Funcionais e decorativas veja como escolher a estante perfeita para o seu apartamento

- Publicado em Deixe um comentário

Que tal descobrir o seu estilo de decoração e as dicas para comprar a estante perfeita para o seu apartamento? Leia este artigo antes de decorar seu apartamento. Pular para o artigo

Funcionais e decorativas veja como escolher a estante perfeita para o seu apartamento

Na hora de decorar a casa ou o apartamento muitas dúvidas vêm à tona, dentre elas as inseguranças quanto ao tipo de estante e outros móveis para inserir nos ambientes.

Mas antes de definir essa mobília, é necessário entender os motivos pelos quais a decoração do apartamento é tão importante para uma rotina saudável. 

Além disso, é importante entender que estilo de decoração combina mais com você para que todos os elementos do apartamento combinem e cumpram com o objetivo de trazer boas sensações para os moradores. 

Então, que tal descobrir o seu estilo de decoração e as dicas para comprar a estante perfeita para o seu lar? Continue a leitura.

O que significa decorar um apartamento?  

Decorar um apartamento vai muito além do que organizar o ambiente de acordo com uma preferência pessoal, por isso, decorar o lugar em que moramos não pode se resumir a simplesmente embelezar o ambiente. 

A decoração do apartamento significa um espelhamento pessoal de como enxergamos beleza ao nosso redor e é a oportunidade de transformar o local para o qual voltamos depois de um dia difícil, em um lugar aconchegante e acolhedor

Elementos em uma decoração podem trazer conforto físico e psíquico aos moradores de um apartamento e um espaço bem planejado pode alterar o humor de quem circula naquele espaço. 

E um desses elementos são as estantes que podem ser funcionais e decorativas a depender da proposta da decoração. É válido ressaltar que a estante não serve apenas para empilhamento de outros objetos, ou seja, ela não cumpre apenas com a função organizadora. 

Além dessa opção, os nichos podem ser usados para sofisticar o ambiente e trazer praticidade sem perder o charme da composição. Cada montagem e disposição dos nichos em um ambiente pode comunicar algo diferente dentro da decoração e por isso, é importante saber qual decoração tem mais a ver com o seu estilo de vida. 

Então, você já sabe como escolher um tipo de decoração para o seu apartamento? Tem vontade de colocar estantes nos ambientes, mas ainda está inseguro sobre qual modelo escolher? E você já ouviu falar nos nichos e na funcionalidade deles?

Essas e outras perguntas serão respondidas neste artigo. 

Com qual tipo de decoração você mais se identifica?

Objetos de decoração.
Objetos de decoração.

Se engana quem pensa que não é necessário entender qual é o estilo de decoração antes de colocar a mão na massa. Descobrir o próprio estilo na hora de decidir a organização de um ambiente é um exercício de autoconhecimento

E para muitas pessoas esse movimento pode ser complicado, visto que são muitas as possibilidades na hora de decorar o apartamento. O mais importante no final das contas é que independentemente da distribuição das cores e dos elementos funcionais, a decoração precisa ter a cara dos donos do apartamento. 

Então, conheça agora os estilos de decoração e veja quais deles se encaixam mais no seu perfil e no seu estilo de vida. 

Estilo rústico

Decoração rústica.
Decoração rústica.

O estilo rústico é o preferido daqueles que amam simplicidade, mas sem monotonia. É também o favorito daqueles que amam a beleza interiorana das cidades e querem preservá-lo através de alguns elementos. 

O ambiente rústico explora as cores, texturas e matérias primas, que na prática significa o uso de madeiras e pedras maciças, cores facilmente encontradas na natureza, como o marrom e tons de palha, muitos tecidos, plantas em vasos e peças artesanais. 

Estilo oriental

Decoração oriental.
Decoração oriental.

Este estilo prioriza equilíbrio e harmonia na decoração através do uso de elementos naturais para deixar o ambiente mais aconchegante e agradável. O diferencial desse estilo são as cores suaves como branco, cinza e variações de verde, símbolos do budismo, móveis mais baixos, divisórias mais leves que permitem alterar o layout do apartamento e arranjos de flores e fontes d’água. 

Estilo romântico

Decoração romântica.
Decoração romântica.

O estilo romântico é feito de elementos mais delicados e costuma ser o tipo de decoração preferido porque significa elegância, acolhimento e serenidade. Os recursos usados neste estilo são: cortinas mais leves, móveis com estofados macios, cores em tons pastéis e cores mais claras, estampas delicadas e florais e texturas com algum elemento em cetim, renda ou tricô. 

