Revestimentos para parede: como escolher o melhor

- Publicado em Deixe um comentário

Está construindo ou reformando? É muito importante escolher o revestimento para parede certo. Escrevemos um artigo completo sobre o tema em nosso blog. Pular para o artigo

Revestimento para parede: como escolher o melhor

Já se foi o tempo em que você tinha apenas que escolher a cor da tinta para a parede da sua casa, hoje em dia existem diversas opções de revestimento para parede.

No artigo de hoje, nós vamos dar algumas dicas para você sair do básico e escolher um revestimento para parede diferente, que vai valorizar o seu ambiente. Se você está construindo ou reformando e quer deixar o seu apartamento com um estilo único, vem com a gente!

Revestimentos em todos os cômodos

A arquitetura das casas e apartamentos e o modo como são decorados têm muito a ver com os estilos que estão em alta em determinado momento.

Em muitas construções residenciais vemos revestimentos, como cerâmica e porcelanato, aplicados no banheiro e na cozinha, nas demais peças, as paredes geralmente recebem pintura. Em um momento, os papéis de parede estavam em alta, em outro, a tendência foi pintar um cômodo com duas cores diferentes.

Atualmente, os revestimentos são aplicados em qualquer peça, o que abre muitas possibilidades de estilo para a sua residência. Salas e quartos com pedras, madeiras, painéis 3D… são diversas opções.

Trocar os revestimentos é sempre uma ótima forma de renovar o ambiente e dar uma vida nova para o seu apartamento. Porém, não é prático trocar com muita frequência após perceber que você não gosta mais de um revestimento para parede que estava na moda. 

Para evitar cair nos modismos é importante pensar na funcionalidade do revestimento, considerar o seu próprio estilo e o estilo de decoração que escolheu para o ambiente. Ao considerar esses três fatores, é mais provável que você goste do revestimento que escolheu por mais tempo.

Mais adiante, nós iremos te dar algumas dicas de como escolher o revestimento para parede ideal para o seu apartamento, mas antes disso, vale conhecer um pouco mais sobre os revestimentos.

A seguir, vamos conhecer algumas das opções de revestimentos presentes no mercado e que podem ser uma ótima opção para a sua casa ou apartamento.

Tipos de revestimento para parede

Se você nunca experimentou outro tipo de revestimento, além da tradicional pintura, vai se surpreender com as opções que existem atualmente no mercado. Cada uma delas combina melhor com um estilo de decoração e vai dar um acabamento diferente para o ambiente.

Pedras

Parede com revestimento em pedra.
Revestimento em pedra | Foto: Loft DNA. Danilo Noleto – Janelas CASACOR Tocantins Edgar César/CASACOR

Muito utilizadas em ambientes externos, as pedras conferem um aspecto mais natural para as paredes, combinando muito bem com jardins e espaços com plantas.

Porém, as pedras também são excelentes para a área interna, principalmente nas salas. As inúmeras opções de pedras fazem dela um material bastante versátil. 

As pedras naturais, irregulares e de tons terrosos, deixam a sala com um visual mais rústico. Já se a sua intenção é conferir sofisticação ao local, as pedras em tons neutros combinadas com uma iluminação planejada são ideais para atingir o resultado desejado. Dentre as pedras naturais, alguns dos modelos mais conhecidos são a canjiquinha, São Tomé, pedra madeira e caxambú.

Se o estilo da sua casa é moderno, use pedras polidas como mármore e granito, pois elas deixam o visual mais sólido e baseado em linhas retas.

Além de possuírem versatilidade na função estética, as pedras são bastante resistentes e protegem da umidade. Tudo isso faz das pedras uma ótima opção de revestimento para parede.

Porcelanato

O porcelanato é muito utilizado em banheiros e cozinhas, pois protegem as paredes da umidade, mas o seu acabamento homogêneo também é muito bem-vindo em quartos e salas.

Os porcelanatos podem ser divididos em dois tipos:

  • Técnico: massa cerâmica sem a aplicação de esmalte.
  • Esmaltado: recebe uma camada de esmalte na superfície, podendo reproduzir diversos materiais, como madeiras, pedras e cimento.

Os porcelanatos esmaltados possibilitam uma série de aplicações e podem ser utilizados em muitos estilos de decoração diferentes.

