Giardino ou Cobertura: O que combina mais com o seu estilo de vida?

- Publicado em Deixe um comentário

Já ouviu falar em apartamento giardino, mas não sabe as principais características deste modelo residencial? Ou deseja adquirir uma cobertura, mas ainda está em dúvida sobre as possibilidades de um apartamento como este? Seja qual for sua intenção agora, neste artigo você conhecerá as principais vantagens em ambos os casos, o que facilitará seu processo de escolha. Então, leia atentamente! Pular para o artigo

Giardino ou Cobertura: O que combina mais com o seu estilo de vida?

Adquirir uma nova residência é um processo cauteloso que demanda muitas pesquisas e avaliações, sobretudo neste momento pós-isolamento social que provocou tantas mudanças e reflexões.

Muitos adotaram o home office como novo modelo de trabalho, enquanto outros desejam morar mais perto do local de trabalho, por exemplo.  

Além disso, fatores como renda mensal suficiente para absorver tal compromisso financeiro, localização desejada, ou situação do mercado imobiliário, também são aspectos que influenciam a tomada de decisão.

E independentemente se o local será comprado ou alugado, ninguém quer experimentar mudanças repentinas, não é mesmo? Então, os planejamentos a longo prazo são analisados de maneira minuciosa para que a deliberação seja coerente e assertiva.

Essas e outras condições são fundamentais para a escolha do modelo da residência, isto é, dentre os variados tipos de apartamentos existentes, qual se encaixa perfeitamente com as expectativas e necessidades dos residentes.

E dois modelos têm angariado dúvidas naqueles que querem o apartamento dos sonhos: a cobertura ou o giardino, qual deles vale mais a pena? 

Afinal, quais são as diferenças entre o apartamento giardino e a cobertura?

O apartamento estilo giardino geralmente está localizado no térreo ou no primeiro andar do edifício e dispõe de um espaço de lazer maior e privativo, que pode ser um quintal arborizado e em outros casos oferece piscina, churrasqueira e uma cozinha gourmet, por exemplo.

Apartamento com Giardino Incorposul, Saint Antoni Residence | Foto: Incorposul
Apartamento com Giardino Incorposul, Saint Antoni Residence | Foto: Incorposul

A cobertura já é mais conhecida, pois é o último apartamento do edifício, e por isso proporciona a vista panorâmica da cidade, além de apresentar maior metragem que as outras moradias. Também pode abrigar uma piscina, churrasqueira e cozinha gourmet.

Área de piscina e lazer - Apartamento Incorposul | Foto: Incorposul
Área de piscina e lazer – Apartamento Incorposul | Foto: Incorposul

Mas apenas esses conceitos não são suficientes para a tomada de decisão. Por isso, a seguir você conhecerá as vantagens e desvantagens de cada modelo e, dessa forma, poderá analisar de maneira adequada suas expectativas e anseios neste momento tão importante.  

Morar no térreo ou primeiro andar nunca foi tão bom quanto agora

Na hora de decidir em qual andar morar, certamente o primeiro não era cogitado, tendo em vista a falta de privacidade ou possibilidade de barulhos externos.

Além disso, o apartamento sempre foi sinônimo de espaço apertado, mas esse estereótipo também está caindo em desuso, pois até jardins e hortas podem ser cultivados nesse tipo de moradia.

Inclusive, “garden” é uma outra forma de intitular giardinos que estão cada vez mais comuns em empreendimentos residenciais.

O apartamento giardino surgiu com o intuito de aproveitamento do espaço térreo, a fim de que os residentes tenham um quintal privado. A ideia foi logo incorporada em muitos edifícios e aprimorada através da opção de instalação de piscinas, churrasqueiras, jardins temáticos, brinquedoteca, entre tantas outras possibilidades.

Já pensou em morar em um giardino amplo com uma piscina privada e espaço aconchegante a céu aberto para receber os amigos? Esse é o tipo de comodidade que você merece! 

O giardino pode ser uma opção perfeita para aqueles que trocaram a casa por um apartamento e estão em fase de adaptação, uma vez que este modelo geralmente dispõe de metragem maior que as demais plantas no edifício.

Sem dúvidas, deixar uma casa que oferece um espaço amplo e escolher um apartamento, pode ser uma decisão muito complexa para alguns; este é um motivo pertinente para escolher um giradino bem equipado, com conforto e privacidade. 

Em alguns edifícios, o giardino pode ser construído no primeiro andar, logo acima da garagem ou pilotis, o que garante uma nova experiência para os residentes. 

Não há nada mais aconchegante que uma cobertura 

É inegável que residir em uma cobertura é sinônimo de conforto e luxo e muitos procuram por esse tipo de apartamento com o intuito de usufruir de maior sossego e bem-estar. 