Estilo retrô

Decoração retrô.
Decoração retrô.

Muitas pessoas podem associar o estilo vintage, mas a diferença é que no vintage os elementos de décadas anteriores são trazidos para dentro do ambiente, enquanto no estilo retrô há uma releitura desses recursos

Apostar no estilo retrô não significa necessariamente apostar em móveis antigos, mas outros componentes podem ser usados como: linhas orgânicas como espelhos redondos, por exemplo, estampa floral em tecidos e revestimentos, velas e candelabros, cores vivas e tonalidades intensas, sobretudo nos acessórios. 

Estilo moderno

Decoração moderna.
Decoração moderna.

Este estilo preza pela funcionalidade dos elementos e pela praticidade do ambiente. Por isso, elementos mais simples são usados, como também tons neutros (branco, bege, marrom), poucos acessórios no ambiente, linhas duras e retas, redução das barreiras visuais através de espaços integrados.   

Estilo industrial

Decoração industrial.
Decoração industrial.

Apartamentos com o estilo industrial de decoração trazem referências rudimentares das construções, o que inclui o uso de ambientes integrados e locais com pé-direito duplo. Além disso, outros recursos são usados como acabamento metálico nas luminárias e nos eletrodomésticos, como também cores alegres e tons vibrantes nos acessórios, manutenção da textura original dos objetos e instalações e estruturas expostas. 

Estilo clássico

Decoração clássica.
Decoração clássica.

O estilo clássico de decoração é inspirado no passado, mas mistura muitas referências, o que confere a essa possibilidade uma riqueza de detalhes, mistura de formas, cores e texturas. 

Para aqueles que gostam de um apartamento com um visual mais luxuoso, o estilo clássico é o mais indicado. Os recursos usados nesse tipo de decoração são: revestimentos em tons metálicos, acessórios chamativos como lustres e espelhos grandes, por exemplo, além de itens volumosos e contraste entre as cores dos objetos e do ambiente.   

Estilo vintage

Decoração vintage.
Decoração vintage.

Para aqueles que gostam de uma decoração que privilegia a reutilização de móveis e objetos antigos, o estilo vintage é ideal. Tons pastéis, formas arredondadas, mobília em madeira e detalhes em ferro e objetos antigos, são alguns dos recursos usados dentro de uma decoração vintage. Além disso, elementos mais mais modernos como iluminação neon também podem ser incorporados dentro dessa proposta. 

Estilo minimalista

Decoração minimalista.
Decoração minimalista.

Este estilo de decoração vem conquistando muitos lares nos últimos anos e tem se tornado uma tendência cada vez mais forte quando o assunto é decoração de apartamentos. A decoração minimalista valoriza a estética mais clean e preza pela liberdade nos espaços, através do uso de elementos mais sofisticados. 

Por isso, os tons neutros são mais usados, formas geométricas mais simples e linhas retas são recursos mais explorados nesse tipo de decoração. Além disso, o design privilegia móveis essenciais com funcionalidade e o excesso de acessórios é substituído por itens mais discretos e em cores mais frias. 

Estilo escandinavo

Decoração escandinava.
Decoração escandinava.

Caracterizado pela simplicidade e funcionalidade, o estilo de decoração escandinavo conta com linhas sóbrias, cores neutras, o que provoca sensação de acolhimento ao ambiente. Além disso, elementos como cerâmica, vidro, acrílico são usados, bem como a iluminação natural é privilegiada e mobílias retas e formas simples também.  

Já identifiquei o meu estilo de decoração, mas será que as estantes podem ser usadas em qualquer ambiente? 

É importante lembrar que não existe certo ou errado na hora de decorar o seu apartamento; ter um estilo de decoração não significa que outros elementos não possam ser introduzidos e, por isso, as estantes podem ser colocadas nos ambientes desejados. 

