Como receber convidados no seu apartamento

- Publicado em Deixe um comentário

Você sabe como receber convidados no seu apartamento? Essa não é uma tarefa fácil e por isso nós temos algumas dicas para ajudar você nessa missão. Pular para o artigo

Grupo formado por 4 amigos reunidos em sala de jantar.

Tem gente que adora receber pessoas em casa o ano inteiro, mas é inegável que no fim do ano as pessoas ficam mais dispostas a se reunirem para confraternizar.

No artigo de hoje, nós vamos te dar algumas dicas de como receber convidados no seu apartamento. Se você quer se tornar um ótimo anfitrião ou anfitrião, esse conteúdo é para você!

As vantagens de fazer confraternizações no apartamento

Sala de estar de um apartamento do Pantai Brava Residence.
Sala de estar | Foto: Incorposul

Promover reuniões, jantares e festas em casa possui muitas vantagens. 

Primeiramente, as pessoas se sentem mais confortáveis do que em locais como bares e restaurantes. Fora de casa, o custo para se reunir com os amigos, geralmente, é bem maior.

Quando as reuniões são feitas em casa, também há a possibilidade de escolher a música, a comida e a bebida, sem se limitar às opções de um restaurante.

Porém, tudo isso pode ser ainda melhor se a festa ou jantar contar com um anfitrião preparado, que saiba como receber convidados no apartamento.

Receber pessoas no seu apartamento não é uma tarefa tão simples quanto parece e é por isso que nós preparamos um artigo completo para te ajudar nessa missão.

O apartamento perfeito para receber pessoas

Sala de estar 3D do The Lux Residence.
Sala de estar | Foto: Incorposul

Saber como receber convidados no apartamento envolve vários detalhes, e o primeiro deles é o espaço que você tem.

Quando pensamos em um local para receber convidados, a primeira característica do ambiente é que ele deve ser espaçoso. Para quem costuma receber pessoas em casa, é essencial considerar isso na hora de escolher um apartamento para morar.

Um condomínio com salão de festas é um ótimo local para realizar aniversários e comemorações com vários convidados. É muito importante poder usufruir dessa estrutura que foi projetada especialmente para ocasiões nas quais muitas pessoas se reúnem.

Mas o salão de festas não estará a seu dispor todo o tempo e para certos tipos de reuniões não há lugar melhor do que o próprio apartamento.

Se você está buscando um apartamento e gosta de receber pessoas, preste bastante atenção nos tamanhos da sala de jantar e de estar. Considere também os ambientes integrados, que fornecem mais espaço para a circulação de pessoas.

Outro ótimo espaço para receber pessoas é a sacada ou varanda. Verifique se esse ambiente é amplo e possui churrasqueira, item bastante valorizado para promover momentos de lazer.

No período entre o fim de um ano e início de outro, muitas pessoas costumam viajar para visitar amigos e familiares, assim, se você for o anfitrião, pode oferecer mais conforto com um quarto de hóspedes no apartamento.

Esse cômodo é excelente, tanto para receber o convidado que veio de longe, quanto para acomodar um amigo depois daquela festa que foi até muito tarde.

Se você mora em um apartamento com todas essas características, podemos dizer que você tem um espaço preparado para receber pessoas. Porém, como veremos mais adiante, só isso não é suficiente para ser um ótimo anfitrião.

Mas se o seu apartamento não é o mais adequado para receber muitas pessoas, saiba que existem algumas mudanças estruturais que você pode providenciar.

Alterando a estrutura do apartamento

Sala de estar 3D do Saint Antoni Residence.
Sala de estar | Foto: Incorposul

Como você viu acima, existem algumas características do apartamento que fazem com que ele seja mais propício para a realização de reuniões com amigos e familiares, ocasiões bastante comuns durante os fins de ano.

Por outro lado, quem não possui um apartamento propício para isso, pode realizar algumas melhorias.

A seguir, nós vamos dar algumas dicas de mudanças que você pode fazer no seu apartamento, algumas mais simples e outras mais trabalhosas, mas que valem a pena para deixar as reuniões ainda mais legais.

Integre os ambientes

Menos paredes e menos portas = mais espaço!

Essa é uma explicação bem simples do motivo pelo qual os apartamentos com ambientes integrados são perfeitos para receber pessoas.

É comum que sala de estar, de jantar, cozinha e varanda sejam integrados entre si. Mas não pense que é só sair derrubando paredes. É preciso pensar em um projeto em que as peças alcancem uma harmonia.

