Eventos de arquitetura: um olhar para o futuro

- Publicado em Deixe um comentário

Os eventos de arquitetura dizem o que será tendência no futuro e se você quer uma casa com o que há de mais moderno, é importante ficar atento. Pular para o artigo

Eventos de arquitetura: um olhar para o futuro

Se você é apaixonado por arquitetura, design de interiores e decoração como a gente, gosta de ficar de olho nas tendências destes setores.

Além de te deixar por dentro das novidades em peças e materiais para a decoração da sua casa, os eventos de arquitetura podem dizer muito sobre o futuro da nossa relação com as moradias.

No artigo de hoje, vamos falar um pouquinho sobre as principais feiras de arquitetura, design e decoração do Brasil e do mundo e te mostrar como a Incorposul está atenta a todas as novidades para proporcionar o que há de melhor e mais moderno para os clientes.

A casa com um novo significado

Ficar por dentro das novidades em arquitetura e decoração não é apenas para os profissionais, pois mais do que nunca, as pessoas estão promovendo mudanças de forma independente nas suas casas.

Apartamento decorado | Foto: Incorposul
Apartamento decorado | Foto: Incorposul

O isolamento social causado pela pandemia, fez com que as pessoas passassem mais tempo dentro de suas casas e olhassem de um modo diferente para o lar. Muitos, insatisfeitos com o que viram e experimentaram no dia a dia, quiseram promover algumas mudanças.

O “faça você mesmo” está bastante em alta e com a ajuda da internet, muitas pessoas se arriscam a fazer alterações por conta própria para configurar um novo ambiente, trocar as cores das paredes ou redecorar um cômodo. Sites como o Pinterest são ótimos para referências.

Há também aquelas pessoas que contrataram profissionais para fazer o serviço, seja ele de decoração do espaço ou de adaptação de um ambiente.

Uma pesquisa realizada pela Archademy, com 650 escritórios de arquitetura de todo o país, apontou que:

  • 85% geraram propostas durante a quarentena
  • 77,5% destas solicitações foram focadas nas residências
  • 50,5% pediam a adaptação para o home office
  • 47,5% envolviam também adequação dos espaços de convivência da família
  • 21,5% incluíam formatação do ambiente para as crianças

O desejo por mudança das pessoas, não foi apenas baseado na necessidade latente de um local para trabalhar em casa, mas também para a adequação de espaços destinados ao convívio familiar, denotando uma preocupação com o bem-estar da família.

Seguindo a lógica, se as reformas aumentam, os investimentos em decoração também sobem. Segundo o instituto IEMI Inteligência de Mercado, em 2020, no início da crise sanitária, o setor de casa e decoração registrou alta de 4,65% nas vendas do varejo, movimentando R$ 87,7 bilhões no Brasil. 

Se você faz parte desse grupo de pessoas que visa ressignificar o lar de acordo com as novas necessidades de moradia, é interessante ficar atento às feiras de arquitetura que lançam as tendências. Assim, você consegue promover mudanças alinhadas com as novidades, criando ambientes mais modernos e tem a disposição um leque das mais novas soluções pensadas pelos melhores profissionais do mundo.

Eventos de arquitetura no Brasil e no mundo

As mostras, congressos e feiras de arquitetura e decoração, são pensados para arquitetos, paisagistas, designers de interiores, decoradores e até para construtoras e incorporadoras que desejam oferecer o que é tendência para os clientes.

Se você gosta de cuidar da decoração do seu apartamento e sempre promover aquela renovação, eventos desse tipo podem ser um prato cheio para você também.

Devido a pandemia, esses eventos foram muito prejudicados nos últimos anos, mas em 2022 eles voltaram com tudo e já proporcionaram ótimos insights para os visitantes.

A seguir, vamos contar um pouquinho para vocês sobre os principais eventos de arquitetura e design do Brasil e do mundo, seja para quem quer fazer uma visita ou apenas ficar atento às novidades que aparecem nas mostras.

Expo Revestir

Em março, aconteceu em São Paulo a Expo Revestir, a maior Feira de Revestimentos e Acabamentos da América Latina. A 20ª edição da feira teve público superior a 52 mil pessoas, além de reunir mais de 200 expositores.

