Primeiro Apartamento: Como se planejar para comprar o seu!

- Publicado em Deixe um comentário

Você tem o sonho de comprar o primeiro apartamento? Veja como se planejar financeiramente para atingir esse objetivo com mais tranquilidade. Pular para o artigo

Primeiro Apartamento: Como se planejar para comprar o seu!

Adquirir o primeiro apartamento é um acontecimento muito importante para qualquer pessoa. É sinônimo de segurança e um marco para uma nova fase da vida.

E você, já conquistou o seu?

Neste artigo, nós vamos falar tudo que você precisa saber para realizar um planejamento financeiro para a compra do seu primeiro imóvel. Se você tem esse sonho, leia o texto até o final.

Todo mundo sonha com a casa própria

A relação das pessoas com a moradia vem sofrendo diversas alterações nos últimos anos: durante um período, a preferência foi por imóveis compactos, o que gerava economia e praticidade para pessoas que não passavam muito tempo dentro de casa.

Agora, a busca é por imóveis amplos e multifuncionais, visto que as famílias estão trabalhando e experimentando mais momentos de lazer dentro dos lares.

Porém, tem algo que não muda: o sonho da casa própria!

Além do já conhecido sonho de conquistar o imóvel próprio, que sempre foi muito importante para o brasileiro, a pesquisa desmente uma crença de que os jovens preferem estilos de moradia mais flexíveis. 

Uma casa própria significa conforto, segurança e também pode ser um ótimo investimento e os jovens sabem disso.

Esse é o seu sonho também?

Se você faz parte da grande maioria dos brasileiros que tem na casa própria um grande objetivo de vida, nós vamos tentar te mostrar como economizar para comprar um apartamento. Mas antes de se planejar financeiramente para comprar o seu primeiro apartamento, é preciso analisar se essa é a melhor escolha para o seu momento de vida.

Alugar x Comprar 

Alugar um imóvel é uma boa opção para quem possui um futuro mais incerto, sem muitos planos para longo prazo ou para quem tem o plano de mudar de cidade.

Se você começou em um novo trabalho recentemente, alugar um apartamento próximo ao local de trabalho pode ser a opção mais prática, pelo menos no período inicial, que é marcado pelas adaptações e incertezas.

Morar de aluguel em um apartamento mais modesto também é uma boa opção para quem quer economizar para comprar um apartamento melhor. Em momentos assim, pequenos sacrifícios podem ser muito recompensadores para conseguir adquirir o primeiro apartamento dos seus sonhos ali na frente.

Mudança de família para apartamento
Mudança de família para apartamento

Como você pôde ver, o aluguel é indicado para momentos específicos da sua vida. Porém, um imóvel alugado nunca vai ter a sua cara, pois as possibilidades de reformas e adaptações são menores, e é claro que você estará gastando com algo que não é seu de verdade. 

Um investimento com ótima valorização e um local com segurança para a sua família, só um imóvel próprio pode te proporcionar.

Planejamento financeiro para o seu primeiro apartamento

O ideal é que você comece a economizar para comprar um apartamento com bastante antecedência: mais tempo até a compra = mais tempo para guardar dinheiro.

Se você ainda mora com os seus pais, agora é a hora certa de planejar a compra do imóvel. Nesse momento, você não precisa nem tomar outras decisões importantes, como saber onde quer morar daqui a alguns anos.

O importante é pensar em formas de juntar o maior montante possível de dinheiro. Seja para comprar o primeiro apartamento à vista ou dar uma boa entrada.

Planejamento financeiro
Planejamento financeiro

Mas antes de começar o planejamento financeiro, é importante ter três coisas em mente: 

  1. Ter um objetivo definido para o dinheiro, que no caso é a compra do primeiro apartamento
  2. Saber quanto dinheiro precisa juntar
  3. Ter uma data para atingir tal objetivo

Pense no imóvel ideal para você (não para você de hoje, mas sim para as perspectivas do seu estilo de vida daqui a alguns anos) e pesquise qual o valor aproximado dele no mercado. Em seguida, se questione quando você pretende realizar a compra. 

Pronto!

Com isso você tem valor e tempo definidos. Agora, você precisa traçar as estratégias para juntar esse dinheiro no tempo estipulado.

Uma boa ideia para começar é separar os valores destinados para a compra do apartamento em uma conta específica, assim você evita mexer naquele montante.

