Sonha em morar na praia? Veja todos os benefícios e como se preparar!

- Publicado em Deixe um comentário

Morar na praia é uma realidade distante? Confira neste texto as 6 vantagens de morar na praia e os 5 passos para tornar esse sonho em realidade. Pular para o artigo

Sonha em morar na praia? Veja todos os benefícios e como se preparar!

O sonho de morar na praia não é algo distante. Confira neste texto as 7 vantagens de morar na praia, como também os 5 passos para tornar esse sonho em realidade. Pular para artigo. 

As praias são o destino favorito dos brasileiros durante as férias

Você se lembra da sua primeira ida ao mar? Consegue se lembrar das primeiras sensações ao ver a imensidão das águas e aquele vento forte contra o seu corpo? Certamente, essas memórias são uma das mais preciosas durante a vida. Além disso, essas e outras características do litoral brasilero fazem com que muitos brasileiros queiram separar dias de descanso nas praias do país. 

O verão é a estação mais aguardada do ano, sobretudo para famílias e viajantes que moram longe dos litorais espalhados pelo Brasil. Segundo uma pesquisa divulgada no portal Uol, 77% dos brasileiros preferem passar as férias na praia.  Independente do destino da viagem, o verão também é a estação favorita dos entrevistados. 

E praia não enjoa, se comparada a outros destinos para descanso. Muitos brasileiros não se importam de voltar às praias que já conhecem, afirma o estudo acima. Ou seja, as possibilidades de descanso e lazer no litoral são muitas, sem contar o impacto das boas memórias que uma viagem à praia pode oferecer. 

Agora, imagine poder morar pertinho da praia e desfrutar diariamente de tudo que o litoral reserva? Parece uma realidade distante para você? Então, continue a leitura e descubra como se preparar para que esse sonho se torne realidade.  

Veja 7 vantagens de morar na praia que vão te convencer a fazer a mudança

1 – Menor poluição atmosférica

Homem desfrutando do ar livre.
Homem desfrutando do ar livre.

Quem vai à praia percebe imediatamente a qualidade diferenciada do ar, não é? Ainda, o clima litorâneo fortalece o sistema imunológico, ou seja, melhora as estratégias de defesa do organismo. 

Por isso, morar na praia é uma indicação valiosa, sobretudo, para pessoas que são diagnosticadas com doenças respiratórias, como asma e bronquite, por exemplo. Além desses benefícios, a menor poluição atmosférica faz com que a pele esteja mais hidratada, já que a circulação corporal melhora significativamente. 

2 – Benefícios para a saúde mental e física

Mulher correndo na praia.
Mulher correndo na praia.

É inegável que o ambiente em que estamos e vivemos pode influenciar negativamente a saúde mental, e por esse motivo, morar na praia pode ser um antídoto para a ansiedade, por exemplo. O clima litorâneo favorece o equilíbrio da produção hormonal, ou seja, é um aliado importante na manutenção da qualidade do sono e reduz, assim, os riscos de depressão. 

A exposição ao sol é fundamental para a absorção de vitamina D no organismo, o que afeta o bem-estar positivamente. Segundo pesquisas, a exposição ao sol está diretamente ligada à alegria e na praia, o aproveitamento do sol pode aumentar os níveis de serotonina no organismo. 

Esse hormônio é crucial para a manutenção do bem-estar, além de ser responsável por regular a qualidade do sono e reduzir os níveis de ansiedade e estimular as funções intelectuais. Esse é um baita motivo para morar na praia, não é mesmo? Mas ainda temos muitas outras vantagens de adquirir uma moradia no litoral. 

3 – Paisagens lindas 

Vista aérea da praia.
Vista aérea da praia.

A beleza das paisagens litorâneas é um dos principais motivos que fazem com que brasileiros amem as praias: a imensidão do oceano, as cores protuberantes da areia, do céu e das águas, sem contar o som das ondas que acalmam. Não tem como pisar na areia e não ficar maravilhado com todo esse conjunto perfeito. 

As cores da praia fazem com que nosso cérebro entre em estado de meditação, por exemplo, e por isso, morar na praia significa impactar positivamente a saúde física e psíquica, como vimos anteriormente. Até mesmo o contato com a areia pode auxiliar no fortalecimento muscular, já que reduz o impacto nas articulações. 

