Natural ou artificial: a importância de uma boa iluminação para o apartamento

- Publicado em Deixe um comentário

Você tem dúvidas sobre como escolher a iluminação para o seu apartamento? Ou você nem estava pensando em investir em um projeto de iluminação para o seu apartamento? Pular para o artigo

Natural ou artificial: a importância de uma boa iluminação para o apartamento

Neste texto você vai descobrir os motivos para investir em uma boa iluminação, além de dicas para construir uma experiência aconchegante no seu apartamento dos sonhos e sugestões para aproveitar mais a luz natural.

Por que se preocupar com a iluminação na hora de decorar um apartamento?

Geralmente, na hora de decorar um apartamento a preocupação principal é sobre as cores e os móveis que serão usados e nem sempre a iluminação recebe destaque na lista de prioridades de investimento.

Porém, uma iluminação errada pode atrapalhar toda a experiência construída em uma decoração. As luzes não têm a função de iluminar apenas o ambiente, mas de dar destaque para os itens de decoração e as cores do espaço em questão.

Inclusive, a iluminação natural além de ser uma escolha econômica quanto à energia elétrica, é também uma opção que facilita o projeto luminotécnico e de decoração. Para aqueles apartamentos que não possuem a sorte da luz natural, escolher as lâmpadas corretas para a iluminação artificial é crucial.

Suíte
Suíte – Saint Antoni Residence | Foto: Incorposul

As lâmpadas de LED, por exemplo, são uma ótima opção para substituir as lâmpadas fluorescentes, que até então, eram as mais econômicas do mercado. Além disso, as lâmpadas de LED permitem que cada ambiente receba iluminação adequada com a decoração e objetivos. Por essas razões, a iluminação de um apartamento não pode ser subestimada jamais.

Benefícios da luz natural

A luz natural está diretamente ligada ao bem-estar e à produtividade. Um ambiente com pouca iluminação natural gera fadiga e estresse mental. A iluminação natural é capaz de incentivar a absorção de vitamina D pelo organismo, além de melhorar o sistema circulatório. Com tantos benefícios, é possível produzir mais e melhor por causa da iluminação natural no ambiente.

O conforto visual e térmico também são vantagens da luz natural, já que esse tipo de iluminação reproduz aos olhos as cores reais dos objetos e do espaço. Se a iluminação natural for bem usada é possível regular a temperatura do ambiente, através da boa circulação do ar, o que impede a necessidade de climatização, por exemplo.

Quem opta pela luz natural possivelmente escolhe fazer uma decoração sustentável. A consequência imediata dessa escolha é a economia de energia e o baixo impacto no meio ambiente. Geralmente, um local com uma boa iluminação natural é também um ambiente bem ventilado e arejado, e esses dois fatores favorecem muito a construção de um apartamento sustentável, longe de ventiladores ou ar-condicionado, por exemplo.

Como aproveitar melhor a luz natural no apartamento?

Se o seu apartamento é favorecido com uma boa posição solar, certamente você tem mais luz natural para aproveitar. E para isso:

  • Instale portas de vidro: as paredes e divisórias de madeira fizeram muito sucesso há um tempo, mas para quem quer deixar a luz entrar no apartamento, nada melhor do que instalar mais divisórias de vidro. Essa troca vai favorecer a economia de energia, além de combinar muito bem com uma decoração minimalista.
Living - Planta de 128 m2 - Talent
Sala de estar – Edifício Talent | Foto: Incorposul
  • Espelhos e vidros também podem ser usados na decoração: se o espelho for instalado de frente para uma janela, por exemplo, ele vai refletir mais a luz do sol. Os espelhos vidros podem dar maior amplitude ao espaço, o que pode aumentar a sensação de conforto e bem-estar.
  • Se necessário, mude as cores das paredes do seu apartamento: não adianta querer aproveitar mais a luz natural, se o apartamento é feito de paredes em cores fortes ou tons escuros. Lembre-se que as cores fechadas absorvem mais a luz solar, então, invista em paredes e revestimento em cores claras.
  • Mude os móveis de lugar: se o seu apartamento tem muitos móveis, repense o lugar de cada um, sobretudo daqueles que bloqueiam a passagem de luz. Uma decoração minimalista e clean ajuda a iluminar melhor o ambiente. Troque tapetes e cortinas escuras por itens em tons mais claros e tecidos translúcidos.

