Tendências de decoração para 2023: Vejas as dicas para decorar o seu apartamento

- Publicado em Deixe um comentário

Leia este artigo e descubra as 10 tendências de decoração para 2023, além das dicas específicas para não errar na hora de decorar alguns ambientes da casa. Pular para o artigo

Tendências de decoração para 2023: Vejas as dicas para decorar o seu apartamento

Decorar o apartamento dos sonhos não é fácil e se você não sabe por onde começar ou tem ideias mas não sabe se elas combinam, leia este artigo e descubra as 10 tendências de decoração para 2023, além das dicas específicas para não errar na hora de decorar alguns ambientes da casa. Pular para o artigo. 

Seguir uma tendência ou seguir o coração na hora de decorar o apartamento? 

Na hora de decorar a casa o coração sempre dá palpites, mas nem sempre o resultado final é agradável. Em outras ocasiões, seguir à risca as tendências de decoração pode deixar o ambiente sem a sua personalidade. 

Para equilibrar esses extremos, tenha em mente que as tendências existem como inspirações para harmonizar o ambiente em que moramos. Além disso, elas podem ser um direcionamento para quem tem muita dificuldade na hora de decorar o apartamento e não sabe nem por onde começar. 

Por isso, ao ler alguma novidade sobre decoração tente perceber elementos que se comunicam com a sua personalidade e com aquilo que você deseja sentir dentro da sua casa. Não tente adaptar todas as dicas ao seu ambiente, até porque cada inspiração depende de outros fatores, como tamanho do apartamento, proporções, intencionalidade e recursos materiais ou financeiros. 

Faça escolhas assertivas pensando no longo prazo, ou seja, considere o tempo que você deseja passar no apartamento. Se a escolha for feita precipitadamente você pode se arrepender facilmente, então, na hora de decorar, escolha alguns elementos atemporais. 

Priorize sempre o que os seus olhos gostam de ver em uma decoração. Mesmo que o seu gosto não se encaixe totalmente nas tendências, não deixe de fora aquilo que te representa. Lembre-se que seu apartamento também conta a sua história, então, use as tendências a seu favor. 

E quais são as tendências de decoração para 2023? Veja as 10 que separamos para você:

1 – Conforto acima de tudo 

Pode parecer óbvio que conforto seja uma tendência, visto que quando escolhemos um apartamento para morar, este é o primeiro critério para escolher. Porém, considerando as mudanças sociais após a pandemia pelo Coronavírus, o conforto deixa de ser um aspecto físico, mas agora é um objetivo mental na hora de decorar um apartamento. 

A necessidade de acolhimento deve ser expressa em ambientes ricos em detalhes e acessórios suaves e delicados. Além disso, os móveis versáteis e funcionais ganham favoritismo porque o conforto está alinhado à possibilidade de mudança.  

A luz natural e a harmonização com plantas no ambiente também ganham relevância em um ambiente confortável. Segundo especialistas, a procura por uma “estética resort” está em alta, ou seja, moradores têm buscado por um conceito interiorano com detalhes elegantes, tendo como cerne o conforto e a sofisticação. 

2 – Mais dinamismo por meio das formas 

Em outras palavras, podemos definir esta tendência em menos linhas retas, e mais linhas dinâmicas nas formas. Na prática, os móveis e objetos obedecem a um design mais fluido e as peças curvas remontam os cenários presentes nas décadas de 1960 e 1970. 

Sofás, luminárias, cadeiras, espelhos e objetos decorativos surgem com curvas acentuadas e prevalece o formato redondo. Dessa maneira, a suavidade é uma resposta imediata em apartamentos que exploram essa tendência. 

3 – Pedras

Sala de estar em mármore.
Sala de estar em mármore.

As pedras ganham mais destaque nas tendências de decoração em 2023 e podem ser usadas como objetos decorativos em diversos formatos e cores, por exemplo. Peças em pedra também são um recurso que garante imponência e poder a uma decoração; placas de mármore e pedra sabão serão muito usadas como móveis centrais em ambientes maiores. 

4 – Cores

Sofá colorido.
Sofá colorido.

Paredes brancas por todo apartamento? Não mais! Ainda assim, as cores neutras e naturais serão exploradas em paredes em cores frias e móveis em madeira, por exemplo. Pisos e painéis em cores quentes podem criar cenários potentes e criativos, mas que não perdem o objetivo do conforto visual.

Por isso, o verde ganha destaque, sobretudo em recursos de decoração, o cinza e o bege cumprem com a finalidade de relaxamento. 

