Como escolher a planta de apartamento ideal para o seu estilo de vida

- Publicado em Deixe um comentário

Analisar a planta é um muito importante na hora de escolher um apartamento. Leia o nosso artigo e acerte em cheio na escolha do novo apê. Pular para o artigo

Como escolher a planta de apartamento ideal para o seu estilo de vida

Existem muitas coisas para serem analisadas antes de escolher um apartamento. Essa não é uma decisão fácil e deve ser feita com calma. O mais importante é avaliar o estilo de vida dos moradores e entender como todas as variáveis irão se encaixar na rotina.

No artigo de hoje, vamos te dar dicas de como escolher a planta de apartamento ideal para o seu estilo de vida, seja para solteiros ou para grandes famílias. 

Se está pensando em comprar um apartamento, seja para morar ou para investir, leia o artigo até o final.

O que é uma planta?

A planta baixa de um imóvel é o desenho da área construída produzido pelos arquitetos ou engenheiros responsáveis. O desenho feito em escala ilustra como será a distribuição de espaço entre cômodos, pisos, ambientes internos e externos e o seu acesso.

É como se você visse os cômodos e diversos detalhes do imóvel de cima, sem o teto.

O desenho deve conter as medidas dos cômodos e das paredes (comprimento, largura e espessura), além de indicar portas, janelas, pisos e vasos sanitários. 

Através da planta, o comprador consegue visualizar como ele poderia utilizar o espaço do imóvel, acomodar a mobília e até considerar ajustes e melhorias.

Já a planta humanizada, um outro tipo de planta, tem como objetivo facilitar a leitura do desenho e oferecer a representação do imóvel o mais próximo da realidade.

Assim como a baixa, ela possui todas as informações já citadas, além da distribuição de alguns móveis e os pisos representados em diferentes cores para que os compradores entendam melhor. Esse modelo é muito utilizado também como inspiração para decorar o imóvel.

Como analisar uma planta?

Para escolher a planta de apartamento perfeita, é preciso olhá-la da maneira certa.

Um exercício muito interessante de se fazer, e que é muito facilitado com uma planta humanizada, é imaginar como você vai interagir com a sua possível nova casa.

Imagine você, e outros membros da família, como pequenos bonequinhos realizando suas tarefas diárias dentro do apê.

Se imagine acordando e caminhando até a cozinha e pense se o trajeto é fácil e agradável. Se você gosta de ter momentos de silêncio dentro de casa, a disposição dos cômodos favorece isso?

Você pode pensar também nos móveis que já possui ou que deseja comprar, será que aquela parede possui o tamanho ideal para receber o móvel?

Sempre analise a planta como um todo, verificando como os cômodos se relacionam entre si.

É muito importante verificar ainda a posição das janelas. No caso dos quartos, é preciso que as janelas recebam sol para que não se crie umidade, o que pode ser um problema de saúde para sua família.

A quantidade e tamanho das janelas em todo o apartamento vai indicar se ele receberá uma boa ventilação, assim como o pé direito do imóvel: quanto mais alto, melhor será a ventilação e conforto térmico. A integração interna dos ambientes: portas, hall ou corredores também influenciam na circulação de ar e temperatura.

E por falar em conforto, questione para saber se o prédio conta com contrapiso flutuante, uma tecnologia que vai fazer muita diferença no seu dia a dia, pois minimiza os ruídos incômodos que vem do vizinho de cima.

Essas foram apenas algumas ideias iniciais de como avaliar a planta do seu imóvel. Na sequência, vamos explorar mais a fundo sobre como escolher a planta de acordo com o seu estilo de vida.

Para solteiro

Sacada com Churrasqueira no empreendimento Saint Antoni Residence, em Joinville/SC
Sacada com Churrasqueira no empreendimento Saint Antoni Residence, em Joinville/SC

Principalmente se você vai morar sozinho pela primeira vez, o apartamento é um mix de liberdade e responsabilidade.

É muito importante analisar o seu estilo de vida para entender o tamanho do apartamento que você precisa. Se você gosta de convidar os amigos para o seu apê com frequência, pode preferir um imóvel com uma sala mais ampla ou uma sacada com churrasqueira.

Já se a sua necessidade é um espaço adequado para trabalhar de casa, procure uma planta com dois quartos ou uma sala com um espaço a mais para montar o seu home office.