Feira de Revestimentos e Acabamentos da Expo Revestir | Foto: Expo Revestir
Feira de Revestimentos e Acabamentos da Expo Revestir | Foto: Expo Revestir

Os destaques desta edição ficaram por conta dos materiais sustentáveis, a presença de muitas cores nos revestimentos e os grandes formatos em pisos, móveis, bancadas e paredes. A feira reforçou a necessidade de beleza e funcionalidade em todas as partes da residência, promovendo a casa como um ambiente que valoriza o dia a dia das famílias.

Além das exposições, o evento também contou com palestras de nomes renomados do setor.

Fique atento para a próxima edição!

CASACOR

A CASACOR é uma mostra que acontece em várias cidades do Brasil e em países como Bolívia, Peru e Estados Unidos, sendo o segundo maior evento de Arquitetura e Decoração do mundo.

Sede da Casacor de 2022 em Santa Catarina | Foto: Casacor
Sede da Casacor de 2022 em Santa Catarina | Foto: Casacor

Em 2022, os eventos brasileiros acontecem em vários estados:

Também já ocorreram eventos no Rio de Janeiro, Paraná e Goiás. Através do site da mostra, você pode ficar por dentro de todos os detalhes e conferir as datas para o próximo ano.

FENAHABIT

A Feira Nacional das Tecnologias da Habitação e Imobiliário (FENAHABIT) é a maior feira imobiliária da região sul do Brasil e também apresenta o que há de mais atual em produtos e serviços para o lar.

Ao longo dos quatro dias da Fenahabit 2022, os visitantes puderam conhecer produtos e serviços para lojistas, engenheiros, arquitetos e profissionais da construção civil. Participaram do evento 140 expositores e mais de 500 marcas de todo o Brasil.

Fique atento para a edição 2023!

ABCasa Fair

Com um foco maior em design de interiores e decoração, ABCasa Fair é o maior evento do gênero na América Latina.

Evento Abcasa Fair | Foto: Casa Claudia
Evento Abcasa Fair | Foto: Casa Claudia

Além dos lançamentos em artigos para casa, decoração e utilidades domésticas, o evento conta com muitos influenciadores da área e oportunidades de networking.

A feira é sediada em São Paulo e você pode visitar o site para saber mais detalhes.

Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

A Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo é um evento organizado pelo Instituto de Arquitetos Brasileiros de SP (IABsp) desde 1973 e se propõe a discutir conceitos da arquitetura.

Evento da Bienal Internacional de Arquitetura | Foto: Bienal de Arquitetura
Evento da Bienal Internacional de Arquitetura | Foto: Bienal de Arquitetura

Com um viés mais artístico e reflexivo sobre a arquitetura, a edição de 2022, por exemplo, teve como objetivo enxergar os projetos como forma de dialogar e tornar os espaços urbanos mais democráticos.

Design Weekend São Paulo (DW!)

Este é considerado um dos maiores festivais urbanos de design, arquitetura, decoração e economia criativa do mundo. O Design Weekend São Paulo acontece em toda a cidade, de diversas formas: exposições, feiras, congressos e intervenções.

Nas exposições, é possível encontrar peças para a casa com designs autorais e lançamentos de importantes estúdios de design de móveis e itens de decoração.

Em 2022, o evento acontece de 4 a 11 de Setembro.

Cersaie

Agora saindo do território nacional, vamos até a Bolonha para o maior evento de revestimentos do mundo.

Em 2022, a Cersaie acontece entre os dias 26 e 30 de Setembro, nos quais profissionais do mundo todo apresentam tendências em revestimentos, cerâmicas, acabamentos e mobiliário.

A edição do ano passado recebeu mais de 62 mil pessoas.

Maison & Objet

Maison e Objet em Paris | Foto: Dining And Living Room
Maison e Objet em Paris | Foto: Dining And Living Room

Esta é a maior feira de decoração da França e na edição de 2022 contou com mais de 1800 expositores. O tema desta edição foi o “Novo luxo” e expôs produtos de designer renomados mundialmente.

Os visitantes ainda puderam conferir diversas palestras e workshops.

A Maison & Objet terá uma nova edição este ano, em Paris, com início no dia 8 de setembro.

A Incorposul olha para o futuro

Salone Del Mobile |Foto: DireDonna
Salone Del Mobile |Foto: DireDonna

A Incorposul está sempre atenta aos eventos de arquitetura ao redor do mundo, com o objetivo de proporcionar o que há de melhor para os nossos clientes. Ao compreender as tendências, nós podemos olhar para as demandas de nossos clientes e adaptar tudo para o conceito de cada projeto.