5 – Estética luxuosa com cores vibrantes também tem seu lugar 

Para aqueles que não dispensam um incentivo a mais na ocitocina, as cores vibrantes não serão descartadas. Aliadas às formas dinâmicas, tons suntuosos e veludo, por exemplo, comunicam ambição, poder e riqueza material. Cenários com esses elementos lembram pinturas românticas e são uma ótima opção para apartamentos de alto padrão.  

6 – O dourado marca presença nos detalhes

Peças em dourado.
Peças em dourado.

O dourado agora estará presente em utensílios de metal e louças, como também em peças como torneiras e cubas. O dourado pode ser facilmente combinado com tons terrosos, o que resulta em uma decoração mais quente e acolhedora.

Itens de decoração dourados permitem mais sofisticação e refinamento ao ambiente, então, explore de acordo com os seus objetivos na hora de decorar o seu apartamento. 

7 – Sustentabilidade nunca deixa de ser tendência 

Criar ambientes sustentáveis é um dever, considerando as inúmeras possibilidades de  decoração que minimizem os impactos ambientais.  Por isso, reaproveite materiais e móveis que seriam descartados na reforma e enxergue oportunidades para criar novos recursos a partir de objetos não usados. 

O aproveitamento dos recursos hídricos também é uma preocupação que cada vez mais ganha destaque nas construções atualmente. Propostas sustentáveis garantem ambientes mais autênticos e autônomos, o que é uma grande vantagem. 

8 – Mix de texturas 

Se engana que as texturas devem ser exploradas apenas na decoração. Os móveis também podem apresentar variação nas texturas e se esse detalhe for usado com cores mais quentes, pode conferir uma sensação mais despojada para o ambiente. 

Então, não fique com medo de explorar esse recurso em poltronas, tapetes, almofadas, paredes e acessórios de decoração. 

9 – Já pensou na possibilidade de pintar as janelas de outra cor?

Pois bem, esta é uma tendência de decoração para 2023. As molduras podem ser pintadas em cores que contrastam com o restante do ambiente, por exemplo, e podem ser combinadas com cortinas estampadas. Este é um detalhe simples de ser feito, mas que garante a autenticidade para o ambiente. 

10 – Valorização da natureza por meio do design biofílico

Biofilia.
Biofilia.

Um espaço que favorece a produtividade sem dúvidas é aquele que aposta em recursos que introduzem aspectos da natureza. Essa é a proposta do design biofílico. Para cumprir com esse objetivo, as plantas são mais que bem-vindas dentro de casa, sobretudo em espaços de descanso como sala, quarto e nas áreas externas. 

Além disso, paredes verdes, iluminação natural e boa ventilação são aspectos indispensáveis para aqueles que amam um conforto aliado a sensação de paz que o verde oferece. 

Hora de colocar a mão na massa: como decorar alguns cômodos do apartamento de acordo com as tendências de 2023?  

Tendências de decoração para sala de estar

Living Room Saint Antoni. | Foto: Incorposul.
Living Room Saint Antoni. | Foto: Incorposul.

A sala de estar é um dos ambientes mais usados na casa, sobretudo se o morador gosta de receber amigos no apartamento. 

Além disso, a sala de estar costuma ser o primeiro espaço visto quando se entra no apartamento. Ou seja, se a primeira impressão é a que fica, escolher o tipo de decoração para esse ambiente é uma responsabilidade, pois as sensações ao chegar em casa são como um guia para a experiência de morar em um apartamento aconchegante e acolhedor. 

Por mais que a decoração minimalista tenha conquistado o coração de muitos moradores nos últimos anos, as cores quentes e o uso de um design fluido nos objetos são aspectos mais cotados para 2023. 

Um dos motivos para essa mudança é a tentativa de equilibrar dinamismo,  conforto e sofisticação. Portanto, as cores neutras não perdem espaço, mas contrastam com outras possibilidades. 

Plantas e elementos que remetem a natureza continuarão a ser explorados. Alinhados a cores da natureza, como o verde, e o uso da madeira nos objetos de decoração, esses aspectos deixam a sala mais leve, o que provoca sensação de liberdade. 

Tendências de decoração para quartos de casal 

Suíte The Lux Residence. | Foto: Incorposul.
Suíte The Lux Residence. | Foto: Incorposul.

