Alugar ou Comprar um Imóvel: Qual a melhor Opção para Moradia?

- Publicado em Deixe um comentário

Não consegue decidir se é melhor alugar ou comprar um imóvel? Leia o artigo e veja o que deve ser levado em conta na hora dessa importante escolha. Saiba Mais! Pular para o artigo

Alugar ou Comprar um Imóvel?

Escolher o local onde você vai viver nos próximos anos da sua vida não é a tarefa mais fácil.

Essa decisão, inclusive, começa muito antes da mudança. Mais precisamente, ela inicia no momento em que é preciso optar entre alugar ou comprar o imóvel.

Independente se você vai realizar a compra ou começar a pagar o aluguel de um apartamento, um planejamento deve ser feito, para avaliar alguns pontos e descobrir o que é mais vantajoso.

Se esta dúvida surge com frequência no seu dia a dia e você não consegue definir o que é melhor, este artigo vai esclarecer os seus questionamentos e indicar o que é necessário considerar durante a escolha.

Acompanhe!

Defina o seu plano

Defina o seu plano
Defina o seu plano

Antes de qualquer iniciativa, é fundamental que os objetivos estejam claros, principalmente quando eles se referem a um passo tão grande na sua vida.

Leve em consideração alguns aspectos. O principal é definir o que você deseja para a sua vida. Se os seus planos são de curto ou longo prazo.

Outra questão imprescindível é a sua renda salarial. Tenha consciência que, independentemente do que você escolher, estará firmando um compromisso. Por isso, não defina nada que poderá gerar uma certa complicação financeira no futuro.

Entenda onde você está e para onde deseja ir. Olhe para o futuro com os pés no presente.

Custo x Benefício

Alugar ou Comprar um Imóvel - Custo x Benefício
Custo x Benefício

No geral, esse pode ser um dos principais fatores na hora da escolha.

O que vale a pena? Morar longe do trabalho, em um local que você paga mais barato, mas acaba gastando em gasolina para locomoção? Ou perto do trabalho, pagando um valor mais alto e não precisa de transporte?

Todo e qualquer gasto deve ser colocado na ponta do lápis antes da sua decisão. Selecionamos alguns itens que devem ser analisados, como:

  • Gastos com luz, água, internet, etc.;
  • Prazos para pagamento;
  • Valor do IPTU;
  • Linhas de financiamento;
  • Transporte e locomoção;
  • Taxas de juros;
  • Segurança e proteção para você e sua família;
  • E muito mais!

Mas, afinal, alugar ou comprar um imóvel? Qual é mais vantajoso?

Alugar

A opção de alugar um imóvel pode ser extremamente vantajosa para quem possui planos a curto prazo.

Este fator pode influenciar, principalmente, pessoas que estão buscando um lar temporário para viver. Isso pode ocorrer, por exemplo, com quem está indo morar em uma cidade a trabalho, ficando apenas poucos meses em determinado local.

É também uma alternativa benéfica para quem está saindo da casa dos pais e procura algo mais acessível, até obter a estabilidade financeira desejada.

Outro benefício da locação é o fato de que, em qualquer situação de reforma, quem deve arcar com os custos é o proprietário.

Contudo, isso implica em outro fator: um imóvel locado nem sempre terá a sua “cara” ou personalidade, tendo em vista que em muitos não são permitidos ajustes estéticos.

Alugar um apartamento pode ser a opção mais adequada para quem não possui a quantia necessária para comprar uma propriedade ou, ao menos, pagar a entrada da mesma.

Do aluguel para a casa própria

Vale ressaltar que quem aluga um imóvel pode, e deve, ter planos para futuramente adquirir um próprio. Economizar durante o tempo em que se paga aluguel é um dos caminhos mais rentáveis para realizar um financiamento.

Comprar

Quem não tem o sonho da casa própria, não é mesmo? Comprar um imóvel novo ou na planta faz parte do objetivo de grande parte da população. E não é à toa!

Quem compra um apartamento está pensando no conforto do presente e na tranquilidade que será proporcionada no futuro. Isso porque investir em uma residência própria demonstra que você está dedicando-se ao seu bem-estar e no da sua família.

Só de não precisar perder tempo com fiador, imobiliária e terceiros, é uma dor de cabeça a menos.

Uma propriedade em seu nome traz inúmeras vantagens para a sua vida. Alguns dos benefícios de comprar um apartamento são:

1. Mais do que um investimento, um patrimônio

Mesmo que o propósito do imóvel não seja ganhar dinheiro diretamente, ele estará valorizando constantemente e, consequentemente, poderá render um ótimo dinheiro em uma futura renda.

2. Evitar dores de cabeça

Contrariando quem opta por morar de aluguel, no imóvel próprio não há a incerteza de que o locador mudará os termos do contrato ou exigirá a propriedade de volta a qualquer momento. Fique tranquilo: ele é seu.

3. Liberdade para manter tudo do seu jeito

Para que o apartamento seja um verdadeiro lar, nada melhor do que ele estar com a sua cara, não é? Ao comprar, mesmo que o imóvel já esteja mobiliado e tenha outras características próprias, você poderá modificá-lo sempre que quiser. Tenha liberdade de transformá-lo ao seu gosto.

Precisando de dicas para decoração? Clique aqui.

4. Estabilidade do início ao fim

Nada de reajustes de acordo com o mercado. Ao comprar um imóvel pelo valor X, durante o tempo que for necessário para quitá-lo, os preços se manterão iguais. Tudo será acordado ao fechar o contrato.

5. Pague como ficar melhor para você

Por último, mas não menos importante, uma das maiores vantagens de adquirir um apartamento é a possibilidade de pagá-lo de diversas maneiras. À vista, dando uma entrada justa para o seu bolso, parcelamentos, empréstimos e muitas outras opções são possíveis e estão disponíveis ao seu favor, tudo para você realizar o seu sonho.

Ótimo momento para investir

Investir em Imóveis
Investir em Imóveis

Se os aluguéis sofrem com o desce e sobe no mercado econômico, para realizar uma compra não há momento melhor do que o atual!

O setor imobiliário prospectou para 2021 uma queda da taxa básica de juros, a Selic. Ao ser reduzida, ela favorece quem deseja comprar um imóvel à vista ou financiado.

Se você deseja entender melhor o assunto e saber quando é um bom momento para investir em um apartamento, confira sobre em nosso blog.

Aproveite a oportunidade

Agora que você já conhece as características de cada ação (comprar ou alugar), podemos concluir que, atualmente, a compra de imóveis é a opção mais viável.

E, se você deseja aproveitar este período favorável e adquirir um apartamento que irá superar todas as suas expectativas, conte com a Incorposul!

Conheça nossos apartamentos de alto padrão clicando AQUI.

Referências:

Compartilhe a sua opinião com a gente!