Veja o que você deve fazer para economizar para comprar um apartamento!

Cortar custos é essencial para economizar para comprar um apartamento

Quando você se dispõe a economizar dinheiro, pode ter que fazer alguns sacrifícios. Porém, quando os sacrifícios são em prol de um grande sonho e possuem um período de término, fica mais fácil de colocar em prática.

Para saber como economizar para comprar um apartamento, é fundamental saber quanto e onde você está gastando. Crie uma planilha e anote tudo! Alimentação, transporte, educação, internet, os vários serviços de streaming que você assina (e nem usa) a saidinha do final de semana, a paradinha na padaria e por aí vai.

Controle de gastos
Controle de gastos

Apenas com organização, você já vai enxergar diversos gastos pequenos que podem ser cortados e que acumulam um grande valor a longo prazo.

Você também pode se policiar quanto ao uso de energia elétrica e água e nas idas ao mercado. Uma dica importante é: sempre faça uma lista de compras para o supermercado e compre apenas o que está nela, assim você evita as tentações tão comuns nesses ambientes.

Você pode ter que abdicar de algumas coisas e realizar atividades com menos frequência do que gostaria, mas é importante não prejudicar a sua qualidade de vida com isso. É preciso ter coragem para cortar gastos desnecessários, porém é fundamental manter o seu bem-estar no dia a dia.

Afinal, se você não conseguir juntar um grande montante economizando, ainda temos mais duas atitudes para você comprar o tão sonhado primeiro apartamento. 

Fazer renda extra

Cortar custos pode não ser o suficiente para juntar o dinheiro desejado. Se a sua renda fixa, seja o seu salário ou a média dos seus rendimentos para quem é empreendedor, não for o suficiente para atingir o valor almejado, é preciso fazer renda extra.

Uma renda extra bem simples, e geralmente esquecida pelas pessoas, é vender aqueles itens que você possui e não usa mais, como roupas, sapatos, eletrônicos… pode ser que também valha a pena vender o seu carro e fazer o seu trajeto diário de bicicleta ou de transporte por aplicativo.

A venda de um automóvel é uma significativa renda extra, mas nesse caso, é preciso uma análise cuidadosa da rotina da família, para entender se o carro é fundamental no dia a dia. Se você entender que pode vender o seu automóvel, saiba que isso é adequado para o seu estilo de vida do momento e em prol da conquista do seu primeiro apartamento.

Nada impede que você adquira um carro novamente daqui a alguns anos.

Outras opções de renda extra são:

  • Produzir e vender doces e outros alimentos
  • Vender cursos online sobre algo que você domina
  • Revender cosméticos
  • Produzir e vender artesanato
  • Montar e vender cestas de presentes

Investir vai te ajudar na conquista do primeiro apartamento

Aplicação de investimentos
Aplicação de investimentos

Se você está conseguindo juntar dinheiro através das economias e das atividades de renda extra, então está na hora de engordar ainda mais esse montante. Tá na hora de investir!

Muita gente guarda dinheiro em uma determinada conta e nem sabe quanto aquele valor está rendendo ou se está rendendo alguma coisa. Se você tem o objetivo de acumular um grande valor, você precisa saber quanto dinheiro tem exatamente e quanto esse valor rende.

Existem diversos conceitos que você precisa entender para investir com assertividade, e os primeiros são: renda fixa e renda variável.

Renda fixa

É indicada para quem está começando e para as pessoas que possuem um perfil de investimento mais conservador. Na renda fixa, você consegue saber quanto vai receber por um investimento, pois a rentabilidade está baseada em uma taxa de juros específica, taxa Selic ou IPCA.

Na prática, você empresta o seu dinheiro por um tempo determinado para o governo ou para uma instituição financeira e recebe ele de volta com juros.

Existem diversos tipos de renda fixa para você investir e é preciso entender quais são os seus objetivos e necessidades para escolher a mais adequada. 

Para a compra de um apartamento daqui a dois ou quatro anos, você pode optar por CDBs, LCIs e LCAs ou ainda por um Tesouro Prefixado 2024, Tesouro Prefixado 2026, Tesouro Selic 2024 e Tesouro IPCA+ 2026 (os anos nos títulos indicam a data na qual você vai retirar o investimento e seus rendimentos).