Quando cômodos são integrados é comum manter um tipo de demarcação entre eles, podendo ser um tapete, estante, sofá ou apenas uma pintura diferente nas paredes.

Ao integrar os ambientes, a circulação das pessoas no imóvel fica muito melhor, além de favorecer a entrada de luz solar e promover uma melhor socialização entre as pessoas

Por exemplo, você pode cozinhar e conversar tranquilamente enquanto as outras pessoas estão petiscando no sofá. Para isso, a cozinha americana é o modelo ideal.

Outra vantagem é a mobilidade. Fica muito mais fácil circular entre os cômodos, o que é muito bom para famílias com crianças.

A integração, também chamada de conceito aberto, ainda é ótima para melhorar a circulação de ar dentro do apartamento.

Invista na sua varanda

Varanda gourmet.
Varanda Gourmet | Foto: Incorposul

Para alguém que sabe como receber convidados, contar com um espaço externo no apartamento é muito importante. 

Ainda falando de integração de ambientes, integrar a varanda à peça adjacente é uma ótima forma de deixar esse espaço de lazer mais confortável.

Seguir o conceito de varanda gourmet é um bom modo de deixar esse ambiente mais apropriado para receber pessoas. De acordo com esse conceito, além de um espaço de convivência, a varanda também serve de local para refeições mais informais.

Com a integração, a varanda se torna uma extensão da sala de estar e jantar, contando também, geralmente, como uma churrasqueira e uma pia para preparo rápido dos alimentos. É o espaço ideal para receber os amigos em um fim de semana e conversar enquanto o churrasco está em preparação.

A varanda gourmet costuma oferecer um ambiente menos formal do que o restante do apartamento, deixando os convidados mais à vontade para circular e sem a preocupação com eventuais sujeiras decorrentes dos alimentos.

Dependendo do tamanho da varanda, você pode colocar uma mesa, cadeiras, poltronas ou puffs, tudo para deixar o ambiente mais aconchegante.

Após deixar a estrutura do seu apartamento perfeita para receber convidados, está na hora de planejar a confraternização em si. Nós separamos algumas dicas para você colocar em prática na hora de convidar amigos e familiares para uma festa, jantar ou reunião mais casual no seu apartamento.

Se você vai receber pessoas no seu apartamento na semana que vem, por exemplo, essas dicas são para você!

Vai receber convidados na próxima semana? Preste atenção nessas 5 dicas!

Você ama ser um ótimo anfitrião e quer que o seu apartamento seja visto como um local aconchegante e convidativo para as pessoas que te visitam?

Se a resposta foi SIM, é importante que você pense em cada detalhe para deixar todos mais à vontade. Para isso, algumas coisas, que parecem pequenas, fazem toda a diferença.

Capriche na limpeza

Começamos pela limpeza, porque ela é a mais importante! 

Não tem como receber convidados em um apartamento cheio de poeira. Até o lugar mais espaçoso e confortável se torna desagradável se não estiver bem limpinho.

O ideal é realizar uma faxina no mesmo dia em que seus convidados irão chegar deixando o ambiente, além de limpo, cheiroso. Dê atenção especial aos ambientes que serão utilizados pelos convidados, como salas, cozinha, varanda e banheiro.

Dependendo da ocasião e da sua agenda, você pode contratar um serviço profissional de faxina, e assim sobra mais tempo para você realizar os demais preparativos.

Pense na circulação das pessoas

Nós já falamos sobre como os ambientes integrados favorecem uma melhor circulação dentro do apartamento, porém, existem outros cuidados que você pode tomar para deixar os ambientes mais livres.

Se pergunte se algum móvel pode atrapalhar a passagem das pessoas em determinado local e se preciso, desloque-o para junto de uma parede, liberando espaço de uma maneira simples.

Olhe também para os seus itens decorativos, verificando se são frágeis ou se podem cair com um simples esbarrão. Se para você parece impossível que alguém esbarre em um determinado vaso, por exemplo, considere que as pessoas não conhecem o seu apartamento como você e a ingestão de álcool também pode contribuir para eventuais acidentes.

Se crianças irão circular pelo apartamento na ocasião, o cuidado deve ser redobrado, tanto para proteger os seus itens, mas principalmente para assegurar que elas não se machuquem.

Defina o ambiente

Se o número de convidados for grande, não tem jeito, a confraternização ocorrerá em todo o apartamento, mas mesmo assim, é preciso definir um local central. 

Quando há um jantar, provavelmente o centro será na sala de jantar. Para ocasiões mais informais, a varanda é o local ideal, pois os convidados tendem a se sentir mais à vontade.