É muito importante visualizar o seu dia a dia e avaliar os seus recursos para escolher a planta do apartamento. Se você optar por um apê maior, se pergunte se possui tempo para realizar a limpeza e as manutenções necessárias, ou ainda se possui recursos para pagar alguém para fazer estes serviços.

Ao optar por um apartamento mais compacto, você já pode utilizar a planta humanizada para planejar a decoração. Utilizar espelhos e cores claras dão uma sensação de amplitude para o seu apê.

Espaços integrados, sala e cozinha, por exemplo, eliminam paredes e otimizam apartamentos com metragens menores.

O que mais um solteiro deve analisar na compra de um imóvel?

As pessoas solteiras mais jovens costumam ter uma rotina muito cheia dividida entre trabalho, faculdade e vida social. Devido a isso, escolher um apartamento com uma boa localização é essencial. Escolha um imóvel o mais perto possível dos locais de seus compromissos diários e também com boas vias de acesso, para não perder tempo no deslocamento para qualquer ponto da cidade.

Outro ponto importante, que vai te economizar tempo é escolher um empreendimento com uma academia bem equipada, cuidar da saúde pode ser mais fácil com um espaço assim dentro do prédio.

E por falar em espaço… 

Você pode até ter escolhido uma planta com uma sala espaçosa para receber os amigos, mas e quando a festa precisa ser maior? Um salão de festas dentro do prédio também pode facilitar muito a sua vida.

Apartamento para casal

Apartamento para casal
Apartamento para casal

Quando o apartamento é para duas pessoas, deve-se entender a rotina de ambas para escolher a planta.

Se o casal trabalha em casa ou se simplesmente gostam de momentos sozinhos para ler ou estudar, é importante projetar esses espaços logo na planta, pois deixar para depois pode ser um problema para o dia a dia de vocês.

A divisão das tarefas domésticas também pode abalar a rotina de um casal. Então para aqueles que passam muito tempo trabalhando fora de casa e preferem sair ao invés de ficar em casa nos finais de semana, prefira imóveis menores, já que o tempo para a limpeza também pode ser curto.

Inicialmente, uma suíte ampla é o ideal, mas se o casal pretende ter filhos, já é interessante procurar uma planta com dois quartos, para evitar uma nova mudança num futuro próximo. 

Pense também no tempo em que vocês desejam permanecer no imóvel: se os planos de mudar de cidade estão na frente dos planos de ter um filho, não é necessário escolher uma planta de apartamento com dois quartos neste momento.

É importante discutir também a decoração que o casal gosta. Se vocês decidirem por investir em diversas peças e móveis, é interessante ter uma sala com espaço para comportar a decoração. Em uma sala menor, poucos móveis já preenchem o espaço, o que é ideal para aqueles que não querem gastar muito com decoração e mesmo assim gostam de um ambiente harmônico.

O que mais um casal deve analisar na compra de um imóvel?

Com duas pessoas no apartamento, a necessidade de uma boa localização dobra e provavelmente será difícil escolher um local que fique perto dos compromissos de ambos. 

Que tal escolher um local muito próximo do trabalho de uma das pessoas, para que ela possa ir de bicicleta e o carro ficar à disposição da pessoa que tem os compromissos mais distantes?

Muitos apartamentos oferecem apenas uma vaga de garagem, por isso é importante analisar como será a nova rotina do casal, pois vocês podem precisar de mais uma vaga.

Se o desejo é ter filhos, vale a pena analisar o que o condomínio oferece para as crianças e o quão próximo ele está localizado de creches e escolas.

Para família

Apartamento para a família
Apartamento para a família

Quanto mais pessoas irão morar no apartamento, mais variáveis existem para ficar atento na hora de analisar as plantas.

Com crianças na casa, obviamente o número de quartos precisa aumentar. Com filhos pequenos, existem pais que preferem que eles fiquem no mesmo quarto, mas é preciso planejar isso ao longo do tempo.

Conforme os filhos vão crescendo, precisam de mais privacidade, ou seja, seu próprio quarto.
Mas além disso, é bom pensar em quantos banheiros são necessários para que a família tenha uma rotina mais confortável. Os tamanhos da sala e da cozinha também precisam ser planejados nesse sentido.