A cobertura geralmente possui o dobro da metragem comum dos outros apartamentos, e além do espaço maior, oferece a possibilidade de desfrutar uma paisagem maravilhosa vista de cima. 

Além disso, muitas dispõem de uma piscina aconchegante e um ambiente amplo para celebrações com direito a ar puro e iluminação privilegiada. Quer um combo melhor que este?

Terraço cobertura em apartamento - The Lux Residence Incorposul | Foto: Incorposul
Terraço cobertura em apartamento – The Lux Residence Incorposul | Foto: Incorposul

Ademais, o barulho urbano e das áreas externas do edifício são amenizados para aqueles que estão no alto, além da ventilação diferenciada, se comparado a outros apartamentos. 

Outro fator determinante na hora de adquirir uma cobertura é a valorização estável do imovel, mesmo com a volatilidade do mercado imobiliário. Dessa forma, o investimento é válido e retornável, o que significa uma vantagem única diante das opções de compra residencial. 

de churrasqueiras e espaço gourmet, o que permite maior conforto e possibilidades para receber amigos e familiares de maneira divertida. 

Mas como escolher entre duas opções tão atraentes? 

Diante de tantas vantagens muitas idealizações e expectativas são criadas. E antes de escolher é necessário entender para quem estes formatos de apartamento são destinados. A partir dessas informações, a escolha será uma tarefa mais simples, clara e objetiva. 

Portanto, giardinos são indicados para: 

Aqueles que não abrem mão de plantar e manter o próprio jardim

Jardim em apartamento giardino
Jardim em apartamento giardino

Segundo pesquisas recentes, o mercado de jardins e hortas domésticas foi impulsionado nos últimos anos no Brasil. Uma das justificativas é o desejo de estar mais perto da natureza e ao mesmo tempo cultivar plantas que não demandam muito tempo e atenção no cuidado ou conhecimento técnico. Uma das grandes vantagens do giardino é a praticidade no plantio de árvores maiores ou mais espaçosas.

O manejo do solo permite que o residente deste tipo de apartamento não precise fazer grandes adaptações para ter sua moradia arborizada da maneira que melhor lhe agrada, como acontece em coberturas por exemplo.

Além disso, toda a família conseguirá usufruir de benefícios físicos e mentais que são possíveis a partir da exposição à natureza.

Aqueles que têm filhos ou crianças menores e querem preservar o espaço amplo

Criança é sinônimo de espaço para brincadeiras e aprendizado, isto é, manter os menores em ambientes limitados não é viável, nem ideal para cuidadores, responsáveis ou pais.

Mesmo que o edifício disponha de locais compartilhados para essa faixa etária, ter um espaço privativo para atividades de recreação ao ar livre significa mais conforto, comodidade e segurança.

Este é um dos aspectos de maior vantagem do apartamento giardino em um comparativo direto com uma cobertura. 

Aqueles que recebem visitas de amigos e familiares constantemente

Não há nada melhor que juntar os amigos para aproveitarem um final de semana sem preocupações com horários determinados e outras requisições, não é mesmo?

Espaços de festa e recreação compartilhados exigem certas burocracias estabelecidas em assembleias do condomínio, como agendamento prévio, por exemplo.

Dessa maneira, um almoço entre familiares pode ser marcado com certos conflitos e por isso, ter a própria estrutura de entretenimento possibilita autonomia para atividades como essa.  

Este é um dos diferenciais de um apartamento giardino. 

Aqueles que têm pets queridos 

Quantas vezes o melhor amigo impediu que uma negociação imobiliária fosse feita? Muitos residentes reclamam de alguns apartamentos que não possuem estrutura para receber pets e por isso a morosidade do processo para adquirir um novo lar é triplicada.

Giardinos são ideais para aqueles que querem um espaço prático e adaptado para cãezinhos ou para moradores que planejam ter alguns. Para estes, é necessário verificar quais tipos de pets são indicados para apartamento. 

Aqueles que não abrem mão de um espaço para lazer privado 

Nem todo mundo gosta de dividir o momento de lazer com outras pessoas, mesmo que sejam conhecidos ou colegas moradores.

Uma das vantagens do apartamento giardino é a possibilidade de adequação do espaço externo de acordo com as demandas e necessidades do residente. Dessa forma, é viável ter mais autonomia sobre a rotina de lazer, além de maior liberdade e privacidade. 

