Comprar o Segundo Imóvel? Veja como se planejar financeiramente

- Publicado em Deixe um comentário

Ter um segundo imóvel para um sonho distante? Saiba que é possível com planejamento e sem prejudicar as finanças da família. Pular para o artigo

Comprar Segundo Imóvel

Ter uma casa ou apartamento próprio pode ser considerada uma grande realização para muitas famílias.

Mas há quem queira ir além e buscar um segundo imóvel, seja para deixar como herança para os filhos ou até ter uma renda extra com o aluguel.

Seja qual for o motivador da compra, é necessário ter um planejamento antes de fazer negócio – assim como deve ser no investimento de um único bem.

Veja algumas dicas para comprar um segundo imóvel com tranquilidade e sem comprometer a saúde financeira da família.

Lembrando que você pode acessar qualquer item do texto, no momento que desejar, pelo índice abaixo.

Este é o momento ideal para comprar um segundo imóvel?

Este é o momento ideal para comprar um segundo imóvel?
Este é o momento ideal para comprar um segundo imóvel?

Avaliar o momento financeiro da família e até o momento do mercado imobiliário é primordial antes de decidir pela compra do segundo imóvel.

O ideal é que o primeiro imóvel já esteja quitado (para evitar que as finanças saiam do controle) e também que o pagamento seja feito à vista.

Porém, sabemos que nem sempre é possível quitar o bem no momento da compra, por isso, alguns fatores devem ser levados em consideração e serem bem-avaliados pela família.

Já trouxemos este assunto aqui em nosso blog, mas vale retomar. Avalie, por exemplo:

Tamanho do investimento: lembre-se que há custos diretos e indiretos que envolvem a compra de um imóvel – o valor da compra acaba não se resumindo apenas ao valor do apartamento ou casa.

Há despesas burocráticas com a documentação, impostos, valor do condomínio, etc.

Também não podem ser esquecidas as despesas fixas da família, tais como conta da energia elétrica, gás, água, supermercado, gastos com a escola dos filhos e saúde.

Momento do mercado imobiliário: vamos a um exemplo prático. 2020 tinha tudo para ser um ano de retrocesso em compras de imóveis diante do cenário de incertezas provocado pela pandemia da Covid-19.

Porém, ao decorrer dos meses, a Taxa Selic chegou a uma redução histórica, criando condições favoráveis para quem estava precisando de um “empurrãozinho” para comprar um imóvel.

Além disso, passando mais tempo em casa, as pessoas notaram que seus lares não eram tão confortáveis assim, indo em busca de opções mais atrativas, o que aqueceu a venda de casas e apartamentos.

Avaliando este exemplo, fica clara a necessidade de estar atento às condições do mercado antes de investir.

Então, a partir de uma avaliação inicial destes dois itens mencionados acima, já é possível ter uma noção básica se este é ou não o momento para a família investir em um segundo imóvel.

Posso financiar meu segundo imóvel?

Analise as opções de financiamento
Analise as opções de financiamento

Em linhas gerais, a resposta para a pergunta acima é: pode! Mas lembre-se que o fato de você ter financiado a primeira casa ou apartamento não significa que o processo será mais fácil ou terá aprovação imediata.

Se você ainda está pagando o seu primeiro bem deve ter mais atenção ainda.

O futuro proprietário não pode comprometer mais de 30% da sua renda com o pagamento das mensalidades do financiamento, independentemente da quantidade de imóveis que está financiando.

Há um processo burocrático por trás de um financiamento negociado junto a instituições bancárias, sejam públicas ou privadas.

De forma geral, inicialmente, o banco faz um cadastro e, após, o comprador passa por uma análise de crédito – esta etapa é muito importante, pois o banco tem que se assegurar que a pessoa terá condições de pagar pelo financiamento.

A instituição financeira também vai avaliar o imóvel pretendido, formular o contrato, entre outras burocracias.

Lembrando que, basicamente, há três exigências comuns para dar entrada em um financiamento: ser maior de 18 anos; ter meios de comprovar renda e não ter cadastro em órgãos de restrição ao crédito.

Contudo, todas as informações sobre exigências e documentações devem ser conferidas junto à instituição bancária pretendida.

Neste artigo, te apresentamos todas as documentações necessárias para fazer um financiamento imobiliário diretamente com a construtora ou com bancos.

No texto, também abordamos as vantagens de negociar diretamente com construtoras como a Incorposul. Não deixe de ler!

Consórcios para compra de imóveis

Consórcio de Imóveis
Consórcio de Imóveis

Outra opção de negociação para quem não pode comprar um imóvel à vista é o consórcio imobiliário.

É uma solução que pode atender pessoas não imediatistas, ou seja, que não têm pressa em usufruir do bem – os consórcios imobiliários podem durar de 10 a 15 anos!

As vantagens deste tipo de negociação é que o consórcio não tem juros e todo o valor é parcelado de forma integral, excluindo a necessidade de dar uma entrada, por exemplo.

Mas como funciona? De forma geral e resumida, um grupo de pessoas se reúne para fazer a compra de um imóvel. Cada um se compromete com parcelas mês a mês,

para a administradora responsável por fazer o gerenciamento do dinheiro.

Quando as parcelas atingem o valor determinado, por exemplo, um consórcio de R$ 180 mil, um integrante é sorteado e pode fazer a compra do imóvel.

O consorciado, como é chamado o futuro proprietário, também pode oferecer lances e adquirir o bem mais rapidamente.

É um sistema que exige mais paciência e leva mais tempo que o financiamento, por isso, vale avaliar se ele cabe ou não no perfil financeiro e nas necessidades da família.

Vantagens de ter um segundo imóvel

Ao contrário de um carro, por exemplo, um imóvel não é desvalorizado com o passar do tempo. Então, ter imóveis próprios sempre são boas opções de investimento.

Além disso, os imóveis são patrimônios familiares que podem ser passados por gerações, sendo usufruídos por seus filhos ou netos no futuro (ou até mesmo imediatamente após a compra).

Você ainda pode alugar o segundo imóvel e garantir uma renda extra para a família mensalmente. Além disso, ter mais que um imóvel pode facilitar no momento de uma reforma grande, por exemplo.

Ao invés de ter que conviver com os transtornos de uma obra, a família pode se mudar temporariamente para a casa ou o apartamento extra.

Conclusão

Investir em um imóvel, seja o primeiro, segundo ou terceiro, exige uma boa pesquisa e planejamento para fugir de transtornos financeiros.

Como visto acima, há diferentes formas de negociação e inúmeras vantagens de ter um segundo imóvel.

Porém, o principal é ter cautela e conversar com todos os membros da família antes de fechar negócio.

E se você busca um segundo imóvel com qualidade, requinte e alto padrão, nós, da Incorposul, temos as opções perfeitas para você.

Você escolhe se quer apartamentos prontos para morar ou se deseja adquirir imóveis que ainda estão em construção.

Entre em contato com a nossa equipe para encontrar o imóvel dos seus sonhos, com a pontualidade e solidez de uma empresa que está há mais de 17 anos no mercado.

Compartilhe a sua opinião com a gente!