Tendências do mercado imobiliário para 2022

- Publicado em Deixe um comentário

Tanto para quem compra, quanto para quem vende, é importante estar atualizado no mercado imobiliário. Veja as tendências do setor para 2022. Pular para o artigo

Tendências do mercado imobiliário para 2022

Diversos aspectos influenciam as tendências de um setor. Para o mercado imobiliário, a economia sempre é determinante, assim como as preferências das pessoas que buscam um imóvel.

Para 2022, a pandemia do Coronavírus é importante para apontar as tendências do mercado imobiliário.

Para o artigo de hoje, nós selecionamos 5 tendências do mercado imobiliário para 2022, tanto para corretores e investidores, quanto para quem deseja adquirir um imóvel para morar e quer que seu bem se valorize através dos anos.

Acompanhe com a gente!

Panorama do mercado imobiliário no Brasil

Se a pandemia provocou a retração de diversos setores da economia, para o mercado imobiliário o impacto foi menor e as perspectivas para 2022 são positivas.

Segundo pesquisa da Datastore, empresa especializada em estudos sobre o mercado imobiliário, mais de 15 milhões de famílias brasileiras têm a intenção de adquirir um imóvel nos próximos dois anos.

Alguns fatores que contribuem para essa expectativa são:

  • A Caixa Econômica Federal, principal responsável pelo financiamento imobiliário no Brasil, registrou seu maior recorde em liberação de recursos em junho de 2021;
  • As vendas de imóveis novos registraram aumento de 46,1% no primeiro semestre de 2021, de acordo com balanço divulgado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O crescimento foi o maior dos últimos 4 anos.

Mesmo com a inflação e a alta da taxa Selic, existem indícios de que 2022 será um bom ano para o mercado imobiliário.

Por que ficar de olho nas tendências?

Existem duas formas de aplicar as novidades do mercado: conhecendo as tendências ou repetindo práticas já existentes. Da primeira maneira, você se antecipa e colhe os frutos antes de todo mundo; da segunda, você se torna apenas mais um com uma fórmula para resultados satisfatórios.

Conhecer as tendências do mercado imobiliário é a melhor forma de construtoras, corretores e investidores alavancarem seus negócios nos próximos anos.

Porém, absorver as tendências e colocá-las em prática pode gerar um pouco de risco, visto que são ações ainda sem processos e resultados comprovados, mas é a única maneira possível para a inovação.

Os temas que serão apresentados na sequência, não se encerram em si mesmos. É preciso olhar para cada um deles e entender como podem ser aplicados nas suas decisões de compra e venda de imóveis.

Utilize as tendências como um guia, como possibilidades para trabalhar as suas estratégias para o futuro.

Tendências para 2022

Trabalho em Home Office
Trabalho em Home Office

A pandemia exigiu que os lares comportassem um novo estilo de vida das famílias, fazendo aumentar a demanda pela troca de imóvel… trabalho em home office, mais tempo com os filhos e necessidade de mais conforto e qualidade de vida dentro de suas casas.

Enquanto esse é um fator novo para a busca por imóveis, o desejo pela casa própria e a crença de que adquirir um imóvel é um investimento muito seguro e rentável, estão presentes na cultura do brasileiro há um bom tempo.

Veja as tendências do mercado imobiliário para 2022!

Imóveis amplos e multifuncionais

Antes da pandemia, havia uma tendência por imóveis compactos. Com a rotina cheia e a maior parte do tempo trabalhando e estudando fora de casa, as pessoas consideravam grandes espaços desnecessários e os imóveis menores vinham sendo escolhidos pela praticidade e economia.

Parece que o jogo virou!

Com a adoção do home office e modelo de trabalho híbrido por diversas empresas para promover o distanciamento social, a procura por espaços apropriados para a nova rotina aumentou.

Ambiente confortável para trabalhar em home office
Ambiente confortável para trabalhar em home office

Por vezes, duas ou três pessoas da família precisam de um espaço adequado para trabalhar e estudar em casa. Assim, a busca é por imóveis mais amplos e com peças multifuncionais.

Muitas empresas voltaram ao trabalho presencial, mas outras tantas não. Para boa parte dos negócios, possuir uma sede fixa para receber dezenas, centenas ou milhares de colaboradores é sinônimo de custos excessivos.