Portanto, morar na praia é poder acordar todos os dias com a sensação de liberdade e a possibilidade de mudar os aspectos vitais da saúde corporal diariamente. 

4 – Alimentação diferenciada 

Frutos do mar.
Frutos do mar.

Os alimentos típicos dos litorais do Brasil podem ser encontrados em outras regiões e em outros estados, como os frutos do mar, por exemplo. Porém, a possibilidade de comer produtos frescos, sem dúvidas é um atrativo para morar na praia. 

A alimentação mais fresca e rica em ômega 3 traz inúmeros benefícios para a saúde. Além disso, o clima litorâneo, sobretudo no verão, faz com que a alimentação seja mais refrescante com a finalidade de manter a hidratação do corpo.

Dessa forma, a ingestão de alimentos ricos em vitamina C é maior, o que também favorece a saúde corporal. 

5 – Prática de exercícios físicos e esportes aquáticos

Windsurf.
Windsurf.

Se engana quem pensa que morar na praia pode ser uma experiência reduzida em acordar com uma bela paisagem ou passar os finais de semana deitado na areia. Morar na praia também é a oportunidade de praticar esportes regularmente.

Vôlei de praia, surf e mergulho são os mais óbvios quando pensamos em praticar esportes na praia, mas além desses temos outras possibilidades, como:

  • O beach tennis, que mescla aspectos do tênis, do vôlei de praia e do frescobol. Nele, os jogadores são divididos em dois times que ficam em lados opostos separados por uma rede e os pontos são contabilizados à medida que um dos times consegue fazer com que a bola caia na areia do time adversário. 
  • Outra opção é a canoagem, mas para quem quer praticar esse esporte, o ideal é esperar o dia em que o mar estiver mais calmo. A canoagem é uma importante aliada na hora de relaxar, mas pode significar aventura para aqueles que gostam da adrenalina das ondas.  
  • O stand-up paddle auxilia na prática de equilíbrio, já que o esportista precisa se equilibrar sobre uma prancha enquanto usa os remos para se locomover. 
  • Já o windsurf  permite que o atleta se equilibre sobre uma prancha que está ligada a uma vela movida pelo vento e pelas ondas. Para quem ama aventuras em ondas mais altas, este é o esporte perfeito. 

6 – Valorização do imóvel

Imóvel de frente para a praia.
Imóvel de frente para a praia.

Quando o assunto é adquirir um imóvel, muitos pensam que este é um investimento incerto, tendo em vista que nunca se sabe o que pode acontecer com a região do imóvel em questão. Porém, quando se trata de morar na praia esse risco não existe, considerando que a região litorânea é a mais cobiçada no Brasil. 

Isso significa que um apartamento na praia, por exemplo, não corre o risco da desvalorização com a passagem do tempo. Durante o verão, inclusive, a procura por casas e apartamentos na região litorânea cresce consideravelmente e para os feriados prolongados não é diferente. 

Outro aspecto que favorece a valorização do imóvel perto da praia é a segurança da região. Como as praias atraem turistas, o investimento em segurança é maior, pois há uma tentativa de evitar qualquer desconforto ou má impressão. 

Então, não se preocupe: morar na praia tem mais vantagens do que você imagina. 

Mas como transformar o sonho de morar na praia em realidade?  

O seu sonho de morar na praia precisa acompanhar as suas ações para tirar esse desejo do papel. Por isso, atente-se aos seguintes passos:

Passo 1: estude a localização desejada antes de adquirir o imóvel  

A primeira etapa de um planejamento de mudança de casa precisa priorizar muitas pesquisas e inúmeros levantamentos. Um deles é o estudo sobre a localização desejada. Não dá para começar o planejamento financeiro sem saber para onde se quer ir. 

Sendo assim, não se esqueça de pesquisar e averiguar as características geográficas e imobiliárias, bem como as experiências dos moradores da região litorânea. Isso te dará mais segurança para realizar o sonho de morar na praia. 

