Como decorar um apartamento de Alto Padrão: Dicas para transformar o seu imóvel

- Publicado em Deixe um comentário

A decoração do seu lar precisa ter a sua essência, certo? Veja o post completo e anote todas essas dicas valiosas para decorar um apartamento de alto padrão! Pular para o artigo

Como decorar um apartamento de Alto Padrão

Decorar um apartamento de alto padrão é muito mais do que apenas escolher sofás, quadros e tapetes.

A beleza e o luxo estão exatamente nos itens que você seleciona e que o deixarão com a essência perfeita para chamá-lo de lar. Ou seja, tudo precisa ornar!

Além disso, uma boa ideia é escolher o tipo de decoração que é do seu agrado antes de comprar todas as coisas para o apartamento, inclusive a mobília. Seja minimalista, moderna ou clássica, é importante que essa decisão seja tomada para que o resto consiga conversar entre si, deixando o ambiente aconchegante e acolhedor.

Outra coisa que faz uma grande diferença, é a iluminação. É ela que dará um ar mais frio ou confortável para seu apartamento, sem contar que vai contrastar diretamente com os móveis e dar o devido destaque às peças escolhidas.

Se você precisa de ajuda ou dicas de decoração para seu apartamento e quer deixá-lo exatamente como um imóvel de alto padrão deve ser, continue lendo!

Suíte alto padrão decorada | Foto: Incorposul
Suíte alto padrão decorada | Foto: Incorposul

O que não pode faltar na decoração do seu apartamento

Existe uma série de itens indispensáveis para a decoração do seu imóvel, como grandes sofás, que trazem a ideia de luxo e, ao mesmo tempo, enorme conforto. Para a sala de estar, sempre dê preferência para a maciez, já que costuma ser um local para relaxar. 

As mesas de centro precisam de certa atenção também!

As de vidro, espelhadas, de pedras ou até mesmo as de madeira, dão um toque refinado aos ambientes. Você ainda pode complementar a decoração com flores ou vasos que combinem com o visual dela.

Sala de apartamento alto padrão
Sala de apartamento alto padrão

Lustres e espelhos grandes também são ótimos representantes do luxo, e, se escolhidos de forma correta, vão transformar seu apartamento. Os lustres dão um ar de estilo clássico, mas não se engane, são peças que combinam com qualquer decoração se usados de forma correta. Já os espelhos servem para a decoração e também para dar a sensação de amplitude para os lugares.

Cuidado com o acabamento

Muitas vezes é o acabamento que vai definir realmente se sua decoração está ou não honrando seu apartamento de alto padrão. Dessa forma, é importante que sejam escolhidos materiais com alto valor agregado, como porcelanato, pedra, mármore, madeira nobre, papel de parede, texturas, entre outros.

Além disso, a escolha de maçanetas, torneiras, etc, deve ser feita com cuidado para que forme um bom conjunto com o resto da decoração, já que eles fazem toda a diferença.

A Iluminação é sua melhor amiga

Como dito antes, a iluminação pode e vai te ajudar muito na hora de valorizar e destacar sua decoração. Uma luz mais quente é ótima para dar a sensação de aconchego e combina com itens mais rústicos, por exemplo. Já uma iluminação fria, serve para decorações mais minimalistas e com cores claras, caso essa tenha sido sua escolha.

Living iluminado | Foto: Incorposul
Living iluminado | Foto: Incorposul

E, claro, todas as luzes deverão ser escolhidas de acordo com o que você quer destacar. É preciso muito cuidado na hora de selecionar o estilo de luz e, caso necessário, monte um controle de iluminação, dessa forma você poderá mudar a intensidade e os focos a hora que quiser.

Escolhendo a paleta ideal

Da mesma forma que é de extrema importância que o estilo da decoração seja bem escolhido, a seleção de cores também é indispensável. Isso tudo porque é com ela que você vai compor a ideia que quer passar através do seu apartamento.

Pode parecer que não, mas elas são muito poderosas. Através disso, você pode acalmar, estimular o apetite e passar a sensação de aconchego e tranquilidade, além de muitas outras coisas. Então, uma das dicas para decorar um apartamento de alto padrão é essa: escolha bem sua paleta de cores.

Logo, procure referências em sites e revistas sobre dicas de decoração, e busque um bom profissional que saiba exatamente como reproduzir suas ideias e que cuide bem para que nada fuja das combinações. As cores neutras e sóbrias são as melhores para que sua mobília se sobressaia e seja valorizada.