Já o apartamento cobertura é ideal para: 

Aqueles que possuem uma rotina de trabalho muito estressante e precisam de descanso garantido

Área de descanso em apartamento cobertura
Área de descanso em apartamento cobertura

Não é confortável ter um dia intenso de trabalho e não poder descansar adequadamente para renovar energias para o próximo dia. É comum que alguns moradores reclamem de suas residências alegando que não conseguem descansar bem, pois o barulho externo, e outros fatores, incomodam regularmente.

Um apartamento cobertura permite que tais incômodos sejam amenizados, pois estão em uma posição privilegiada.

Aqueles que não abrem mão da ventilação privilegiada e da vista panorâmica da cidade

Vista da cidade pela cobertura de um apartamento
Vista da cidade pela cobertura de um apartamento

Sem dúvidas, aspectos como posição do sol, ventilação adequada e iluminação devem ser levados em conta na hora de adquirir um apartamento.

Enquanto o giradino oferece incidência solar mais forte e frequente, e questões de ventilação reduzida, a cobertura oferece as melhores condições para residentes, além da vista privilegiada da cidade. Já imaginou acordar todos os dias e acompanhar o nascer do sol visto do alto?

É um baita privilégio! 

Aqueles que querem investir em um apartamento que pode valorizar ainda mais no mercado imobiliário

Este é um dos motivos recorrentes quando se trata de adquirir uma cobertura. Muitos investidores desejam ter mais certeza do retorno e valorização do imóvel neste mercado que oscila a depender do momento econômico do país.

Portanto, a compra desse tipo de apartamento não significa apenas uma oportunidade para desfrutar de um padrão luxuoso de moradia, mas uma possibilidade de garantir uma estabilidade financeira a longo prazo. 

Nem tudo é perfeito: quais são as observações cruciais sobre esses tipos de apartamento? 

Como dito anteriormente, adquirir uma residência não é tarefa simples e por esse motivo, é indiscutível conhecer de forma integral alguns aspectos que podem impedir tais negociações em ambos os casos. 

Tanto a cobertura quanto o giardino são apartamentos de metragem maior, o que significa que os custos relacionados a aquisição e manutenção serão maiores. Então, é recomendável colocar todas as despesas em ordem para averiguar a possibilidade de residir nessas condições. 

Os apartamentos giardinos possuem uma localização que pode comprometer a qualidade do silêncio para os residentes. Barulhos e ruídos externos vindos da rua ou do próprio edifício podem prejudicar o descanso e a calmaria diários dos moradores. 

A tomada de decisão é agora! 

Após conhecer tantas vantagens nos dois modelos de residência apresentados, é hora de decidir de acordo com as suas exigências, expectativas e perspectivas futuras.

Não se esqueça que o lar carrega aspectos e características da própria identidade, ou seja, sua escolha deve imprimir o que você é e a forma como gosta de se sentir diariamente. 

Por isso: 

  • Analise seus objetivos a médio e longo prazo e verifique qual das opções será mais adequada para seu planejamento;
  • Enumere suas prioridades e perceba quais fatores são negociáveis e quais são determinantes. Essa investigação permitirá que sua decisão seja assertiva; 
  • Leve em conta as mudanças constantes no mercado imobiliário e veja se essa volatilidade afetará seu planejamento financeiro; 
  • Tenha em mente que uma escolha como esta trará impacto no longo prazo, então, alinhe todas as perspectivas e desfrute dessa conquista tão preciosa!

Sua melhor decisão é a Incorposul! Para amantes de giardinos espaçosos e completos e para aqueles que preferem uma cobertura luxuosa e segura, a Incorposul tem inúmeras opções que podem agradar aos mais variados tipos de expectativas. 

Há dezenove anos a empresa é referência no mercado imobiliário em Joinville (SC), com a oferta de residências cheias de conforto e beleza, idealizadas sob padrões de sustentabilidade, tecnologia e o melhor custo-benefício. 

Além disso, cada empreendimento residencial é feito de forma única, tendo em vista as múltiplas necessidades de tantas famílias que desejam imóveis de alto padrão.

Semelhantemente, a segurança dos residentes é uma das maiores preocupações e por isso cada edifício conta com projetos eficientes, pois desconforto e desconfiança não são sinônimos de lar. 

E em breve, a Incorposul estará na Praia Brava, com o primeiro empreendimento residencial no litoral catarinense: o Pantai Brava House! Além de todas as possibilidades maravilhosas que Itajaí oferece, os residentes poderão aproveitar os passeios  imperdíveis de Balneário Camboriú e região.  

Imagine acordar todas as manhãs e apreciar o mar e o sol perfeitos dando boas-vindas? Esta é uma das inúmeras possibilidades que te aguardam no Pantai Brava House! 

Para investidores, este é o momento adequado para tal iniciativa. Portanto, não adie esta decisão!

Compartilhe a sua opinião com a gente!