Com esse olhar atento para o futuro, conseguimos entregar o melhor em diversos aspectos de nossos empreendimentos:

  • Configuração e aproveitamento dos espaços
  • Novidades em materiais
  • Novas soluções de iluminação
  • Decoração de áreas comuns e apartamentos
  • Novidades tecnológicas
  • Mobiliário exclusivo
  • Soluções para edifícios mais sustentáveis

Profissionais de todo o mundo estão pesquisando e desenvolvendo diariamente novas alternativas para ambientes residenciais. Atentos a isso e contando com os arquitetos, decoradores e designers parceiros em nossos empreendimentos, conseguimos trazer tudo para o dia a dia de nossos clientes.

Incorposul no Salone Del Mobile 2022

Em 2022, além de ficarmos atentos ao que acontece ao redor do mundo, a Incorposul esteve presente in loco na 60ª edição do Salone Del Mobile.

Exposições Salone Del Mobile | Foto: Incorposul
Exposições Salone Del Mobile | Foto: Incorposul

O Salone Del Mobile ou Salão do Móvel, é um dos mais importantes eventos do mundo do gênero e acontece anualmente em Milão. A edição 2022 contou com quase 200.000 m2 de espaço expositivo, divididos em 20 pavilhões no centro de exposições Rho Fiera, com um total de 2.173 expositores.

Durante os últimos dois anos, os profissionais estiveram pensando e trabalhando em soluções para um novo jeito de morar que surgiu, assim, um evento que recebe pessoas de todo o mundo, é a chance de compartilhar esses novos conceitos e alternativas.

O que vimos no Salone Del Mobile

O tema do evento deste ano foi pautado pela sustentabilidade e ecologia, o que inspirou a montagem de ambientes repletos de verde, a reutilização de materiais na composição das peças e o design inspirado em elementos da natureza

A presença de plantas nos ambientes, que já vem forte há algum tempo, continuará em alta. Os materiais que remetem à natureza também foram destaque no evento, com espaços repletos de mármore e outras pedras com linhas naturais e madeira, que deixa tudo mais acolhedor. É a biomimética invadindo os espaços domésticos.

Por falar em acolhedor… ao visitar as exposições, batia uma vontade de experimentar cada uma das cadeiras e sofás. Além da natureza, o conforto parece ter sido a palavra de ordem, o que reforça o momento da moradia como um local que evoca sentimentos positivos, feito para a nossa proteção, descanso e para se passar momentos de qualidade.

As paletas de cores são bem ecléticas, inclinando-se um pouco para tons suaves e naturais.

O artesanal também esteve presente, sempre com tecidos de texturas naturais. Um outro detalhe que chamou a nossa atenção foi a utilização de perfis de LED para iluminação, principalmente nas cozinhas e banheiros.

Marcas brasileiras também estavam presentes em Milão com peças que exploravam os elementos naturais com autoridade, característica já marcante do mobiliário nacional.

Vale destacar a representatividade que o Brasil possui quando o assunto é o mobiliário: segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), US$ 983,3 milhões em peças nacionais foram vendidas para 172 países em 2021.

No total, 421,2 milhões de peças foram fabricadas, colocando o Brasil como a sexta maior indústria moveleira do mundo.

Estes foram apenas alguns dos insights que trouxemos do Salone Del Mobile, um local repleto de ideias lindas, funcionais e com propósito.

Somos sinônimo de inovação

A Incorposul já tem uma sólida atuação no mercado de Joinville. Nós construímos isso com um trabalho de excelência, comprometido com os nossos clientes e com uma entrega no prazo e com alto valor agregado nos materiais e acabamentos.

Para conquistar a confiança e satisfação de nossos clientes, nós sempre prezamos por trazer diferenciais para os empreendimentos.

Um exemplo disso, é o nosso empreendimento na Praia Brava em Itajaí, o Pantai Brava House, que já vem com um coworking para os moradores. Esse espaço compartilhado de trabalho é uma demanda recente, sinônimo de qualidade de vida e comodidade.

O Saint Antoni Residence também é exemplo de inovação. Seguindo a tendência sustentável, que será cada vez mais presente na nossa rotina, o empreendimento conta com reaproveitamento de águas pluviais nas áreas comuns e ponto de abastecimento para carros elétricos.

Tudo isso proporciona um estilo de vida mais sustentável para os moradores e contribui para preservar os recursos naturais do nosso planeta.

Estamos sempre olhando para o futuro e tomando ações práticas para oferecer o que há de melhor em questão de moradia para nossos clientes.

Compartilhe a sua opinião com a gente!