Como combinar sofá com poltrona. Veja dicas práticas!

- Publicado em Deixe um comentário

Saber combinar sofá com poltrona vai deixar a sua sala de estar muito mais elegante. Veja as nossas dicas para arrasar na decoração com essa dupla. Pular para o artigo

Sala de estar composta por um sofá 3 lugares cinza em camurça, uma poltrona do mesmo material e um puff bege.

A sala de estar perfeita deve ter estilo, personalidade, conforto e ainda atender as preferências de todos os moradores. Essa parece uma perfeição difícil de ser alcançada, porém, saber como combinar sofá com poltrona vai te ajudar muito a montar uma sala incrível.

No artigo de hoje, nós vamos te dar algumas dicas para atingir uma harmonia com esses dois itens.

E no fim do texto ainda tem um conteúdo extra que vai despertar aquela vontade de sair correndo para uma loja e transformar a sua sala.

Sofás e poltronas estão sempre juntos?

Sofás e poltronas são peças diferentes, mas com funções semelhantes. Eles podem habitar o mesmo espaço, mas será que devem sempre andar juntos? Não necessariamente.

Existem algumas funcionalidades desejadas e características do ambiente que ficam excelentes apenas com um dos dois itens.

Antes de dar dicas sobre como combinar sofá com poltrona, vamos ver quando eles podem ficar sozinhos na sua sala.

Poltronas para promover interação entre as pessoas

Para qualquer tipo de ambiente, é sempre importante entender qual será a função daquele espaço e o que ele vai proporcionar para as pessoas que irão usufruir dele.

Veja esse ambiente em um salão de festas!

Salão de festas Sonata

Salão de festas Sonata, há 3 poltronas marrons e mesas de confraternização, mesa de centro preta e o vaso de flores copo-de-leite.
Salão de festas | Foto: Incorposul

Aqui, as poltronas foram utilizadas para promover a interação entre as pessoas. As poltronas ainda permitem uma melhor circulação no local. Se um sofá fosse utilizado, ele criaria um tipo de barreira em relação ao restante do ambiente, ou seja, tudo o que não se quer em um salão de festas.

A opção por poltronas ao invés de um sofá também oferece mais conforto e privacidade para as pessoas que farão uso do local.

Quando o sofá toma conta da sala

Quando o tamanho do ambiente não é muito grande, a presença de um sofá de canto pode dispensar o uso de poltronas. O sofá de canto ocupa bastante espaço e possibilita que as pessoas se sentem em dois lados diferentes da sala.

Nesse caso, a colocação de uma poltrona poderia dificultar a circulação das pessoas.

Aos que optam pelo clássico conjunto de sofás com dois e três lugares, a situação é semelhante. Esses dois itens também ocupam bastante espaço no ambiente. 

Inserir uma, ou mais, poltronas em um local com um sofá grande ou com dois sofás pode ser desnecessário e também poluir visualmente a sua sala de estar.

Sala de TV

Em muitas salas de estar é pensado um ambiente para proporcionar conforto para assistir um filme ou maratonar séries. Nesse caso, um belo sofá sempre ganha destaque.

Sonata

Sala de estar Sonata, há um sofá em formato de L posicionado de frente a televisão, mesa de centro em tecido com madeira e a lareira acesa.
Sala de estar e jantar Sonata | Foto: Incorposul

Nesse ambiente integrado com sala de estar e sala de jantar, um sofá em formato de L foi posicionado de frente para a televisão. Existe espaço nas laterais, que poderiam ser utilizados para a colocação de poltronas, porém estas iriam poluir o visual e dificultar a passagem de pessoas.

A extensão lateral do sofá já preenche um espaço no qual uma poltrona poderia ser bem-vinda.

Como você pôde ver, a combinação de sofá com poltrona pode não ser a mais indicada dependendo do tamanho do espaço e para quais atividades ele foi destinado. Por outro lado, a combinação desses dois itens, quando realizada da maneira certa, pode conferir um estilo sem igual para o ambiente.

A sala de estar que você sempre quis!

Sabe quando você vê aquela sala maravilhosa e tem vontade de fazer igual? Bom, esse resultado que transborda estilo e sofisticação não foi conseguido por acaso, tudo foi muito bem planejado!

Cores, estilos, tecidos e formatos, você precisa pensar em tudo isso quando deseja montar um ambiente com sofás e poltronas. Se esse é o seu objetivo, preste muita atenção nas dicas que nós vamos te dar na sequência. 

Mas antes de saber como combinar sofá com poltrona, você precisa definir algumas coisas!