Já o porcelanato técnico possui tons mais neutros e naturais, sendo ideal para estilos mais elegantes. Um outro fator que favorece o uso de porcelanatos para ambientes mais elegantes são os tamanhos das peças. Existem porcelanatos com medidas superiores a 90×180 cm, o que dá amplitude e personalidade para a peça.

O porcelanato pode ser utilizado tanto nas paredes quanto no chão da peça, possibilitando a criação de ambientes com lindas combinações.

Madeira

A madeira pode ser combinada com vários estilos de decoração, sempre dando um toque natural e deixando os ambientes mais aconchegantes.

Pode ser utilizada no quarto, sala, cozinha, banheiro ou corredor. Os formatos também são muitos, podendo ser aplicadas em placas de tamanhos grandes, ocupando paredes inteiras ou no formato de ripas.

O uso de madeira como revestimento para parede pode conferir um estilo rústico e até mesmo sofisticado, tudo vai depender dos seus tons, do projeto de iluminação e da decoração adotada no restante do ambiente.

Se na sua sala os tons neutros predominam, a madeira é uma excelente opção para criar um ponto de destaque para uma parede. Para quem adora um urban jungle, estilo que utiliza plantas na decoração, a madeira é o acompanhamento perfeito para deixar o seu ambiente ainda mais com a cara da natureza.

Cimento queimado

Sala de estar com parede em cimento queimado.
Parede em cimento queimado| Foto: Divulgação / Quartzolit

O cimento queimado também é um tipo de revestimento que pode ser utilizado em qualquer parte da casa. 

Mas ao contrário de outros, que possibilitam muitas combinações, esse é um estilo que transmite modernidade e é mais indicado para decorações minimalistas e industriais.

Com essa técnica, a parede adquire tons de cinza, podendo ser mais claros ou mais escuros. É possível utilizá-lo em apenas uma das paredes do cômodo ou em toda a peça, mas ao optar por uma sala inteira com cimento queimado, é preciso ter cuidado para não deixar o ambiente muito carregado.

Painel 3D

Os painéis 3D possuem profundidade e textura. É possível encontrar modelos com diferentes formatos, tamanhos e materiais, incluindo porcelanato, azulejo, pedras ou gesso.

Por possuírem relevos, você pode criar visuais diferentes se utilizando de uma iluminação bem planejada.

Esse material apresenta um ótimo custo-benefício e se você nunca viu um de perto, saiba que o resultado é surpreendente. 

Com várias cores e desenhos, esse é um tipo de revestimento para parede bem versátil, podendo até ser combinado com outros revestimentos, como madeira e porcelanato.

Essas são apenas algumas das opções mais interessantes que você tem para revestir as paredes do seu apartamento, você pode optar também pela tradicional pintura, papel de parede, pastilhas, cerâmicas e tijolinhos.

Como escolher o melhor revestimento

Como você viu acima, existem algumas opções de revestimento para parede e cada um deles tem as suas características e possibilidades de aplicação. Mas e para o seu apartamento, qual é o mais indicado?

Nós selecionamos alguns pontos para você considerar antes de escolher o revestimento para a sua parede.

Funcionalidade em primeiro lugar

Primeiramente, temos que pensar no aspecto funcional, pois qualquer beleza pode ir por água abaixo (literalmente) por causa de uma parede úmida, por exemplo. Se a parede apresenta umidade, os materiais mais indicados são as pedras e porcelanatos. Neste caso, evite os painéis 3D.

Em banheiros e cozinhas, por exemplo, além de resistentes à umidade, os revestimentos devem ser fáceis de limpar.

Estilo de decoração

Pensando no lado estético, é preciso considerar o estilo de decoração do ambiente e utilizar o revestimento que mais combina com ele. Se você ainda não tem um estilo de decoração definido, pense no tipo de espaço que mais agrada você: moderno, sofisticado, rústico, colorido… o revestimento para parede, assim como itens de decoração, te ajuda a alcançar o efeito desejado.

Pense a longo prazo

Ao optar por revestimentos coloridos e com formatos exóticos, você, provavelmente, vai enjoar mais rápido. Se você não quer trocar os revestimentos tão cedo, considere as opções mais atemporais, que já estão consolidadas na arquitetura e evite os modismos. Porém, você não precisa se privar das extravagâncias. Basta planejar uma possível troca para daqui a alguns anos.

Pensar a longo prazo também é um diferencial para começar a utilizar revestimentos ao invés da pintura comum, visto que alguns materiais têm uma vida útil mais longa do que as tintas.