Ter uma área de lazer tamanho família também é importante. Muitos apartamentos oferecem sacadas bem compactas, o que pode ser desconfortável para 4 ou 5 pessoas.

Pensar em espaços para que as crianças possam brincar e estudar dentro do apê é essencial para o desenvolvimento delas. Ao projetar um lugar para o seu home office dentro do apartamento, não esqueça de planejar um local de estudos para as crianças.

O que mais uma família deve analisar na compra de um imóvel?

Para uma família, é preciso também analisar as necessidades de deslocamento e entender que comprar um segundo automóvel pode ser uma boa opção. Assim, deve-se considerar as vagas de garagem.
As áreas de lazer são essenciais para a família. Brinquedoteca, playground e piscina são ambientes que garantem a diversão dos filhos. Um espaço ao ar livre dentro do condomínio também é importante para realizar atividades como jogar bola, por exemplo, com segurança.

Mini quadra no empreendimento Rio Grande Connection, em Joinville/SC
Mini quadra no empreendimento Rio Grande Connection, em Joinville/SC

Nesse mesmo sentido, escolher um apartamento em uma área mais tranquila e segura da cidade é essencial para que as crianças possam se desenvolver enquanto os pais ficam mais tranquilos. A proximidade do edifício com áreas verdes e parques também colabora muito para a qualidade de vida dos filhos.

Pensando em onde os seus filhos estudam hoje ou onde pretendem estudar no futuro, é importante conhecer as opções de creches, escolas e faculdades próximas ao apartamento que você está cogitando comprar.

Para os pais que adoram fazer festinhas de aniversário todos os anos, um prédio com salão de festas é perfeito.

Para investidores

Se você está procurando um apartamento para comprar e posteriormente alugar ou revender, é também muito importante ficar de olho em todas essas variações. Ao comprar um apê com apenas um quarto, certifique-se de que ele contém todos os outros aspectos que são importantes para uma pessoa solteira, assim, a revenda será facilitada e ele se valorizará ainda mais.

Da mesma forma, se você optar por um apartamento espaço, com dois ou mais quartos, preste muita atenção às áreas comuns do edifício. Pense em tudo o que uma família está procurando para fazer deste o seu novo lar.

Pensando na valorização ao longo do tempo, os investidores devem observar o também potencial de desenvolvimento no entorno do empreendimento. Atente-se para os estabelecimentos comerciais, parques e a urbanização.

Mais alguns itens para ficar de olho

No início do artigo, nós falamos que é preciso escolher o seu novo apartamento com muita calma e paciência, pois são muitas coisas para se considerar na escolha. Veja mais alguns detalhes que não podem ser esquecidos.

Escolher um local próximo a farmácias e hospitais é sempre importante, mas se torna ainda mais essencial se há crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais na família.

Fique atento também à segurança no empreendimento. Cheque a altura das janelas, a tranca das portas, as escadas de incêndio, os portões de pedestres, da garagem e a portaria. Códigos de segurança, acessos por biometria e câmeras de vigilância são itens que devem pesar na sua decisão.

Um outro ponto importante é planejar um local para o seu pet, seja você solteiro, casado ou com uma grande família. Garantir o bem-estar dos bichinhos de estimação dentro de apartamentos depende de espaço.

Muitos condomínios ainda oferecem um espaço pet nas áreas comuns, com brinquedos e acessórios para que eles se divirtam e gastem muita energia.

Espaço Pet no empreendimento Saint Antoni Residence, em Joinville/SC
Espaço Pet no empreendimento Saint Antoni Residence, em Joinville/SC

E se você ficar com alguma dúvida na hora de escolher a planta de um apartamento, não deixe de fazer as perguntas necessárias para o responsável. Entender todos os detalhes da planta é essencial para evitar surpresas desagradáveis depois da compra.

Opte por uma empresa com experiência e credibilidade

Todas essas escolhas serão muito mais fáceis de serem feitas se você estiver conversando com os profissionais certos. Construtoras, incorporadoras e corretores devem encontrar um local que seja ideal para o seu estilo de vida.

Atuando há 19 anos no mercado imobiliário de Joinville, a Incorposul oferece um atendimento personalizado para que você encontre um lar que se encaixe perfeitamente na sua rotina.

Compartilhe a sua opinião com a gente!