Além da hora da refeição, é preciso pensar no antes e depois, momentos nos quais as pessoas conversam, bebem e comem petiscos. A sala de estar é uma boa pedida para depois da refeição, pois se o ambiente ainda não foi utilizado, estará mais limpo e organizado para receber os convidados.

Seja qual for o ambiente, é importante que o espaço favoreça a interação entre as pessoas. Como dito anteriormente, as peças integradas são importantes para isso, mas você também pode dispor as cadeiras, sofás e poltronas de modo que fiquem voltados um para o outro, estimulando as conversas.

Decoração para datas especiais

Sala de estar decorada para o Natal.
Sala decorada para o Natal | Créditos: @metidaphyna

Se você está recebendo pessoas para uma data especial, como Natal ou Réveillon, a sua responsabilidade como anfitrião aumenta e é preciso pensar na decoração. 

Porém, mesmo as datas mais importantes não exigem decorações extravagantes. Algumas velas, guirlandas e a tradicional árvore de natal já deixam o ambiente com aquela magia que todo mundo gosta.

Para encontros noturnos, preste bastante atenção na iluminação, que tem o poder de deixar o ambiente mais aconchegante e alegre.

Pense também nos copos, taças, pratos e talheres que serão utilizados. Eles serão os protagonistas na hora da refeição e podem dar um toque de elegância à confraternização.

Cardápio

Não há como receber convidados no seu apartamento sem pensar no cardápio adequado. O cardápio é uma ótima oportunidade para que você surpreenda as suas visitas, positiva ou negativamente.

Claro que você pode preparar a sua receita favorita ou aquele prato diferente que você descobriu na internet, mas é preciso entender as preferências dos convidados. Na hora de preparar o cardápio, o combinado não sai caro.

Veja se as pessoas possuem alguma restrição e até mesmo peça sugestões sobre o que servir.

Além de ser um momento delicioso, a refeição pode ditar o ritmo da confraternização. Pense em pratos que sejam práticos na hora de servir e na hora de comer, do contrário, isso pode gerar dificuldades para os convidados e possíveis constrangimentos.

Se você for a pessoa responsável por preparar a refeição, não deixe que isso ocupe muito do seu tempo após a chegada das visitas. Ao passar muito tempo na cozinha, você pode perder bons momentos que estão ocorrendo em outro cômodo. Algo que acontece com muita frequência, e que também não é o ideal, é que os convidados fiquem divididos, pois você acaba atraindo um grupo de pessoas para a cozinha junto com você.

Dicas extras

Como você viu acima, é preciso pensar em muitos detalhes para ser um grande anfitrião, mas não para por aí, temos ainda mais algumas dicas para você saber como receber convidados no seu apartamento da melhor maneira!

  • Bebidas: Pense em bebidas que harmonizam com os pratos que serão servidos. Ofereça opções alcoólicas e não alcoólicas e não se esqueça de colocar as bebidas para gelar antes da chegada dos convidados.
  • Música: A música pode ser ambiente ou se tornar a protagonista em determinado momento, mas é importante que ela combine com o encontro e agrade os convidados. Na dúvida, você pode montar uma playlist colaborativa no Spotify, onde todos podem adicionar suas faixas preferidas.
  • Quarto de hóspedes: Se algum dos convidados veio de longe ou consumiu bebida alcoólica e não há ninguém que possa dirigir por ele, é de bom tom (e muito mais seguro) que ele possa dormir no seu apartamento. Por isso, sempre deixe o quarto de hóspedes preparado.
  • O grand finale: Licores, docinhos e café são ótimas opções para aquele momento após o jantar. Você pode deixar esses itens preparados na sala de estar e conduzir os convidados até lá para proporcionar um momento pra lá de agradável.

Você está pronto para ser um ótimo anfitrião!

Agora que você já sabe como receber convidados no seu apartamento, você já está pronto para ser um ótimo anfitrião.

Assumir esse papel é uma grande responsabilidade, pois como vimos, demanda muitos preparativos. Mas ser a pessoa reconhecida por promover ótimas festas e confraternizações é muito bom para quem gosta de estar rodeado por pessoas queridas.

Ao convidar os amigos e familiares para o seu apartamento, o local vai ficar guardado na memória de todos como um ambiente que foi palco de diversos momentos felizes.

Ser anfitrião significa compartilhar experiências e compartilhar o seu lar com outras pessoas.

Compartilhe a sua opinião com a gente!