Mas na hora de escolher a estante ideal para o seu apartamento, tenha em mente alguns critérios: 

  • Se atente ao tamanho da estante e do ambiente que você deseja inseri-la. Em espaços pequenos, uma estante mais baixa, ou de tamanho médio, é o ideal para que o ambiente não perca o charme, nem a funcionalidade. 
  • Defina o modelo da estante. Para essa escolha, você terá de pensar no estilo da decoração do  seu apartamento e do ambiente em questão. Caso você não consiga pensar em algum estilo de decoração, ao menos pense no que você deseja sentir quando estiver nesse ambiente. Considere também que existem as estantes decorativas e as funcionais, então, perceba qual será a utilidade do móvel. Você quer organizar livros ou utensílios? Ou você deseja fazer um cantinho de fotos para boas recordações? Ao responder essas perguntas você conseguirá definir o estilo da sua estante. 
  • As cores e o acabamento também importam. Como você leu anteriormente, as sensações que você deseja experienciar dentro do ambiente serão definidas de acordo com o acabamento e as cores da estante. Geralmente, os modelos em madeira agradam mais, mas não se esqueça de analisar o seu ambiente e a harmonização esperada. 
  • Tipo do material. As estantes de metal, por exemplo, são excelentes em ambientes de estilo industrial ou moderno e dependendo da tonalidade pode ser uma ótima combinação dentro de uma decoração mais clean. Já as estantes de plástico provocam uma sensação de descontração e leveza ao ambiente e podem ser encontradas no mercado em variadas cores. As estantes deste material são muito usadas em decoração de ambientes infantis, mas podem ser usadas em espaços minimalistas. As estantes de madeira são mais duráveis e podem ser encontradas em MDF ou no modo rústico. São adaptáveis para vários tipos de estilo de decoração a depender da espessura, textura e tonalidade.   

Estantes funcionais ou decorativas: como usá-las na decoração do apartamento? 

As estantes funcionais são uma opção de organização eficiente e que não perdem a possibilidade de serem estilosas. Além disso, a versatilidade das estantes é uma característica positiva na hora da compra e a possibilidade multiuso faz com que a durabilidade do móvel seja estendida.  

Então, para ambientes como escritório, biblioteca, quarto, cozinha, banheiro e área externa, a estante funcional é importante para manter o ambiente organizado, o que otimiza o espaço. Para muitos pode ser estranho usar estante na cozinha, mas tem sido cada vez mais comum substituir os armários convencionais por estantes funcionais. 

Em quartos infantis, as estantes funcionais podem cumprir com o objetivo de manter uma decoração mais lúdica e divertida, através de um design mais despojado e uso de cores variadas. 

Já as estantes decorativas podem deixar o apartamento ainda mais moderna, sem contar que os diferentes tipos de design, o material e as cores escolhidas, fazem com que esse tipo de estante seja adaptável ao estilo do apartamento e do ambiente em questão. 

Ou seja, as estantes decorativas podem ser usadas em salas e varandas combinando com outros itens em madeira e acessórios de vidro, por exemplo. Cantinhos de memórias podem ser criados ao entorno dessas estantes, além de decorações que privilegiam o uso de quadros pequenos ou vasos com flores. 

Além das estantes você conhece os nichos? 

Os nichos são elementos modernos e despojados na decoração do apartamento e podem ter formatos geométricos diferentes, como retângulo, quadrado, círculo, triângulo e similares. Os nichos podem ser de madeira e de outros materiais, além de apresentarem cores e tamanhos variados. 

As prateleiras têm sido substituídas por nichos que mantêm as linhas retas e bem estruturadas, na maioria dos casos, mas que oferecem outra possibilidade de harmonização na decoração do ambiente. 

Os nichos podem ser usados em salas, quartos, escritórios e geralmente eles cumprem com a função decorativa. Mas é possível usá-los com o objetivo de armazenar objetos, desde que essa escolha não comprometa a otimização do espaço. 

A decoração do seu apartamento precisa atender suas necessidades 

No fim das contas, se você escolher nicho ou estante, o mais importante é que esta decisão componha a decoração do seu apartamento com funcionalidade, ou seja, que corresponda às suas necessidades diárias. 

Além disso, ao olhar para os ambientes do seu apartamento você precisa se sentir acolhido e confortável, de modo que ali seja o lugar que você  deseja estar. Por isso, pesquise e veja qual é o seu estilo de decoração, como também o que é mais rentável e versátil para você. 

Tenha em mente que um apartamento de alto padrão permite a sensação de aconchego e conforto no dia a dia cansativo. Claro que a decoração de um apartamento de alto padrão deve ser pensada considerando os seus objetivos e a estrutura inédita que ele apresenta. 

Por isso, a escolha perfeita é um apartamento alto padrão que une sofisticação, requinte e praticidade, já que todos esses aspectos podem elevar a qualidade de vida e favorecer uma rotina mais prazerosa. 

Escolha os empreendimentos da Incorposul e não adie essa decisão. Entre em contato conosco, queremos te conhecer!

Compartilhe a sua opinião com a gente!