Passo 2: planejamento financeiro   

A mudança drástica de morar no litoral pode significar um impacto para muitos. Por isso: 

> A primeira coisa que você deve fazer é um planejamento financeiro que conste todas as suas despesas atuais. Dentre elas, verifique quais são fundamentais e quais podem sofrer ajustes. Você irá financiar a nova moradia? Venderá sua casa atual para dar uma entrada significativa no imóvel? Avalie esses cenários e, dessa forma, você vai conseguir visualizar como está a sua vida financeira atualmente. 

> Em seguida, liste todas as demandas de uma mudança para um novo lar na praia. Não deixe nenhuma despesa para trás: coloque desde os custos com o novo local, como também os valores para se estabelecer por lá. 

> Pesquise o custo de vida na região litorânea que você deseja ir e procure por relatos de moradores da região. Assim, você vai conseguir entender quais são os valores reais de morar na praia e, se possível, já pense em uma reserva de emergência para o pós-mudança. 

> Agora, com todos os valores em mãos, faça uma estimativa de quantos meses serão necessários para que este sonho se concretize. Após as respostas, verifique as maneiras de conseguir fazer uma boa renda extra para que o desejo de morar na praia se realize em breve. 

> Se for o seu primeiro apartamento, por exemplo, verifique as vantagens de comprar na planta e não se esqueça de avaliar o seu estilo de vida antes de fazer a aquisição.  Para cada objetivo pessoal em morar na praia, existe um tipo de investimento. Então, analise com cuidado. 

Passo 3: planejamento psicológico   

Nem toda mudança causa necessariamente uma alegria e agitação. Por mais que morar na praia seja um sonho, se for necessário deixar amigos e família para trás, as emoções podem ficar balançadas – o que é normal. 

Atente-se às maneiras como o seu corpo vai reagir a todas as novidades e encare a mudança como uma oportunidade para crescer pessoalmente e para conhecer novas pessoas. Tenha em mente que o início pode ser estranho, mas aos poucos a alegria de ter o sonho de morar na praia realizado, vai transformar o desconforto em ânimo para viver um dia de cada vez. 

Passo 4: faça visitas no local antes de bater o martelo 

Ouvir as experiências dos outros é importante, mas perceber como o seu próprio corpo se adapta a algum local, é imprescindível. Não subestime a experiência de ir até a praia desejada e ficar alguns dias na região. 

Fazendo isso você conseguirá entender como essa mudança pode te impactar e a partir disso, outros aspectos vão entrar no radar na hora de se preparar para a mudança. 

Passo 5: na hora de fazer a mudança atente-se aos detalhes   

A hora de encaixotar tudo e partir para a vida nova na praia é um dos momentos mais especiais, mas não se esqueça de se planejar de maneira eficiente para não deixar nada para trás.  Então: 

  • Tenha por perto materiais essenciais para a organização, como caixas de papelão, fitas para isolar e canetões para identificar os pertences. 
  • Contrate serviços especializados 
  • Não se esqueça de solicitar o desligamento dos serviços na casa antiga 
  • Se possível, doe os mobiliários que não serão usados na nova casa na praia 
  • Faça um projeto mobiliário inteligente para a nova moradia, para que a sua recepção não seja feita de imprevistos. 

A Incorposul tem um empreendimento do tamanho do seu sonho de morar na praia

Living Room Pantai Brava. | Foto: Incorposul
Living Room Pantai Brava. | Foto: Incorposul

Se você já pensou em morar no litoral catarinense, precisa conhecer o Pantai Brava House, o seu apartamento na Praia Brava em Itajaí (SC). 

O Pantai Brava House é o primeiro empreendimento da Incorposul no litoral catarinense. Inspirado na beleza e atmosfera da natureza, ele proporciona um conceito de viver a vida em toda a sua plenitude.

O projeto conta com uma área de lazer incrível e com detalhes em linhas orgânicas e texturas naturais, além dos apartamentos com 69 m² à 157 m² privativos. A construção conta com 32 pavimentos e 4 apartamentos por andar. 

Não perca mais tempo e não adie o seu sonho de morar na praia. Entre em contato conosco, queremos te conhecer. 

Compartilhe a sua opinião com a gente!