  • Defina um estilo: se o seu apartamento já possui um estilo de decoração, você vai precisar escolher a poltrona e o sofá do mesmo estilo. Do contrário, você pode começar a pensar em um estilo a partir da sua sala. Clássico, contemporâneo, minimalista, industrial… são diversas opções. Nós já escrevemos sobre isso por aqui, esse texto pode ser um bom ponto de partida.
  • Todo ambiente é feito para pessoas: por isso é essencial pensar em quantas pessoas moram no apartamento. Se pergunte também se você recebe visitas com frequência. Planejar detalhes como esses vai te ajudar a montar uma sala de estar bonita e também funcional.
  • Como essas pessoas irão usufruir da sala: a televisão será o centro das atenções na sala ou o seu objetivo é criar um espaço para conversas? Responder perguntas como essas é fundamental para definir a posição do sofá e poltronas. Muitas pessoas também gostam de ter o seu momento de leitura nesse espaço e assim criam um ambiente adequado para isso.

Agora que você já pensou em tudo isso, está na hora de se inspirar para transformar a sua sala.

Dicas para combinar sofá com poltrona

Ter uma linda poltrona na sala faz muita diferença em qualquer casa. Mas o que faz uma poltrona ser tão importante na decoração é o modo como ela está se relacionando com os outros objetos do ambiente, principalmente o sofá.

Veja algumas dicas para combinar sofá com poltrona e transformar o visual da sua sala!

Ouse na poltrona

Foi se o tempo em que as poltronas eram desenhadas para serem o local exclusivo do pai de família e possuíam apenas cores sóbrias, atualmente, opções coloridas não faltam.

Se você deseja que a poltrona seja o destaque do ambiente, opte por um modelo colorido. Ao escolher dar o protagonismo para a poltrona, é importante que os demais itens da sala estejam dentro de uma paleta mais neutra.

Para acompanhar a poltrona colorida, variações de preto, branco e cinza combinadas com tons amadeirados podem cair muito bem.

Pantai

Living duplex do Pantai Brava. As paredes de vidro permitem a vista da Praia Brava, há a combinação do sofá e poltrona no exemplo em questão.
Living Duplex | Foto: Incorposul

Além de uma cor diferente, você pode escolher poltronas com designs diferenciados. Porém, nesse momento, é importante achar uma peça que seja confortável e que você não enjoe dela com facilidade. Adquirir uma poltrona que é tendência em determinado ano, pode fazer com que você queira trocá-la a cada nova coleção.

Dito isso, é interessante procurar poltronas com designs atemporais, que serão o destaque da sua sala por muitos e muitos anos, pois não saem de moda.

O sofá como protagonista

Ao invés de optar por dar destaque a poltrona, você pode colocar o sofá como protagonista. Por ser uma peça maior, as pessoas preferem utilizar o sofá como referência para o restante da sala, pois podem escolher o modelo sem nenhum tipo de limitação e na sequência, ir buscando itens que combinem com ele.

Para conferir protagonismo ao sofá você deve colocá-lo em uma posição central e não alocar as poltronas ao lado dele. Você pode ousar na cor e no design do sofá. Existem diversas opções arrojadas em lojas especializadas.

Sofá e poltrona com uma ou mais características em comum

Ao optar por combinar sofá com poltrona de acordo com características em comum, você confere às peças o mesmo peso dentro do ambiente. Longe de ser uma opção que limite a sua criatividade, ao combinar uma característica, você pode fazer diferenciações nas demais.

Por exemplo: cor igual, com tecido e formas diferentes!

Na imagem abaixo, podemos ver sofá e poltrona que estão dentro de uma mesma paleta de cores e que possuem formatos arredondados. Porém, quando reparamos no tecido, eles são diferentes.

Saint Antoni

Living duplex do empreendimento Saint Antoni, composta pelo sofá curvo e a poltrona posicionada logo em frente.
Living Saint Antoni | Foto: Incorposul

Isso garante que os itens combinem entre si e ao mesmo tempo tenham a sua própria personalidade.

Sofá e poltrona com o mesmo estilo

Para quem quer uma sala cheia de estilo e elegância, porém sem arriscar na escolha de peças diferentes, a saída mais segura é adquirir itens que façam parte da mesma linha.

Muitas marcas especializadas possuem linhas de sofás e poltronas com itens harmônicos entre si. Em alguns casos você pode comprá-los juntos, em uma espécie de kit com um sofá e duas poltronas.

Em um ambiente com sofá e poltronas do mesmo estilo, você ganha mais liberdade para ousar em outros itens da sala, como objetos de decoração, obras de arte e até pode diferenciar o espaço por uma cor de tinta mais chamativa ou um revestimento mais arrojado na parede.

Existem várias formas de combinar sofá com poltrona dentro de um ambiente. Porém, para te dar uma dica de uma forma mais resumida, pense sempre que esses dois tipos de peças devem ter alguma característica em comum. 

