Conheça as Características de um Imóvel Inteligente

- Publicado em Deixe um comentário

Hoje, projetos residenciais modernos e sofisticados trazem recursos tecnológicos para facilitar a vida de seus moradores. Saiba mais sobre o assunto! Pular para o artigo

Imóvel Inteligente

Ter uma casa ou apartamento tecnológico parece um sonho distante para você? Podemos te garantir que não é coisa de filme futurista.

Saiba que inserir a tecnologia em imóveis de alto padrão já é uma realidade e você pode usufruir de todo o conforto e facilidades propiciados por ela.

Basta estar atento às novidades do mercado imobiliário e estar disposto a investir nelas.

Então: você quer saber mais sobre as características de um imóvel inteligente? Acompanhe nosso novo post e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Uma dica: acesse qualquer parte do texto, no momento que desejar, pelo índice abaixo.

O que é um imóvel inteligente?

O que é um imóvel inteligente?
O que é um imóvel inteligente? – Imagem: Mooving Blog

A menos que você more em um local distante de tudo e de todos, a tecnologia está a sua volta e inserida em cada passo do seu dia a dia.

Basta observar: do momento que você acorda até quando fecha os olhos para dormir. E com casas e apartamentos não é diferente.

Hoje, projetos residenciais modernos trazem recursos tecnológicos para facilitar a vida de seus moradores.

Um imóvel inteligente é aquele capaz de integrar sua estrutura a dispositivos conectados à internet, de forma remota e até pré-programada.

Parece difícil de entender? Não é! Veja alguns exemplos abaixo:

  • Usar a digital para abrir seu apartamento;
  • Programar as luzes para que se acendam em determinados momentos do dia;
  • Ligar, desligar ou ter acesso a câmeras de monitoramento fora de casa;
  • Abrir e fechar persianas a distância;
  • E muitas outras facilidades que serão listadas ao longo deste artigo.

A automatização de imóveis é bastante utilizada em moradias dos Estados Unidos, mas a tendência já está chegando e se firmando em solo brasileiro, inclusive, está inserida em apartamentos de alto padrão da Incorposul – saiba mais a seguir.

Porém, veja um dado: conforme a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), menos de 1% das residências brasileiras são consideradas inteligentes.

Um dos motivos da informação acima é que realizar a automação de imóveis exige um investimento maior. Por isso, este tipo de tecnologia é encontrada, com mais frequência, em imóveis de alto padrão.

Entenda as vantagens da automação residencial

Entenda as vantagens da automação residencial
Entenda as vantagens da automação residencial – Imagem: Weg

As vantagens de morar em um imóvel inteligente são inúmeras. Os moradores têm à disposição, por exemplo, mais conforto, segurança e praticidade.

Por meio da automação, você poderá ligar e desligar itens da sua moradia de forma automática, sendo pré-programada, e remota.

Para pessoas que viajam com frequência, morar em um imóvel inteligente é sinônimo de mais segurança.

Com um sistema de câmera moderno, ligado ao seu smartphone, é possível visualizar, em tempo real, os cômodos do seu apartamento, por exemplo.

Há sistemas que, inclusive, emitem um sinal quando detectam movimentações no ambiente.

E que tal abrir ou fechar as persianas da sua suíte a distância? Pode parecer um detalhe, mas você poderá acioná-las enquanto descansa na cama ou está em outro cômodo.

Um conforto que certamente fará diferença no seu dia a dia.

A automação também pode ser aplicada a personalização da temperatura do ambiente remotamente.

Por que não chegar em casa e encontrar os cômodos já quentinhos em um dia frio de inverno?

Ou ao contrário: por que não personalizar a temperatura dos cômodos para enfrentar os dias quentes de verão enquanto você está fora de casa?

São funções que podem parecer simples à primeira vista, mas que fazem a diferença para quem tem uma vida agitada, com estudo e trabalho, e deseja ter mais facilidades para desfrutar o conforto do seu lar.

Funções inteligentes no condomínio

Funções inteligentes no condomínio
Funções inteligentes no condomínio – Imagem: Intelbras

As funções inteligentes não estão inseridas somente dentro da casa ou apartamento. Elas também são encontradas nos ambientes comuns dos próprios condomínios de imóveis de alto padrão.

Um exemplo é quando você entra em um corredor ou hall de entrada e as luzes se acendem automaticamente. A iluminação inteligente garante mais economia, pois as luzes não precisam ficar acesas permanentemente, além de segurança já que não requer o acendimento durante a noite.

Outro exemplo é os acessos por biometria nas portas e acessos comuns.

Com esta exigência, há maior controle de quem entra ou sai do condomínio, pois somente as pessoas com digitais cadastradas antecipadamente podem fazer a abertura das portas.

Uma função que promove mais segurança aos moradores e dificulta o acesso de pessoas estranhas.

As funções inteligentes ainda podem ser oferecidas no aquecimento de piscinas, além da iluminação e som de salão de festas, entre outros ambientes.

Segundo um artigo da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), publicado na revista Home Theater & Casa Digital na edição de maio 2020, um sistema de automação, quando instalado e corretamente programado, pode gerenciar e oferecer dados importantes para gestores e síndicos tomarem decisões e minimizarem custos.

Ainda conforme a Associação, a eficiência se propaga, desde a redução do consumo de energia e demais insumos até o controle dos custos de operação e manutenção, trazendo vantagens para todos.

Incorposul: sinônimo de imóveis inteligentes

Fachada - Incorposul
Fachada – Incorposul

Reforçando o seu compromisso de oferecer o que há melhor, mais confortável e tecnológico para seus clientes e futuros moradores, a Incorposul integra funções inteligentes nos seus imóveis de alto padrão.

O The Lux Residence é um exemplo deste conceito tecnológico e sofisticado. Ele oferece persianas automatizadas nas suítes, fechaduras biométricas nas portas sociais e infraestrutura para automação. Incrível, não é mesmo?

Lembrando que o empreendimento está localizado no localizado no bairro América, área nobre de Joinville.

Já o novíssimo Saint Antoni Residence, localizado no bairro Santo Antonio, oferece elevadores com sistema de biometria, controle automatizado no salão de festas (iluminação, sonorização e climatização), além de sensores de presença para iluminação nas áreas comuns.

Nos apartamentos de alto padrão, conta com fechadura biométrica na porta social e suítes com persiana automatizada.

Para ter acesso a um material completo e exclusivo de apresentação do Saint Antoni Residence, com a galeria de imagens, plantas e todos os detalhes da obra, clique aqui!

Conclusão

Depois de tantas explicações, você certamente está tentando a investir em um imóvel inteligente, não é mesmo?

Se esse é o seu desejo, você está totalmente certo, pois sempre devemos buscar o que há de mais confortável e seguro para nós e nossas famílias.

Como abordamos, são itens tecnológicos simples ou mais complexos que podem fazer a diferença no seu dia a dia, ainda mais se sua rotina é corrida e você busca conforto e tranquilidade ao final do dia.

Mas antes de investir em um imóvel inteligente, pesquise sobre quais são as facilidades que ele oferece e se as mesmas encaixam-se nas suas vontades e necessidades.

É importante que a sua experiência de morar em um imóvel com este conceito seja incrível e totalmente agradável.

Portanto, busque ajuda e orientações de empresas sérias e confiáveis, que possam te dar o melhor suporte e esclarecer todas as suas dúvidas. Neste sentido, a Incorposul pode te ajudar! Vamos conversar?

Compartilhe a sua opinião com a gente!