Ao experimentarem o home office, os gestores perceberam que é possível manter a produtividade e ainda economizar muito.

Os funcionários de empresas e mesmo trabalhadores autônomos, enxergaram muitas vantagens em trabalhar de casa: ficar mais tempo com a família, economizar tempo e dinheiro e não passar estresse diário no trânsito.

Para que o home office tenha mais prós do que contras, é preciso que os ambientes estejam adaptados, visando a produtividade e menos interrupções durante o expediente.

Outro comportamento motivado pela pandemia é a busca por espaços que possibilitem a prática de atividades físicas e oportunizem momentos de lazer dentro de casa. As pessoas estão procurando casas e apartamentos com amplas áreas externas, salas com mais conforto e recursos de entretenimento, sacadas, varandas e espaços gourmet.

Tudo isso é sinônimo de qualidade de vida para quem procura um imóvel.

Boa localização

A boa localização sempre foi um fator determinante para a escolha de um imóvel, mas os efeitos da pandemia potencializaram a importância da localização, configurando-a como uma tendência do mercado imobiliário para 2022.

Quem experimentou fazer tudo de dentro de casa por um tempo, não quer mais perder horas de deslocamento no trânsito.

A sensação de acordar 10 minutos antes do início do expediente é inesquecível: é só pegar o café da manhã, caminhar alguns metros e chegar no home office. Tem quem também utilize esse tempo “extra” para colocar a leitura em dia, praticar exercícios ou levar os pets para passear.

Por isso, mais do que nunca, as pessoas querem moradias perto de tudo: trabalho, faculdade, escola dos filhos, supermercados e opções de lazer. Empreendimentos que conseguem oferecer esse conforto e praticidade para os moradores serão mais valorizados em 2022.

Muitas vezes, não é fácil encontrar um imóvel bem localizado para todas as necessidades da família. Neste caso, é importante que os empreendimentos estejam em áreas com vias rápidas e inteligentes, facilitando o deslocamento para qualquer ponto da cidade.

Imóveis como investimento

O perfil dos compradores de imóveis está se diversificando. Ao longo dos últimos anos, o brasileiro está gradativamente aumentando a sua educação financeira e os imóveis são vistos como investimentos seguros e rentáveis.

O imóvel é um bem que sempre vai se valorizar com o tempo.

Para os investidores, que pensam na revenda, fatores como a perspectiva de desenvolvimento da região no qual o imóvel está localizado são ainda mais importantes, pois valorizam o investimento.

É preciso também estar atento aos diferenciais dentro do empreendimento. Mais do que um bom apartamento, você deve entender para que perfil de público ele é adequado. Se o apartamento possui vários quartos, você provavelmente vai revendê-lo para uma família grande, assim uma brinquedoteca e duas vagas de garagem podem valorizar ainda mais a sua venda.

Outra questão fundamental é a credibilidade e confiança que os vendedores transmitem para os investidores. Muitos optam por comprar apartamentos na planta, pois os custos são menores nesta fase. Porém, se a construtora não entregar tudo conforme o combinado e dentro do prazo, o prejuízo e dor de cabeça podem ser enormes para o investidor.

Em tempos de incertezas e crise, os imóveis são vistos como uma segurança. Depois de quitado, ninguém tira ele do proprietário.

Diante disso, quem trabalha com a venda de imóveis, precisa se adaptar a esse novo público. É preciso entender as necessidades dos investidores e se comunicar assertivamente com eles.

Explorar a valorização da região do empreendimento nas campanhas de marketing é um bom início para atrair investidores.

Sustentabilidade

O consumidor está cada vez mais atento à sustentabilidade e ao compromisso que as empresas têm com a preservação do meio ambiente. Segundo estudo do IBM Institute for Business Value (IBV), para cerca de 40% dos consumidores participantes da pesquisa, fatores de impacto ambiental são mais importantes do que custo, conforto e conveniência.

Se uma pessoa já leva esses fatores em consideração ao fazer uma compra de pequeno valor, imagina o nível de importância que pode alcançar quando falamos em um bem como um apartamento.

A moradia é um local que deve refletir o estilo de vida de quem a escolheu e assim, apresentar recursos e alternativas sustentáveis para casas e apartamentos é fundamental para concretizar vendas.

