e camping em meio à natureza. Também é possível um mergulho nas águas cristalinas dos rios Quiriri e Cubatão. A arquitetura germânica em enxaimel, típica dos colonizadores, embeleza ainda mais a paisagem;

Estrada Bonita: foi fundada em 1885 por imigrantes alemães que trabalharam na construção da estrada de ferro de Paranaguá. A cultura da região continua sendo preservada através da produção artesanal de itens decorativos e alimentícios.

São 5 quilômetros de belezas naturais conservadas às margens da BR 101. Algumas propriedades oferecem a experiência de viver a vida no campo, como passeios de trator, café colonial, almoço rural, pesca e trilhas.

Piraí: cachoeiras, montanhas e vastos arrozais compõem as paisagens do Piraí. Você não pode deixar de conhecer a Cachoeira do Rio Piraí e os estabelecimentos como: a Cervejaria Gut Brau, que é aberta aos finais de semana e feriados para proporcionar dias de descontração entre família, amigos e pets; e o Rancho Alegre, local que funciona aos finais de semana e feriados de fevereiro a dezembro e reúne atividades como passeios à cavalo e de pônei, piqueniques, visita guiada e atrativos para crianças.

Resumindo: uma excelente cidade para se morar

Nós viajamos pela cidade das oportunidades de emprego, de uma rica história de colonização, famosa mundialmente pela dança, com diversas opções de lazer e diversão e que encanta pelas belezas naturais únicas.

Joinville é uma cidade que adora inovar e celebrar as antigas tradições. Um local com uma cultura diversa, composta por joinvilenses e muitos imigrantes que aqui chegaram ao longo dos anos.

No início do artigo, nós afirmamos que Joinville é um excelente local para se viver, e ao final, acho que você também vai poder afirmar isso sem sombra de dúvidas.

Desde 2003, a Incorposul realiza sonhos de inúmeras famílias que querem morar em Joinville com conforto e sofisticação. Se você também quer construir uma história por aqui, conte conosco.

Foto destaque: SCC10

Compartilhe a sua opinião com a gente!