Porém, tudo isso depende da estética escolhida, certo? E nós vamos entender um pouquinho mais sobre isso ao longo do texto.

Estética Minimalista

Se tornando cada vez mais comum em apartamento de alto padrão, a decoração minimalista vem ganhando espaço com o slogan: “onde menos é mais”. A estética mais clean mostra que o pouco pode ser extremamente luxuoso, se escolhido da forma correta.

Apartamento minimalista
Apartamento minimalista

E, embora tenha se popularizado por agora, o minimalismo é um movimento que teve início no século XX, nos Estados Unidos. Ele era muito mais sobre expressões artísticas do que sobre decoração, mobília e estilo de vida, mas, como tudo no mundo, foi adaptado e agora é queridinho entre decoradores e donos de imóveis.

Como dito antes, a estética minimalista valoriza o clean, mas isso não quer dizer que você precisa abandonar o estilo sofisticado, pelo contrário, eles só precisam andar juntos. O minimalismo é sobre organização, amplitude, pouca mobília e itens de decoração.

Para aplicar esse tipo, opte por tons neutros nas paredes, principalmente branco, formas geométricas simples e retas, evitando poluição visual.

Decoração Clássica

O estilo clássico é algo rico em detalhes. É preciso manter o equilíbrio nos elementos, assim você consegue ousar nesse tipo de decoração. Inclusive, esse é um tema muito usado até hoje pelas pessoas que desejam trazer elegância para dentro de casa.

Ambiente clássico no empreendimento Monte Saint Michel | Foto: Incorposul
Ambiente clássico no empreendimento Monte Saint Michel | Foto: Incorposul

A ideia principal da estética clássica é o equilíbrio e o conforto, dessa forma, é muito comum ver os objetos de decoração sempre em pares, aumentando a sensação de proporção.

Os espaços nesse tipo de decoração são bem iluminados e amplos, se destacando exatamente por esse motivo. A mobília geralmente tem pernas torneadas, poltronas, mesas de centro e luminárias, fortalecendo a ideia dos espaços luminosos.

Na decoração, lustres, espelhos, molduras, esculturas, quadros, cortinas, tapetes, entre outras.

Estética moderna x estética contemporânea

Muito se fala sobre moderno e contemporâneo, inclusive, as pessoas tendem a se confundir e acabam achando que os estilos são a mesma coisa. Mas não é por aí, existem algumas diferenças que vão separá-los e estamos aqui para te ajudar a entender um pouquinho sobre cada um.

O estilo moderno hoje em dia diz respeito à virada do século vinte para o vinte um, valorizando algo mais natural, com cores terrosas ou neutras e mais funcionais. A decoração moderna foca em eliminar qualquer coisa que seja desnecessária. Diferente da decoração contemporânea, que utiliza e prefere materiais de última geração.

Na estética moderna, a decoração se utiliza do padrão monocromático, enquanto na contemporânea é escolhida uma grande variedade de cores, tendo como conceito ousar na escolha.

Tem como característica elementos estruturais — como vigas — mais expostos, mobílias mais baixas e horizontais, valorização da luz e janelas, materiais mais crus — como madeira não pintada —, e uma paleta de cores mais neutra.

o estilo contemporâneo vai mudando de acordo com o tempo e sua evolução, podendo incorporar elementos da decoração moderna, mas nunca se apropriando dela. E por falar em se adaptar, hoje em dia, a decoração contemporânea vem tomando forma com a ajuda do minimalismo, mas daqui a alguns anos será tudo diferente.

Cozinha para apartamento de alto padrão

Se nunca pensou em fazer uma cozinha planejada, pode começar a pensar! É algo super prático e que você pode personalizar da forma que quiser, fazendo com que orne com a decoração do resto do apartamento.

Além dela, temos a cozinha americana que é um estilo muito popular no Brasil e dá uma ideia de amplitude. Seu estilo aberto favorece as interações entre os familiares em diversos cômodos, o que é muito importante devido ao pouco tempo que as pessoas passam juntas hoje em dia, devido a suas rotinas extremamente corridas.

Cozinha Americana | Foto: Incorposul
Cozinha Americana | Foto: Incorposul

E o mesmo vale para as visitas, enquanto você prepara um drink, elas podem se sentar na bancada e manter a conversa. Perfeito, não é?