Quanto você quer gastar?

Como qualquer outro item da construção e reforma, os acabamentos precisam estar no orçamento. Sendo assim, existem opções mais caras e outras mais baratas. Coloque tudo na ponta do lápis para tomar a sua decisão. Mas lembre-se, não basta analisar apenas o custo de aquisição, considere a mão de obra, a manutenção e a durabilidade do produto.

Considerando esses fatores e conhecendo as opções disponíveis no mercado, você conseguirá se decidir pelo revestimento para parede que mais atende às suas necessidades e preferências.

Mas espere um pouco. Ainda não tome a sua decisão! Existe mais um tipo de revestimento que nós queremos apresentar para você.

Conheça o papel de parede líquido

No texto de hoje, você já conheceu diversas opções de revestimentos, mas nós queremos que você conheça mais uma.

O papel de parede líquido – que de papel não tem nada – é um material composto, geralmente, por gesso, algodão ou fibras de celulose e seda. Ele pode ser facilmente aplicado nas paredes após ser misturado com água.

Além da facilidade de aplicação, o papel de parede líquido é bastante versátil, pois está disponível em diversas texturas e cores. Ele não desbota, não descola e não deixa emendas.

Esse foi o revestimento que utilizamos em um dos apartamentos decorados do Monte Saint-Michel Residence, como você pode ver na imagem abaixo.

Papel de parede 100%  natural e ecológico de um dos apartamentos do Saint-Michel Residence.
Sala de estar integrada | Foto: Incorposul

Na parede à esquerda da sala de estar integrada, o que parece ser uma pintura comum, é papel de parede líquido. À direita, também aplicamos o papel de parede líquido no lavabo, mas com um tom escuro. Ele ficou perfeito para criar um ambiente charmoso em combinação com o restante da decoração.

O papel de parede líquido é um revestimento para parede 100% natural e ecológico, cuja aplicação não gera resíduos. O material também é antialérgico, antimofo e ainda funciona como isolante térmico e acústico

Venha conhecer o decorado Monte Saint-Michel

Se você quer ver o papel de parede líquido de perto e ainda conhecer o nosso novíssimo empreendimento no bairro Saguaçu, você precisa agendar uma visita ao decorado do Monte Saint-Michel.

Nesse decorado, com 121m² de área privativa, nós caprichamos em todos os detalhes para você descobrir na prática todas as vantagens que os moradores do Saint-Michel irão aproveitar.

O apartamento decorado conta com conceito integrado, proporcionando aproveitamento de espaços, melhor iluminação e circulação de ar. Enquanto os espaços integrados proporcionam um melhor convívio entre os moradores, as três suítes garantem mais privacidade.

O decorado do Saint-Michel está pronto para ser visitado e pode ser adquirido também. Isso mesmo! Todo o conceito desenvolvido, juntamente com o mobiliário e acabamentos podem ser seus.

Confira a live que realizamos no decorado. Além de todas as belezas do apartamento, você vai poder conhecer a linda vista do final de tarde que o Saint-Michel proporciona. 

Cada detalhe deste decorado foi pensado para promover um excelente aproveitamento de espaços e tudo isso só foi possível graças aos nossos parceiros:

São empresas que estão por dentro das últimas tendências e só trabalham com matéria-prima de excelente qualidade.

Esse lindo decorado já está à venda e pode ser seu!

Mas se você chegar atrasado, não se preocupe. Nós estamos preparando mais duas unidades decoradas no Monte Saint-Michel com estilos totalmente diferentes. São mais duas oportunidades para você adquirir apartamentos com mobiliário, decoração e acabamentos de primeiríssima qualidade.

Conheça a Incorposul

Além de contar com parceiros do mais alto nível para criar os melhores apartamentos decorados para você, a Incorposul vem conquistando a confiança dos clientes há muito tempo, por meio de empreendimentos com acabamentos sofisticados e com entrega dentro do prazo combinado.

Nascemos aliando conhecimentos, sensibilidade e know-how, frutos da experiência de seus fundadores, com mais de 36 anos de atuação no ramo da construção civil em Joinville.

Desde 2003, a Incorposul se dedica a realizar sonhos, surpreender e encantar. Referência em apartamentos de alto padrão, a construtora prima pela qualidade dos materiais e requinte em seus projetos. Da concepção de cada edifício à entrega dos apartamentos, a palavra de ordem é excelência.

Compartilhe a sua opinião com a gente!