Aquecimento para Apartamento: Como escolher a opção ideal?

- Publicado em Deixe um comentário

Selecionamos as melhores opções de aquecimento para tornar o seu apartamento mais quentinho e confortável nos dias mais frios. Saiba Mais! Pular para o artigo

Qual o melhor tipo de aquecimento para o seu apartamento?

O inverno já mostrou o seu cartão de visitas com temperaturas baixas em todo o país.

Independente da sua região, essa estação sempre vem acompanhada de dias gelados, o que nos faz ter ainda mais vontade de ficar no conforto do nosso lar, não é mesmo?

Mas, para que o frio intenso passe longe do seu apartamento, é preciso estar preparado, deixando os ambientes com temperatura amena, para que seja possível desfrutar sem precisar estar cheio de roupas.

Como fazer isso? No mercado, existe uma enorme variedade de itens feitos exclusivamente para aquecer os cômodos da sua residência e afastar o ar gelado das ruas.

Para te auxiliar a escolher o melhor tipo de aquecimento para o seu apartamento, separamos as opções mais eficientes e que podem se encaixar exatamente com o que você necessita.

Continue a leitura para descobrir.

Como escolher o melhor tipo de aquecimento?

Como escolher o melhor tipo de aquecimento?
Como escolher o melhor tipo de aquecimento? – Imagem: Archtrends

Como qualquer item crucial para o seu apartamento, o aquecedor deve ser escolhido após uma boa pesquisa de mercado.

O que muitos confundem, e a primeira questão a ser descartada, é o fato de que nem sempre o mais potente é o ideal para o ambiente desejado. Alguns dos fatores essenciais durante a escolha devem ser:

  • Consulta de opções;
  • Sistema de aquecimento;
  • Potência;
  • Consumo de energia;
  • Custo-benefício;
  • Características do item;
  • Se é necessário adaptar o ambiente para colocar o aparelho;
  • Se o prédio permite determinados implementos.

Analise com calma os tópicos citados acima e, depois de ter uma boa gama de opções avaliadas, tome a decisão.

Mas não pense que nós não vamos te ajudar nessa escolha. Confira a seguir os tipos de aquecimentos mais recomendáveis.

1. Radiadores de água

Radiadores de água
Radiadores de água

Utilizado em países europeus, o calor desse sistema é produzido mediante o uso de combustível, como gás natural, gás propano ou gasolina.

Em um reservatório térmico de água, o calor é distribuído aos radiadores por meio dos encanamentos. Ao passar pelos tubos, o produto difunde quentura aos cômodos.

Um dos principais benefícios desse aquecedor é que, dependendo do combustível, o método pode ser considerado ecológico.

Alguns fatores importantes que devem ser levados em conta:

  • O gás natural é a energia mais pura e segura, tendo um preço acessível. Ele não precisa ser conservado dentro de casa.
  • O gás propano é mais potente, porém, exige mais manutenção. É ideal para apartamentos grandes.
  • A gasolina é armazenada em tanques que ficam dentro da residência, mas pode ser uma fonte de energia perigosa, por isso, é preciso ter muita atenção.

2. Piso radiante

Piso radiante
Piso radiante

Se você quer algo mais discreto, sem “estragar” a beleza do seu lar, mas ainda eficaz, o piso radiante pode ser uma ótima alternativa.

Sua instalação consiste em introduzir uma fiação ou encanamento de água sob o piso, onde circula água quente ou eletricidade. De baixo para cima, o piso irá propagar o calor para o ambiente.

O processo é aconselhável para regiões muito frias, pois acaba aquecendo o ambiente de maneira mais uniforme.

Em comparação à calefação com radiadores de água, há uma economia de 10 a 30% no consumo de energia.

Importante: um ponto negativo é que, para instalar, você deverá realizar uma obra para remover o piso. Em contrapartida, se o imóvel estiver na planta ou ainda sendo planejado, é possível adaptá-lo antes.

3. Ar-condicionado

Ar-condicionado
Ar-condicionado

Útil em todas as estações do ano, os aparelhos de ar-condicionado permitem a refrigeração ou o aquecimento do espaço apenas com alguns cliques.

Esse sistema exige que você realize manutenções com frequência, principalmente dos filtros.

Contudo, o item é recomendado para localidades com temperaturas não tão rigorosas (tanto para frio, quanto para o calor) ou cômodos menores, tendo em vista que o calor proliferado não permanece por tanto tempo no ambiente.

E, caso seja necessário, mantê-lo ligado por muito mais tempo que o ideal, ocasiona um gasto muito maior de luz.

4. Calefação elétrica

Mais prático, o sistema possui uma instalação simples e não demanda manutenção frequente, como o ar-condicionado, por exemplo.

O aquecimento é gerado através das resistências existentes no radiador, transformando a eletricidade em calor.

Por ser móvel e de porte pequeno, seu uso é permitido de maneira itinerante.

Porém, este dispositivo não é indicado para lugares grandes, servindo apenas para ambientes como um banheiro.

5. Aparelhos portáteis

Mais fáceis de serem encontrados, os aparelhos de aquecimento portáteis são reconhecidos pelo seu baixo custo e pela possibilidade de serem transportados para qualquer local. No mercado, é possível encontrar aquecedores dos mais diversos tipos, como:

  • A óleo
  • A gás
  • De cerâmica
  • De halogênio
  • Elétrico

Além de existirem em muitas opções de tamanho e potência, os modelos com resistência incandescente produzem o aquecimento de forma mais rápida. No entanto, esse calor fica concentrado apenas nos ambientes próximos.

Um ponto a ser observado e levado em consideração na escolha, é o fato de que se a resistência for de cerâmica ou halogênio, o equipamento acaba tornando o ar mais seco, o que pode ser um problema para pessoas com problemas respiratórios.

Entretanto, a vida útil dos aparelhos é muito maior.

Se você optar pelo modelo a óleo, saiba que ele demora mais para fazer efeito, entretanto, não resseca o ar e também não faz tanto barulho. Quer saber como purificar ainda mais o ar do seu apartamento? Confira clicando aqui.

Lembrete

Como citado no início do artigo, é necessário contatar os responsáveis do edifício onde o seu apartamento está localizado ou será construído para consultar a possibilidade de instalar determinados tipos de aquecimentos.

A decisão está com você

Agora que você já conhece os prós e contras dos mais variados tipos de aquecimento para apartamentos, ficou mais fácil para escolher o seu.

Se você gostou do conteúdo e quer explorar mais assuntos como este, siga acompanhando o nosso blog.

Imagem destaque:

Fontes:

Compartilhe a sua opinião com a gente!