Para a sala do seu apartamento

Para a decoração da sua sala, aposte em poltronas ou sofás um pouco mais duros, que exalam sofisticação, deixando o conforto para a sala de TV, onde você e sua família ou os convidados passarão um pouco mais de tempo.

Opte por tapetes que ornem com o estilo escolhido, luminárias, quadros e até mesmo espelhos, para ajudar a tornar o ambiente mais amplo, caso não tenha feito uma cozinha americana.

Use e abuse da tecnologia

Com todos os avanços tecnológicos que temos vivido ao longo dos anos, muito se fala em tornar o imóvel o mais funcional possível. E por que não implementar isso no seu apartamento? Afinal, o luxo não está apenas a olho nu, ele também se trata da praticidade e sofisticação, coisas que um bom chuveiro, controle de luz, persianas automáticas e outros objetos podem trazer.

Use a tecnologia disposta ao seu favor, com toda certeza vai ajudar a melhorar a sua rotina, otimizar seu tempo e deixar seu apartamento de alto padrão ainda mais aconchegante.

Decoração além do interior

Ao comprar um imóvel de luxo, espera-se que ele seja muito mais do que o interior. Portanto, você pode e deve se preocupar, também, com a decoração de locais como sacadas e coberturas.

As sacadas, por exemplo, são muito mais do que apenas lugares para admirar a vista. Elas podem, e devem, se tornar ambientes práticos, aconchegantes, e o mais importante, úteis. Em um dia mais quente, você pode levar suas visitas para lá, tomar um chá enquanto coloca a conversa em dia, ou até mesmo tirar um tempo para você, lendo um livro que gosta.

Você pode transformá-la em um espaço de descanso, com pufes confortáveis, bancos estofados, mesinhas e até um sofá. Ou apostar nesse cômodo como um ambiente de lazer, adicionando uma churrasqueira, pia e móveis planejados de forma que se transforme em um espaço gourmet.

Tudo isso pode ser muito bem aproveitado e só vai depender da sua aposta na decoração, como almofadas, tapetes, vasos, quadros, entre muitas outras coisas.

Utilizando obras de arte

Uma dica importante para alimentar as paredes vazias e tirar a sensação de falta de vida no ambiente, é adicionar obras de arte nelas. Seguindo a linha do seu estilo de decoração escolhido, você pode optar por quadros que trazem personalidade, elegância e cor para os seus cômodos, seja a sala, banheiro, quartos, e qualquer outro lugar do seu apartamento.

Para escolhê-los, é preciso levar em conta a estética do seu apartamento: moderna, contemporânea, minimalista, clássica, romântica, etc. Seus gostos pessoais, hábitos e sua identidade. E, claro, procurar a ajuda de um profissional para decidir os locais exatos, para que mantenha a harmonia dos objetos com a mobília, cores da parede e outros pontos importantes.

Inclusive, se você é uma pessoa que gosta muito de viajar, uma boa ideia é trazer algumas obras dessas viagens, vai ajudar a tornar sua decoração exclusiva e especial, porque além de ter algo único, fará com que se lembre de momentos incríveis vividos naquele local. Luxo e memória afetiva de uma só vez. 

Conclusão

Decorar um apartamento de alto padrão pode não ser tão fácil, mas ao definir o estilo que quer seguir, tudo passa a ficar melhor. Por isso, é de extrema importância que a estética seja escolhida e esteja muito bem definida antes da compra dos móveis, tintas, papéis de paredes e tudo mais.

A forma como você irá dispor os móveis e os objetos, pode tornar o ambiente luxuoso ou ter um efeito contrário. Dessa forma, é essencial ter a ajuda de bons profissionais, para orientá-lo e seguir exatamente com suas ideias, guiando para que elas não fujam da harmonia.

Imóveis de alto padrão possuem muito espaço, mas é preciso tomar cuidado, porque nem sempre preencher todos eles vai fazer com que seu apartamento fique bonito e estiloso. Pelo contrário, pode dar um ar de bagunça e mau gosto, e temos certeza que você não quer passar essa impressão, não é?

Além das citadas nesse texto, existem outras formas de decoração que você pode seguir, como a decoração escandinava, que é um estilo trazido diretamente da Europa. Como também o estilo retrô, romântico, industrial, vintage, rústico, entre muitos outros!

Agora que você já sabe por onde começar, que tal fazer uma lista de itens essenciais e ir às compras? Não deixe de seguir nossas dicas de decoração, elas facilitarão o processo!

Compartilhe a sua opinião com a gente!