Vale a pena comprar um imóvel? Confira algumas dicas!

- Publicado em 1 comentário

Comprar ou não um imóvel residencial? Caso se faça essa pergunta, trouxemos para você informações que te ajudarão a respondê-la. Pular para o artigo

Vale a pena comprar um imóvel? Confira algumas dicas!

Todo investimento deve ser bem pensado, ainda mais quando o valor dele é alto, como no caso ao comprar um imóvel.

Sendo assim, é normal se questionar se vale a pena ou não comprar uma casa ou apartamento, seja para moradia própria ou para locação.

Mas antes de responder a essa pergunta principal, pense nestas outras:

Você quer ficar refém do aluguel?

Uma das coisas mais básicas para se conseguir viver bem é ter um lugar para morar.

A sua casa é seu refúgio, sua proteção, sua privacidade e seu conforto.

Melhor ainda se ela for realmente sua, e não você refém do aluguel dela.

Afinal, o aluguel geralmente é um dos gastos mensais mais altos quando comparado às outras contas, e você não conseguirá se livrar dele se não tiver uma casa própria.

Você quer ficar refém do aluguel?
Você quer ficar refém do aluguel?

Além disso, o dinheiro que você gasta com aluguel não tem retorno.

Quando você financia um apartamento, por exemplo, as parcelas que você paga por mês estão comprando o imóvel.

Muitas vezes essas parcelas não são tão mais altas que o aluguel e mesmo assim, este último não tornará o apartamento “mais seu”.

Você quer ficar refém do locador?

Se você gosta da casa em que mora e pretende residir lá por muitos anos, mas ela é alugada, então infelizmente essa decisão não cabe apenas a você.

O proprietário do imóvel pode decidir aumentar o aluguel ou até mesmo não renovar o contrato.

Outro ponto a se pensar é na sua vontade e da sua família de fazer reformas e mudanças no imóvel.

Você quer ficar refém do locador?
Você quer ficar refém do locador?

Se você quiser quebrar uma parede para aumentar um cômodo, por exemplo, você terá que pedir autorização ao proprietário e nesse tipo de caso, é bastante provável que ele não permita.

Se uma reforma for autorizada, calcule se o dinheiro investido valerá a pena.

Afinal, reformas são caras e se o proprietário não descontar do valor do aluguel, será um investimento que não ficará para você.

Você quer uma renda extra mensal?

Mas a compra de um imóvel não traz vantagens apenas para o proprietário que irá morar nele, mas também para o proprietário que o aluga.

Afinal, a aquisição de imóveis permite que você gere uma renda passiva, ou seja, um valor mensal obtido que não depende do seu esforço, e isso é concretizado por meio do aluguel.

Renda extra mensal
Renda extra mensal

Sempre existem pessoas a procura de imóveis para alugar e dados demonstram que a procura por eles, felizmente, pouco diminui em períodos de crise.

O dinheiro que não é investido em um imóvel e sim deixado no banco, geralmente acaba sendo tirado em partes para pagar gastos rotineiros e aos poucos vai se perdendo, isso é muito mais comum do que parece e leva a um decréscimo considerável do patrimônio de muitas pessoas.

Sendo assim, o investimento em imóveis pode ser uma forma de evitar essa perda de riqueza de forma involuntária.

Você sabe escolher um imóvel?

Se a ideia é encarar a aquisição do imóvel como um investimento, é importante que se faça a escolha certa, e isso implica que você se assegure de que a compra te trará vantagens no futuro e é claro, bem-estar.

Para isso, é fundamental que você conheça o imóvel, a região em que ele está localizado, as previsões de valorização da região e do imóvel.

Fachada Noturna - Monte Saint-Michel

Assim, você terá mais noção do valor futuro desse investimento.

Outros fatores que valorizam ainda mais seu imóvel e que você deve avaliar na hora da escolha é a incorporadora e a arquitetura.

É interessante procurar o histórico da incorporadora, ainda mais no caso de realizar uma compra na planta, uma incorporadora que tem credibilidade no mercado agrega valor ao seu investimento e traz mais segurança para negociações futuras.

A arquitetura também tem um peso significativo na valorização do imóvel.

Um edifício com uma arquitetura diferenciada, espaço interno bem definido e infraestrutura única tende a ter uma valorização maior do que edifícios muito padronizados.

Você quer a segurança de ter o imóvel como parte do seu patrimônio?

Imóveis nunca deixarão de ser demandados, as pessoas sempre precisarão de um lugar para morar, para trabalhar, para comercializar e realizar outras atividades do cotidiano.

Por isso, o investimento imobiliário sempre resiste às crises, por maior que seja a desvalorização em um momento, em um período posterior isso muda.

Além disso, este tipo de investimento está imune à quebra de bancos e não pode ser congelado pelo Estado, como a poupança por exemplo, o que faz dele muito estável.

Sendo assim, pesquise imóveis pensando sempre no conforto e bem-estar da sua família, no patrimônio de vocês e na segurança desse investimento.

Respondemos a todas essas perguntas para te ajudar a acabar com a dúvida que você havia no começo desse texto.

Então, para você, vale a pena comprar um imóvel?

Uma resposta para “Vale a pena comprar um imóvel? Confira algumas dicas!”

Compartilhe a sua opinião com a gente!