O quarto do casal é o ambiente de intimidade e por isso, a sensação de conforto deve ser acompanhada pela possibilidade de estar à vontade. Para cumprir com esse objetivo: 

  • Os móveis mais indicados são os de madeira natural e rústica, porque comunicam segurança.
  • Os tons terrosos são muito bem-vindos dentro do quarto, além de cores quentes nos detalhes de decoração. As paredes podem permanecer em tons mais neutros, mas o contraste também pode ser explorado com cautela. Lembre-se que tons neutros dão a sensação de que o ambiente é maior e esse recurso pode ser usado em quartos muito pequenos, por exemplo. 
  • O uso de almofadas, tapetes e roupas de cama mais volumosas são mais explorados nos quartos de casal. Esta estética comunica acolhimento e a depender das cores, formas e texturas, a sofisticação não fica de lado.
  • Recursos sustentáveis também não são esquecidos. Para os amantes de uma estética mais natural, o uso da madeira sem acabamento aliada a uma composição mais enxuta, não perde a capacidade de comunicar conforto. Além disso, as plantas podem ser introduzidas de maneira sutil no ambiente, para conferir delicadeza e leveza. 
  • O uso de cortinas que impedem a luz natural deve ser reconsiderado. É natural que casais associem a cortina blackout à privacidade e segurança. Porém, existem outras possibilidades que cumprem com essa função e ainda conferem leveza e elegância ao quarto.

Tendências de decoração para home office 

Home office.
Home office.

Para muitos que se viram na obrigação de trabalharem em casa depois da pandemia pelo Coronavírus, ter um espaço bem equipado para trabalhar é crucial. O objetivo de uma decoração no home office é dispor recursos que auxiliam na manutenção da produtividade

Para isso, a cor lavanda é uma das favoritas, pois tira a rigidez das cores marrom, preto, bege e braco (que geralmente são mais usadas nesses espaços) e comunica bem-estar e estabilidade. 

Caso você não goste da ideia de ter uma parede inteira nesta cor, insira objetos de decoração com essa tonalidade, como quadros, objetos de papelaria e similares. Além disso, que tal investir em uma poltrona nessa cor? Também é uma possibilidade. 

Traga elementos não óbvios para esse ambiente como quadros com frases inspiradoras, nichos de decoração intercalados, itens de decoração que você goste e plantas suspensas, por exemplo. Dessa maneira, é possível quebrar a expectativa de que todo home office tem que ter uma prateleira enorme com livros. 

Um ambiente mais despojado pode facilitar a produtividade e criatividade. E não se esqueça que o home office precisa ser projetado para ser ergonômico. Invista em móveis que não ocupem mais espaço do que deveriam, que sejam proporcionais à sua altura para que seu conforto não seja prejudicado. 

Não subestime a necessidade de ter uma cadeira ergonômica e utensílios que favoreçam seu período de trabalho ou estudo na parte da noite, como boas luminárias, por exemplo. 

Tendências de decoração para cozinha e área externa

Cozinha.
Cozinha.

Para decorar a sua cozinha: 

  • Aposte em materiais de aço inoxidável, pois eles são mais resistentes a danos e têm maior durabilidade. Móveis e utensílios neste material são resistentes à umidade e contato com água. 
  • Considere usar armários coloridos. Foi-se o tempo em que os armários da cozinha tinham que ser brancos ou em cores claras. Cores quentes comunicam autenticidade ao ambiente, o que pode ser um diferencial.
  • Introduza metais dourados nos detalhes de decoração, nos utensílios de uso diário e em peças, como torneiras e cubas. Essa escolha confere um aspecto luxuoso e moderno para a cozinha do seu apartamento e é uma das tendências mais queridas de 2023. 

Já na área externa ou varanda do apartamento, a tendência para uma decoração confortável e requintada aposta em algumas características, como: 

  • Jardim vertical. Para aqueles que não dispensam um pouco de verde no apartamento, paredes e estruturas para plantas trepadeiras, por exemplo, são uma boa opção.  
  • Vasos também são muito bem-vindos para aqueles que não gostam de muitas plantas. Imóveis menores também podem utilizar o plantio em vasos para não ocupar tanto espaço. 
  • Móveis em madeira e tons terracota são a grande aposta para as sacadas em 2023. Essa combinação comunica naturalidade e leveza ao ambiente. 

Decorar um apartamento que foi projetado para favorecer a qualidade de vida é ainda mais fácil 

Não basta escolher cuidadosamente as cores e os móveis do seu apartamento, se a arquitetura não for projetada para garantir conforto, funcionalidade e sofisticação. E todos esses aspectos são indispensáveis nos empreendimentos da Incorposul

Por isso, não adie por mais tempo a compra do seu apartamento dos sonhos. Entre em contato conosco, queremos te conhecer!

Compartilhe a sua opinião com a gente!