Procure itens que se assemelham em tecido, cor ou forma.

Seguindo essa dica de ouro, você já pode começar a selecionar algumas das peças que mais lhe agradam para compor um ambiente cheio de conforto e personalidade dentro de casa.

Dica extra: poltronas que nunca saem de moda

Como dissemos antes, escolher uma poltrona com um design que resista ao tempo pode ser um grande desafio.

Ao adquirir uma poltrona de acordo com a tendência vigente, você corre o risco de querer trocá-la a cada nova linha que surge e assim, são grandes as chances de você “bagunçar” o estilo de decoração que foi previamente escolhido para o seu apartamento.

Pensando nisso, nós vamos te dar uma dica extra falando sobre poltronas tão icônicas que nunca saem de moda

Considere o estilo de decoração e escolha qualquer uma delas. São poltronas repletas de história e que deixam qualquer ambiente com mais personalidade.

Eames lounge chair

Quando o assunto é conforto, a poltrona criada pelo casal Charles and Ray Eames é uma das mais clássicas.

Poltrona Eames Lounge Chair, em madeira e couro. Está exposta no Museu de Arte Moderna de Nova York por ser considerada uma obra de arte.
Eames Lounge Chair | Foto: Einrichten Design

A combinação entre madeira e couro faz com que ela deixe qualquer ambiente mais confortável. Muita gente ama esse modelo, inclusive muita gente em Hollywood.

Além de ser muito aconchegante, ela também pode ser considerada como uma obra de arte, já que está em exposição permanente no Museu de Arte Moderna de Nova York.

Criada nos anos 50, atualmente você pode encontrar a Eames lounge chair nos modelos mais clássicos nas cores preto, branco, marrom e caramelo ou ainda em cores mais ousadas, como o verde.

Barcelona

Idealizada pelo arquiteto alemão Ludwig Mies Van der Rohe, a poltrona Barcelona recebeu esse nome pois, originalmente, foi desenhada para o Pavilhão Alemão da Exposição Internacional de Barcelona em 1929.

Poltrona Barcelona, em aço cromado e couro, pernas cruzadas e na imagem em questão, cor marrom.
Poltrona Barcelona | Foto: Essência Móveis de Design

Composta de aço cromado e couro, ela possui um design único e inconfundível, marcado pela elegância do cruzamento de suas pernas.

Clássica e moderna ao mesmo tempo, a poltrona Barcelona se integra muito bem em diversos estilos de decoração.

Egg Chair

Se é estilo que você quer, é estilo que você vai ter. A poltrona desenhada pelo designer dinamarquês Arne Jacobsen é a peça perfeita para roubar todos os holofotes.

Poltrona Egg Chair, com formato oval, semelhante à cadeira de balanço.
Egg Chair | Foto: Aldi

Quem se senta nela, se sente abraçado e muito confortável graças ao seu formato que deu origem ao nome “cadeira ovo”.

Criada em 1958 e muito resistente ao tempo, ela vem se adaptando através dos anos e atualmente já é possível encontrar versões com cores e tecidos variados.

LC2

Criada pelo arquiteto, urbanista, escultor e pintor, Le Corbusier, a LC2 teve seu primeiro modelo feito em 1928. Ou seja, é mais uma poltrona que comprova a sua atemporalidade.

Diferentes estilos de poltronas LC2, com design atemporal e estrutura quadrada.
LC2 Chair | Foto: Einrichten Design

Com uma aparência pra lá de aconchegante, quem se depara com essa poltrona quer logo experimentar.

Atualmente, diversos estúdios de design fazem as suas próprias versões do modelo, o que amplia a gama de opções para inseri-la em diferentes estilos de decoração.

Womb Chair

Womb significa “ventre” e essa foi a inspiração do designer Eero Saarinen para criar essa poltrona lá nos anos 40. O objetivo era desenhar uma peça que proporcionasse o mesmo conforto que o ventre materno.

Poltrona Womb Chair e o apoio para os pés em azul, seu material é em camurça.
Womb Chair | Foto: Essência Móveis de Design

Foi uma poltrona pensada para que o usuário fique confortável em qualquer posição que deseje se sentar.

A exemplo das outras poltronas dessa lista, a Womb Chair vem ganhando releituras ao longo dos anos e hoje é possível encontrar diversas cores do modelo.

Optando por qualquer uma dessas poltronas para a sua sala de estar, você irá adquirir um produto cheio de história e com estilo inconfundível. 

Poltronas são peças essenciais para uma decoração com mais conforto e personalidade.

Combinar sofá com poltrona não é uma tarefa simples. Escolher uma poltrona incrível pode ser o primeiro passo para montar a sala de estar que você sempre sonhou.

Compartilhe a sua opinião com a gente!