Como saber se está na hora de Comprar um Imóvel de Alto Padrão?

- Publicado em Deixe um comentário

Vários fatores devem ser levados em conta antes da sua decisão. Acompanhe o artigo e veja considerações importantes sobre o tema. Pular para o artigo

Comprar um Imóvel de Alto Padrão

Comprar um imóvel, seja ele de alto padrão ou não, exige pesquisa e análise de diversos fatores como: tamanho do investimento, momento do mercado imobiliário, momento econômico do país, riscos, valorização, entre outros.

Para facilitar a sua busca por um imóvel de alto padrão e, principalmente, decisão de compra ou não, este artigo irá sanar algumas dúvidas e fazer considerações importantes sobre os fatores mencionados acima.

Acompanhe!

E não se esqueça: acesse qualquer parte do texto, a qualquer momento, pelo índice abaixo.

Tamanho do investimento

Tamanho do investimento
Tamanho do investimento – Imagem: Finanças Inteligentes

Avaliar o tamanho do investimento é, certamente, um dos principais fatores antes de decidir comprar seu imóvel de alto padrão.

Se a opção for por financiamento total ou de parte do valor, é mais importante ainda verificar suas condições financeiras, pois uma parcela da sua renda será destinada mês a mês para quitação da dívida.

E ninguém deseja passar por apertos econômicos por conta de uma decisão mal pensada, certo?

Lembre-se que há custos diretos e indiretos que envolvem a compra de um imóvel – o valor da compra acaba não se resumindo apenas ao valor do apartamento.

Há despesas burocráticas com a documentação, impostos, valor do condomínio, etc.

Também não podem ser esquecidas as despesas fixas, tais como conta da energia elétrica, gás, água, supermercado, gastos com a escola dos filhos e saúde.

Portanto, antes de decidir pela compra é imprescindível verificar se o investimento cabe no orçamento familiar, independentemente se o pagamento será à vista (um sonho, não é?) ou por meio de financiamento bancário ou diretamente com a construtora.

Momento do mercado imobiliário

Momento do mercado imobiliário
Momento do mercado imobiliário – Imagem: Urbs

O ano de 2020 começou com grandes expectativas para o setor imobiliário.

A expectativa era firmar ainda mais o setor no atendimento digital com investimentos em tecnologia.

Também havia a estimativa de grande valorização do metro quadrado, dando ótimas esperanças a quem investe no setor.

Então, chegou a pandemia do Coronavírus, que se estabeleceu no país pós-Carnaval, trazendo retração econômica, desemprego, incertezas, atenção total à saúde, entre tantas outras coisas ocasionadas pela doença e que ainda estão provocando consequências em todos os setores.

Você deve, então, estar pensando que o ano termina de forma péssima para o setor imobiliário, certo? Não foi bem assim!

Segundo reportagem do Correio Braziliense, de outubro de 2020, houve um aumento de 58% nas vendas de novas unidades habitacionais em julho, em comparação ao mesmo mês no ano passado.

Ao todo, foram comercializadas 13.023 unidades, no país, o melhor resultado mensal do indicador desde maio de 2014.

Os principais motivos para o crescimento do setor, ainda conforme a reportagem, seriam a baixa taxa de juros do crédito habitacional e a própria pandemia da Covid-19, que alterou hábitos e necessidades de parte da população.

As pessoas passaram a ficar mais tempo em casa ou no apartamento e perceberam que o seu lar não era tão confortável quanto pensavam.

Por isso, buscaram por imóveis que atendessem, de fato, suas necessidades, como mais espaço, mais conforto, existência de varanda ou sacada, entre outros.

É interessante, então, ficar atento ao momento vivido pelo mercado imobiliário e pela própria economia do país.

A redução histórica da taxa Selic a 2%, durante a pandemia, criou condições favoráveis para quem estava pensando em investir em um imóvel de alto padrão.

Com a Selic em queda, o crédito fica mais acessível, já que os bancos tendem a baixar as taxas de juros, facilitando a compra do seu imóvel dos sonhos.

Riscos

Riscos
Riscos – Imagem: Inexxus

Se sua intenção é de investir em um imóvel em busca de retornos financeiros, você deve ter atenção a alguns fatores.

Um deles pode ser a baixa liquidez, que é a capacidade de transformar um bem em dinheiro.

Não há como saber antecipadamente se você conseguirá vender o imóvel daqui a um mês ou daqui a um ano.

Nesse tempo, caberá ao proprietário os custos com manutenção e impostos, ou seja, as despesas que um imóvel gera.

Além disso, o patrimônio parado pode ser outro risco e impactar nas finanças familiares. O investimento imobiliário, sendo assim, não é muito indicado para quem tem metas financeiras de curto prazo.

Outro ponto a ser observado é, se é necessário algum tipo de reforma, como pintura, se o apartamento escolhido não for novo.

Avalie antecipadamente todos os custos para não correr o risco de ter dores de cabeças e problemas financeiros posteriormente.

Valorização

Valorização
Valorização – Imagem: TheCap

Um bom motivo para comprar um imóvel de alto padrão pensando no futuro é valorização ano após ano.

Ao contrário de um carro, por exemplo, que perde o seu valor, os imóveis tendem a ser ainda mais valorizados com o passar do tempo.

Segundo reportagem do blog Valor Investe, da editora Globo, a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) calcula que o investimento em imóveis tenha rendido, em média, 15,3% ao ano na década que vai de 2009 a 2019.

Um bom exemplo que já trouxemos aqui no blog e pode ser usado para exemplificar a valorização de imóveis é o caso dos apartamentos do edifício The Lux Residence da Incorposul.

Em um ano, o percentual de valorização dos apartamentos foi de 14%. Ótimo, não é mesmo?

Sendo assim, o condomínio de alto padrão no bairro América, uma área nobre em Joinville, ainda não está pronto, mas já se mostrou uma escolha superacertada para os seus compradores.

Um dos critérios que colaboram para a valorização do imóvel é a sua localização.

Já falamos sobre isso aqui no blog. Porém, é importante estar atento à infraestrutura da região, se é um local nobre, se oferece opções de comércio e serviços, se tem facilidade de acesso para outras regiões, se é um bairro seguro, se está perto de locais arborizados, praças, etc, entre outras pontuações.

Conclusão

Há vários fatores que cercam a decisão de comprar ou não um imóvel de alto padrão. Desde as condições econômicas da família até o momento econômico do país: tudo deve ser avaliado com cautela.

Caso não se sinta seguro, busque ajuda profissional de quem entende do assunto e tire todas as suas dúvidas.

Melhor pecar pelo excesso a ter que conviver com uma negociação mal elaborada.

Além disso, é fundamental ter confiança na empresa que você está negociando. Por isso, escolha a construtora que passe credibilidade, tradição e, principalmente, cumpra com o que foi prometido e negociado.

A Incorposul está no mercado desde 2003 e carrega uma história baseada na solidez, pontualidade, primando, sempre, pela qualidade, excelência e ética nos negócios.

Ou seja: é a garantia de fazer um bom negócio, com um time de profissionais de alto desempenho.

Após todas as pontuações do texto fica o questionamento para reflexão: este é o momento para você comprar um imóvel de alto padrão?

Compartilhe a sua opinião com a gente!