Tipos de iluminação artificial para usar em seu apartamento

Existem 5 sistemas de iluminação artificial vamos apresentá-las a seguir:

Tipos de iluminação artificial para usar em seu apartamento
Tipos de iluminação artificial – Imagem: Bluelux

Iluminação direta

Esse tipo de iluminação é aquele em que o fluxo luminoso é direcionado sobre um ponto específico. Isso significa que ao escolher por essa opção, paredes e itens de decoração e móveis não serão iluminados ao redor deste ponto fixo.

Abajures de piso e pendentes, como as luminárias de mesa são ótimos exemplos de iluminação direta. Geralmente, usa-se essa opção em escritórios, bibliotecas, áreas de trabalho e espaços para estudo.

Não se esqueça que esse tipo de sistema de iluminação deve ser usado com cautela. Se houver um exagero de iluminação direta no apartamento, o cansaço visual e o desconforto serão percebidos facilmente.

Iluminação indireta

Na iluminação indireta o fluxo luminoso será posicionado para cima. Dessa forma, parte da luz emitida é absorvida e outra parte é refletida na direção contrária e assim, é espalhada por todo ambiente de forma mais sutil.

Esse tipo de iluminação pode comunicar aconchego e conforto, tendo em vista que pode ser aplicado no chão ou em forros de gesso. Por essa razão, a iluminação indireta é usada frequentemente em spas e dormitórios.

Iluminação difusa

Esse tipo de sistema é um dos mais queridos na hora de escolher a iluminação do apartamento, já que ele distribui uniformemente a luz no ambiente. Na iluminação difusa o fluxo luminoso passa por um elemento difusor, como vidro ou uma chapa de acrílico e é espalhado para várias direções.

Esse tipo de iluminação é muito usado em salas, quartos, banheiros e outros cômodos externos à casa, como garagem, por exemplo. A grande vantagem da iluminação difusa é a não projeção de sombras duras, considerando que o fluxo luminoso estará no teto.

Iluminação linear

Esse sistema de iluminação é relativamente recente e combina linhas contínuas de luz. Luminárias lineares fornecem luz forte, mas que não agride os olhos e ainda mantém a comunicação aconchegante do ambiente.

A iluminação linear é usada em ambientes funcionais, como cozinha, escritórios e salas de reuniões, por exemplo. A estética inovadora desse tipo de iluminação tem atraído cada vez mais moradores de apartamento que gostam de outras opções além da iluminação difusa.

Iluminação de orientação

O objetivo da luz direta não é iluminar o ambiente e sim guiar o usuário por um caminho ou objetivo, por isso, esse tipo de iluminação é usado em corredores, escadas, corrimões, jardins e ao redor de piscinas.

A iluminação de orientação é feita de lâmpadas mais fracas que as demais em um projeto luminotécnico. Lembre-se que fios de LED ou luzes como pisca-pisca não são ideais para esse tipo de iluminação, considerando que eles podem causar acidentes. Portanto, a iluminação de orientação deve ser feita de luzes embutidas.

6 fatores para avaliar na hora de decidir a iluminação de um apartamento

Antes de escolher as lâmpadas para o seu projeto luminotécnico, avalie os seguintes detalhes:

1. Tente combinar luz direta e luz indireta

Se você quiser iluminar todo o cômodo, a luz central é a mais indicada. Mas não se esqueça de avaliar o tamanho da luminária e a capacidade de iluminação da lâmpada.

Já a iluminação indireta é menos intensa e deixa o ambiente mais intimista. Mas esses dois tipos de propostas podem ser combinadas em um único ambiente. Se for um quarto, por exemplo, é possível combinar uma luz central e abajures ou luminárias de led nos cantos.

2. Avalie o tamanho do cômodo em questão

Antes de montar um projeto de iluminação, é necessário fazer a metragem do espaço para entender qual tipo de iluminação deve ser escolhido. Cada cômodo tem necessidades diferentes. Os quartos, por exemplo, pedem uma iluminação mais discreta e intimista, diferente das salas e da cozinha. Portanto, o tamanho e a funcionalidade do espaço são determinantes para decidir a iluminação.