Alguns itens que devem ser tendência em imóveis em 2022:

  • Estruturas que permitam a reutilização da água;
  • Sistemas para a produção de energia elétrica, como painéis solares;
  • Pontos de recarga de carros elétricos;
  • Sistemas de coleta e reciclagem de resíduos;
  • Lâmpadas inteligentes.

Esses e outros recursos devem estar disponíveis para o consumidor final, oferecendo uma moradia condizente com aquilo que ele acredita e reduzindo o impacto das ações do homem na natureza.

Imóvel Ecológico e Sustentável
Imóvel Ecológico e Sustentável

Tecnologia

A tecnologia se apresenta de duas formas como tendência do mercado imobiliário para 2022: dentro dos lares e nos processos de vendas.

No lar

A automação residencial é tendência há alguns anos e cada vez mais ela vai se consolidando dentro da rotina das pessoas. As assistentes virtuais como a Siri e Alexa são as representantes mais populares neste assunto. Estes sistemas embutidos em pequenos dispositivos ajudam a fazer pesquisas na internet e realizar pequenos comandos domésticos.

Com o tempo, há uma tendência de que mais eletrodomésticos tenham funções com o auxílio de inteligência artificial e as residências precisam oferecer infraestrutura para que eles funcionem plenamente.

Muitos empreendimentos já chegam ao mercado com diversas funções possibilitadas pela tecnologia. Já na entrada do prédio, existem sistemas que liberam portas e elevadores com biometria e reconhecimento facial, oferecendo conforto e segurança para os moradores.

Também já é possível ativar vários comandos na casa através de um botão ou por aplicativos:

  • Abrir e fechar cortinas;
  • Ligar e desligar luzes;
  • Ativar sensores de fumaça;
  • Abrir e trancar fechaduras;
  • Acessar câmeras.

Os empreendimentos que conseguirem entregar novidades funcionais neste sentido, com certeza possuem um diferencial para a decisão de compra do consumidor.

Automação Residencial
Automação Residencial

Nas vendas

As empresas devem desenvolver experiências para que o cliente conheça o apartamento da melhor forma possível sem sair de casa. É importante utilizar a tecnologia para proporcionar momentos de imersão, como muitas empresas já utilizam e ficar atento às novidades, como a popularização do Metaverso e entender como isso pode ser aplicado ao setor.

Outros recursos tecnológicos para o processo de vendas são as assinaturas digitais para o fechamento de contratos e os bots para atendimento.

Tanto para mostrar os empreendimentos, quanto para fechar os contratos, as empresas devem utilizar a tecnologia para oferecer mais praticidade e menos burocracia para os clientes.

O mercado imobiliário em Joinville

Seja para quem compra ou para quem vende, além de conhecer as tendências, é importante entender as variáveis referentes ao local do imóvel. O mercado em Santa Catarina está bastante aquecido. Joinville, a cidade com o maior PIB do estado, se mostra um local propício para a compra de imóveis.

Segundo o índice FipeZap, a valorização em Joinville foi de 7% em maio de 2021 em relação aos últimos 12 meses e há tendência de crescimento. Ou seja, há uma oportunidade para quem deseja revender ou alugar imóveis na cidade.

Joinville, cidade reconhecida pela geração de empregos através das indústrias, nos últimos anos está se destacando também nos setores de tecnologia e inovação, atraindo mão-de-obra jovem e qualificada para a cidade.

Joinville, terra da Incorposul

A Incorposul, empresa com mais de 18 anos no mercado, proporciona segurança e tranquilidade para quem deseja adquirir apartamentos de Alto Padrão em Joinville.

Além de proporcionar mais qualidade de vida para os moradores, nossos empreendimentos se configuram como ótimos investimentos, visto que entregamos apartamentos com os melhores materiais, acabamentos de primeira linha e com obras finalizadas dentro do prazo.

Para conhecer um pouco mais sobre o mercado imobiliário em Joinville, assista a live que nós realizamos conversando sobre o assunto. Convidamos a Rejane Gambin, Renata Baggio e o presidente Luis Carlos Presente para bater um papo sobre o tema!

Esperamos que esse conteúdo tenha trago as informações sobre as tendências do mercado imobiliário para 2022 que você estava procurando.

Até a próxima!

Compartilhe a sua opinião com a gente!