Renda variável

Na renda variável, você não consegue prever qual será o retorno, assim, eles podem ser muito acima do valor investido, mas também podem ser abaixo. Investir em renda variável requer mais estudo e análises constantes.

As ações de empresas são os produtos de renda variável mais conhecidos, mas ainda existem outras opções.

Nesse tipo de investimento, os ganhos estão atrelados ao cenário político, econômico, inflação e diversas variáveis internas das empresas, o que torna o torna um investimento arriscado.

Cortar custos, fazer renda extra e investir podem ser as atitudes que vão te ajudar a chegar ao seu primeiro apartamento com mais tranquilidade.

Se após tudo isso você conseguir economizar para comprar um apartamento dos sonhos à vista, perfeito! Mas se isso não for possível, um financiamento vai viabilizar o seu sonho.

Financiamento

Com o valor para uma boa entrada, o financiamento será mais leve para os seus gastos mensais e você levará menos tempo para quitar o seu primeiro apartamento. 

Lembrando que para reduzir o tempo do financiamento, você pode antecipar o pagamento das parcelas. Mas isso só deve ser feito se não for comprometer a sua renda mensal. Outra dica importante é comparar a rentabilidade de um investimento em renda fixa com o valor que você vai economizar antecipando as parcelas.

Pode ser mais vantajoso aplicar o dinheiro do que diminuir o tempo do financiamento.

A Caixa Econômica Federal é o meio mais utilizado no Brasil para financiamentos e possui boas taxas para os interessados. Você também pode optar por financiar com bancos particulares.

Muitas construtoras possuem financiamento próprio e facilitam bastante o processo de compra. São menos burocráticas e não têm o hábito de exigir muita documentação dos compradores.
Existe mais de um modo de financiar o seu primeiro apartamento e vários outros detalhes que você precisa saber antes de optar por essa forma de pagamento.

Se você vai financiar o seu primeiro apartamento, certifique-se de que as parcelas não comprometam mais do que 30% da sua renda mensal bruta.

  • Você também pode utilizar o FTGS na compra para a entrada do financiamento, como parte do pagamento ou até mesmo como o valor total do imóvel.

Apartamento na planta é sinônimo de economia

Apartamento na planta
Apartamento na planta

Se você gostou das nossas dicas sobre como economizar para comprar um apartamento, quer dizer que você é organizado e gosta de fazer as coisas com calma e antecedência. Se esse é o seu perfil, comprar um apartamento na planta é a melhor opção.

Os apartamentos já prontos são, normalmente, mais caros, pois já se valorizaram.

Em empreendimentos ainda em construção, a economia na hora de comprar pode chegar a 20%, 30% ou até 50% dependendo da valorização do imóvel até a entrega das chaves.

Se planejar pode gerar muita economia SIM!

Para adquirir um imóvel na planta, fique atento a alguns detalhes importantes:

  • Escolha uma construtora e incorporadora séria, que já tenha entregue outros apartamentos na cidade
  • Visite empreendimentos da construtora para conferir o padrão de acabamento
  • Visite o local da obra e acompanhe o andamento dos trabalhos
  • Confira o cronograma da obra
  • Peça o Memorial de Incorporação, documento que as incorporadoras obrigatoriamente devem possuir 
  • Na entrega das chaves, confira todos os detalhes do apartamento para saber se correspondem ao que foi prometido 

Evite dores de cabeça na compra do seu primeiro apartamento

À vista ou financiado, na planta ou pronto para morar, seja qual for a sua opção, é preciso negociar com uma construtora e incorporadora sólida no mercado e com eficiência comprovada nas entregas.

Não é difícil encontrar pessoas que tiveram o sonho do imóvel próprio transformado em pesadelo quando o apartamento não foi entregue dentro do prazo, quando os acabamentos não ficaram conforme o prometido ou quando depois de algum tempo morando no imóvel, rachaduras apareceram, o reboco começou a cair, o piso a soltar e por aí vai…

Se você nunca passou por isso, não vai querer passar. E para não cair nessa, é preciso ter muito cuidado antes de fechar negócio.

A Incorposul entrega empreendimentos em Joinville há mais de 19 anos com pontualidade e excelência em materiais e acabamentos. Conheça os nossos empreendimentos e veja qual deles se encaixa melhor no seu estilo e momento de vida.

Compartilhe a sua opinião com a gente!