3. Já pensou em usar, predominantemente, cores claras na iluminação?

Iluminação em ambientes claros
Iluminação em ambientes claros | Imagem: Dimensional

Não apenas o tipo de lâmpada merece atenção, mas as cores também. Geralmente, a preferência por cores é sempre na iluminação indireta. Ainda assim, é possível priorizar cores claras, até nesse tipo de iluminação.

Da mesma forma que móveis e itens de decoração claros comunicam leveza, as luzes em tons claros também auxiliam na harmonia do ambiente. Claro que a cor das paredes e do revestimento do cômodo influenciam muito na escolha das cores da lâmpada. Porém, evite lâmpadas nas cores roxo, cinza ou tons escuros, e prefira lâmpada amarela ou azul-claro.

4. Não se esqueça da temperatura da lâmpada

Enquanto a luz amarela traz a sensação de conforto, a luz branca é usada para comunicar atenção e alerta máximo. Por isso, além de pensar nessas sensações é importante pensar na temperatura das lâmpadas, pois ela pode atrapalhar a experiência no cômodo.

As lâmpadas de LED, por exemplo, por serem mais fortes, conduzem o calor mais facilmente. Por essa razão, ter muitas lâmpadas de LED no mesmo cômodo pode gerar a sensação de calor intenso, o que não será agradável.

5. É possível combinar luz natural e artificial

O equilíbrio entre a luz natural e a luz artificial é importante e possível. A luz natural deve ser aproveitada ao máximo, visto os benefícios no dia a dia. Se o apartamento não possui tantas entradas para luz e ventilação, a luz artificial pode ser explorada com cautela. Em ambientes em que não é possível usar a luz natural como home theater, por exemplo, o projeto luminotécnico deve levar em consideração as sensações e a funcionalidade daquele cômodo.

6. A economia no bolso também é um fator importante

Ninguém quer morar em um apartamento dos sonhos, mas que no final do mês a conta de energia seja exorbitante, não é? Por isso, a relação custo-benefício não deve ser subestimada, nem deixada de lado.

Quando o assunto é poupar gastos com energia elétrica, automaticamente as lâmpadas de LED serão citadas como as campeãs da economia. Além desse fator, essas lâmpadas gastam pouca energia e têm um tempo de vida mais longo. Investindo em lâmpadas de LED além da economia no final do mês, a decoração sustentável se torna uma realidade possível e acessível.

Cada cômodo pede uma iluminação: dicas de iluminação para apartamentos

Quartos são cômodos mais intimistas

Os quartos podem ser feitos de tons quentes, mas desde que a decoração seja agradável. Para um clima mais intimista, a luz indireta é mais recomendável, já que o foco de luz é direcionado para o teto ou paredes, para evitar o ofuscamento. Abajures e luminárias de leitura podem ser instaladas.

Sala de estar aconchegante

Para tornar a sala de estar um lugar convidativo, é recomendado o uso de lâmpadas em LED amarelas, e o nível de luz deve ser regulado. Um acessório muito cotado para regular esse nível é o dimmer e com ele é possível escolher a intensidade da luz no ambiente.

Na cozinha aposte na iluminação em pendentes

Caso o seu apartamento não tenha um espaço tão amplo para fazer as refeições, invista nas luminárias pendentes. As luzes de LED mais uma vez são as mais indicadas já que não dissipam calor e não esquentam os alimentos.

Luzes brancas para a lavanderia

Caso você não consiga aproveitar bem a luz natural na lavanderia, aposte em luzes de LED brancas para imitar a mesma sensação da luz natural. Se a cozinha for acoplada à área de serviço, a luz branca também pode ser usada por lá.

A Incorposul entrega apartamentos incríveis

Living Room Pantai Brava. | Foto: Incorposul
Living Room Pantai Brava. | Foto: Incorposul

Agora que você entendeu que não se faz uma boa decoração sem escolhas assertivas na iluminação, com certeza você estará mais atento na hora de escolher um apartamento para morar.

Nossos empreendimentos não descartam a importância da luz natural, por isso são projetados de forma estratégica para que todas as faces recebam iluminação natural. Assim como plantas incríveis para você criar seu projeto luminotécnico que combine com conforto, elegância e qualidade de vida.

Por isso, não adie sua decisão por um apartamento dos sonhos. Escolha um empreendimento pensado e arquitetado de maneira excelente que une as preocupações com a estrutura, decoração e iluminação.

Entre em contato conosco ainda hoje, queremos te conhecer!

Compartilhe a sua opinião com a gente!