Automação Residencial: o futuro do seu apartamento

- Publicado em Deixe um comentário

Busca mais conforto, bem-estar e praticidade? Eles podem estar na palma da sua mão. Saiba mais sobre imóveis inteligentes através da automação residencial. Pular para o artigo

Automação Residencial

Graças ao avanço da tecnologia, hoje, os imóveis podem ser muito mais confortáveis, seguros e práticos – e inteligentes, por que não?

Com o processo de automação residencial, é possível integrar sistemas e objetos para gerenciar e comandar todo o seu lar por meio de um simples smartphone (tablete ou computador) integrado à internet.

Parece algo muito futurista ou distante da sua realidade? Saiba que o processo de automação pode ser mais simples do que você pensa. Confira tudo em nosso novo artigo.

O que é a automatização residencial?

O que é a automatização residencial?
O que é a automatização residencial?

Como já mencionado aqui, a automatização de imóveis é bastante utilizada em moradias dos Estados Unidos, mas a tendência já chegou e está se firmando em solo brasileiro, inclusive, está inserida em apartamentos de alto padrão da Incorposul.

A automação residencial consiste em um sistema que possibilita conectar diversos aparelhos em uma central controladora. Esse gerenciamento pode ser feito por meio de

smartphones, tablets, computadores, teclados de parede e por meio da voz ou toque do usuário.

Veja, abaixo, algumas facilidades que podem ser propiciadas a partir dos imóveis inteligentes:

  • Usar a digital para abrir seu apartamento (ou até entrar no condomínio), trazendo mais segurança para o imóvel e zerando as chances de ficar do lado de fora por ter esquecido as chaves;
  • Programar as luzes para que se acendam em determinados momentos do dia;
  • Ligar, desligar ou ter acesso a câmeras de monitoramento fora de casa;
  • Abrir e fechar persianas a distância;
  • Ligar o ar-condicionado para aquecer ou esfriar o apartamento em determinado horário;
  • Diferenciar a temperaturas dos cômodos;
  • Prevenção de prejuízos por meio dos sensores de vazamento de água próximo aos canos, em banheiros, na lava-louças, máquina de lavar, entre outros;
  • Gerenciamento da iluminação da residência, valorizando a decoração, criando ou clima mais intimista ou alegre, e o melhor: colaborando para a economia de energia elétrica;
  • Sensor de fumaça;
  • Irrigação de plantas;
  • Aquecimento de piso;
  • Sistema de som ambiente;
  • E muito mais!

Como aplicar no seu imóvel

Como aplicar no seu imóvel?
Como aplicar no seu imóvel – Imagem: Quero Automação

Como qualquer outra situação que envolva mudanças em um imóvel, a dica principal é, antes de tudo, pesquisar e obter informações antes de iniciar a automação residencial. É essencial conversar e ter a assessoria de profissionais experientes e qualificados.

É preciso avaliar quais são as prioridades da família e o quanto se está disposto em investir para ter acesso a estes facilitadores tecnológicos.

Outro ponto a ser considerado é que o processo de automação muda conforme a situação da residência em questão.

Exemplo: se o apartamento está em obras, o projeto será de uma forma; se o imóvel estiver na planta, outras questões devem ser levadas em consideração antes da execução, e assim por diante.

Para entender melhor, o site Quero Automação criou um passo a passo geral sobre os aspectos que devem ser considerados durante a automação de um imóvel. Confira:

  • Definição dos sistemas a serem integrados, como iluminação, segurança, vídeo, áudio, persianas, controle de temperatura, entre outros;
  • Determinação dos ambientes que devem ser automatizados;
  • Visita a um show room para conhecer e avaliar as soluções mais modernas; · Levantamento dos custos, com base em orçamento de acordo a disponibilidade financeira e as necessidades estabelecidas;
  • Solicitação de um projeto com toda a infraestrutura que necessita para a instalação do sistema de automação;
  • Verificação da obra para saber se a empresa responsável está acompanhando de perto cada etapa da instalação.

Fonte: site Quero Automação.

Aplicativos

Aplicativos
Aplicativos

Conforto, bem-estar, segurança e praticidade podem estar na palma da sua mão por meio de aplicativos de celular que colaboram para a automação residencial. Saiba mais sobre alguns destes programas.

Alexa

Alexa
Alexa

Certamente, você já ouviu falar sobre ela, a queridinha dos últimos tempos, a Alexa, não é mesmo? Trata-se de uma assistente virtual da Amazon. Ela é capaz de entender o contexto do seu usuário e executar algumas tarefas.

A Alexa pode interagir com outros dispositivos (desde que sejam de linhas inteligentes também) como geladeiras, lâmpadas, fechaduras, câmeras de monitoramento, entre outros.

Google Home

Google Home
Google Home

O Google Home é um aplicativo criado pelo Google semelhante à Alexa da Amazon, citado acima.

Disponível para Android e iOS, oferece facilidades aos usuários, como apagar e acender as luzes, fechar as cortinas, trocar o canal de tv e muitas outras coisas. Mas, para que tudo funcione em harmonia, é preciso que todos os dispositivos estejam ligados à mesma rede wi-fi e configurados pelo mesmo app.

Samsung SmartThings

Samsung SmartThings
Samsung SmartThings

É um aplicativo exclusivo da Samsung que já vem instalado nos smartphones Android. A partir dele, é possível gerenciar vários dispositivos domésticos inteligentes. Inclusive, os comandos podem ser feitos por voz.

Vale ressaltar que, embora o SmartThings controle principalmente dispositivos da Samsung, é possível usá-lo para gerenciar outras marcas parceiras.

Philips Hue

Philips Hue
Philips Hue

Com este app, é possível organizar com facilidade cada luz individualmente nos ambientes. Você pode acender/apagar os ambientes ou mudar a cor ou brilho de todas as luzes para combinar com o seu humor ou sua atividade. Está disponível para sistemas Android e iOS.

Incorposul: tecnologia e conforto à sua disposição

Tecnologia indispensável
Tecnologia indispensável

Você já deve saber, mas vale reforçar: a Incorposul é referência quando o assunto é integrar funções inteligentes nos seus imóveis de alto padrão.

O The Lux Residence é um exemplo deste conceito tecnológico e sofisticado. Ele oferece persianas automatizadas nas suítes, fechaduras biométricas nas portas sociais e infraestrutura para automação.

Já o novíssimo Saint Antoni Residence, localizado no bairro Santo Antônio, oferece elevadores com sistema de biometria, controle automatizado no salão de festas (iluminação, sonorização e climatização), além de sensores de presença para iluminação nas áreas comuns. Nos apartamentos de alto padrão, conta com fechadura biométrica na porta social e suítes com persiana automatizada.

Conheça mais sobre os empreendimentos da Incorposul clicando aqui.

Conclusão

Convencido de que a automação residencial pode acontecer aqui e agora?

Não é algo de filme futurista. É um conceito de modernização de imóveis e dispositivos que pode ser aplicado, sim, em solo brasileiro.

Mas, obviamente, exige pesquisa e investimento. Por isso, antes de mais nada, leia bastante sobre o assunto e busque o auxílio de profissionais capacitados.

Assim, você terá um lar muito mais prático e inteligente à sua disposição.

Compartilhe a sua opinião com a gente!